Nenhum adolescente gosta de ser chamado de irresponsável pelos pais e por outras pessoas mais velhas em geral. Por isso, muitos acabam tentando mostrar que são maduros — algo que vem naturalmente com a idade. Há quem não consiga atingir tal maturidade antes de passar por certas experiências da vida. Ainda assim, se quiser mudar a percepção que os outros têm de você, experimente fazer algumas adaptações no seu modo de viver. Mude de comportamento e suas reações ao que vive, desenvolva habilidades intelectuais e melhore seu estilo de comunicação através das dicas abaixo.
Passos
-
Não desconte suas emoções nas pessoas. Para ser maduro, aprenda a se acostumar a situações desconfortáveis, como quando sente raiva, decepção ou constrangimento. Xingar ou gritar com as pessoas por causa dos seus problemas não adianta nada. Encontre formas saudáveis de expressar suas emoções .
- Antes de mais nada, entenda por que está se sentindo assim. Depois, responda a estas três perguntas: o que aconteceu? Como você se sente agora? Como descreveria esse sentimento?
- Em seguida, decida como pode expressar esse sentimento sem machucar a si próprio ou aos outros. Escreva um diário, pratique exercícios ou esportes para descarregar as energias ou ouça músicas que reflitam suas emoções. [1] X Fonte de pesquisa
-
Assuma a responsabilidade pelos seus erros. Quando erramos, não adianta botar a culpa nos outros ou inventar desculpas — isso pode até arruinar relacionamentos. Além disso, você nunca vai crescer se não aprender a encarar as consequências de seus atos. [2] X Fonte de pesquisa
- Assuma total responsabilidade quando cometer algum erro. Seja ágil e não enrole; às vezes, um simples "Foi mal" ou "Perdão, foi erro meu" já basta. Peça desculpas se magoar alguém e, depois, pense numa forma de fazer as pazes com a pessoa.
- Por exemplo: se deixar o portão aberto e o cachorro fugir, admita a culpa. Diga "Sinto muito, esqueci o portão aberto. Vou falar com os vizinhos e ver se eles sabem de algo".
-
Pense antes de agir. Ser maduro envolve pensar nas consequências dos próprios atos. Sempre que estiver prestes a fazer ou dizer alguma coisa, pare por alguns segundos e reflita sobre o que isso pode acarretar. Agir por impulso pode ser prazeroso por um momento, mas também pode gerar consequências desastrosas. [3] X Fonte Confiável American Academy of Child and Adolescent Psychiatry Ir à fonte
- Para evitar reações de impulso, pare um pouco antes de tomar decisões ou atitudes drásticas. Respire fundo e, depois, reflita por que quer agir assim, bem como o que aconteceria em sequência.
- Pergunte a si mesmo: "o que minha consciência está dizendo? Isso irá prejudicar a mim ou a mais alguém? Como eu me sentiria se alguém fizesse isso comigo? Como me sentirei depois se agir assim?"
- Por exemplo: se um amigo chamar você para matar uma aula, pare e respire fundo. Pense em algum motivo para fazer isso — talvez, só queira a companhia dele. Pense no que poderia acontecer se aceitasse esse convite: ser pego e se encrencar com a escola e com seus pais etc.
- Faça a autorreflexão toda vez em que se encontrar em situações delicadas para tomar decisões mais informadas.
-
Seja grato. Os adultos admiram e respeitam os adolescentes que demonstram gratidão. Não reclame do que não tem: seja grato pelo que tem . [4] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
- No fim de cada dia, anote três coisas que tenham dado certo para você em um diário. Pare por alguns momentos e pense nesses eventos e nos resultados positivos. Depois, tente atrair sentimentos bons sobre essas situações.
Publicidade
-
Siga as regras. Caso queira demonstrar maturidade, você precisa respeitar as autoridades. Aonde quer que vá — casa, escola, faculdade ou trabalho —, atenha-se às regras impostas. Elas quase sempre são impostas para manter as pessoas seguras.
- Quase todo adolescente tenta combater as figuras de autoridade. Caso queira discutir determinadas regras com alguém, mostre seu ponto de vista com respeito. Assim, o adulto vai se dispor mais a escutar. [5] X Fonte de pesquisa
- Diga, por exemplo: "Mãe, pai, eu tenho quinze anos agora e acho que posso chegar em casa mais tarde. Eu nunca me atraso e nem arranjo problemas. O que dizem?".
-
2Assuma a responsabilidade pelos seus atos. Cumpra suas tarefas e cuide de si e das atividades de sua responsabilidade da melhor maneira possível. Se não conseguir fazer algo, seja honesto e aceite as consequências que podem surgir. Ao assumir a responsabilidade pelas suas ações, você demonstra maturidade aos seus pais e aos outros.
- Por exemplo, digamos que seus amigos convidaram você para uma festa do pijama. Porém, você já tinha concordado em cuidar de seus irmãos menores na mesma noite da festa. Nesse caso, rejeite o convite educadamente. Pode ser difícil, mas ser maduro significa cumprir suas promessas e demonstrar-se confiável.
-
Tenha maneiras. Isso mostra respeito. Adotar o comportamento certo também ajuda os adultos a verem você como alguém mais maduro. Diga coisas como "sim, senhor", atenda ao telefone com "alô", não interrompa quem estiver falando, mastigue de boca fechada e segure a porta para quem vier atrás, por exemplo. [6] X Fonte de pesquisa
- Você provavelmente já conhece várias regras de etiqueta. Contudo, pode perguntar aos seus pais ou outros adultos o que mais fazer para mostrar suas boas maneiras.
-
Seja limpo e organizado. Pessoas maduras não esperam que os outros limpem as suas bagunças. Se você é adolescente e quer mostrar que é diferente, comece a cuidar de si próprio: lave seu prato depois de comer, limpe a mesa, ponha tudo o que pegar de volta no mesmo lugar etc.
- Arrume seu quarto, ponha as roupas sujas na máquina de lavar, guarde as peças limpas nas gavetas ou nos cabides, etc.; arrume a cama toda manhã, logo depois que acordar; ponha a mochila em um gancho atrás da porta para não deixá-la no chão; alinhe seus sapatos debaixo da cama ou em alguma prateleira do guarda-roupa para que ninguém tropece neles sem querer.
- Separe 20 minutos todos os dias para dar uma boa geral no seu quarto. Enquanto limpa a área, ponha alguma música legal para tocar. [7] X Fonte de pesquisa
-
Cultive hábitos inteligentes e saudáveis. Os adolescentes maduros sabem dizer "não" a comportamentos delinquentes. Usar álcool e drogas, mentir, roubar, brigar, ser inconsequente ou destruir a propriedade alheia são erros muito graves. Evite vícios, sempre ponha sua segurança em primeiro lugar e afaste influências negativas. [8] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Esteja sempre informado sobre os eventos do dia a dia. Leia as notícias nos jornais e em fontes virtuais confiáveis. Não acredite em tudo o que encontrar nas redes sociais. Tente também buscar outras fontes de informação para sempre ficar antenado ao que acontece no mundo. [9] X Fonte de pesquisa
- Discuta as notícias que ler com seus pais ou outros adultos. Diga algo como "O que você achou da nova lei que a Câmara aprovou, pai?".
- Informe-se em diferentes fontes na internet. Leia os jornais pela manhã e acesse revistas acadêmicas de vez em quando para aprender mais sobre seus assuntos prediletos.
-
Leia muitos livros. Sejam obras não ficcionais ou histórias fantasiosas, a leitura pode ser um excelente hobby. Além disso, ela não só deixa qualquer um mais inteligente, mas também expande o vocabulário — o que, por sua vez, melhora as habilidades de compreensão e até redação do indivíduo. Por fim, ler também alivia o estresse. [10] X Fonte de pesquisa
- Não leia só para fazer trabalhos da escola ou faculdade. Para curtir mesmo esse hábito, escolha obras que abordem temas interessantes, como a história do Antigo Egito.
-
Use suas habilidades de pensamento crítico . Elas têm a ver com a capacidade de resolver problemas. Talvez você chegue a conclusões rapidamente ou precise de mais tempo para analisar todas as perspectivas de uma situação antes de pensar em uma solução: não importa. Ser um pensador crítico pode ajudá-lo a julgar melhor as consequências dos seus atos, avaliar a veracidade e validade das informações e aprender a pensar fora da caixinha.
- Os jogos de tabuleiro são uma excelente ferramenta para quem quer desenvolver o pensamento crítico. Marque uma noite de diversão com a família ou os amigos mais próximos e mergulhe de cabeça em algumas partidas de xadrez, Banco Imobiliário etc. [11] X Fonte Confiável Understood Ir à fonte
Publicidade
-
Comunique-se de forma clara . Muitos adolescentes deixam os pais e professores perplexos com as formas de comunicação utilizadas. Se quiser ser considerado maduro, comece a falar de um jeito que todos compreendam. Use os termos corretos, sem abreviações, acrônimos e afins. Além disso, escreva frases completas e gramaticalmente adequadas.
- Peça para seus pais fazerem um exercício de conversação com você para conseguir puxar assunto com os outros de maneira mais fácil. [12] X Fonte Confiável Understood Ir à fonte
-
Use suas habilidades de escuta ativa . Muitos adolescentes acham que sabem tudo e, assim, sequer ouvem o que os outros têm a dizer. Saber que dá para aprender alguma coisa com todo mundo é um sinal de maturidade. Assim, tente ouvir mais do que falar. [13] X Fonte de pesquisa
- Ouça para entender , não para responder . Tente compreender o que a pessoa quer dizer. Não a interrompa ou apresse; fique atento. Depois, tente resumir o que acha que ouviu.
- Por exemplo: se sua mãe disser "Eu vou viajar neste fim de semana e tenho medo de deixar você sozinho em casa. Acho que devia ir para a casa dos seus tios", responda com algo como "Eu sei que a senhora fica preocupada comigo ficando sozinho. Eu concordo. Vou ver se meus tios não se importam de me receber".
DICA DE ESPECIALISTAAssistente Social ClínicaKlare Heston é Assistente Social Clínica em Cleveland, Ohio. Com experiência em assessoria acadêmica e supervisão clínica, Klare recebeu seu título de Mestra em Assistência Social pela Virginia Commonwealth University em 1983. Possui um certificado de Pós-Graduação pelo Gestalt Institute of Cleveland, assim como titulação em Terapia Familiar, Supervisão, Meditação, Tratamento e Recuperação de Traumas.Faça perguntas se não entender o que a pessoa quer dizer. Klare Heston, Assistente Clínica Licenciada, sugere: "Experimente escutar os outros. Para garantir que entende o que os outros querem dizer, tente parafrasear as pessoas e fazer perguntas."
-
Não use gírias e nem xingue perto de adultos. Só use esses termos populares quando estiver em meio a amigos. Contudo, quando for falar com pessoas mais velhas, tente se ater à gramática. Não confunda seus pais e conhecidos com termos que eles desconhecem. Por fim, evite xingamentos — que são um sinal claro de desrespeito.Publicidade
Referências
- ↑ http://kidshealth.org/en/teens/emotional-reactions.html#
- ↑ http://www.goodchoicesgoodlife.org/choices-for-young-people/accepting-responsibility-/
- ↑ http://www.aacap.org/AACAP/Families_and_Youth/Facts_for_Families/FFF-Guide/The-Teen-Brain-Behavior-Problem-Solving-and-Decision-Making-095.aspx
- ↑ http://greatergood.berkeley.edu/raising_happiness/post/teenagers_are_yours_more_entitled_than_grateful/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/surviving-your-childs-adolescence/201105/adolescence-and-parental-authority
- ↑ https://childdevelopmentinfo.com/ages-stages/school-age-children-development-parenting-tips/manners/#.WTr1HJLyvcc
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/2013/07/28/trick-yourself-into-cleaning_n_3660791.html
- ↑ http://www.webmd.com/parenting/tc/helping-adolescents-and-teens-develop-more-mature-ways-of-thinking-topic
- ↑ http://www.educationworld.com/a_curr/strategy/strategy017.shtml
- ↑ https://www.familyeducation.com/school/reading-activities/benefits-reading-teen
- ↑ https://www.understood.org/en/school-learning/learning-at-home/games-skillbuilders/6-great-board-games-to-boost-critical-thinking-in-teens-and-tweens?view=slideview
- ↑ https://www.understood.org/en/friends-feelings/common-challenges/communication-issues/10-ways-to-improve-your-high-schoolers-communication-skills?view=slideview
- ↑ http://www.huffingtonpost.com/donna-labermeier/25-signs-of-maturity_b_6423960.html