PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ninguém gosta de descobrir que está sendo usado por uma pessoa próxima, seja um namorado, uma namorada, um amigo ou até um parente. Felizmente, determinados indícios podem ajudar a identificar quando isso está acontecendo. Se for o seu caso, não aceite ou se acomode com a situação! Você só precisa estar disposto a enxergar o que está errado na relação antes de resolver tudo.

Método 1
Método 1 de 3:

Refletindo sobre o seu relacionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. No geral, uma pessoa só é usada quando se deixa ser usada. Isso pode acontecer, por exemplo, se você tiver problemas de autoestima e ceder demais à vontade dos outros. Pense se é o caso.
    • Não se culpe por deixar as pessoas usarem você! Pense no seu futuro pela frente.
  2. Às vezes, as pessoas hesitam em rotular seus relacionamentos amorosos ou não os diferenciam de outros tipos de relação. Isso cria uma série de incertezas na cabeça de quem vive a situação. Por exemplo: pode ser que você esteja ficando com um rapaz há algum tempo, mas ele nunca use a palavra "namorado" ou mesmo "parceiro" (seja a sós ou na frente dos outros); ou, talvez, aquele seu amigo mais próximo chame várias pessoas de "melhor amigo" indiscriminadamente. Nessas horas, existe a possibilidade de você estar sendo usado.
    • Muitas vezes, isso acontece porque a pessoa está satisfeita e acomodada com a situação atual — e quer sempre ter "opções", mas sem perder você. [1] [2] [3]
    • Se você descobrir que está vivendo uma situação assim, pergunte como a pessoa define a sua relação e, se for o caso, o que ela imagina no seu futuro juntos.
    • Caso a resposta da pessoa não seja satisfatória, decida entre cortar os laços com ela ou ajustar as suas expectativas com o relacionamento.
  3. Você tem todo o direito de questionar as intenções da pessoa se achar que: a) ela só quer a sua companhia quando está entediada ou precisa de algo (como alguém que ouça um desabafo sobre o quanto o dia foi tenso, por exemplo); b) ela só aparece em momentos inoportunos (como no fim da noite); ou c) ela recorre à sua companhia como última opção (como quando a opção original não dá certo).
    • Ao fazer isso, a pessoa não só ignora a sua opinião e vontade, mas também acaba dominando um dos aspectos mais fundamentais de qualquer relacionamento: quando vocês vão se encontrar. [4] [5] [6] [7]
    • Se for o caso, você precisa decidir se os frutos do relacionamento compensam esse comportamento da pessoa. Depois, pense também se vale a pena discutir os seus sentimentos e as suas conclusões com ela.
  4. Comece a observar as situações em que a pessoa não está por perto. Por exemplo: aquele seu "amigo" quase nunca chama você para os happy hours na casa dele? A sua colega sempre pede a sua ajuda no trabalho, mas nunca convida você para sair para almoçar com as outras meninas da empresa? Em suma, essa pessoa desaparece nos momentos mais urgentes? Todo mundo comete ou um outro erro do tipo de vez em quando, mas não incluir supostos amigos (ou pior: um namorado, uma namorada ou afins) no dia a dia indica que a relação não é tão recíproca assim.
    • Isso indica que a pessoa controla não só quando vocês vão passar tempo juntos, mas também quando não vão . [8] [9]
    • Você também precisa decidir o que fazer: conversar com a pessoa e ver se as coisas mudam ou dar um basta no relacionamento e seguir em frente sozinho.
  5. É compreensível que você fique chateado quando a pessoa disser que vai fazer algo, mas não cumprir com a sua palavra. Tudo fica ainda mais grave quando isso se torna um hábito, pois acaba abalando qualquer relação de confiança. [10] [11] Esse tipo de coisa é comum em situações com "trocas" de favores. Comece a prestar atenção às coisas que aquela pessoa específica pede a você, mas não faz por onde.
    • Caso você descubra que está vivendo uma situação do tipo, não faça o que a pessoa pedir e tente discutir o problema diretamente com ela.
  6. Pessoas que se aproveitam das outras têm o péssimo hábito de quebrar as promessas que fazem, pois sempre colocam a si mesmas em primeiro lugar. Se isso acontecer na sua vida, pode indicar que ela não leva o seu relacionamento a sério ou mesmo que acha que você é ingênuo (ou melhor, trouxa). [12] [13] [14]
    • Nesse caso, expresse o que você sente à pessoa.
    • Se as coisas não mudarem, é melhor você colocar um ponto final no relacionamento. Passe a buscar companhias mais agradáveis e confiáveis em outros lugares, sejam amizades ou algo a mais.
  7. Descubra se o que a pessoa diz na sua frente é diferente do que ela diz nas suas costas. Por exemplo: a sua irmã enche você de elogios e faz questão de enfatizar a sua importância na vida dela, mas reclama da sua ausência para a sua mãe? Aquele seu colega de trabalho elogiou um projeto seu, mas o criticou em conversa com outros funcionários da empresa? Fique atento a esse tipo de situação.
    • Não dá para confiar em uma pessoa que diz uma coisa, mas age de outra forma. Lembre-se de que ações falam mais alto que palavras.
    • Se a pessoa fizer fofoca a seu respeito ou agir com falsidade, é porque ela provavelmente tem segundas intenções ao se relacionar com você. Fique de olhos bem abertos em busca de mais sinais.
    • Você não é obrigado a ser amigo de todo mundo. Pense no que essa pessoa representa e decida se vale a pena se afastar dela ou tentar resolver a situação (se vocês trabalham juntos, por exemplo). [15]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Pensando na sua comunicação com a pessoa

PDF download Baixe em PDF
  1. A pessoa já pensa que está no centro do mundo: ela vive falando dos próprios problemas, das suas grandes conquistas, da família e assim por diante — sem parecer se importar com o que você está fazendo, se está ocupado (ou mesmo interessado) etc.
    • Quando você notar que isso está acontecendo, mude de assunto: pense em algo que ainda seja interessante para a pessoa, mas que não tenha a ver com ela. Se for melhor, corte o papo de uma vez! Pode ser que ela se dê conta do quanto é egocêntrica.
  2. Preste atenção ao quanto a pessoa parece saber a seu respeito. A moça com quem você está ficando há alguns meses sabe por que você odiou crescer no interior de Minas? Aquele seu vizinho que vive pedindo a sua ajuda finge que não está em casa quando você precisa falar com ele? É como dissemos acima: essa pessoa pensa que está no centro do mundo. Caso ela não tenha interesse na sua vida, é porque não considera o seu relacionamento importante de fato. [16] [17]
    • Da próxima vez que a pessoa agir assim, discuta o assunto com ela e deixe tudo em pratos limpos.
  3. De maneira geral, uma pessoa que costuma usar outra só responde às mensagens dela se e quando quer. Quando um indivíduo tem total controle sobre a comunicação com outro, como se nada fosse mais importante que o tempo pessoal dele, é claro que ele vê a relação como algo útil em momentos específicos. [18] [19]
    • Quando isso acontecer, explique à pessoa que esse comportamento é grosseiro e insista que ela dê o retorno que você merece. Caso as coisas não mudem, passe a se recusar a fazer o que ela pedir (nos horários dela, para variar).
  4. A pessoa leva as suas opiniões e vontades em consideração antes de tomar decisões drásticas? Ou melhor, antes de decidir as coisas por você ? Por exemplo: o seu colega de apartamento age como se você fosse o motorista pessoal dele, sem sequer contribuir com combustível e outras despesas? Se coisas do tipo acontecerem entre vocês, é porque ele está mesmo tirando vantagem da sua boa vontade. [20]
    • Diga à pessoa que sente que ela está tirando vantagem de você. Deixe claro que vocês precisam discutir certas coisas antes que ela tome qualquer decisão.
  5. A pessoa vive se esquivando das suas perguntas? Ou sequer responde? Nesses casos, é bem provável que você viva tentando descobrir o que está acontecendo e que rumo as coisas estão tomando com ela. [21] É hora de ser direto. Por exemplo: pergunte ao rapaz com quem você está ficando há alguns meses por que ele nunca convida você para sair com os amigos nos fins de semana; chame aquela sua colega de trabalho para almoçar e fale do projeto que não está progredindo porque ela ignora os seus e-mails; e por aí vai.
  6. Algumas pessoas são inseguras e tentam dominar as outras quando querem fingir que não têm problemas. Muitas vezes, elas (acham que) têm histórias mais interessantes para contar, ideias melhores para sugerir e coisas do tipo. Nesses casos, qualquer relacionamento que elas tenham serve um propósito específico: elevar a sua autoestima quando ela estiver caindo aos poucos. [22]
    • Se você notar que isso acontece com frequência, pergunte à pessoa por que ela parece insistir em ter a sua companhia se nada na sua vida parece estar à altura dela.
  7. Toda amizade verdadeira é construída com base em uma troca de confiança, em que um indivíduo quer somente o bem do outro. Aquela velha história do "jura que não vai contar para ninguém?" é um belo exemplo desse tipo de relação. Se a pessoa em questão não for assim com você, fique atento. Não conte segredos seus (e muito menos dos outros) a ela, pois ela vai tirar proveito disso e dar com a língua nos dentes. Infelizmente, muitos só aprendem a evitar esse tipo de problema quando passam por ele em primeira mão. [23]
    • De toda forma, aprenda a distinguir quem é e quem não é confiável e passe a ficar com os olhos bem abertos com quem não merece a sua amizade.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Encontrando um ponto de equilíbrio

PDF download Baixe em PDF
  1. Você vive fazendo tarefas para o seu chefe que não fazem parte das suas funções na empresa? Tem que cuidar dos seus sobrinhos para o seu irmão? Tirar a sua filha de encrencas com frequência? Cancelar planos porque alguém está precisando de um ombro amigo? Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for "sim", quer dizer que uma dessas pessoas está tirando vantagem da sua boa vontade. [24] [25] [26]
    • Pense na frequência com que a pessoa faz coisas por você. Por exemplo: o seu colega de apartamento lava a louça que suja ou deixa tudo acumulando na pia até o fim do dia? Isso é uma forma bem sutil de desrespeito.
    • Você precisa impor limites na sua relação com a pessoa que tenta tirar vantagem da sua boa vontade. Só assim o comportamento nocivo dela vai ter menos impacto na sua vida. Por exemplo: diga que não vai responder às mensagens dela após as 21h, mesmo que seja uma "emergência". E cumpra com a sua palavra! [27]
    • Pare de fazer tudo o que a pessoa pedir, a menos que ela também faça favores a você (ainda que de outras formas). Se ela questionar a sua mudança de comportamento, explique o motivo e veja qual é a reação.
  2. Por exemplo: imagine que o seu aluguel está quase vencendo, mas aquele seu amigo não devolveu o dinheiro que você emprestou a ele há algumas semanas; ou que um colega de sala se apropriou de uma ideia sua e, para piorar, saiu por aí se vangloriando por ser criativo. [28] [29] Caso alguma pessoa viva pegando coisas emprestadas com você (dinheiro, ideias ou outros recursos), mas não devolva ou não dê os devidos créditos, ela está basicamente roubando o que é seu. Veja se isso acontece nos seus relacionamentos e, se for o caso, coloque um ponto final em todo tipo de abuso.
    • No exemplo do dinheiro, peça para o seu amigo pagar de volta o que você emprestou a ele antes sequer de pensar em fazer outro favor. Se ele não pagar, não empreste mais nada.
    • No exemplo da ideia, decida se vale ou não a pena confrontar o seu colega. Se não, só tenha cuidado na hora de falar dos seus insights com essa e outras pessoas no futuro.
  3. É hora de você fazer as contas do quanto a pessoa está custando na sua vida. Por exemplo: a moça com quem você está ficando tem vivido às suas custas de graça? A conta do bar da sua turma sempre cai nas suas mãos? Se o saldo sair negativo para o seu lado, quer dizer que não existe equilíbrio de verdade no seu relacionamento. Dependendo do caso, pode ser que você esteja sendo usado financeira e emocionalmente. [30] [31] [32] Nesses casos, o certo a fazer é decidir se você tem condições (ou disposição) de continuar investindo tanto na pessoa.
    • No exemplo das despesas de moradia, diga à moça qual é a sua decisão, por que você chegou a ela e como gostaria que as coisas mudassem.
    • No exemplo da conta do ar, comece a pagar apenas pelo que você consumir. Caso algum amigo diga que "esqueceu" a carteira, fale que da próxima vez ele precisa pagar para retribuir esse favor.
  4. Reflita sobre as supostas emergências em que a pessoa pede somente a sua ajuda: mudar um móvel de lugar? Cuidar dos animais de estimação dela durante uma viagem de fim de ano? Depois, pense na frequência com que ela corre atrás de você de última hora. A sua conclusão provavelmente vai ser de que a sua relação é desvantajosa se comparar essas situações aos casos em que você precisa da pessoa, mas ela diz que está ocupada demais. [33] [34]
    • Tente se lembrar da última vez que a pessoa fez um favor a você espontaneamente ou preparou uma surpresa, ou presente ou algo do tipo.
    • Agora, reflita se você está tendo retorno com todo esse investimento.
  5. Pode ser que você não queira abrir mão do relacionamento que tem com a pessoa e, por isso, viva dando mais de si mesmo do que consegue de verdade. Quem sabe ela não gera uma (falsa) sensação de estabilidade e segurança na sua vida? Infelizmente, esse tipo de sensação dura pouco — já que, como dito acima, todo relacionamento deve ser uma via de mão dupla. E pior: nem sempre é fácil abrir mão dele, ainda mais quando a relação conturbada é com a família. [35] [37]
    • Tenha cuidado para não assumir um papel de cuidador ou mártir. Você pode até se sentir útil e valioso nessas horas, mas esse tipo de comportamento altruísta além da conta acaba fazendo mal em longo prazo.
    • Quando você tiver vontade de fazer algo para agradar a pessoa, pegue uma folha de papel e escreva o que está sentindo, por que se sente assim e o que pode acontecer se fizer o que ela quer: a) ela ocupar o seu tempo; b) ela agir com ingratidão; ou c) ela continuar tendo um problema.
    • Se a resposta de todas essas perguntas for "sim", é melhor você fazer algo para si mesmo .
  6. Quando finalmente chegar à conclusão de que o seu relacionamento com a pessoa não está equilibrado, você pode começar a ficar ressentido e irritado com ela. Talvez essa irritação se expresse de várias formas, dependendo da sua personalidade — e algumas delas acabam gerando consequências drásticas, que deixem o seu coração pesaroso com as suas atitudes. [37]
    • Para evitar que isso aconteça, converse com a pessoa sobre o que está acontecendo em um ambiente neutro. E pense assim: as coisas podem até não se resolver, mas elas já não estavam boas para início de conversa.
    Publicidade

Dicas

  • Confie na sua intuição. A mente e o coração quase nunca estão completamente alinhados. Nessas horas, faça o que você achar mais certo!
  • Se você achar que a pessoa tira proveito da sua situação financeira, pare de dar dinheiro quando ela pedir. Este é o teste perfeito para descobrir a sua importância de verdade na vida dela.
  • Não tenha medo de defender os seus interesses! Você tem o direito de mostrar à pessoa que não aceita ser tratado como ela bem entender. Se for necessário, imponha-se e bata o pé no chão.
  • Lembre-se do seu valor. Corte os laços com a pessoa de vez se ela continuar tentando usar você.
  • Aprenda com as suas experiências e não deixe ninguém mais tirar vantagem de você!
Publicidade
  1. http://www.yourtango.com/experts/zynnyme-kelly-higdon-miranda-palmer/are-you-taking-advantage-me
  2. http://love.allwomenstalk.com/warning-signs-that-he-is-just-using-you/11/
  3. http://www.hercampus.com/love/dating-hooking/how-tell-if-he-s-just-using-you
  4. https://www.psychologytoday.com/blog/just-listen/201201/beware-horny-men-bearing-empty-promises
  5. https://www.psychologytoday.com/blog/lights-camera-happiness/201005/why-keeping-your-promise-is-good-you
  6. http://lifestyle.allwomenstalk.com/telling-signs-your-friend-is-using-you/3/
  7. http://love.allwomenstalk.com/warning-signs-that-he-is-just-using-you/12/
  8. http://www.canadianliving.com/relationships/friends_and_social_life/5_signs_youre_being_used_in_a_friendship_2.php
  9. http://lifestyle.allwomenstalk.com/telling-signs-your-friend-is-using-you/2/
  10. http://madamenoire.com/62516/10-ways-to-tell-that-you%e2%80%99re-being-used/7/# sthash.BU2k8oSP.dpuf
  11. http://love.allwomenstalk.com/warning-signs-that-he-is-just-using-you/8/
  12. http://www.yourtango.com/experts/zynnyme-kelly-higdon-miranda-palmer/are-you-taking-advantage-me
  13. http://madamenoire.com/62516/10-ways-to-tell-that-you’re-being-used/2/
  14. http://www.canadianliving.com/relationships/friends_and_social_life/5_signs_youre_being_used_in_a_friendship.php
  15. http://thoughtcatalog.com/lady-goodman/2014/01/9-signs-you-do-too-much-for-your-friends/
  16. http://www.yourtango.com/201088143/7-signs-hes-dating-you-your-money/page/2
  17. http://www.businessknowhow.com/manage/toxiccoworker.htm
  18. https://psychcentral.com/lib/10-way-to-build-and-preserve-better-boundaries/
  19. http://lifestyle.allwomenstalk.com/telling-signs-your-friend-is-using-you/4/
  20. http://lifestyle.allwomenstalk.com/telling-signs-your-friend-is-using-you/7/
  21. http://www.askmen.com/money/body_and_mind/55_better_living.html
  22. http://love.allwomenstalk.com/warning-signs-that-he-is-just-using-you
  23. http://thoughtcatalog.com/lady-goodman/2014/01/9-signs-you-do-too-much-for-your-friends/
  24. http://lifestyle.allwomenstalk.com/telling-signs-your-friend-is-using-you/6/
  25. http://www.canadianliving.com/relationships/friends_and_social_life/5_signs_youre_being_used_in_a_friendship.php
  26. http://www.yourtango.com/experts/zynnyme-kelly-higdon-miranda-palmer/are-you-taking-advantage-me
  27. ttp://thoughtcatalog.com/lady-goodman/2014/01/9-signs-you-do-too-much-for-your-friends/
  28. http://www.yourtango.com/experts/zynnyme-kelly-higdon-miranda-palmer/are-you-taking-advantage-me/

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 126 980 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade