Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já tentou pegar alguém sorrateiramente de surpresa, apenas para ver seu alvo se virando e perguntando o porquê de tanto barulho? Já tentou sair furtivamente de sua casa apenas para ser pego na porta da frente? Ser furtivo requer prática, mas qualquer um pode aprender a fazê-lo. Se você quiser aprender a se mover entre florestas, ruas urbanas e em seu quintal sem fazer som algum, continue lendo.

Método 1
Método 1 de 3:

Movendo-se furtivamente

Baixe em PDF
  1. Você sabe como animais das florestas, como gazelas e leões montanheses, conseguem se mover pela mata sem fazer barulho algum? Pessoas, por outro lado, tendem a produzir muito barulho enquanto caminham pela mata, indicando suas presenças a humanos que podem estar a metros de distância. O segredo para se mover como um animal é estar ligado ao ambiente. Esteja atento ao terreno pelo qual você está se movendo e tente fluir com ele, e não contra.
    • Observe seu ambiente. Se houver algum galho dependurado por perto, agache-se cuidadosamente e passe por debaixo dele, evitando o farfalhar das folhas por conta de movimentos bruscos.
    • Caminhe onde haja cobertura. Independentemente de você estar caminhando entre árvores, construções ou móveis, fique perto de coberturas, como um animal faria. Não caminhe em áreas abertas que facilitem sua localização.
    • Faça movimentos estáveis. Pense no jeito que os gatos se movem quando perseguem uma presa. Mova seu corpo em um ritmo estável para que os sons produzidos sejam uniformes. Sons aleatórios serão mais notáveis.
    • Faça práticas de furtividade e tente se movimentar da maneira mais quieta e imperceptível possível. Não se preocupe com sua velocidade.
  2. Ao se agachar, você utiliza menos força a cada passo, produzindo uma caminhada menos barulhenta. Pratique caminhar em uma posição agachada, absorvendo o peso do corpo com os joelhos. Use todos os seus músculos.
  3. Pisar no chão com o calcanhar primeiro normalmente produz uma “batida” que outros podem escutar. Isso também impede que você consiga se agachar facilmente, o que distribuiria seu peso uniformemente pelo corpo. Coloque, primeiramente, os dedos dos pés no chão para poder se mover de maneira quieta e fluida sobre qualquer terreno. Isso parecerá pouco natural no início; portanto, é importante praticar regularmente antes de testar seus movimentos sorrateiros.
    • Você pode correr dispondo à frente, primeiro, os dedos dos pés. É mais fácil fazer isso descalço ou com sapatos minimalistas que não contenham muito estofamento. Seu corpo naturalmente tentará correr colocando a ponta dos pés à frente, evitando bater o calcanhar no chão.
  4. Quando estiver tentando ser furtivo, caminhar em linha reta de um ponto A a um ponto B nem sempre é uma boa ideia. Considere qual caminho lhe levará ao lugar necessário sem expô-lo muito à audição e à visão. Procure um jeito de chegar a esse lugar sem cruzar o caminho de alguém, sem desperdiçar muito tempo em áreas abertas ou sem pisar em coisas que façam barulho. [1]
    • Se você estiver em uma floresta, caminhe entre trilhas ou caminhos de terra livres de folhas e gravetos. Fique atento a poças, arbustos, galhos e cascalhos.
    • Caso você esteja nas ruas de uma cidade, encoste-se em construções e corra por becos. Atravesse uma rua lotada de pessoas. Evite cascalhos, grades de metal e pisos de madeira, que tendem a fazer barulho. Evite áreas onde seus passos possam ecoar, como túneis e viadutos.
    • Se você estiver dentro de uma resistência, esconda-se entre móveis grandes. Fique longe de cômodos que estejam muito bagunçados. Use as entradas dos fundos em vez das portas da frente. Escolha cômodos e escadarias que contenham tapetes em vez de pisos ou escadas de madeira.
    • Caso esteja subindo escadas de madeira, tente pisar no meio da extremidade do degrau. Esse é, estruturalmente, o ponto mais forte da escadaria e deve reduzir o barulho.
    • Não siga estradas caso esteja fugindo de um carro. Parece óbvio, mas muita gente comete esse erro.
  5. Se você estiver seguindo alguém por trás ou caso esteja buscando chegar a uma nova posição sem ser visto, haverá momentos onde permanecer imóvel será sua melhor opção. Quando estiver claro que alguém escutou você quebrar um galho ou tocar um móvel, encontre cobertura e fique imóvel como uma pedra. Espere pacientemente até a pessoa começar a caminhar, sem parecer atenta à sua presença. Em seguida, tome o cuidado de alcançar quietamente seu destino.
  6. Respire lenta e uniformemente para evitar ser escutado. Respire pelo nariz em vez de usar a boca. Ao perder o fôlego, tente alargar sua garganta o máximo possível enquanto permanece confortável. Isso pode parecer estranho, mas funciona. A prática leva à perfeição.
    • Se estiver se escondendo pela primeira vez, você pode sentir medo de ser pego, o que poderia acelerar sua respiração. Tente se imaginar numa praia – num dia quente e ensolarado – caso sinta pânico ou visite outro “lugar feliz” em sua mente. Fique lá até se sentir calmo.
  7. Quando você precisar pular por cima de obstáculos como muros ou bancos, pouse suavemente ao permitir que todo o seu corpo absorva o impacto, e não apenas os pés e os joelhos. Pouse nas pontas dos pés e imediatamente se agache. Busque pousar num local livre de materiais barulhentos, como folhas ou rochas. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando vestimentas furtivas

Baixe em PDF
  1. Seus calçados podem ajudar na sua jornada em direção à furtividade ou indicar descaradamente sua presença. Você precisa escolher calçados apropriados para o ambiente que será invadido. Pratique caminhar e correr com seus calçados regularmente para se acostumar aos pequenos barulhos que eles fazem.
    • Se você estiver numa casa, a melhor ideia é usar meias, pois elas são macias e confortáveis. Caminhar descalço também é uma boa opção. Carregue seus sapatos consigo e coloque-os quando sair da casa.
    • Se você estiver num lugar com muita grama ou folhagem, use meias ou ande descalço, carregando os sapatos nas mãos. Você também poderia usar sapatos com dedos ou calçados aquáticos; porém, tome cuidado: tais tipos de sapatos se encharcam, podendo emitir sons a cada passo.
    • Para atravessar um local rochoso (pedras, cascalhos, etc.), você precisa usar um par de meias ou andar descalço. Meias suaves e pés descalços disfarçam o impacto, mas sapatos empurrarão as pedras para baixo, emitindo sons indesejáveis.
    • Para caminhar em um ambiente misto – como uma rua suburbana com estrada, cascalho e grama –, use sapatos de corrida com solas flexíveis e suaves. Tome cuidado para não dispor seu pé inteiro no chão ao caminhar com esses sapatos.
  2. A roupa escolhida deve combinar com as cores do terreno que será atravessado. Leve também em consideração o momento do dia. Use cores escuras durante a noite, e tons de terra durante o dia. Escolha tecidos que sejam confortáveis e que não criem barulho. O algodão é uma boa escolha. Tecidos de poliéster suave também funcionam bem.
    • Caso você esteja caminhando durante a noite numa cidade, roupas apertadas pretas servirão. Se você estiver numa área natural (um campo ou uma floresta), use roupas folgadas para distorcer e dissolver a figura humana. Use tons escuros de marrom e verde em vez de preto, pois o preto se destaca.
    • Não vista nada que reflita luz. Remova joias brilhantes e tente usar lentes de contato em vez de óculos.
    • Tente não usar vestimentas pesadas. Elas irão fadigá-lo e dificultarão sua movimentação. Isso também fará ainda mais barulho.
  3. Óculos de visão noturna ou infravermelhos são úteis para ajudá-lo a enxergar no escuro. Binóculos também são úteis caso você precise enxergar objetos distantes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tendo sucesso em suas missões

Baixe em PDF
  1. Caminhe pela área aproveitando a luz do dia e tome nota do tipo de terreno. Desenhe um mapa da área que será invadida e a estude antes de embarcar em sua missão. Faça descrições extremamente detalhadas, desenhe cada objeto que poderia ser um obstáculo ou uma fonte de cobertura – troncos, casas abandonadas, latas de lixo, etc..
  2. Você não conseguirá contatar seu amigo caso ele o acompanhe em sua missão. Aprenda libras ou crie seus próprios sinais para poder navegar pelo território sem conversar.
  3. Você já brincou de pique-esconde e encontrou um ótimo esconderijo, e repentinamente sentiu uma vontade muito doida de se aliviar? Normalmente, o suspense e a excitação causados por tal momento furtivo, independentemente da situação, estimularão reações do intestino e da bexiga. Mesmo que você não sinta necessidade de usar o banheiro, é uma boa ideia se aliviar antes da missão.
  4. Traga alguns objetos sólidos e pequenos que possam ser atirados e que sejam capazes de produzir algum tipo de barulho. Certifique-se de que eles sejam objetos naturais, como pedras ou coisas que combinem com o ambiente; caso contrário, a pessoa seguida pode suspeitar. Atirar objetos pode ser uma ação divertida caso alguém no ambiente invadido pense que viu algo se movendo ou caso tal pessoa tenha escutado algo incomum.
    • Retire um dos objetos de seu bolso e atire-o na superfície sólida mais próxima, que esteja na direção oposta, para criar barulho. Se o som produzido for alto o suficiente, a pessoa seguida tenderá a procurar a origem do barulho. Enquanto ela estiver distraída, você poderá passar despercebido.
    • Você pode pegar um graveto ou outro objeto e atirá-lo em certa direção. A pessoa se moverá para investigar o objeto enquanto você caminha na direção oposta. Lembre-se apenas de que, se o objeto for muito grande, a pessoa descobrirá que você está a seguindo e também notará de onde veio o objeto.
  5. Não entre em propriedades privadas sem permissão, e não use esse guia para roubar residências. Você provavelmente será pego se estiver fazendo algo ilegal. Lembre-se de que filmes são ficção e que a fuga dos bandidos é apenas para estender o roteiro.
    • Não invada uma área com armas falsas (Airsoft, Nerf, Etc.). Se você usar Airsoft, certifique-se de que a arma esteja descarregada.
  6. Se o dono do quintal invadido gritar com você, não entre em pânico. Em momentos de pânico, nós naturalmente congelamos e respiramos pesadamente. Prepare uma história ou explique que você estava apenas brincando de espião com os amigos.
  7. Prepare-se para rolar sobre o vidro e mergulhar em valas caso precise se esconder rapidamente.
  8. É animador ir a algum lugar em que sua entrada não seja permitida quando você não possui más intenções. Isso pode parecer estranho, mas é verdadeiro para pessoas que gostam de “Aventuras Urbanas”. Se você não puder sair de noite para uma experiência extrema, tente praticar free-running.
    • Algo divertido a ser fazer com um amigo é estabelecer um objetivo – como pegar um pote de biscoitos num lugar remoto. Deve ser algo que possa ser feito silenciosamente, mas de maneira pouco fácil, como remover um objeto de um recipiente. Ser furtivo com um amigo cria memórias intensas e excitantes.
    Publicidade

Dicas

  • Saiba onde estão todas as partes ruidosas de sua casa (caso esteja nela). Se você realmente não estiver tentando ser pego, busque se agachar para absorver o impacto do solo/piso/grama. Ninguém escutará você.
  • Prender a respiração é bom para melhorar a audição. Porém, tente não exalar muito rapidamente.
  • Se precisar correr, permaneça abaixado e pouse nas pontas dos pés para reduzir o barulho.
  • Ao trabalhar com um colega, tente criar sinais de mão e de visão. Por exemplo, se vocês estiverem tentando atravessar um ponto A para chegar a um ponto B sem serem vistos, você pode apontar para os próprios olhos para indicar que viu alguém. Em seguida, indique, com os dedos, quantas pessoas há no caminho.
  • Lembre-se: a vantagem é sua quando você estiver fora da casa onde seu alvo está. Se a casa estiver iluminada por dentro, você pode enxergar o alvo – porém, a recíproca nem sempre é verdadeira.
  • Tente permanecer em áreas onde o nível de som já seja alto; você poderá disfarçar seus barulhos caso máquinas de lavar, sprinklers, TVs (etc.) estejam criando pequenas quantidades de som.
  • Jamais masque chiclete. É muito barulhento.
  • Quando atravessar uma porta, entrando ou saindo, gire a maçaneta lentamente enquanto ergue a porta o máximo possível. Isso removerá a pressão das dobradiças e evitará que o chão produza barulhos. Além disso, use sua mão para aplicar pressão no meio da porta. A superfície de uma porta aumentará o som de dobradiças barulhentas. Empurrar a superfície firmemente pode reduzir tal efeito.
  • Você sempre pode usar sombras mosqueadas, que agem como uma camuflagem. Portanto, se você estiver tentando se esconder, entre em uma sombra mosqueada.
  • Se você estiver usando tênis ou qualquer tipo de calçado rígido, caminhe usando as extremidades de seus pés. É isso o que soldados usando botas de combate fazem!
Publicidade

Avisos

  • Esteja preparado para encarar as consequências caso seja pego e não tenha uma história.
  • Lembre-se de que perseguir alguém, agir de maneira suspeita e invadir ambientes são atividades ilegais. Você pode ser preso e multado se invadir o terreno do vizinho.
  • Não use isso para quebrar as leis. Haverá repercussões.
  • Esconda-se às suas próprias custas.
  • Não use essas dicas e truques para machucar os outros.
  • Não pise em vidro ou superfícies ásperas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 35 456 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade