Baixe em PDF Baixe em PDF

Maquiagens elegantes e vestidos cheios de glitter… participar de um concurso de miss faz as mulheres se sentirem verdadeiras princesas. Um dos concursos de maior prestígio que existe é o Miss Mundo. Essa competição não só avalia belezas e talentos, como também estimula as participantes a se tornarem pessoas mais experientes e interessantes envolvendo-as em ativismos sociais e questões importantes para o nosso planeta.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Enquadrando-se nos requisitos preliminares

Baixe em PDF
  1. Os homens podem competir no Mister Mundo, mas é necessário ser uma mulher perante a lei para competir no Miss Mundo. Até pouco tempo atrás, mulheres transgênero podiam representar seus países na competição, mas não tinham a opção de ganhá-la de fato. Essas regras mudaram. [1]
    • No Brasil, mulheres trans podem se candidatar nos concursos de miss e representar o país no Miss Mundo. [2]
  2. Não é necessário ter nascido no Brasil para representar o Brasil no Miss Mundo, mas é obrigatório ser cidadã brasileira e não ter nenhuma pendência como tal. Quem não nasceu no país pode obter sua cidadania provando residência permanente ou se naturalizando. [3]
  3. Fique de olho nas datas limites para fazer a pré-inscrição e inscrição, pois elas variam de país para país. É permitido participar das competições preliminares contanto que você entre no requisito de idade quando o concurso for acontecer de fato.
    • No Brasil, é necessário ter 18 anos e, no máximo, 27 para poder participar dos concursos oficiais que dão entrada ao Miss Mundo. [4]
  4. A palavra “miss”, em inglês, indica que uma mulher é solteira e isso é levado a sério nos concursos de beleza no mundo inteiro. Você não pode se candidatar a Miss Brasil e nem a Miss Mundo se for casada ou tiver filhos. [5]
  5. O concurso de Miss Mundo exige que as candidatas não tenham nenhuma passagem pela polícia ou antecedente criminal. Muitos países também impõem regras relacionadas à reputação, como não praticar qualquer tipo de ato que cause vergonha pública tanto para a miss quanto para o país e a competição no geral. [6]
    • No Brasil, você não pode ser miss caso tenha qualquer tipo de material explícito, pornográfico ou de natureza similar vazado na imprensa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tornando-se representante do Brasil

Baixe em PDF
  1. Estude como os concursos acontecem, seja pela TV ou pessoalmente. Isso ajudará você a descobrir o que costuma funcionar bem nas competições e o que geralmente dá errado.
    • Não foque apenas nas competições que viram manchete dos jornais. Procure concursos de beleza na sua cidade e vá assistir. Se for possível, converse com as candidatas e veja se elas dão conselhos sobre como criar uma rotina que permita que você se torne uma miss.
  2. Agora que você já sabe o que esperar de um concurso de beleza, aprenda na prática se candidatando para algum. Não tem jeito melhor de aprender quais são os seus limites do que colocá-los à prova.
    • Nem todo mundo tem um coach ou alguém da família que queira ajudar nos concursos. Se você tiver dúvidas sobre como entrar em uma competição ou o que você deve ter para fazer sucesso nela, procure saber como participar de um concurso de beleza.
    • Você também pode procurar outras mulheres que tenham as mesmas aspirações que você. Troquem conhecimento e trabalhem juntas para chegarem no objetivo que têm em comum.
  3. Você terá que preencher um cadastro completo com suas informações de contato, foto, idade, endereço, profissão e etc.
    • Veja quais são os requisitos antes de enviar sua candidatura. Se eles não forem óbvios, procure o regulamento do concurso, leia tudo e tire suas dúvidas na internet ou com os organizadores.
    • Podem existir taxas para se candidatar. [7]
  4. Durante a entrevista para qualificação, você terá que dizer quais qualidades fariam de você uma boa representante para o Brasil no concurso Miss Mundo. Mesmo que algumas entrevistas venham como parte do concurso em si, nem sempre isso acontece. Às vezes, as candidatas são selecionadas diretamente pela análise dos materiais que enviaram, como fotos e entrevistas em vídeo.
    • Ativismo e qualidades como ser sofisticada e muito bem-educada são praticamente requisitos para participar do Miss Mundo. Prepare-se para descrever como você é engajada em questões sociais, ambientais, além do seu envolvimento em iniciativas para a melhoria da sua comunidade. Você terá que apresentar um projeto de ativismo caso se qualifique para o Miss Mundo. [8]
  5. É preciso ganhar outros concursos de beleza para ser considerada uma forte candidata para representar o Brasil no Miss Mundo. [9]
    • Nem todo concurso será classificatório para o Miss Mundo. Por exemplo, o concurso de Miss São Paulo classifica a ganhadora para representar o estado no Miss Brasil, mas não a classifica para concorrer ao Miss Mundo. Procure saber qual concurso classificaria você para a competição estadual, depois para o Miss Brasil e, por fim, em qual colocação você deve chegar no Miss Brasil para poder estar apta a representar o país no Miss Mundo.
    • Os concursos das cidades ou dos estados são tão exigentes quanto o Miss Brasil. Os seus talentos, sua educação, sofisticação e o seu físico serão julgados neles.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Vencendo a competição

Baixe em PDF
  1. “Beleza com propósito” é o resumo do ativismo da competição Miss Mundo. As mulheres que vão participar do concurso terão que pensar e pôr em prática projetos para angariar fundos e conscientização para pessoas desfavorecidas no mundo inteiro. Os tópicos variam entre iniciativas para oferecer água potável a todos, recolher fundos para combater os problemas causados por desastres naturais e fornecer serviços públicos para comunidades que não os tem. As finalistas do concurso “beleza com propósito” avançam automaticamente para a última rodada. [10]
  2. As mulheres que participam do Miss Mundo são estimuladas a terem presença nas redes sociais e podem até conquistar um espaço nas finais dependendo da qualidade do conteúdo. Não é preciso apenas manter suas contas ativas nas redes sociais, como elas também precisam estar engajadas com as pessoas e a região onde você mora. [11]
  3. Se você tem algum hobby ou sabe fazer algo muito bem, talvez consiga garantir sua vaga na próxima fase apenas por conta disso. Procure se destacar das demais candidatas fazendo algo que só você consegue.
    • Não tenha medo de pensar de forma diferente. Há competidoras que demonstram talentos comuns, como cantar ou dançar, já outras preferem seguir por uma linha mais inusitada, como fazer esculturas de areia. [12] .
  4. As participantes serão julgadas com base no seu glamour e na presença de palco em vestidos de festa formais. Tente escolher um conjunto de coisas que representem não apenas você como indivíduo, mas também a sua etnia, cultura e sua família. [13]
    • Se você não está muito contente com o seu corpo de biquíni, não se preocupe! O Miss Mundo aboliu o desfile em trajes de banho.
  5. As competidoras de todos os países precisam seguir uma série de exercícios vigorosos para demonstrar seu preparo físico. A ganhadora dessa competição terá vantagem para ganhar uma vaga nas finais.
    • Se você acha que essa prova é apenas sobre preparo físico individual, se enganou. A prova é em grupo e a vencedora será selecionada dentre o grupo vencedor. Nunca deixe de colaborar com as integrantes do seu grupo, e respeitar as competidoras no geral. [14]
  6. Mesmo que você não ganhe na fase do desfile, ainda há como prosseguir na competição. Durante a entrevista, as competidoras terão que responder diversas perguntas sobre suas vidas. Espere responder sobre o que você já fez pelo seu país e como isso poderia ser levado a uma escala global. Os telespectadores do mundo inteiro poderão votar e apenas poucas mulheres serão levadas à final.
    • Assim como nas demais categorias, a quantidade de competidoras que segue para a próxima fase variará dependendo da quantidade de participantes.
  7. Agora que chegou ao fim da competição, você terá toda a sua performance avaliada por eles. É aqui onde todos os aspectos da competição se unem para que uma decisão seja tomada. O que você mostrou até agora, desde os talentos, o preparo físico e tudo mais que veio entre os dois será levado em conta para escolher a grande vencedora.
    • Você não precisa vencer o desfile para ganhar o título de Miss Mundo. Em 2016, a Miss Porto Rico levou a coroa de Miss Mundo mesmo não tendo ganhado nenhuma das competições de desfile. [15]
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que, não importa o que aconteça, você deve ter orgulho do seu esforço e do seu caminho. Talvez você não passe do concurso regional ou consiga chegar ao Miss Mundo, mas, nos dois casos, você é uma pessoa linda que causou impacto no mundo!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 607 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade