PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você pode se amarrar caso queira praticar arte de fuga ou atuar numa cena de cativeiro. É claro que um amigo poderia simplesmente ajudar, mas com um pouco de estratégia, você pode fazer isso sozinho. Lembre-se de sempre ter um plano de escape, aprenda antes como se soltar, peça a alguém para desamarrá-lo ou deixe um objeto afiado ao seu alcance.

Método 1
Método 1 de 2:

Amarrando as próprias mãos

PDF download Baixe em PDF
  1. Se for amarrar apenas as mãos, você vai precisar de pelo menos 1,2 m de corda. Pode até parecer mais fácil trabalhar cordas finas e lisas – até fios e linhas –, mas elas beliscam e não são adequadas para amarrar ninguém. Tente usar um barbante de algodão. Se ainda não tiver corda, você pode achar numa loja de ferragens. [1]
    • Corte a corda do tamanho que precisar. Geralmente elas são vendidas em comprimentos muito maiores do que o necessário, e a bagunça será menor se você as comprar cortadas.
    • Se não quiser que a corda irrite seus pulsos, evite cordas finas e lisas, que podem machucá-los, então o barbante de algodão é a melhor opção para iniciantes. Algumas pessoas são alérgicas ao náilon, então verifique se a corda não vai irritar sua pele.
  2. Enrole a corda em cada pulso e deixe as pontas livres para fazer um nó. Amarre firme entre os pulsos de modo que não consiga se soltar facilmente. Imagine que está fazendo um par de algemas: suas mãos devem ser amarradas em punhos separados, não apenas em um, pois assim ficaria fácil de soltar. Quando os pulsos estiverem enrolados, faça um nó quadrado, um laço duplo ou outro nó simples e resistente. [2]
    • Sua palma esquerda deve estar voltada para baixo. A corda deve cruzar logo abaixo da palma da sua mão esquerda. Coloque a palma da mão direita contra esquerda para alinhar os pulsos.
  3. Se as mãos estiverem amarradas nas costas, vai parecer mais que alguém amarrou você. Depois de amarrar as mãos na frente, passe-as pelos pés. Levante as pernas e passe pelas mãos amarradas para elas ficarem nas costas.
    • Há quem ache mais fácil amarrar as mãos já nas costas. Tente prender os pulsos atrás das costas e depois fazer o mesmo nó que seria feito de frente. Você pode usar um espelho para enxergar o nó.
    • Para trazer as mãos de volta para a frente, simplesmente abaixe-se levando as mãos amarradas o mais baixo possível, e dê um passo para trás por cima do nó. Pode ser que você ache mais fácil escapar com as mãos para frente.
  4. Amarre seus pulsos normalmente, mas também passe a corda em volta de um mastro, cadeira ou cabeceira de cama. Pode ser difícil amarrar cada pulso separadamente sem a ajuda de outra pessoa. Mas você pode amarrar as pernas em objetos separados, depois juntar as mãos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Amarrando todo o corpo

PDF download Baixe em PDF
  1. Deixe um pouco frouxa: a corda não deve machucar você, mas deve estar apertada o suficiente para não se soltar. Você deve se enrolar envolvendo a corda pelos dois lados. Quando estiver sobrando só 30 cm de corda, puxe-a com força. Segure firme até conseguir amarrar.
  2. Amarre as pontas da corda usando um nó quadrado, um laço duplo ou outro nó simples e resistente. Coloque o braço que estava livre dentro da corda até onde conseguir, até parecer que você está preso.
    • Tente enrolar a corda com uma mão e usar a outra para recebê-la. Amarre as pontas com um nó duplo apertado.
    • Você pode estufar os pulmões ou a barriga ao amarrar a corda. Assim, tudo o que você precisa fazer para se libertar é soltar o ar para diminuir o tamanho do tronco. Ou também pode flexionar os músculos do braço para ficar sobrando espaço.
    • Para escapar, contraia o braço que você usou para amarrar o nó. Isso deve afrouxar a corda para que você possa sair.
  3. Use uma corda separada para cada nó. Tente amarrar seus pés (com 2 a 3 metros de corda) usando a mesma técnica usada nas mãos. Amarre as pernas da mesma maneira, mas saiba que a corda provavelmente escorregará. Finalmente, amarre seus pulsos atando um nó entre eles para que a corda não se solte.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode usar toalhas, lungis ou panos apropriados.Toalhas de algodão podem ser usadas para essa finalidade. Elas são menos prejudiciais que cordas e correntes. Não se esqueça de se amordaçar. Pode até se vendar antes de ser seu próprio prisioneiro.
  • Tenha sempre um objeto afiado (uma faca ou tesoura, por exemplo) consigo antes de se amarrar. Assim, poderá se soltar se ficar preso. [3]
Publicidade

Avisos

  • Ao usar uma faca ou outro objeto afiado para se soltar, tenha cuidado para não se cortar. Será mais difícil tratar o corte ainda estando amarrado.
  • Lembre-se de que você pode ficar preso lá para sempre se ninguém ajudar ou se seu amigo for falso!
  • Evite enrolar o pescoço, especialmente fazendo nós. Se algo der errado, você pode se sufocar e machucar/quebrar o pescoço. [4]
  • Mantenha alguém por perto para ajudá-lo a se soltar. Mesmo que esteja confiante de que consegue sozinho, é melhor prevenir do que remediar quando se brinca com corda.
  • Garanta que alguém poderá ajudar.
  • http://survival-mastery.com/diy/useful-tools/types-of-rope.html
  • https://www.wideopenspaces.com/10-rope-knots-every-hunter-should-know/
  • https://www.businessinsider.com/navy-seal-explains-how-to-escape-if-tied-up-handcuff-zip-ties-2017-3
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK459192/
  • Publicidade

    Sobre este guia wikiHow

    Esta página foi acessada 60 699 vezes.

    Este artigo foi útil?

    Publicidade