Baixe em PDF Baixe em PDF

Adotar hábitos mais sustentáveis é a principal forma de reduzir a pegada ecológica e ajudar o planeta. Para isso, você tem que limitar a quantidade de recursos que usa, reutilizar o que for possível e reciclar o que não for, entre outras coisas. Comece com adaptações simples no dia a dia e em casa e, depois, estenda-as ao trabalho e a todas as áreas da sua vida.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Mudando os seus hábitos pessoais

Baixe em PDF
  1. Comprar garrafas d'água de plástico é conveniente, mas faz muito mal ao ambiente. Elas não só se transformam em lixo, mas também consomem muitos recursos durante a produção e a distribuição. Sendo assim, compre uma garrafa reutilizável e comece a ser mais consciente nos pequenos gestos. [1]
    • Garrafas de plástico reutilizáveis (não descartáveis) são leves e convenientes. Compre uma que não tenha bisfenol A (BPA).
    • Você também pode comprar garrafas d'água de alumínio ou vidro se prefere não usar plástico.
  2. Por mais que seja fácil carregar compras em sacolinhas plásticas, elas também poluem o planeta. Compre aquelas sacolas de tecido ou use até algo que você já tenha em casa, como mochilas e caixas.
    • Hoje, praticamente todo supermercado vende sacolas de tecido para os clientes que querem ser sustentáveis.
    • Guarde as sacolas no carro para nunca esquecer nada.
  3. Busque formas de reutilizar tudo o que conseguir, como na forma de projetos de artesanato, para não jogar nada desnecessário em aterros sanitários. [2]
    • Exemplo 1: use aquele vidro de conserva que você jogaria fora como vaso ou porta-trecos.
    • Exemplo 2: faça uma coroa de flores com aquele pedaço de papelão que vai para o lixo.
    • Faça uma pesquisa na internet em busca de novas ideias de reutilização de produtos velhos.
  4. Todo mundo vive conectado a aparelhos eletrônicos por lazer ou trabalho, mas eles gastam bastante energia. Portanto, dê um tempo de tudo de vez em quando e faça algo mais tranquilo e divertido, como caminhar, conversar com amigos e assim por diante. [3]
    • Chame os seus amigos para uma noite de diversão em casa ou em algum lugar público.
  5. Produtos que vêm com muitas embalagens fazem mal ao ambiente porque esses invólucros acabam indo direto para o lixo. Eles geram um desperdício até quando são reciclados! Por isso, faça o possível para reduzir o consumo e não encher mais os aterros sanitários.
    • Por exemplo: imagine que você vai comprar um caderno para a escola ou faculdade. Entre um que vem embalado em plástico e outro que não vem, escolha este.
  6. Qualquer compra de produtos novos gera gastos de recursos e poluição. Dessa forma, opte sempre por itens seminovos ou de segunda mão (como comprar roupas em brechós) ou pegue emprestado o que você só for usar uma ou poucas vezes. [4]
    • Você e os seus amigos podem até organizar uma feirinha de troca mútua. Por exemplo: doe materiais escolares que já não usa a alguém em troca de uma ferramenta de oficina.
  7. Você não precisa abrir mão de todo o seu estilo, mas é melhor evitar comprar roupas baratinhas e que estão na chamada fast fashion . Opte sempre por peças de qualidade e que durem mais tempo — e, claro, de marcas que não se apoiem em mão de obra barata ou em condições análogas à escravidão. [5]
    • Compre roupas que tenham o tamanho certo e combinem com o seu corpo para nunca sair de moda, mesmo que você não siga uma tendência específica.
    • Você vai ter que gastar um pouco mais em peças de qualidade, mas o investimento compensa em longo prazo, já que tudo dura bastante.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Natalie Kay Smith

    Especialista em Vida Sustentável
    Natalie Kay Smith é uma divulgadora de moda sustentável e proprietária da Sustainably Chic, um blog sobre sustentabilidade. Natalie escreve sobre moda sustentável há mais de cinco anos. Já trabalhou com mais de 400 marcas conscientes ao redor do mundo para mostrar aos leitores que moda e sustentabilidade podem coexistir.
    Natalie Kay Smith
    Especialista em Vida Sustentável

    Compre produtos de fibras naturais e marcas de qualidade . As marcas adeptas ao fast fashion projetam peças que duram pouco tempo e, assim, incentivam o consumo. Pense sempre mais na qualidade e menos na quantidade.

    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Criando um ambiente sustentável em casa

Baixe em PDF
  1. No geral, a energia elétrica é gerada por meio da queima de combustíveis fósseis ou de outros recursos naturais. Sendo assim, você tem que reduzir o uso da corrente para proteger o planeta. Faça o seguinte: [6]
    • Desligue as luzes toda vez que sair de um cômodo.
    • Aproveite a luz natural que entra pelas janelas durante o dia.
    • Tire os aparelhos eletrônicos da tomada depois de usar.
    • Lave as suas roupas no ciclo frio para não gastar energia aquecendo a água.
    • Troque as lâmpadas normais por lâmpadas mais eficientes, como as fluorescentes compactas ou de LED.
    • Abra as portas e janelas e não use o ventilador ou o ar-condicionado o tempo todo.
  2. Como a Terra tem um volume limitado de água potável, você deve fazer o máximo para conservar esse recurso. Adapte os seus hábitos em casa com as seguintes estratégias:
    • Desligue a torneira na hora de escovar os dentes e lavar as mãos ou as louças.
    • Tome banhos mais curtos.
    • Lave o carro com um balde d'água, não com a torneira.
    • Só lave louça na máquina quando der para encher o tambor.
    • Regue as plantas com um regador normal, sem sprinklers.
    • Cultive plantas nativas da região e que resistam à seca de partes do ano.
  3. Por mais conveniente que seja, a secadora de roupas gasta muita energia elétrica. Portanto, seja tradicional e seque as roupas no varal (até mesmo para economizar dinheiro).
    • Se o tempo estiver bom, estenda as roupas a céu aberto.
    • Esteja as roupas em um varal móvel se o tempo estiver ruim.
  4. Muitos produtos de limpeza comerciais contêm ingredientes químicos potentes, que deixam resíduos nas garrafas (até no momento da reciclagem). Por outro lado, se você fizer tudo em casa, vai cuidar do ambiente e criar hábitos mais saudáveis ao mesmo tempo. Misture vinagre branco, bicarbonato de sódio e limão.
    • Por exemplo: faça um limpador multiuso com vinagre branco e um pouco de limão. Se quiser, acrescente algumas gotas de óleo essencial para dar um cheiro mais agradável ao produto final.
    • Você também pode misturar bicarbonato de sódio e água morna até formar uma pasta de limpeza para passar nos balcões do banheiro e da cozinha. [7]

    Dica : busque mais receitas de produtos de limpeza do tipo aqui no wikiHow e na internet.

  5. Criar animais para a indústria da carne exige inúmeros recursos, desde ração, água, espaço e transporte. Somado, isso tudo gera uma conta muito mais pesada do que a indústria de produtos vegetarianos e veganos. Portanto, repense os seus hábitos alimentares e reduza a sua pegada ecológica.
    • Tente pelo menos cortar a carne de um dia da semana, como a segunda-feira. Você vai se acostumar aos poucos.

    Dica: você vai reduzir bastante o seu impacto no planeta se adotar uma alimentação vegetariana ou vegana. Faça um teste e veja o que acha.

  6. Como dito acima, alimentos e outros produtos embalados contribuem com a poluição do planeta. Sendo assim, opte sempre por itens integrais e frescos.

    Dica: compre hortifrutigranjeiros nas feirinhas locais, já que são os produtores locais que cuidam de tudo. De quebra, você vai apoiar os negócios da comunidade.

  7. Reciclar também ajuda a reduzir o desperdício de resíduos nos aterros sanitários, além de poupar recursos naturais. Tente separar o lixo na sua casa e participar de programas de reciclagem. Veja o que é possível transformar para um novo ciclo:
    • A maioria dos produtos de papel: sulfite, revistas, jornais e assim por diante.
    • A maioria dos produtos de papelão: caixas de pizza, ovos, leite, suco etc. Você só tem que amassar o material antes do processo.
    • Garrafas e outros recipientes de plástico, como de detergente, água sanitária, sabão, leite e condimentos. Você Só tem que enxaguar tudo antes.
    • Latas de metal, como de refrigerante, atum, sardinha e assim por diante. Mais uma vez, só enxague tudo antes.
    • Garrafas e outros recipientes de vidro. Antes, dê uma olhada nos procedimentos da cooperativa local e, é claro, enxague tudo.
    • Leve também os seus aparelhos eletrônicos velhos aos centros de reciclagem locais.
  8. com resíduos orgânicos, como restos de alimentos e cascas de vegetais. A compostagem transforma resíduos orgânicos velhos em nutrientes para o solo e as plantas. Você pode usar tudo como adubo na sua horta!
    • Compre uma caixa para fazer compostagem na internet. Pode ser que ela inclua minhocas e outros organismos que façam parte do processo.
    • Se você tem horta ou jardim em casa, separe um cantinho para fazer a compostagem com os resíduos.
  9. 9
    Instale painéis solares em casa. Usar energia solar é uma das estratégias mais populares para cortar os combustíveis fósseis, que causam a emissão de carbono e contribuem com o aquecimento global.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Sendo sustentável no trabalho

Baixe em PDF
  1. Comunique-se pela internet sempre que possível e só imprima os documentos que forem indispensáveis. Converse com os seus colegas e o chefe e proponha formas alternativas de fazer reuniões e conduzir projetos. [8]
    • Quando você tiver que usar papel, pelo menos recicle ou guarde tudo para tirar máximo proveito.
  2. Tente usar apenas produtos feitos de materiais reciclados: cadernos, blocos de anotações, pastas, lápis, canetas e até móveis. Isso já conta bastante para a redução da pegada ecológica. [9]
    • Sempre que possível, use produtos de segunda mão ou compartilhados com outros colegas, como grampeadores e armários.
  3. Converse com o seu chefe ou o setor de recursos humanos e proponha a distribuição de latas para separação do lixo na área comunal da empresa. Incentive os colegas a usarem esse recurso. [10]
    • Se o seu chefe não aceitar pagar pela reciclagem, monte uma equipe interna que leve tudo à cooperativa local por conta própria.
  4. Trabalhar de casa poupa energia porque você não vai ter que se deslocar até a empresa e nem usar espaço e recursos nela. Isso, por sua vez, traz uma série de benefícios de longo prazo. Converse com o seu chefe e veja se há para fazer algum trato.
    • Você pode, por exemplo, trabalhar de casa e fazer videoconferências para participar de reuniões importantes.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Sendo mais sustentável no dia a dia

Baixe em PDF
  1. Andar de moto e carro gasta bastante combustível e contribui com a poluição do ambiente. Portanto, tente ir a pé ou de bicicleta aos seus destinos próximos (trabalho, escola, faculdade etc.) sempre que for possível. [11]
    • Só não faça o percurso a pé ou de bicicleta se não for seguro.
  2. Os meios de transporte públicos são excelentes porque comportam muitas pessoas de uma vez. Pegue ônibus para conservar combustível e aproveite para ler um livro ou ver um vídeo no celular durante o trajeto.
    • Você pode demorar um pouco para se acostumar ao sistema de transporte público da cidade se não está habituado. Se possível, comece a explorá-lo nos seus dias de folga.
    • Infelizmente, nem toda cidade tem um sistema público de transporte.
  3. Você pode organizar um sistema de caronas alternadas com colegas para ir às aulas ou ao trabalho. Sempre dá para dividir as despesas e o trajeto com alguém que mora por perto.
    • Você e os seus colegas podem alternar na direção e cada um pode contribuir com o combustível.
  4. Em certas áreas, andar de carro é a única opção viável. Nesse caso, compre um carro que faça muitos quilômetros com pouco combustível. E só o use quando for necessário!
    • Descubra quantos quilômetros o carro faz com cada litro de combustível antes de comprar. Depois, compare algumas opções e escolha a mais eficiente.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 761 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade