Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter medo do escuro pode transformar o que seria uma parte relaxante e rejuvenescedora da sua vida em um verdadeiro pesadelo. Esse medo não atinge apenas às crianças, pois adultos também sofrem dele. Por isso, você não precisa se envergonhar por causa do seu medo independentemente da sua idade. O truque para acabar com o seu medo do escuro é ajustar a sua perspectiva de forma a fazer a sua cama aparentar ser um local seguro e aconchegante, mesmo quando as luzes estiverem apagadas.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para dormir

Baixe em PDF
  1. Uma forma de superar o medo do escuro é garantir um certo tempo para si mesmo antes de dormir. Você precisará tentar desligar todos os dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama, evitar a cafeína depois do meio dia e também tentar fazer algo tranquilo e relaxante nesse horário, seja ler um pouco ou escutar uma música agradável. É necessário entrar no estado mental mais relaxado possível para aliviar a ansiedade que o incomoda quando as luzes são apagadas. [1]
    • Tente meditar por 10 minutos. Sente e concentre-se na sua respiração, suspirando e expirando enquanto relaxa as partes do corpo, uma de cada vez. Tente pensar apenas no seu corpo e em sua respiração, libertando-se de todos os pensamentos que causem ansiedade à sua mente.
    • Encontre algo que relaxe você. Seja tomar um chá de camomila, escutar música clássica ou dormir agarrado com o seu gatinho de estimação.
    • Evite fazer algo que cause mais medo ou ansiedade, como assistir aos noticiários noturnos ou ver um seriado violento. Você também deve evitar qualquer coisa em geral que possa estressá-lo ou que possa causar preocupação à noite, como fazer a tarefa de casa na última hora ou ter uma conversa séria com alguém.
  2. Você não precisa desligar todas as suas luzes de uma vez para superar o seu medo do escuro. Primeiro, você deve saber que dormir no escuro provoca um sono mais profundo e restaurador do que dormir com as luzes ligadas. Use isso como um ponto de incentivo para incentivar você a dormir no escuro. Se você dorme com todas as luzes ligadas por conta do medo, tente diminuir ou desligar algumas delas antes de dormir ou ao acordar durante a noite. Isso pode ajudá-lo lentamente a se acostumar a dormir no escuro.
    • Você pode definir uma meta para si mesmo, como decidir dormir apenas com as luzes noturnas ligadas ou com apenas com a luz de um cômodo próximo.
  3. Ao ir para a cama a noite, pergunte-se do que você tem medo. Se achar que há alguém no seu guarda-roupa, embaixo da sua cama ou se escondendo atrás de uma cadeira no canto do seu quarto, você deverá ir lá e verificar o local. Mostre a si mesmo que não há absolutamente nada com o que se preocupar. Ao fazer isso, você ficará orgulhoso de si mesmo por enfrentar os seus medos e conseguirá dormir com mais facilidade.
    • Se você acordar com esse medo no meio da noite, diga a si mesmo que quanto mais rápido você verificá-lo, mais rápido se sentirá melhor. Não passe toda a noite preocupado com o desconhecido.
  4. Não fique com vergonha de usar uma luz noturna no canto do seu quarto. Se ela realmente ajudar a aliviar os seus medos, você não deverá se sentir na obrigação de não usá-la. Além do mais, ter uma luz noturna no corredor ou uma luz ligada em um outro cômodo pode ajudá-lo a se locomover mais facilmente se você precisar ir ao banheiro no meio da noite.
    • Muitas pessoas dormem com um pouco de luz ligada, então não ache que você precisa dormir no escuro total para superar o seu medo do escuro.
  5. Uma outra forma de enfrentar os seus medos é garantir que o seu quarto é confortável e aconchegante para o sono. Mantenha-o arrumado e limpo para que você tenha menos medo de que existe algo se escondendo atrás de uma pilha de roupas ou dentro de um guarda-roupa bagunçado, por exemplo. Tente ter cores quentes e brilhantes no quarto para que ele passe uma energia mais pacífica e positiva. Também não coloque coisas demais no seu quarto para que você não se sinta sufocado. Ao se esforçar para criar uma atmosfera mais positiva no seu quarto, você com certeza estará aumentando as suas chances de se sentir seguro nesse local.
    • Pendure fotos ou imagens que façam você se sentir seguro e tranquilo. Se você utilizar imagens que sejam sombrias, misteriosas ou até ameaçadoras, elas poderão causar mais medo sem que você perceba.
    • Tornar o seu quarto mais aconchegante também fará dele um local onde você irá querer passar mais tempo. O objetivo é que você fique seguro e feliz no seu quarto em vez de assustado.
  6. Se você tem medo do escuro, provavelmente tentará dormir na mesma cama que os seus pais, irmãos ou até com o cachorro. Entretanto, se deseja mesmo superar esse medo, você precisará aprender a ver a sua cama como um lugar seguro onde você seja capaz de ficar sozinho. Caso já esteja acostumado a dormir com outras pessoas, tente passar cada vez menos tempo com elas a noite até que você consiga dormir sozinho.
    • Se você tem um gato ou cachorro de estimação, eles podem ser uma grande fonte de conforto. Tê-los na cama pode aliviar os seus medos, mas mesmo assim você não deve depender sempre que eles estejam em sua cama para dormir. Deixá-los dormir nos seus pés ou apenas no quarto, mas fora da cama, deve ser o suficiente.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Ajustando a sua perspectiva

Baixe em PDF
  1. Uma das razões que podem estar causando esse medo é que você enxerga o escuro como algo malvado, obscuro, misterioso ou qualquer outra característica ruim. Você deve tentar gostar da escuridão, associando ela com coisas positivas. Pense nela como algo que acalma, renova ou até mesmo algo que conforta, como um espesso cobertor de veludo. Tente mudar a sua percepção do escuro e logo você conseguirá aproveitá-lo.
    • Escreva todas as coisas que você associa com a escuridão. Por mais bobo que isso possa parecer, você deverá fazer isso e riscar o que foi escrito ou rasgar o papel. Então, escreva associações positivas. Se isso parecer muito bobo, tente falar em voz alta em vez de escrever.
  2. As pessoas que têm medo do escuro geralmente têm medo de suas camas por considerá-las um local vulnerável. Você deve mudar a sua perspectiva sobre o escuro e então pensar na sua cama como uma fonte de conforto e proteção. Veja ela como um local onde você espera estar, não como um lugar a ser evitado. Use cobertores confortáveis e relaxe na sua cama, de forma que você se sinta mais atraído por dormir nela à noite.
    • Passe mais tempo lendo e relaxando na sua cama, isso fará com que você se sinta feliz por estar lá à noite.
  3. Muitos adultos admitiram ter medo do escuro, então não importa a sua idade, você não deve se envergonhar de admitir isso. Todos nós temos um medo ou outro, então sinta-se orgulhoso de si mesmo por ser honesto e aberto com os outros. Na verdade, um estudo mostrou que até 40% dos adultos admitiu ter algum tipo de medo do escuro. [2]
    • Quanto mais aberto você for sobre os seus sentimentos, mais cedo você conseguirá superá-los.
  4. Conversar abertamente com outra pessoa sobre o seu medo pode ajudar você a se sentir mais acolhido e confortável ao tentar superar o problema. Além disso, conversar pode fazer você descobrir que outras pessoas têm o mesmo medo, de forma que a conversá poderá gerar alguns bons conselhos. Confessar esse medo para outra pessoa pode fazer você se sentir mais aliviado, o que é melhor do que guardar todos esse sentimento.
    • Os seus amigos irão ajudar você com o seu medo, não se preocupe com o julgamento deles se eles forem seus amigos de verdade.
  5. A verdade é que nem sempre é possível enfrentar um medo, apesar de você poder tomar medidas para torná-lo suportável. Entretanto, se você sente que o seu medo do escuro atrapalha muito, fazendo você não conseguir dormir e tornando a sua vida algo insuportável, pode ser hora de procurar um profissional para ajudar a discutir as suas ansiedades e suas consequências. Lembre-se de que você nunca deve sentir vergonha de pedir ajuda. [3]
    • Você pode falar com o seu médico sobre o seu medo e discutir o quanto ele é prejudicial a você. Ele pode receitar medicamentos e definir o melhor a se fazer. Ele também poderá ajudar você a saber a origem de qualquer ansiedade profunda que possa estar contribuindo para o seu medo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Ajudando o seu filho a superar o medo do escuro

Baixe em PDF
  1. Se você quer que o seu filho supere o medo do escuro, será necessário convencê-lo de que não há monstros embaixo da cama nem dentro do guarda-roupa. Não brinque e diga algo como "Deixe eu mostrar que não há nenhum monstro no guarda-roupa hoje!". Em vez disso, deixe claro que é impossível que qualquer monstro esteja no guarda-roupa. Isso pode ajudar a criança a perceber que o medo é irracional. [4]
    • Se você brincar com o medo, a criança vai achar que há uma chance de existir um monstro ou um homem mal que pode estar no escuro em outra noite. Você pode achar que isso estará ajudando a criança a superar os medos, mas isso só estará piorando o problema.
    • Você não estará sempre lá para "olhar embaixo da cama". É mais útil ensinar para a criança que não há necessidade de olhar e que nunca haverá.
  2. Uma outra forma de ajudar a superar o problema é garantir à criança uma rotina relaxante antes de ir para a cama. Leia para ela antes de dormir, evite dar a ela refrigerantes ou doces à noite e evite que ela veja notícias ou programas que possam assustá-la. Quanto mais relaxadas as crianças estiverem antes de dormir, menos ansiosas elas se sentirão e menos medo do escuro irão sentir. [5]
    • Ajude a criança a tomar um banho quente ou fale sobre assuntos agradáveis de interesse dela.
    • Se você tiver um gato, passe algum tempo fazendo carinho nele junto com a criança para que ela se acalme.
    • Tente falar com uma voz mais suave e menos enfática. Diminua o ritmo das coisas para deixar a criança pronta para dormir e comece a apagar as luzes.
  3. Certifique-se de que você realmente escutou o que realmente está assustando ela. Pode ser um medo do escuro em geral ou o medo da invasão de um intruso, por exemplo. Quanto mais você souber sobre o que está assustando o seu filho, mais fácil será tratar esse medo. Além disso, a criança se sentirá melhor após falar com você sobre o problema. [6]
    • Certifique-se de que a criança não está envergonhada por sentir medo. Quando ela estiver falando, certifique-se de que não há nada com o que se preocupar e que todos temos medos.
  4. Certifique-se de que a criança se sinta confortável e segura não apenas antes de dormir, mas durante todo o dia. Apesar de você não poder protegê-la 100% do tempo, você ainda pode fazer um esforço para que ela se sinta segura e confortável. Diga o quanto a ama e que você estará lá para o que precisar e deixe claro que a sua casa é segura. Isso pode ajudar a criança a superar o medo do escuro. [7]
    • Deixe objetos que passem segurança no quarto do seu filho. Se a criança deseja o seu cobertor favorito ou uma luz noturna, não há problema. Não ache que ela precisa estar na escuridão total e sem o cobertor para superar o medo. [8]
  5. Ela deve ver a cama como um lugar de conforto e segurança, não como um lugar que causa ansiedade. Leia livros para ela na cama e certifique-se de que ela fará o máximo de associações positivas. Por outro lado, tente não passar muito tempo ao lado da cama, para que a criança consiga se sentir segura sozinha. Apesar de ser natural para você querer proteger o seu filho, é mais importante dar a ele as ferramentas que ele precisa para se sentir seguro a longo prazo. [9]
    • Não deixe ele dormir com você. Apesar de você achar que a sua cama pode trazer conforto ao seu filho, isso deverá ser apenas temporário. Estimule-o a dormir em sua própria cama porque ele precisará se acostumar com isso mais cedo ou mais tarde.
  6. Às vezes não há muito o que você possa fazer para ajudar o seu filho a superar o medo do escuro. Se ele estiver fazendo xixi na cama frequentemente, acordando gritando por causa de pesadelos ou demostrando medos ou ansiedades mais graves quanto a outros aspectos da vida regularmente, pedir ajuda médica é o correto a ser feito e irá ajudar a tratar a origem da ansiedade e dos medos da criança. Não ache que uma hora ela irá superar sozinha e dê o suporte que ele precisa. [10]
    • Se o problema for sério, será mais difícil para a criança superá-lo à medida que você demora para agir.
    Publicidade

Dicas

  • Se você estiver com medo, fale com um amigo ou membro da família antes de ir dormir ou logo que a ansiedade começar. Às vezes falar com alguém sobre o seu medo ajuda.
  • Leia. Leia até não conseguir mais. Isso fará com que o seu cérebro fique cansado demais para ter medo do escuro.
  • Ao ficar com medo, pense em coisas engraçadas que aconteceram durante o dia ou semana.
  • Ligue algum aparelho sonoro ou um ar condicionado. O barulho deles fará com que você não escute nenhum barulho estranho.
  • Você pode dormir com vários animais de pelúcia.
  • Pense sobre como as outras pessoas iriam reagir na sua situação. Se você imagina elas agindo de uma maneira melhor, siga o exemplo.
  • Lembre-se de que às vezes a ansiedade ajuda e é necessária para a sobrevivência. O seu medo pode ser a única coisa que está livrando você do perigo.
  • Se você escutar um barulho verifique-o ou chame um amigo para ir junto se você estiver com muito medo.
  • Lembre-se: o quarto é exatamente o mesmo no escuro e no claro, então não há nada com que se preocupar. É tudo fruto da sua imaginação!
  • Toque músicas por algum tempo. Elas acalmam e fazem a sua mente pensar em outra coisa.


Publicidade

Avisos

  • Se você tiver uma lâmpada de lava no seu quarto, lembre-se de que ela provoca luzes estranhas na parede.
  • Caso precisar de um pouco mais de luz, não ligue todas as luzes da casa. Não há necessidade disso e você acabará pagando mais na conta de luz.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 96 696 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade