Este artigo foi coescrito por Lena Dicken, Psy.D
. A Dra. Lena Dicken é Psicóloga Clínica em Santa Monica, California. Com mais de oito anos de experiência, a Dra. Dicken é especialista em terapias para tratar ansiedade, depressão, períodos de transição na vida e dificuldades de relacionamento. Utiliza uma abordagem integrada que combina Psicodinâmica, Terapia Cognitivo Comportamental e técnicas de Mindfulness. A Dra. Dicken é formada em Medicina Integrada pela University of Hawaii em Manoa, é Mestra em Psicologia Terapêutica pela Argosy University Los Angeles e é Doutora em Psicologia Clínica pela Chicago School of Professional Psychology em Westwood. O trabalho da Dra. Dicken já foi destaque em GOOP, The Chalkboard Magazine e em inúmeros artigos e podcasts. É Psicóloga Licenciada no estado da Califórnia.
Este artigo foi visualizado 85 339 vezes.
É normal querer consolar um amigo depois que ele termina um relacionamento, mas o que fazer para ajudar por mensagem? Bom, na verdade, você pode apoiá-lo bastante apenas o lembrando que está do lado dele para o que precisar e sendo uma presença constante na vida dele (mesmo se estiver longe e não puder vê-lo pessoalmente). Foi por isso que nós montamos uma lista de formas de consolar seu amigo por mensagem depois de um término. Se estiver pronto para ajudá-lo a seguir em frente, continue lendo!
Este artigo foi escrito com base em uma entrevista com nossa psicóloga Lena Dicken.
Passos
-
Seu amigo pode estar com medo de mostrar vulnerabilidade por estar magoado. É por isso que ele pode dizer que está bem quando você perguntar “Como você está?”. Mostre que quer saber mais perguntando algo como “Mas como está o coração?”. Não é algo que as pessoas costumem dizer com frequência, mas deixa claro que você se importa com os sentimentos dele. Diga, por exemplo:
- “Como você está se sentindo agora?”
- “Como está hoje comparado com ontem?”
- “Se eu fosse o seu diário, como você diria que está se sentindo?”
Publicidade
-
Soa clichê, mas um amigo que está com o coração partido precisa saber que você o apoia. Às vezes, isto é a única coisa que você pode dizer para ajudar, principalmente se o término é recente. Diga que está ali para apoiá-lo como ele precisar e a qualquer hora. Mande mensagens reconfortantes como:
- “Me mande mensagem ou me ligue sempre que quiser. Sempre estou aqui para conversar. ❤️”
- “Você sabe que a gente pode sair e você pode desabafar comigo sempre que quiser. Seja o que for, é só falar!”
- “Quero te apoiar de todas as formas que eu puder. Você sempre pode me procurar para desabafar, chorar, gritar, sair… Enfim, qualquer coisa que precisar.”
-
Cada pessoa vive a tristeza do término de um relacionamento da própria forma. Diga para o seu amigo que ele tem todo o direito de se sentir triste em um momento e com raiva no outro. Tudo é válido. Se ele estiver com um comportamento fora do comum (como agindo por impulso ou saindo muito mais do que fazia antes), diga que as coisas que ele faz não o definem como pessoa e demonstre compaixão. Mande algo como:
- “É normal ficar mal-humorado. Não tente reprimir, só sinta o que está sentindo.”
- “Qualquer coisa que você estiver sentindo é certa, seja raiva ou o que for.”
- “Não se preocupe com a sua reação. As pessoas reagem aos términos de formas diferentes.”
Publicidade
-
Não existe um período certo para superar o término de um relacionamento. Muitas pessoas tentam fingir que superaram rapidamente ou se sentem culpadas por demorar para se recuperar. Diga para o seu amigo que ninguém espera que ele supere em uma semana e que ele deve se dar tempo para superar do jeito dele. [1] X Fonte de pesquisa Mande mensagens de apoio, como:
- “Você vai ter dias bons e dias ruins. Tire todo o tempo que precisar para se sentir melhor!”
- “Não importa quanto tempo vai levar para você superar, seja uma semana ou seis meses.”
- “Vai no seu tempo. Não é porque parece que as pessoas superam os relacionamentos em pouco tempo que você precisa fazer o mesmo!”
-
O seu amigo provavelmente está triste, seja ele que terminou o relacionamento ou não. É normal ficar questionando a própria decisão ou se sentir pessimista sobre a vida amorosa nessa situação. Melhore a autoestima dele e diga o quanto ele é forte. O estimule a ver isso em si mesmo também. Mande elogios, como:
- “Você está ficando mais forte e mais perto de superar a cada minuto que passa!”
- “Estou orgulhoso de você por ter tido uma conversa tão difícil e ter lidado com a situação com a compaixão que lidou.”
- “Olhe-se no espelho hoje e diga coisas legais para si mesmo da mesma forma que você faria para mim!”
Publicidade
-
Se seu amigo levou um fora, ele pode ficar se culpando. Quem levou o pé na bunda muitas vezes sente que fez algo para merecer isso ou que a separação foi culpa dele. Deixe bem claro que as pessoas terminam e ninguém tem culpa disso. Às vezes, o casal só não combina muito e é mais fácil seguir em frente quando deixam a culpa de lado. Mande mensagens como:
- “Isso não é sua culpa. Às vezes duas pessoas só não dão certo juntas!”
- “Você não fez nada de errado! Se não era para ser, é melhor acabar mais cedo do que mais tarde.”
- “Não se culpe. Você é uma ótima pessoa e um ótimo namorado. Nem todos os relacionamentos duram para sempre e você não tem que se sentir culpado por este não ter dado certo.”
-
Seu amigo ainda precisará de afeto e apoio mesmo quando “já tiver superado". Continue perguntando como ele está para mostrar que se importa com ele hoje e sempre. Se o seu amigo estiver se sentindo sozinho, contar com a sua presença o confortará (mesmo que seja por mensagem). Mande coisas como:
- “Venho falar com você amanhã de novo. Se precisar conversar nesse meio tempo, é só me chamar!”
- “Oi, amiga 💛 só passei para dizer que estou pensando em você.”
- “Boa noite!” (mande uma mensagem de “boa noite” todo dia no mesmo horário para criar uma rotina afetuosa).
Publicidade
-
Terminar um relacionamento pode afetar a habilidade do seu amigo de conseguir fazer todas as tarefas dele. Ele pode ter dificuldade de manter o apartamento limpo, resolver pendências ou preparar comida. Se você mora perto, se ofereça para ajudar com as coisas do dia a dia. Isso mostra que você está disposto a ajudar como for e que se importa com o bem-estar dele. [2] X Fonte de pesquisa Mande uma mensagem para perguntar o que pode fazer ou sugira alguma coisa específica, como:
- “Oi! Estou indo no mercado, quer que eu te traga alguma coisa?”
- “O que eu posso fazer para ajudar? Fico feliz em fazer alguma tarefa para você, se precisar!”
- “Estou fazendo lasanhas aqui em casa. Vou levar uma para você jantar!”
-
Cada pessoa tem vontade de falar sobre o que sente depois de um término em um momento diferente. Tem quem queira falar logo de cara, já outros podem precisar de alguns dias ou semanas para processar as coisas. Pergunte para o seu amigo se ele está pronto para conversar ou se precisa de mais tempo. Mande mensagens como:
- “Você quer conversar sobre o que está sentindo?”
- “Você precisa de um tempo para processar as coisas sozinho?”
- “Falar sobre isso te ajudaria? Ou você prefere um pouco de espaço?”
Publicidade
-
Quando seu amigo focar na própria saúde, ele se sentirá melhor consigo mesmo. Tudo bem se ele quiser passar um dia inteiro na cama comendo sorvete, mas não deixe ele ficar por lá. Faça ele ir cozinhar algo saudável ou se exercitar. Ele vai se sentir melhor e com mais disposição para encarar o dia a dia. Escreva:
- “Está um dia lindo hoje. Que tal ir fazer uma caminhada para refrescar a cabeça?”
- “Vem jantar aqui hoje! Vou fazer comida caseira para nós.”
- “Vamos sair dessa cama e ter um bom dia hoje!”
-
Seu amigo pode precisar de ajuda para não ficar olhando tudo que a ex faz. Ficar mandando mensagens, ligando ou olhando o perfil da ex nas redes sociais pode prolongar a dor que seu amigo está sentindo. Convide-o para fazer coisas que não precisem de celular ou o estimule a ficar um tempo sem redes sociais . Diga coisas como:
- “Vamos sair para jantar hoje! Só tem uma regra: não pode usar celular 🙂”
- “Vamos dar um tempo das redes sociais? Eu fico sem olhar nada por três dias se você ficar também.”
- “Que tal bloquear ou apagar o número do seu ex? Aposto que você vai se sentir melhor se não tiver como mandar mensagem e nem ligar para ele.”
Publicidade
-
Manter seu amigo ocupado o distrairá dos pensamentos sobre o término temporariamente. Quando alguém está com o coração partido, passar um tempo com os amigos pode ajudar a pessoa a se reconectar com quem ela é de verdade e melhorar a autoestima dela durante o processo de cura. Planeje uma atividade que seu amigo queira fazer. Pode ser sair à noite ou comer uma pizza em casa. Se você estiver longe, sugira ver um filme ao mesmo tempo ou jantar junto pelo Zoom.
- “Vamos nos encontrar esse final de semana para dar uma animada. O que você está com vontade de fazer? A gente podia ir naquele bar novo que você falou semana passada!”
- “Adoraria te ver em breve. Que tal você vir para cá e a gente só bate um papo?”
- “Seja o que for que você estiver com vontade de fazer hoje, eu topo!”
-
Seu amigo precisa desabafar com alguém de confiança que não vai julgá-lo. Disponha-se para ouvi-lo sem sugerir nada e nem dar conselhos (a menos que ele peça). Deixe ele falar o que se sentir confortável em falar. Quando seu amigo se sente seguro para abrir o coração, se sentirá ouvido e acolhido depois do término do relacionamento. Diga:
- “Sou todo ouvidos se você quiser desabafar ou conversar sobre alguma coisa.”
- “Finja que o meu número é um espaço de desabafos livre de julgamentos e fale qualquer coisa que quiser falar, a qualquer hora.”
- “Não precisa se censurar quando estiver falando comigo, você pode dizer qualquer coisa que quiser para se sentir melhor. Estou do seu lado!”
Publicidade
Dicas
- Se perceber que o seu amigo está com muita dificuldade de processar o que sente ou o término estiver interferindo no trabalho, na saúde ou nos outros relacionamentos dele, sugira que ele procure um psicólogo ou terapeuta. Um profissional de saúde mental pode guiá-lo pelo processo de cura e sugerir formas saudáveis de lidar com a situação e evoluir.
WikiHows Relacionados
Referências
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!