Baixe em PDF Baixe em PDF

A reabsorção fetal ocorre quando uma cadela tem aborto espontâneo no começo da gravidez e o material fetal é reabsorvido no corpo do animal em vez de ser expelido; [1] a expulsão do corpo só ocorre em abortos mais tardios, quando já há ossos desenvolvidos (que não podem ser absorvidos). De modo geral, será difícil saber se houve a reabsorção, principalmente se acontecer antes de você saber da gravidez. No entanto, há sinais que indicam se a cachorra perdeu um ou mais fetos.

Método 1
Método 1 de 2:

Identificando os sinais de aborto

Baixe em PDF
  1. O sintoma mais comum é o sangramento pela vagina, que pode ser leve ou grave, dependendo da quantidade e tamanho dos fetos abortados. [2]
    • Mesmo o sangramento pode ser difícil de perceber, já que muitas cachorras limpam o local antes do dono vê-lo. Ou seja: se a cadela está prenha, fique de olhos abertos para secreções com sangue.
  2. A barriga do animal deve crescer à medida em que os filhotes se desenvolvem. Se isso não estiver acontecendo, pode ser que um ou mais cãezinhos tenham sido perdidos.
    • A futura mamãe pode, inclusive, perder peso ao invés de ganhar.
    • O período de gestação comum para uma cadela é de 63 dias, [3] durante os quais a barriga deve crescer drasticamente.
  3. Existem algumas razões para ele acontecer e, se a cachorra tem algum desses problemas, é mais provável que tenha perdido um ou mais filhotes. Alguns fatores indutores de aborto são: [4]
    • Doenças infecciosas, como a salmonella, a brucella canis, a herpes canina, a parvovirose canina e a toxoplasmose;
    • Trauma;
    • Infecção uterina;
    • Problemas hormonais;
    • Medicamentos que incitam o aborto, como os remédios quimioterápicos, o cloranfenicol, o estrogênio e grandes quantidades de esteroide.
  4. Caso suspeite da perda de um feto, peça para o veterinário dar uma olhada. Ele provavelmente fará um raio-X ou ultrassom para ver os filhotes em desenvolvimento.
    • Caso um dos exames tenha sido feito anteriormente durante a gravidez, pode-se fazer um novo e verificar se todos os fetos ainda estão lá.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Cuidando de uma cadela prenha após o aborto

Baixe em PDF
  1. Após a reabsorção do feto, o veterinário deve dar uma olhada no animal para analisar a saúde do mesmo e dos filhotes que sobraram. A futura mamãe pode precisar ficar em observação para garantir que termine a gravidez com sucesso.
    • Existem muitos motivos para o aborto ter acontecido, e o veterinário talvez consiga descobrir qual foi.
    • Às vezes, pode ter sido uma doença infecciosa, mas o profissional precisará fazer exames biológicos para confirmar qual foi o tipo em questão. Caso seja mesmo uma infecção, a cadela precisará de cuidados veterinários para se recuperar dela. [5]
  2. Entenda que, muitas vezes, não há como prevenir o aborto, pois ele pode acontecer por muitos motivos que você não pode controlar. Por exemplo: muitos deles ocorrem por desequilíbrios hormonais ou doenças infecciosas não diagnosticadas. [6]
    • Tenha isto em mente ao lidar com o animal e com a perda do filhote: não é culpa sua e nem da cadela.
  3. Mesmo com a reabsorção de um feto, pode haver vários outros em desenvolvimento, e eles precisam de cuidados, se você quer que a cachorra termine a gravidez e tenha os filhotes.
    • Esses cuidados incluem alimentar a futura mamãe apropriadamente, ter cuidados de saúde e prepará-la para o parto.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 261 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade