Baixe em PDF Baixe em PDF

É agradável ver pássaros voando e enfeitando o ambiente, mas em certas ocasiões, eles podem ser muito incômodos e até destruírem sua propriedade. Há várias opções para lidar com esse problema, e é possível combinar várias dessas soluções para que as aves entendam de uma vez por todas que a casa é só sua, não deles! Lembre-se, no entanto, de que é ilegal remover ou destruir os ninhos, bem como empregar qualquer tipo de violência contra os pássaros. Experimente as medidas abaixo para evitar esses crimes ambientais.

Método 1
Método 1 de 11:

Retire toda a fonte de alimento e água dos pássaros.

Baixe em PDF
  1. Feche bem os sacos de lixo e as tampas das latas, também cobrindo bem os pontos em que há compostagem, já que os pardais e os pombos, por exemplo, comem praticamente qualquer coisa. Não permita que poças de água parada se formem e não deixe nenhum tipo de alimento fora de casa. [1]
    • Ao notar que há uma planta que os pássaros comem em seu jardim, talvez seja melhor colocá-la em um vaso e deixá-la dentro de casa.
    • Caso tenha algum pet que fique fora da residência, não deixe ração e água fora dela depois que ele estiver satisfeito. Os potinhos de comida e água pode atrair as aves.
    • Quem possui uma garagem fechada em casa pode deixar as latas de lixo, ou os sacos, dentro até a hora da coleta. É a melhor maneira de evitar que as pestes entrem no jardim para procurar comida.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 11:

Bloqueie frestas com tela metálica e vedantes.

Baixe em PDF
  1. Caminhe pela sua propriedade e observe se há qualquer abertura, cano ou sistemas de ventilação pelos quais as aves podem acessar a parte interior; cubra o ponto de entrada delas usando tela metálica. Eles procuram locais ideais para fazer ninhos, como em sótãos, vigas de suporte e espaços estreitos, portanto, o uso de telas poderá ser útil para impedi-los.
    • Recomenda-se contratar um especialista para instalar a tela metálica em telhados, em especial os que não forem planos, por serem mais perigosos.
    • Qualquer fresta ou abertura que não deveria estar ali deve ser preenchida com massa de calefetar ou com material que reflita a luz solar.
    • Instalar tela metálica sobre a calha evita que os pássaros usem o local como poleiro, além de não deixar que detritos e sujeira se acumulem ali. Sempre vai valer a pena!
Método 3
Método 3 de 11:

Deixe “predadores falsos” em volta da sua casa.

Baixe em PDF
  1. Use os predadores naturais dos pássaros, como cobras, gaviões ou corujas (dois ou três em volta do local infestado pelas pestes), e a cada dois ou três dias, troque os bonecos para que as aves fiquem sempre alertas; é muito menos provável que elas fiquem ali se acharem que estão em perigo. [2]
    • Os pássaros são muito inteligentes e podem perceber que os predadores não são de verdade, em especial se notarem que eles ficam no mesmo lugar por muito tempo.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 11:

Pendure objetos brilhantes em árvores e saliências do telhado.

Baixe em PDF
  1. Corte tiras de papel alumínio ou faça buracos em panelas de alumínio mais finas (e que possam ser descartadas), e pendurando-os nas árvores ou arbustos. Até mesmo CDs e fitas refletivas ou de alumínio vão espantar os animais, desde que eles girem para refletirem a luz em todo o ambiente. [3]
    • Hélices metálicas, vendidas em lojas de construção são ótimas para espantar pombos, pardais e outras aves.
    • Objetos brilhantes vão funcionar, mas precisam se mover e girarem de vez em quando.
Método 5
Método 5 de 11:

Faça barulhos bem altos de vez em quando.

Baixe em PDF
  1. Não é preciso colocar heavy metal no último volume na janela de casa todas as noites; um barulho agudo e alto, ou até mesmo ouvir música com as janelas abertas, já servirá. Estrondos que não são naturais vão confundir e assustar esses animais, e várias ocasiões traumáticas vão fazer com que eles aprendam que não deverão ficar por ali. [4]
    • Colocar sons de pássaros assustados ou de predadores atacando pode funcionar muito bem. No entanto, os vizinhos vão ficar assustados, logo, isso não deve ser feito a todo momento, sendo mais indicado para quem mora em áreas mais isoladas ou para quando houver muitas aves por perto. [5] Procure na internet por vídeos e gravações com os sons emitidos por elas em situações de risco e pânico.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 11:

Instale arame farpado ou concertinas nas calhas.

Baixe em PDF
  1. Isso evita que os pássaros fiquem empoleirados ou montem ninhos nos locais de acesso à parte interna da casa ou nas calhas. É importante contratar um serviço especializado para a instalação segura em volta de sua residência, entretanto. [6]
    • Isso funciona apenas para telhados inclinados. As aves conseguirão ficar nas partes planas, que não estiverem revestidas com o arame.
Método 7
Método 7 de 11:

Fique no jardim ou quintal com seus animais de estimação.

Baixe em PDF
  1. Deixe-o sair pelo quintal de vez em quando para assustar os pássaros; a simples presença deles evita que fiquem por muito tempo no lugar. Além disso, algumas raças de cães, como border collies, pastores alemães e outras, gostam de caçar esses animais (e são muito bons nisso). Portanto, vá ao jardim ou saia para a entrada da residência com o pet para assustar as aves. [7]
    • Gatos domesticados e que estão acostumados a ficar em casa não devem ser levados soltos para fora; prenda-os em uma guia.
    Publicidade
Método 8
Método 8 de 11:

Instale um repelente ultrassônico perto da residência.

Baixe em PDF
  1. Essas máquinas emitem um som de alta frequência — que não pode ser ouvida por humanos — muito assustador para os pássaros, evitando até que eles voltem ao lugar. Essas máquinas são um pouco caras, mas não prejudicam os animais e funcionam muito bem; basta pegar algumas pilhas, ligar o repelente e deixá-lo no telhado ou quintal. [8]
    • É melhor não usar tais dispositivos se você possui pets em casa. Cães e gatos, por exemplo, devem conseguir ouvir esse som, deixando-os estressados de maneira desnecessária.
Método 9
Método 9 de 11:

Coloque um espantalho de horta no jardim.

Baixe em PDF
  1. Você pode comprar um ou, se preferir fazer o seu . Basta fazer uma cruz de madeira e cobri-la de roupas com palha dentro. Posicione o espantalho perto das pestes e eles vão voar logo, logo! [9]
    • A cada três dias, coloque o espantalho em outro ponto do quintal para que os pássaros não “se acostumem” com ele. Trocar a roupa dele também vai ajudar. Assim como os predadores falsos, as aves vão perceber que, apesar de assustador, o espantalho não se mexe e não se sentirão mais intimidadas.
    Publicidade
Método 10
Método 10 de 11:

Instale irrigadores sensíveis ao movimento no jardim.

Baixe em PDF
  1. Essa é uma ótima opção para quem deseja afastar outras pragas junto aos pombos e pássaros (ao mesmo tempo que irriga o jardim! ) No entanto, ela não é viável em todos os lugares. Coloque algumas pilhas no aparelho e instale-o no local desejado; sempre que um pássaro tentar pousar dentro da área de cobertura do sensor, a água será expelida para assustá-lo. [10]
    • Os irrigadores também funcionam se os pássaros estiverem empoleirados em uma árvore próxima. Assim que algo “disparar” o irrigador, o próprio som repentino do aparelho vai assustá-los.
    • Gambás, coelhos, gatos e outros animais também ficarão intimidados e não entrarão na casa.
    • Não se preocupe com a força do jato da água. Essa é uma forma inofensiva de espantar pássaros que estejam causando incômodo.
Método 11
Método 11 de 11:

Busque ajuda profissional para fazer a remoção dos pássaros.

Baixe em PDF
  1. Retirar ou destruí-los é considerado um crime ambiental , portanto, é ilegal. Entre em contato com a prefeitura ou Divisão de Fauna Silvestre da cidade para que profissionais capacitados analisem a situação e removam o pássaro ou seu ninho de qualquer ponto de sua residência.
    • As aves silvestres são protegidas por lei , portanto, qualquer dano causado a eles é um crime ambiental. Não faça nada que possa ser nocivo a eles e entre em contato com as autoridades. [11]
    • Além de ser ilegal interferir nos ninhos, os pássaros possuem muitas doenças e parasitas. Manusear e tocar uma ave, os ovos ou o ninho é perigoso devido ao risco de contaminação. [12]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 162 710 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade