Baixe em PDF Baixe em PDF

Se gosta de coisas como filmes de terror, histórias de crimes bárbaros e o estudo do ocultismo, é provável que você tenha um lado sombrio mais forte que as outras pessoas. Isso não é necessariamente ruim e nem indica uma personalidade maldosa — afinal, quase todos têm traços assim. No fim das contas, ele pode nos tornar seres humanos mais gentis, inteligentes e interessantes.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Alimentando seu lado sombrio

Baixe em PDF
  1. Mesmo que ainda não se conheça por completo, você já deve ter certa noção dos seus gostos e desgostos e do que o faz se sentir bem ou mal. Não faça algo que não lhe pareça certo.
    • Atente-se a seus instintos, sentimentos e gostos quando for explorar seu lado sombrio. Você pode descobrir que gosta de alguns filmes e artistas musicais peculiares, por exemplo.
    • Não se assuste se descobrir que não gosta das mesmas coisas que as outras pessoas. Se seus amigos góticos tirarem sarro de você por gostar de uma banda emocore (ou vice-versa), é porque eles são o problema. Não deixe de explorar seus interesses!
  2. Carl Jung, grande psiquiatra suíço, afirmou que as pessoas têm as chamadas "sombras", que contêm tudo aquilo que a sociedade nos ensina a reprimir: ganância, raiva, ódio, medo etc. — ou seja, nosso lado mais primitivo. [1]
    • Jung defendia que nós, seres humanos, devíamos integrar essa sombra à nossa personalidade. [2] Para o autor, em vez de reprimir nossos instintos mais obscuros, o certo seria reconhecê-los e aprimorá-los.
    • Ao conhecermos nosso lado mais sombrio, podemos nos conhecer melhor, e, assim, evoluir enquanto seres humanos. Isso não significa, claro, que devemos agir de acordo com instintos primitivos; quer dizer apenas que devemos reconhecer o que sentimos e explorar as situações em vez de fingir que elas não existem.
    • Jung usava um belo exemplo para tratar dessa sombra: a novela gótica O médico e o monstro , de Robert Louis Stevenson. Se ainda não tiver lido a obra, vá em frente! Ela é clássica e bastante obscura.
  3. Se tiver medo do escuro, por exemplo, supere-o e passe a aceitar a noite. Encontre maneiras de desfrutar de coisas como o silêncio calmo e fresco da madrugada, bem como a beleza da lua.
    • Pessoas sombrias costumam ter hábitos noturnos e ficam acordadas madrugada adentro. Isso pode acontecer com você quando estiver tendo ideias criativas, por exemplo. Se não for o caso, não force a barra para não comprometer sua disposição e saúde.
    • Se morar numa região segura, faça caminhadas à noite. Caso tenha amigos que também gostem de coisas sombrias, convide-os (quanto maior o número de pessoas, melhor).
    • Passear por um cemitério à noite é um belo exemplo de atividade digna de pessoas sombrias. Se optar por isso, tenha respeito e não destrua nada no seu caminho. Caso se depare com alguém sendo agressivo ou bagunceiro, não se aproxime. Essa pessoa pode ser perigosa e, dependendo da situação, é melhor acionar a polícia.
  4. Para isso, recorra a livros escritos por especialistas (mais subjetivos) e acadêmicos (mais objetivos). Exemplos:
    • História da Magia , de Eliphas Levi.
    • Sistemagia , de Adriano Camargo Monteiro.
    • Muitas obras acadêmicas listam e citam referências primárias (ou seja, livros sobre os quais escrevem), como a Bíblia. O livro Malleus Maleficarum (por vezes chamado de O Martelo das Feiticeiras em português), por exemplo, é um importante manual medieval de caça às bruxas. [3]
    • Além de livros, existem inúmeros documentários sobre temas ocultistas. O filme Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos , do diretor dinamarquês Benjamin Christensen, é um exemplo interessante, embora traga pontos equivocados. Atenção: a obra contém nudez . [4]
  5. Recorra a todos os tipos de obras ficcionais que possam deixar você arrepiado. Para isso, faça uma pesquisa na internet ou em bibliotecas e livrarias. [5]
    • Existem inúmeros fóruns e páginas on-line que trazem histórias de terror — algumas baseadas em eventos verídicos. Você pode até participar de algo do tipo e contribuir com contos próprios ou fazer comentários nas postagens alheias.
  6. No que diz respeito ao cenário musical, "sombrio" e "obscuro" podem ter inúmeros significados — depende do gosto de cada um. Pesquise na internet ou peça indicações a amigos. De forma geral, tente encontrar algo que desperte um sentimento interessante. [6]
    • Marilyn Manson e Nine Inch Nails são exemplos de bandas internacionais populares e com anos de sucesso.
    • Bandas como Evanescence compõem canções com letras relacionadas a temas obscuros, como depressão e amor não correspondido.
    • Nirvana e Radiohead podem até não parecer obscuras, mas usam suas letras e melodias para expressar tristeza, raiva e desespero.
    • A música clássica também está repleta de obscuridade, como a "Sonata ao Luar", de Beethoven.
    • O jazz clássico também pode ser sombrio, principalmente quando tem ritmo lento e em discos de vinil. Por exemplo: a canção "Domingo Sombrio", composta pelo cantor húngaro Rezsö Seress em 1933, recebeu a alcunha de "Canção Húngara do Suicídio" por ter levado diversos ouvintes ao suicídio. [7]
  7. Muitas pessoas obscuras gostam desse tipo de produção cinematográfica. Elas podem pertencer a diversos gêneros: terror paranormal, histórias violentas e sangrentas etc.
    • Psicose , de Alfred Hitchcock (1969), Halloween – a Noite do Terror , de John Carpenter (1978), Peeping Tom – a Tortura do Medo , de Michael Powell (1960) e A Hora do Pesadelo , de Wes Craven (1984) são alguns dos melhores exemplos de clássicos do terror.
    • As 4 Faces do Medo , de Masaki Kobayashi (1964), A Bruxa de Blair , de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez (1999), Atividade Paranormal , de Oren Peli (2007) e a série de filmes Sobrenatural são alguns exemplos de clássicos do terror paranormal.
    • Se quiser filmes sobre adolescentes macabros, que não são necessariamente de terror, veja: Atração Mortal , de Michael Lehmann (1988), Donnie Darko , de Richard Kelly (2001) e A Ponta de um Crime , de Rian Johnson (2005).
    • Os exemplos acima são apenas algumas das inúmeras opções em meio a gêneros variados. Se não souber por onde começar, busque sites e fóruns que falem de filmes de terror para ver o que mais parece interessante.
  8. Saia do óbvio e explore livros, filmes, músicas e outras formas de arte que tragam à tona e inspirem seu interesse por coisas sombrias.
    • Participe de sessões de leitura de poesia e visite galerias de arte. Faça trabalhos voluntários em festivais ou mostras locais de filmes ou convide amigos para uma noite de filmes de terror em casa. Explore as representações artísticas do lado mais obscuro da vida e busque inspiração para fazer suas próprias criações.
    • Crie sua própria arte: músicas, poesia, livros, filmes, fotografia, pintura ou tudo aquilo que servir para você explorar sua experiência com a obscuridade.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Desenvolvendo uma personalidade sombria

Baixe em PDF
  1. Ao se comportar assim, você vai ficar mais sombrio e interessante para as pessoas. Contudo, lembre-se: com o tempo, esse "charme" vai acabar. Dessa forma, quando passar a confiar em determinada pessoa e for próxima a ela, sinta-se livre para ser mais aberto. [8]
    • Uma das inúmeras formas de parecer misterioso é falar somente o necessário. Por exemplo: se alguém perguntar o que você vai fazer na noite de sexta-feira, diga algo como "Sair". Essa pessoa vai ficar curiosa e fazer mais perguntas. [9] Não se esqueça, porém, de que essa "extração de informações" pode deixar os outros cansados.
  2. Se quiser passar a impressão de que é sombrio e misterioso, você tem de escolher bem as palavras antes de expressá-las.
    • Se pensar antes de falar, você vai dar às pessoas a impressão de que é inteligente e polido. Só não fique pensando demais toda vez que quiser se expressar, ou pode acabar sem palavras!
  3. Quanto mais presente você for na vida dos outros, mais eles vão se acostumar. Nesse mesmo sentido, se se afastar um pouco, vai despertar um sentimento de saudade nos amigos e conhecidos (a menos que sua companhia seja mesmo dispensável). [10]
    • Ficar um pouco isolado pode parecer bobeira, mas é uma maneira saudável de desenvolver interesses próprios. As saudades vão ser um mero efeito colateral.
    • Se alguém perguntar por que você não está saindo, por exemplo, você não precisa mentir. Não invente desculpas e nem diga que está ocupado se não estiver. Basta falar que quer ter uma noite mais tranquila.
    • Não "dê bolo" após firmar um compromisso com alguém. Isso é inaceitável e as pessoas não vão sentir sua falta.
  4. [11] Faça ou diga coisas inesperadas de vez em quando. Porém, entenda a diferença entre "imprevisibilidade" e "inconfiabilidade"; este último indica comportamentos egoístas e imprudentes.
    • Por exemplo: talvez você goste de vestir roupas pretas e ouvir músicas tristes, mas também goste das canções da Lady Gaga. Isso pegaria todos de surpresa — e seria como um traço engraçado da sua personalidade.
    • Não faça coisas perigosas só para ser imprevisível, chamar a atenção ou surpreender as pessoas etc. Isso só vai deixar você isolado, em vez de fazê-lo parecer mais interessante, e pode até resultar em acidentes.
  5. Exiba seu lado obscuro com piadas sombrias. Só tente evitar tirar sarro das pessoas ou se autodepreciar, pois pode acabar magoando alguém (incluindo a si mesmo).
    • Um exemplo de piada sombria é a cena do filme Clube da Luta na qual um personagem troca os manuais de segurança de um avião por manuais que mostram situações caóticas. [12]
    • A vida fica mais fácil quando se tem um bom senso de humor. Porém, se não for bem usado, esse senso pode prejudicar relações interpessoais. [13]
  6. Trate todos bem, pois ser sombrio não é sinônimo de ser grosseiro ou maldoso de propósito. No fim das contas, ser obscuro e educado podem dar a você uma imagem ainda mais descolada.
    • Não deduza que as pessoas são desinteressantes só porque têm gostos diferentes dos seus ou vestem-se de maneiras distintas — afinal, você não sabe o que elas já enfrentaram na vida. Ninguém é obrigado a ser melhor amigo de ninguém, mas isso não impede que todos sejam polidos uns com os outros.
  7. Você pode acabar tentado a fazer coisas que prejudiquem o seu futuro só para ser sombrio. Tente não perder suas metas de vista (ou, se ainda não tiver objetivos concretos, trace-os).
    • Trabalhe com aquilo de que gosta e tente construir uma carreira interessante: participar de uma banda, escrever e publicar livros, viajar pelo mundo ou arranjar um emprego "comum", no qual possa economizar para tirar férias.
  8. Às vezes, pessoas com personalidades sombrias acabam perdendo tempo isoladas e distantes dos outros. Por mais que se sinta confortável nessas situações, você pode chegar a um ponto em que não fica mais feliz.
    • Saia de casa, pratique exercícios e conviva com as pessoas. Distraia-se e explore o mundo lá fora para adquirir uma perspectiva mais geral da vida — e, assim, passar a aproveitar os momentos de tranquilidade ainda mais.
  9. Se tiver depressão, consulte um terapeuta. Embora a vida pareça difícil e longa, um dia, você há de entender que ela é curta — curta demais para que fiquemos tristes e insatisfeitos.
    • Não é difícil desfrutar de coisas sombrias e ficar satisfeito com a vida ao mesmo tempo. Você não vai estar "traindo o movimento" só porque quer ser mais feliz. Por mais que ficar depressivo pareça algo bom, não é nada saudável.
    • Se achar que está sob risco de cometer suicídio, converse imediatamente com um terapeuta. Faça de tudo para melhorar antes que seja tarde. Existem inúmeras opções de recursos à disposição de quem precisa. [14] [15]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Externalizando seu lado sombrio por meio da aparência

Baixe em PDF
  1. Pesquisas apontam que pessoas que têm características mais sombrias (como narcisismo, psicopatia e maquiavelismo) são mais atraentes que as outras, mas não por causa de suas personalidades.
    • Essas pessoas são mais atraentes porque se deixam influenciar pelas aparências externas. De forma geral, quem é mais obscuro costuma usar roupas mais chamativas e exibem sinais corporais mais confiantes. [16]
    • Estudos também apontam que, com o tempo, personalidades negativas acabam se sobrepondo à beleza física. Ou seja: a "feiura" interior acaba sendo externalizada.
  2. Você pode acabar se divertindo ao expressar seus interesses obscuros por meio da aparência. Se não souber como desenvolver esse estilo, pense nas coisas que idolatra: filmes e músicas de tons mais sérios e macabros, por exemplo, podem ser ótimas fontes de inspiração.
    • Você pode, por exemplo, deixar o cabelo crescer e usar botas chamativas, como Marilyn Manson faz.
  3. Por mais que possa buscar inspiração em seus ídolos, você ainda deve personalizar seu estilo para deixar claro que sua opinião é mais válida que a dos outros — e que não é um mero clone. Se quiser, misture traços de pessoas diferentes para criar algo único.
    • Por exemplo: você pode se inspirar na aparência de Ginger e Brigitte Fitzgerald, personagens do filme Possuída — cujo estilo gótico e sombrio é bastante diferente das representações tradicionais de bruxas em produções cinematográficas.
    Publicidade

Dicas

  • O filme Morte na Universidade mostra, de maneira cômica, como fingir ser sombrio pode sair pela culatra: em uma cena, o vocalista gótico e taciturno de uma banda é flagrado cantando músicas alegras no banheiro. [17] Qual a moral da história? Seja genuíno!
  • Externalizar seu lado sombrio também pode ser divertido! Use roupas que expressem seus gostos obscuros ou decore seu quarto com móveis e acessórios incomuns, como velas, caveiras ou bonecas antigas, por exemplo.
  • Não é porque você quer ser sombrio e desenvolver interesses peculiares que precisa ser infeliz ou mórbido. Se não acredita nisso, pense nas diretoras de cinema Jen e Sylvia Soska, conhecidas pelo contraste entre seu estilo alegre e descontraído e seus filmes macabros.
  • A depressão torna qualquer pessoa egocêntrica. Se não conseguir usufruir da vida e se sentir exacerbado por ideias negativas e deprimentes, faça coisas que afastem sua cabeça desses pensamentos. [18] Tente se concentrar no mundo lá fora — ajude as pessoas, vá caminhar, faça aulas de música etc.
Publicidade

Avisos

  • Ser sombrio não é sinônimo de ser mal. Não trate as pessoas com grosseria só porque tem uma personalidade obscura.
  • Não tenha hábitos soturnos demais. Se evitar sair ao sol, por exemplo, você pode ficar com uma deficiência de vitamina D. Saia de casa quando o dia estiver claro, sem deixar de passar protetor solar. Isso vai fazer muito bem!
  • Existe uma diferença entre ser sombrio e ser depressivo . Se não conseguir enxergar o lado bom da vida e se sentir desesperançado ou inútil, busque ajuda profissional. Comece conversando com seus pais (caso ainda more com eles) ou, se não for possível, vá direto a um psicólogo.
  • A menos que encontre indivíduos semelhantes, você só vai limitar suas chances de cultivar relacionamentos duradouros com as pessoas se decidir se isolar do mundo.
  • Não se automutile, ou pode desenvolver infecções cutâneas sérias. Além disso, se o corte for profundo, você pode se machucar além do esperado e, quando ficar mais velho, vai se arrepender de ter criado as próprias cicatrizes.
  • Embora seja um atrativo no início, a personalidade sombria vai acabar afastando as pessoas da sua vida. Aprenda a tirar proveito do lado mais obscuro das coisas sem se perder para ficar mais feliz e saiba quando parar. [19]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 88 677 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade