Baixe em PDF Baixe em PDF

Você está tentando se livrar de uma pessoa irritante, mas parece que nada funciona? Talvez seja alguém que acha que é seu amigo, uma moça (ou um moço) que tem interesse amoroso em você ou algo do tipo. A solução mais direta nesses casos é colocar os pingos nos is e pedir para o coleguinha se afastar. No entanto, talvez seja melhor (embora mais demorado) dar alguns sinais e começar a se distanciar aos poucos. Leia as dicas deste artigo e logo o problema vai acabar de vez!

Método 1
Método 1 de 3:

Confrontando a pessoa

Baixe em PDF
  1. Pense bem no que dizer à pessoa de antemão. Ela pode achar que você não está falando sério se o seu desabafo não parecer bem calculado. Portanto, comece tentando chegar a um motivo sensato e sincero para a sua decisão. [1]
    • Você não tem coragem de ser direto e falar que não aguenta mais a pessoa? Diga que não vê mais sentido na sua amizade com ela, que ela está fazendo mal à sua saúde ou que você precisa passar um tempo a sós.
    • Você também pode ser sincero se tiver um motivo mais concreto. Talvez a pessoa traga somente seus sentimentos ruins à tona, só fale de si própria ou seja grosseira demais.
    • Não tem problema se você não quiser ser honesto, principalmente se isso for evitar maiores conflitos. Diga à pessoa que não tem tempo para a amizade dela, que está passando por um problema pessoal ou que quer se dedicar mais aos seus estudos.
  2. Marque um encontro com ela em um lugar e horário legais e fale o que está entalado na sua garganta. Fique um pouco longe dela e cruze os braços para mostrar que já quer distância. Nem dê chance de ela tentar mudar a sua opinião ou prometer que vai mudar. Até um abraço pode ser ruim nesse momento! [2]
    • Seja breve e não dê muito tempo para a pessoa reagir.
    • Faça contato visual e deixe a sua intenção clara pelo seu olhar.
  3. Você pode fazer alguma recomendação à pessoa depois de encerrar a amizade, como sugerir que ela vá a uma festa, faça alguma atividade nova ou algo do tipo. Isso vai fazer bem a ambos, desde que a situação ainda pese um pouco na sua consciência (o que é normal).
    • A pessoa logo vai se esquecer de você se estiver distraída.
  4. Não volte atrás na sua decisão de acabar com qualquer contato com a pessoa (mesmo que você não a ajude a achar novos amigos). Sendo assim, não aceite as súplicas dela e nem admita que ela force a barra e seja insistente. Você não precisa usar um tom de ameaça, mas seja contundente em relação à sua decisão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Evitando a pessoa

Baixe em PDF
  1. Não responda às mensagens e muito menos atenda às ligações da pessoa, independentemente da frequência. [3] Caso ela fique na sua cola, deixe claro que você conversa com os outros por celular normalmente — ou seja, que o problema é ela . Em último caso, dê uma de sonso se ela confrontar a sua atitude: responda a "Você viu a minha mensagem?" com "Que mensagem?".
  2. Nunca curta ou responda aos comentários da pessoa nas suas postagens do Facebook, Instagram e outras mídias (se é que você ainda a tem). Se for preciso, curta todos os outros comentários... menos o dela. Mais uma vez, deixe claro que está evitando qualquer forma direta de contato. [4]
  3. É melhor você deixar de ir aos lugares que sabe que a pessoa frequenta, como espaços públicos, casas de amigos, cinema e assim por diante. Isso ajuda a reduzir as suas chances de encontros, a menos que ela esteja dando uma de "stalker" e fique na sua sombra o tempo todo.
  4. Adapte o seu dia a dia para evitar a pessoa. Vai ser bem mais difícil não ter contato se ela souber exatamente aonde você vai a cada momento. Não precisa mudar a sua vida de ponta-cabeça, mas tente pelo menos pensar em algumas adaptações que aliviem um pouco a barra.
    • Isso vale para absolutamente tudo: o trajeto que você faz de casa até o trabalho ou a aula, o lugar onde almoça, os pontos que frequenta com seus amigos e mais.
    • Explique a situação aos seus amigos e peça para todo mundo colaborar para manter a pessoa distante.
    • Ignore a pessoa se ela ainda assim arranjar um jeito de ficar perto de você nesses lugares alternativos.
  5. Você pode ter que buscar novas amizades se as suas atuais não têm a mesma opinião sobre a pessoa e até gostam da companhia dela. As suas chances de ter que interagir vão ser menores caso você encontre um novo grupo, que frequente lugares diferentes do anterior. É algo mais extremo, mas talvez seja necessário.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Irritando a pessoa

Baixe em PDF
  1. Chore ou pelo menos tenha uma reação negativa bem exagerada sempre que a pessoa chegar perto. Diga que você está sofrendo um colapso emocional, que nada nesse mundo é justo, que está cansado de as coisas serem como elas são ou algo pior! A pessoa pode até querer ajudar a princípio, mas vai acabar perdendo a paciência depois de alguns dias ou semanas.
  2. Ninguém curte narcisistas, não é verdade? Fique o tempo todo falando da sua aparência, do quanto as pessoas gostam de você e de como a sua vida está indo bem. Olhe bastante no espelho, retoque sua maquiagem (se for o caso), elogie a si mesmo e por aí vai. [5]
    • Fale bastante de si próprio e até interrompa a pessoa quando ela mudar de assunto.
    • Faça cara de quem não está entendendo quando a pessoa começar a falar de si própria.
  3. Eis outra característica que afasta qualquer um. Faça planos detalhados com a pessoa e jure pela sua alma que você não vai se atrasar ou faltar. E não apareça (e muito menos responda às mensagens dela)! Diga um simples "Nossa, eu me esqueci!" ou dê uma desculpa esfarrapada no dia seguinte, como "Eu precisei lavar meu cabelo!" ou "Eu fiquei perdido vendo minha série!". [6]
    • A pessoa logo vai começar a evitar a sua companhia.
    Publicidade

Dicas

  • Pode ser que a pessoa seja irritante porque está passando por um momento delicado na vida pessoal. Tente conversar com ela e descobrir se é o caso antes de se afastar. Talvez isso ajude de verdade e faça toda a diferença na vida dela (e até na sua). Dê uma segunda chance aos outros!
  • Pegue todas as suas coisas que estão com a pessoa antes de acabar a sua amizade com ela.
  • Seja direto e diga "Eu não quero mais ser seu amigo. Nós já não damos mais certo".
  • Acione as autoridades se a pessoa assediar você ou ameaçar a sua segurança.
  • Não finja ser amigo da pessoa só porque ela pode trazer algum benefício financeiro ou algo do tipo à sua vida.
  • De vez em quando, ensaie o que você vai dizer à pessoa na frente do espelho.
  • Não seja cruel demais. Há uma linha tênue entre dar indícios à pessoa de que você não quer ser amigo dela e praticar bullying. Jamais a faça se sentir um lixo! Só diga que não consegue lidar com a companhia constante dela.
  • Finja que você não está nem aí se a pessoa fizer algo irritante. Isso é melhor que deixar a sua raiva espairecer, ou ela pode até piorar de comportamento de propósito.
  • Diga à pessoa que essa amizade não faz bem a você e nem a ela.
  • Tente se colocar no lugar da pessoa e imaginar o que ela está sentindo. Quem sabe ela só não precisa de um bom amigo e não saiba muito como agir quando fica próxima de alguém legal, como você?
Publicidade

Avisos

  • Meça as suas palavras. A pessoa pode se recusar a falar com você se for maltratada. Não custa nada manter a calma e ser educado, mesmo que a amizade esteja chegando ao fim.
  • É melhor ser direto se a pessoa tiver sentimentos amorosos por você. Não dê a impressão de que está brincando com o coração dela.
  • Acredite na teoria dos seis graus de separação! Tente não fechar portas com as pessoas de vez, ainda mais se os seus círculos sociais são limitados.
  • Tenha cuidado, pois essa sua atitude com a pessoa pode afetar seus outros relacionamentos. Algum amigo seu também é próximo dela? Há o risco de ele não querer a sua companhia mais depois do ocorrido!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 147 376 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade