Baixe em PDF Baixe em PDF

Conforme vamos amadurecendo e entrando em novos estágios da vida, acabamos nos afastando até dos amigos mais próximos. [1] Mesmo que seja normal que as amizades mudem, a sensação de se afastar do seu melhor amigo é dolorida, principalmente se você ainda gosta muito dele. E como saber se vocês se afastaram de verdade? Não se preocupe! Nós preparamos este guia para ajudar você a entender melhor o que está acontecendo. Confira abaixo quais são os sinais de que vocês se afastaram e as melhores formas de consertar as coisas ou seguir em frente.

O que você precisa saber

  • Amigos se afastam quando as prioridades e interesses mudam. Se os seus amigos escolherem caminhos diferentes na vida, vocês não terão mais tantas coisas em comum.
  • Perceber que algumas amizades não são mais para você faz parte de envelhecer. Também é normal se sentir mal ou desconfortável com a mudança.
  • Prefira seguir em frente se a amizade se tornou muito distante ou tóxica.
  • Reaproxime-se do seu amigo se vocês decidirem que querem manter a amizade.
Método 1
Método 1 de 3:

Sinais que certas amizades já não agregam mais na sua vida

Baixe em PDF
  1. Um dos dois está muito focado na carreira, em ter filhos ou em cuidar da saúde, enquanto o outro não tem objetivos tão definidos e quer se divertir no presente. [2]
    • Muitas amizades são baseadas em coisas em comum. Responsabilidades importantes, como criar filhos pequenos, ou coisas menores, como gosto musical e séries preferidas podem dar o tom nas conversas de vocês. Trilhar caminhos diferentes na vida diminuirá as coisas que vocês têm para conversar como amigos.
  2. Falar de coisas engraçadas que aconteceram quando vocês eram crianças é divertido às vezes, mas se você e seu amigo têm dificuldade de falar sobre qualquer outra coisa, é sinal de que a amizade só vive de passado. [3]
    • Não conseguir criar memórias novas também sinaliza que a amizade está estagnada. Mantenha isso em mente se você está focado no seu crescimento pessoal.
  3. O que você gosta de fazer por lazer é muito diferente do que seu amigo faz agora. [4] A falta de harmonia nos interesses dificulta a conexão entre vocês ou até complica decidir aonde ir juntos.
    • Por exemplo, talvez vocês costumavam ir para a balada ou pregar peças nos outros. Agora, por conta do trabalho ou dos seus filhos, você não tem mais tempo ou disposição para fazer essas coisas.
  4. Se vocês estão sempre batendo boca, provavelmente mudaram e se afastaram. Você também pode ter a sensação de que precisa pisar em ovos para evitar brigas acaloradas. [5]
    • A sua amizade pode ter se tornado tóxica se os desentendimentos viram ataques pessoais. Se as discussões focam em coisas como aparência ou quanto dinheiro você tem no banco em vez do problema que aconteceu, pode ser o caso.
  5. Se sentir que não pode falar o que pensa de verdade ou se comportar como gostaria na companhia de determinados amigos, é sinal de que vocês não têm mais a mesma conexão. Pergunte-se se sente que precisa usar uma máscara para ser aceito por essa pessoa que diz ser sua amiga. [6]
  6. Estar com ele é mais desgastante do que divertido ultimamente. Um de vocês (ou até os dois) pode até ficar aliviado quando acaba o passeio ou quando ele é cancelado. [7]
  7. A amizade uma hora está ótima, já na outra, parece péssima. É só aparecer alguma desavença para todos os ressentimentos do passado ressurgirem e, mesmo assim, nunca se resolverem. [8]
    • Se você e seu amigo reclamam mais um do outro, é mais um sinal de que a amizade já deu o que tinha que dar.
    • Ficar sempre comparando as conquistas ou ter inveja também pode causar diversos problemas na amizade.
  8. As pessoas são influenciadas pelas suas companhias, seja para o bem ou para o mal. [9] Se estar em meio a certos amigos desperta maus hábitos em você, é sinal de que tais amizades não são saudáveis.
    • Seguindo o mesmo raciocínio, se você tem amigos novos que o estimulam a ter bons hábitos e a focar no seu crescimento pessoal, o contraste é sinal de que você não combina mais com os amigos antigos.
  9. Se os esforços para manter a amizade vêm, cada vez mais, só da sua parte (ou só da dele), vocês se afastaram. [10] Compromissos diferentes ou novos amigos podem dificultar o contato ou até fazer com que vocês não sejam mais prioridade um para o outro.
    • Você ou seu amigo podem estar passando por algum problema que precisa de tempo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Revivendo a amizade

Baixe em PDF
  1. Mesmo que tenham se afastado, você pode decidir que a amizade com tal pessoa é muito importante para ser deixada de lado. Neste caso, talvez tenha como melhorar as coisas caso os dois queiram e se esforcem. [11]
    • Leve em conta os prós e contras da amizade. Pense em como vocês se apoiavam, se tem como resolver os problemas entre vocês, o que seria preciso fazer para se reconectarem e etc. Suas respostas para as perguntas acima ajudarão a definir como está a situação.
    • Pergunte-se o que você quer desta amizade. Companhia? Um ombro para chorar? Alguém para sair? Sua expectativa está sendo satisfeita? Se a resposta for não, tem como resolver?
    • Pense no que aconteceria se você terminasse a amizade. O que perderia? Você ganharia alguma coisa?
  2. Ele também deve ter percebido o afastamento entre vocês. Encontrem-se para conversar sobre as preocupações que têm e como resolvê-las. Seja sincero ao falar o que sente e mostre compreensão quando seu amigo compartilhar o que ele sente também. [12]
    • “Nossas agendas não estão batendo e fica difícil a gente se encontrar, mas eu sinto falta de sair com você e quero que as coisas mudem.”
    • “Desde aquele dia que a gente brigou, senti que nos afastamos. Mesmo que a gente tenha trocado ofensas, não quero que isso acabe com nossa amizade.”
    • Não tenha medo de ir procurar seu amigo. Mesmo que seja chato mandar a primeira mensagem, fazer esse esforço pode ser o início de um novo capítulo na amizade de vocês.
    • Seu amigo pode não concordar ou sentir o mesmo ao resolver os problemas entre vocês. Prepare-se para a possibilidade e a aceite, se for o caso. [13]
  3. Ter uma comunicação aberta é o segredo para manter uma amizade saudável. Ficar guardando rancor ou remoendo os problemas do passado só causará mais brigas no futuro. Encontre a raiz do problema e resolvam a questão juntos. Peça desculpas quando for necessário e esteja pronto para perdoar. [14]
    • Se o problema foi causado por falhas de comunicação, ouvir o lado do outro ajudará a resolvê-lo.
    • Talvez o conflito tenha sido causado por ressentimentos, inveja ou ciúmes. Mesmo que sejam um pouco mais difíceis de resolver, conversar sobre isso fará com que vocês fiquem bem.
    • O conflito pode ser causado por expectativas diferentes. Talvez um queira sair com frequência, já o outro já está satisfeito em saber que, quando precisar, o outro estará disposto a ajudar. As formas diferentes de ver a amizade podem causar desentendimentos.
    • Se vocês não estiverem se falando, espere a poeira baixar antes de procurá-lo. O tempo dará a você uma nova perspectiva que mostrará possíveis soluções para o problema. [15]
  4. A amizade não precisa ter a mesma dinâmica que tinha quando começou. Por exemplo, vocês não têm que sair juntos todo fim de semana. Trocar uma ideia de vez em quando e sair para conversar quando tiverem um espaço na agenda já está de bom tamanho. [16]
    • As conversas mais profundas podem dar lugar a assuntos mais leves e atualizações sobre os acontecimentos da vida, caso isso seja mais natural para vocês agora.
    • Encontrar casualmente com seu amigo talvez fosse mais fácil na época da faculdade ou quando vocês trabalhavam juntos. Agora, vocês terão que fazer um pouco mais de esforço para se verem, como definir um dia e horário.
    • Se a distância física estiver dificultando a conexão entre vocês, marquem de fazer uma chamada de vídeo ou troquem cartas, e-mails ou reels no Instagram. Manter contato assim será mais devagar do que antes, mas vocês ainda conversarão.
  5. Vocês podem decidir que querem se reconectar ao marcar de sair, mesmo que estejam cheios de compromissos. Se optarem por sair com mais frequência, trocar mais mensagens ou ligar uma vez por semana para conversar, mantenham o combinado. O esforço de seguir o combinado reviverá a amizade entre vocês. [17]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Terminando a amizade

Baixe em PDF
  1. Dar espaço entre você e seu amigo ajudará a ver a história como um todo. Durante este tempo separados, repare em como está se sentindo. Você sente falta dele? Você se sente melhor quando está longe dele? As respostas para essas perguntas dirão o que é melhor fazer dali em diante. [18]
    • Vocês podem continuar amigos, mas ninguém disse que ele precisa permanecer no seu círculo mais próximo.
  2. Se vocês se distanciaram bastante ou a relação se tornou tóxica, esta opção pode ser a melhor. Talvez você se não se sinta bem com o fato de que vocês se afastaram, então não seja duro consigo mesmo. Manter amizades à medida que vamos envelhecendo é difícil e até as mais fortes podem se tornar mais casuais. [19]
    • A tristeza de perder uma amizade pode durar um tempo. [20] Não se julgue por sentir o que está sentindo, seja muita tristeza ou nada.
  3. Quando for escrever, tente escolher bem as palavras. Diga o que não estava dando certo ao seu ver, não esqueça de mencionar as coisas boas e deseje o melhor a ele depois de dizer adeus. [21]
    • “Nós estamos em momentos diferentes e chegou a hora de seguirmos cada um pelo próprio caminho. Depois de tudo que passamos juntos, eu desejo tudo que há de melhor para você.”
    • Faça um esboço do que quer dizer e compartilhe com outro amigo. Ele pode apontar em quais momentos o seu tom ficou estranho ou ofensivo, permitindo que você revise a mensagem antes de enviar.
    • Escrever uma carta é bom para evitar brigas, mas pode deixar seu amigo se sentindo confuso ou surpreso. Escolha esta opção caso não possa conversar pessoalmente ou pelo telefone (ou caso sinta que não é seguro).
  4. Falar cara a cara dá ao seu amigo a oportunidade de reagir na hora e explicar o lado dele. Assim, vocês também evitarão mal-entendidos que a troca de mensagens pode causar. [22]
    • Encontre outro amigo ou pessoa de confiança para treinar o que vai dizer antes. Preparar-se garante que você passará a mensagem certa e não haverá nenhum tipo de telefone sem fio.
    • Escolha um lugar neutro, como uma cafeteria ou um parque. Assim, vocês poderão falar do que precisam abertamente e poderão ir embora assim que quiserem (ou quando for necessário).
    • Para terminar as coisas com leveza, é melhor não ficar jogando muita culpa no seu amigo. Prefira compartilhar a responsabilidade pelas coisas que aconteceram começando as frases com “Eu” e “Nós”. Por exemplo, “Nós temos dificuldade em concordar nas coisas” em vez de “Você nunca aceita nada do que eu proponho”.
    • “A forma como a gente interage se tornou desconfortável para mim. Me sinto mal quando você me critica.”
  5. Se você não se importa de deixar as coisas meio no ar, talvez nem precise conversar sobre nada. À medida que o tempo foi passando, você percebeu que vocês tem círculos sociais completamente diferentes e estão bem um sem o outro. Já que é assim, deixe as coisas terminarem sozinhas. [23]
    • No caso de amizades tóxicas, corte o contato imediatamente. É o melhor para a sua segurança e saúde mental.
  6. Quando for deixar uma amizade para trás, é necessário estabelecer limites bem definidos para encerrar o ciclo direito. Saber como será a relação entre vocês no futuro ajuda a atar as pontas soltas. [24]
    • Você pode parar de segui-lo nas redes sociais, evitar encontros em público e qualquer outra coisa que seja mais confortável para você (e para ele também).
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 750 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade