Baixe em PDF Baixe em PDF

Você se sente destinado a se tornar um terapeuta? Terapeutas enriquecem a vida das pessoas, ajudando-as a lidar com a angústia situacional, depressão e ansiedade, e doenças mentais. Há muitos caminhos abertos para as pessoas que querem seguir a carreira de terapia. Algumas pessoas podem se especializar em uma área como aconselhamento matrimonial e familiar, outros optam por entrar em trabalho social, e outros ainda ocupam cargos em escolas e outras instituições. Saiba mais sobre os diferentes tipos de terapeutas, os requisitos educacionais para se tornar um, e como iniciar uma carreira de terapia.

Método 1
Método 1 de 3:

Entendendo o Campo da Psicoterapia

Baixe em PDF
  1. Os terapeutas têm em comum a vontade de ajudar as pessoas, proporcionando-lhes conselho, mas há muitos trabalhos diferentes que se enquadram neste âmbito. Considere as seguintes posições relacionadas à terapia:
    • Conselheiros ajudam populações específicas em locais como escolas e igrejas. Um conselheiro não precisa de treinamento específico para estabelecer uma prática, mas a maioria faz cursos específicos para ganhar credenciais.
    • Os assistentes sociais têm mestrado e são normalmente empregados por agências para trabalhar com indivíduos ou famílias que necessitem de aconselhamento. Alguns assistentes sociais são especializados em aconselhamento de crianças.
    • Terapeutas matrimoniais e familiares muitas vezes têm práticas privadas e proporcionam terapia de casais, além de terapia para indivíduos e famílias.
    • Os psicólogos têm Doutorados e estudam as principais abordagens para a terapia, incluindo a cognitiva, comportamental, humanista e abordagens psicodinâmicas, e trabalham com indivíduos que possuem a depressão e outras doenças. Psicólogos realizam testes psicológicos e fornecem a terapia da conversa aos seus pacientes, mas na maioria dos casos, não podem prescrever medicamentos ou outras intervenções médicas.
    • Os psiquiatras são realmente os médicos que estudam psiquiatria depois de terminar a faculdade de medicina. Psiquiatras realizam testes médicos, prescrevem medicamentos e trabalham com médicos primários e outros psicoterapeutas para elaborar um curso de tratamento para os seus pacientes.
  2. Se você está decidindo que tipo de terapia lhe agrada, faça pesquisas conversando com os terapeutas que escolheram caminhos diferentes.
    • Diferentes tipos de terapeutas têm diferentes pontos fortes e habilidades. Os psicólogos, por exemplo, passam o tempo realizando pesquisas sobre os diferentes tipos de terapia. Os assistentes sociais muitas vezes entram situações intensas e servem como mediadores entre as partes envolvidas. Converse com diferentes terapeutas para decidir o que é certo para você.
    • Pergunte aos terapeutas sobre os percursos educativos que os levaram às suas posições.
  3. Alguns diplomas demoram muitos anos para serem obtidos, e ainda há tempo extra para encontrar o emprego certo e construir uma prática. Assim que você souber a área geral que lhe interessa, estabeleça um plano para si mesmo.
    • Obtenha um diploma universitário. Não importa o tipo de terapia que decidir fazer, você precisará começar com um diploma de bacharel. Considere uma especialização em psicologia, e estude tanto as ciências quanto as humanidades, uma vez que ambas as áreas atuam no trabalho de um terapeuta.
    • Se você sabe exatamente o programa de pós-graduação que pretende seguir, certifique-se de ter todos os cursos que são pré-requisito.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Requisitos Educacionais para Terapeutas

Baixe em PDF
  1. Inscreva-se nos programas de pós-graduação que irão prepará-lo para a carreira que você escolheu. Complete um mestrado ou doutorado.
    • A maioria dos programas inclui o trabalho em sala de aula, pesquisa, trabalho de campo e psicoterapia supervisionada.
    • Mantenha seus objetivos de carreira em mente conforme você perseguir o seu título. Escolha as disciplinas que irão ajudá-lo a aprender o máximo possível sobre o tipo de terapia em que você pretende se especializar.
  2. Os requisitos de experiência clínica variam de acordo com o título que você quer obter, mas na maioria dos casos, dois anos de experiência trabalhando como terapeuta em uma clínica ou consultório particular são obrigatórios antes de se tornar um licenciado.
    • A experiência deve ser em nível de pós-graduação e ocorre sob a supervisão de um terapeuta licenciado.
    • Requisitos clínicos são muito mais rigorosos para pessoas que praticam a psicologia e a psiquiatria.
  3. A maioria dos estados exige que os terapeutas passem por um exame de licenciamento, além de conferir o grau de mestre e pelo menos dois anos de experiência clínica.
    • Pesquise os requisitos do exame em seu estado, a fim de se preparar para o exame e passar.
    • Renove sua licença a cada ano de acordo com as leis do seu estado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Encontrando um Emprego como Terapeuta

Baixe em PDF
  1. Procure por anúncios de emprego para candidatos com o seu nível de formação e experiência em escolas, postos de saúde, hospitais e outros locais que contratam terapeutas.
  2. Muitos terapeutas compartilham escritórios em espaços coletivos, usando suas diferentes áreas de conhecimento para atender às necessidades de uma comunidade de clientes. Pesquise por coletivos em sua área e entre em contato para saber se você pode se juntar a eles.
  3. Conforme construir confiança e formar um relacionamento com os clientes, você pode querer começar uma prática independente. Alugue um escritório em um prédio ou se encontre-se com clientes em sua casa.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 73 318 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade