Baixe em PDF Baixe em PDF

Um dos maiores desafios de uma mudança de casa é se sentir como um peixe fora d'água na nova vizinhança. Está pronto para se apresentar e interagir com seus novos vizinhos, mas não sabe o que fazer? Bom, é mais fácil do que você imagina! Ao encontrar boas oportunidades para conhecer seus vizinhos, saber como falar com eles e estabelecer boas conexões na sua comunidade, você logo estará no caminho certo para fazer novos amigos!

Método 1
Método 1 de 3:

Encontrando boas oportunidades para conhecer os vizinhos

Baixe em PDF
  1. Dê umas voltas pelo quarteirão rua ou fique no quintal para encontrar com seus vizinhos e demonstrar que está curtindo a vizinhança. Assim, você deixa claro que está aberto a conhecer outras pessoas que moram por perto.
    • Saia para caminhar. Parece algo bobo, mas você se surpreenderá com quantas pessoas encontrará durante um passeio simples desse. Saia de casa no começo da noite, quando as pessoas estão voltando do trabalho, para encontrar seus vizinhos. Cumprimente-os e, se possível, apresente-se.
    • Leia um livro na varanda ou relaxe na rede em seu quintal. Se estiver fazendo alguma arte ou completando um caça-palavras, faça isso ao ar livre também!
    • Limpe seu carro na calçada. Aproveite aquele dia ensolarado para dar um tapa no seu carro em casa mesmo, conversando com os vizinhos que passam e se apresentando a todos.
    • Cuide do seu jardim. É bem provável que você more na mesma rua que outros entusiastas da jardinagem. Quando verem você no quintal, eles provavelmente vão compartilhar ou pedir dicas, o que é uma ótima forma de se fazer o papo render. [1]
  2. Um encontro pequeno para celebrar a nova casa é uma ótima pedida para esse momento. Se ainda está desencaixotando as coisas e decorando a casa, aposte em um piquenique ou um churrasco para se apresentar e conhecer melhor os novos vizinhos.
    • Convide os vizinhos mais próximos da sua casa e aqueles que você encontra com mais frequência na rua.
    • Em alguns casos, é uma boa ideia apresentar seus amigos e familiares para os novos vizinhos. Nesse caso, estenda o convide para parentes e amigos próximos que vão visitar sua nova casa com frequência.
  3. Caso encontre um dos novos vizinhos em um restaurante ou supermercado, vá até eles e diga "oi". Vocês usam o mesmo banco ou pegam correspondência na mesma agência do correio? Aproveite essa oportunidade para criar uma conexão. Acredite, você se surpreenderá com o quanto um simples cumprimento pode fazer.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Conversando com os vizinhos

Baixe em PDF
  1. Lembre-se de que seus vizinhos devem estar tão curiosos com você quanto você está curioso por eles. A melhor forma de se causar uma boa primeira impressão é se apresentar e puxar um papo. Ao iniciar a conversa, você deixa claro que está a fim de ser um bom vizinho, portanto, faça isso!
  2. Sempre fale em um tom de voz agradável e amigável, tecendo um elogio para quebrar o gelo — pode ser sobre as flores no quintal, a cor da casa ou o tipo de carro que seu vizinho tem. Se nada mais funcionar, comente sobre o clima! [2]
  3. Uma ótima forma de fazer o papo render é perguntar coisas. Converse sobre o que a pessoa acha da região, há quanto tempo mora na casa, com o que ela trabalha, etc. Obviamente, tome cuidado para não ser invasivo ou bisbilhoteiro.
    • Quando começar a conversar com os vizinhos, não tente forçar o papo. Em algumas situações, a conexão será imediata e basta seguir o ritmo natural da conversa. É bem provável que o assunto acabe chegando em um lugar que você nem imaginava no começo! [3]
  4. Uma apresentação rápida, com uma troca de nomes e um combinado sobre tomar um café ou beber alguma coisa no futuro, costuma ser ideal. Não exagere e nem tome muito tempo de seus vizinhos na primeira interação.
  5. Se você tem filhos, é bem provável que já saiba que eles são ótimos assuntos para conversas. Leve os pequenos ao se apresentar para os vizinhos — quem sabe eles também têm filhos? Essa é uma ótima forma de se criar amizade com seus vizinhos e fazer com que seus filhos também já façam amiguinhos na nova casa. Aproveite a oportunidade para se informar também sobre as escolas da região, parques legais, etc.
  6. Vá até seus vizinhos com uma fornada de biscoitos ou brownies na hora de se apresentar. Ninguém resiste a um doce, e esse gesto vai mostrar que você é uma pessoa amigável e calorosa. Desde que não vá atrás dos vizinhos com segundas intenções, esses aperitivos doces vão ajudar bastante na aproximação! [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Estabelecendo conexões na comunidade

Baixe em PDF
  1. Se acabou de chegar em uma nova vizinhança, aproveite o momento para demonstrar que está disposto a participar das atividades locais. Se alguém perguntar se você vai para a festa da rua no fim de semana ou do encontro do bairro na semana que vem, vá e aproveite esses momentos para deixar claro que está interessado na região em que mora. [5]
  2. Existem diversos programas próprios para moradores se conectarem e estabelecerem vigílias para proteger a região. Essa é uma ótima forma de proteger e apoiar a comunidade na qual você está inserido, prevenindo crimes e reduzindo o medo na população. [6]
  3. Se há algum clube para os moradores da região que oferece atividades em grupo e eventos sociais, aproveite essa oportunidade para se conectar com seus vizinhos.
  4. Caso a região tenha uma associação de proprietários residenciais, informe-se bem e, se possível voluntarie-se para aprender mais sobre as regulamentações em efeito na vizinhança. Compareça às reuniões e mantenha-se informado, pois esses eventos são ótimos para se socializar e conhecer seus vizinhos. [7]
  5. Veja se há um grupo no Facebook ou WhatsApp da vizinhança para você se manter informado sobre eventos e acontecimentos na região. Se não houver nenhum grupo, crie o seu próprio e comece a unir a vizinhança!
    Publicidade

Dicas

  • Caso você receba presentes e ofertas de ajuda dos vizinhos, lembre-se de demonstrar sua gratidão!
  • Caso tenha filhos, deixe claro para os vizinhos que suas crianças são educadas e não vão perturbar a ordem da vizinhança.
  • Sempre recolha os cocôs do seu cachorro da rua.
  • Caso você tenha bichos de estimação, respeite os vizinhos que têm medo. Controle seus animais! [8]
  • Caso esteja planejando um evento que vá até tarde da noite ou que vá envolver música, avise os vizinhos com antecedência. [9]
  • Mantenha seu quintal e sua calçada organizados e limpos.
  • Leve o lixo para fora na hora certa, sem largar os sacos de qualquer jeito na calçada por muito tempo. [10]
  • Tenha boa etiqueta ao estacionar seu carro, sem nunca bloquear a entrada ou saída dos carros dos vizinhos.
  • Caso tenha algum problema com um vizinho, discuta a questão diretamente com ele. Seja sensato e educado, e a coisa certamente será resolvida de forma tranquila.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 788 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade