Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quando uma casa é construída, algumas paredes servem de sustentação, outras não. A diferença entre elas é aquela que você pode imaginar — algumas são responsáveis por suportar o peso estrutural da construção, enquanto outras servem apenas para dividir os cômodos, sem segurar nada. Antes de modificar qualquer parede na sua casa, é importante ter muita certeza de quais paredes são e quais não são, já que remover ou modificar uma parede que sustenta peso pode comprometer a estabilidade estrutural da casa com consequências potencialmente desastrosas. Veja o passo 1 abaixo para começar a encontrar as paredes que suportam a estrutura da sua casa.
Passos
-
Comece pelo ponto mais baixo da casa. Para começar a determinar quais são as paredes de sustentação da sua casa, é melhor começar pela estrutura de suporte mais básica — a fundação. Se sua casa tem um porão, comece por ele. Se não, tente começar por qualquer lugar no térreo em que possa localizar a laje de concreto mais baixa da casa.
- Uma vez que tenha atingido o ponto mais baixo da casa, procure por paredes cujas vigas entram diretamente na fundação de concreto. As paredes de sustentação da casa transferem a tensão estrutural para uma fundação de concreto rígida, portanto todas as paredes que interagem diretamente com a fundação são potencialmente paredes de sustentação e não devem ser removidas.
- Além disso, a maior parte das paredes exteriores de uma casa são de sustentação. Você deve verificar isso no nível da fundação — seja de madeira, pedra ou tijolo, quase todas as paredes exteriores se estenderão diretamente até o concreto.
-
Localize as colunas. Comece a procurar por pedaços grossos e rígidos de madeira ou metal chamados de colunas. Eles são a razão da maior parte do peso da casa, que transferem para a fundação. As colunas geralmente se estendem por vários pisos e, por isso, podem ser parte de várias paredes. Se a sua coluna vai da fundação para qualquer parede acima dela, aquela parede é de sustentação e não pode ser removida.
- Exceto em cômodos não terminados, a maioria das colunas ficará atrás do drywall, então consulte os documentos relacionados à construção ou contate o arquiteto se não conseguir encontrá-las. É mais fácil achar as colunas em um porão ou sótão não terminado, onde partes da estrutura estão expostas.
-
Procure por vigas. Procure por um ponto onde uma coluna encontra o teto. Você deverá ver suportes longos atravessando o comprimento do teto que são chamados de vigas. Se qualquer uma dessas vigas encontra uma parede ou uma coluna de sustentação em um ângulo perpendicular, ela está transferindo o peso do piso acima dela para a parede, portanto aquela parede é de sustentação e não deve ser removida.
- Novamente, como a maior parte dos suportes das paredes ficam atrás do drywall, eles não podem ser vistos. Para determinar se certas vigas na sua casa passam perpendicularmente a uma parede, você pode precisar remover algumas placas do contrapiso acima daquela parede para poder observar os suportes.
-
Siga as paredes internas até sua estrutura. Começando do nível mais baixo da casa, localize as paredes internas. Siga cada uma pelos pisos da casa — ou seja, localize exatamente onde uma parede está no piso de baixo, então suba para o local acima para verificar se a parede passa pelos dois pisos. Preste atenção no que está diretamente acima da parede. Se há outra parede, um piso com vigas perpendiculares ou outra construção pesada acima dela, provavelmente se trata de uma parede de sustentação.
- No entanto, se houver um espaço não terminado, como um sótão sem piso completo, a parede provavelmente não está suportando peso.
-
Verifique as paredes internas próximas ao centro da casa. Quanto maior uma casa, mais distantes estarão as paredes exteriores de sustentação e, portanto, mais paredes internas de sustentação precisarão existir para suportar o piso. Geralmente, essas paredes de suporte ficam mais ou menos perto do centro da casa, porque esse é o ponto mais distante de qualquer uma das paredes exteriores. Procure por uma parede interna que esteja próxima do centro relativo da casa. Há uma grande chance dessa parede ser de sustentação, especialmente se ela estiver paralela a uma coluna central de suporte. [1] X Fonte de pesquisa
-
Procure por paredes internas largas. As paredes de sustentação internas podem incorporar as colunas principais da casa em sua construção. Porém, como essas colunas são mais largas comparadas às que não suportam peso, geralmente as paredes serão feitas de modo a acomodar o tamanho maior das colunas. Se uma parede interna tem uma seção em forma de cubo larga ou uma coluna alargada no final, esse é um sinal de que ela pode estar escondendo uma coluna de sustentação, e portanto é também uma parede de sustentação.
- Algumas dessas estruturas podem parecer decorativas, mas seja cético — muitas vezes, colunas pintadas ou estruturas estreitas e embelezadas de madeira podem esconder elementos muito importantes para a integridade estrutural de uma construção. [2] X Fonte de pesquisa
-
Procure por vigas mestras de metal ou construções do tipo pilar-viga. Às vezes, em vez de confiar nas paredes internas de sustentação, os construtores usam estruturas especiais de suporte, como vigas-mestras de metal e construção do tipo pilar-viga para transferir parte do peso da casa para as paredes externas. Nesse caso, há uma chance (mas não uma garantia) de que as paredes interiores próximas possam não ser de sustentação. Procure por sinais de estruturas grandes e firmes de metal ou madeira atravessando o teto de um cômodo e passando por uma parede que você saiba que é de sustentação ou por uma parede externa, como saliências horizontais atravessando o teto. Se você vir algo assim, as paredes internas próximas podem não ser de sustentação.
- Esse método pode dar uma pista de onde as paredes que não suportam peso podem estar, mas você não terá certeza até checar as próprias paredes. Se não tiver certeza, veja com o construtor se foi esse o tipo de construção utilizado.
-
Procure evidências de que a casa já foi modificada. Muitas casas, especialmente as mais antigas, foram modificadas, expandidas e remodeladas diversas vezes. Se esse for o caso da sua, uma ex-parede externa pode ser interna agora. Se esse for o caso, essa parede interna que parece inocente pode estar segurando o peso da estrutura original. Se você tem alguma razão para acreditar que sua casa foi modificada significativamente, é melhor entrar em contato com o construtor original só para ter certeza de que suas paredes externas são as originais.Publicidade
-
Encontre as plantas originais, se estiverem disponíveis para você. Dependendo da construção da casa, pode ser impossível saber quais são as paredes de sustentação. Nesse caso, as plantas originais serão um recurso valioso. Elas podem dar uma ideia de onde ficam as vigas mestras, quais paredes eram as paredes externas originais e mais. Você pode usar essa informação para decidir quais são as paredes de sustentação.
- Não é incomum que os proprietários não possuam uma cópia das plantas originais da casa. Por sorte, elas podem ser encontradas:
- Com o encarregado do registro da obra;
- Com os proprietários originais;
- Com o construtor e/ou empreiteira original;
- Finalmente, é possível contratar um arquiteto para redesenhar a planta da sua casa. Porém, isso pode ser caro.
- Não é incomum que os proprietários não possuam uma cópia das plantas originais da casa. Por sorte, elas podem ser encontradas:
-
Estude as plantas. Procure pelas plantas originais e invista tempo para determinar se uma parede é ou não de sustentação. Procure pelas pistas citadas acima — ela contém uma coluna principal? Existem vigas paralelas a ela? Ela era uma parede externa originalmente? Nunca derrube uma parede até ter certeza de que ela não é de sustentação, pois mesmo especialistas em reformas nem sempre podem dizer se uma parede é de sustentação baseando-se apenas nas pistas visuais. Procure artigos no wikiHow sobre como ler plantas de construções para obter mais informações.
-
Entenda o efeito que as modificações terão na casa. Geralmente, quanto mais renovações a casa tiver, mais difícil será saber quais são as paredes de sustentação. Durante essas reformas, as paredes que não eram de sustentação podem passar a ser (e vice-versa). Por exemplo, pendurar ou cortar vigas, adicionar escadas e sótãos geralmente requer mudar uma parede para que ela passe a ser de sustentação. Leve essas mudanças em consideração - se suas plantas mostram paredes que não existem mais ou se você vir paredes que não constam nelas, verifique que tipo de modificação foi feita antes de prosseguir.
- Se não tiver certeza quanto ao histórico de reformas da casa, contate os donos e construtores anteriores para mais informações.
Publicidade
-
Ligue para o construtor original, se puder. A pessoa (ou empresa) que construiu sua casa pode lhe ajudar a determinar a estrutura exata dela. Se a construção for recente, talvez eles nem cobrem por uma consulta rápida. Mesmo se cobrarem, lembre-se que uma taxa relativamente pequena não é nada se comparada aos danos estruturais desastrosos que podem resultar de derrubar uma parede de sustentação.
-
Chame um inspetor de construções se tiver dúvidas. Se não puder descobrir quais são as paredes de sustentação e ninguém com quem entrou em contato saiba, você pode contratar um inspetor profissional de construções. Pagar por uma hora do tempo dele vale a pena se quiser reformar com segurança.
- Essas inspeções geralmente custam várias centenas de reais. [3] X Fonte de pesquisa A taxa pode variar dependendo do mercado e do tamanho da casa.
-
Contrate um consultor de reformas. Algumas empresas independentes oferecem seus serviços para ajudar os proprietários a decidirem como prosseguir com projetos. Essas empresas podem contratar supervisores de obras, decoradores de interiores e outros profissionais experientes. Elas podem dizer quais mudanças são possíveis, quais são inseguras ou mesmo quais paredes são de sustentação. Se estiver interessado nesse caminho, pesquise as companhias locais para garantir que você escolha uma confiável.
-
Acima de tudo, seja cauteloso. Evite remover uma parede você mesmo a não ser que esteja extremamente certo de que ela não é de sustentação. Como dito antes, remover uma parede dessas pode enfraquecer a estrutura e até levar a um colapso estrutural fatal. Tenha em mente que essas reformas são semipermanentes, então remover paredes pode mudar o tipo de adição que você poderá fazer à casa no futuro.Publicidade
Materiais Necessários
- Plantas.
- Informações sobre reformas.
- Construtor.
- Inspetor.
Referências
- ↑ http://www.doityourself.com/stry/how-to-determine-if-a-wall-is-a-load-bearing-wall# b
- ↑ http://www.doityourself.com/stry/how-to-determine-if-a-wall-is-a-load-bearing-wall#b
- ↑ http://www.bankrate.com/brm/news/mtg/20020117a.asp
- http://www.youtube.com/watch?v=a_UtoFPaAuM
- https://www.naturalhandyman.com/iip/infxtra/infload.html
- http://www.redbeacon.com/hg/ins-outs-load-bearing-walls/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 145 281 vezes.
Publicidade