Baixe em PDF Baixe em PDF

Dançar é um esporte e uma atividade que consome tempo. É preciso muito mais do que um rostinho bonito para ser um bom dançarino. A prática e a dedicação são essenciais. Porém, quem tem talento, confiança e paciência é capaz de qualquer coisa! Não importa quem você é nem de onde vem: caso ouça a dança chamar, não hesite em responder. Dançar é uma atividade passional, que pode ajudar você a relaxar e a entrar em contato com o seu eu interior. Nem sempre você vai conseguir executar os passos com perfeição, mas isso não importa: desde que dance com amor, você se tornará um grande dançarino. O que está esperando? Leia este artigo e comece a dançar!

  1. Quer você encare a dança como um hobby ou como uma futura profissão, é preciso muita paixão e dedicação para ser um bom dançarino. Caso queira viver da dança no futuro, é possível que você precise largar outros esportes e atividades extracurriculares. Assim, você terá mais tempo para praticar. Lembre-se de que a dança também é um esporte e que você precisará de bastante preparo físico para dançar todos os dias. [1]
  2. Pode ser balé, sapateado, jazz, swing, dança lírica, dança contemporânea, dança acrobática, hip-hop, break, forró, dança moderna ou dança do ventre, entre várias outras opções. O importante é escolher uma dança que combine com o seu estilo. [2]
  3. Assista a videoclipes prestando atenção nos movimentos dos dançarinos, invista em videoaulas de dança, leia livros e sites sobre dança, assista a tutoriais no YouTube, procure um professor, peça dicas para amigos e profissionais… Dançar é difícil, mas, com dedicação, você certamente vai pegar o jeito.
  4. De frente para um espelho de corpo inteiro, coloque uma música e comece a se mexer. Outra opção é alugar um estúdio de dança. Pratique diferentes movimentos usando todas as partes do corpo. Não se esqueça de trabalhar na transição entre os passos, de se alongar e de fazer um aquecimento. Do contrário, você pode acabar distendendo um músculo. [3]
  5. [4] As opções vão desde aulas gratuitas em espaços públicos até escolas independentes que levam a dança bem mais a sério. Caso pretenda se dedicar a uma carreira de dançarino após a escola ou a faculdade, opte por aulas mais intensas. Converse com outros dançarinos da sua região e com os professores para escolher a melhor escola para você.
  6. É essencial que você tenha uma noção básica de balé e de alguns outros estilos. Isso não significa que você deve fazer toda aula de dança que aparecer, mas é sempre bom estudar diversos estilos em vez de um só. Peça uma avaliação e uma recomendação de aulas extras para o seu professor. Quanto mais você praticar, melhor você vai ficar. Caso não tenha dinheiro para fazer várias aulas, invista em alguns DVDs de dança. Porém, para ser um dançarino profissional, você vai precisar se matricular em uma escola de renome.
  7. Alongue-se . O alongamento é uma prática imprescindível no mundo da dança. Quando mais você se alongar, mais flexível ficará o seu corpo. As aulas de dança costumam ter alongamentos diários, mas também pode ser uma boa ideia se alongar um pouco ao acordar ou antes de ir para a cama. Só não se esqueça de aquecer os músculos primeiro para não se machucar. Caso tenha espaço em casa, instale uma barra na parede, de preferência em um cômodo com piso de madeira. Mesmo que o piso não seja o ideal, o seu alongamento ficará bem melhor se você tiver uma barra.
  8. Agora que você já escolheu um estilo, se matriculou nas aulas e descobriu os melhores movimentos para o seu corpo, é hora de entrar em ação! A melhor forma de fazer isso é dançar livremente na privacidade do seu quarto. Quando começar a pegar o jeito, saia para dançar e se divertir.
  9. A dança é um esporte intenso. Logo, é muito importante que você se hidrate e mantenha uma dieta saudável e balanceada. Caso comece a se sentir sobrecarregado, pergunte ao seu professor se você não pode largar uma das aulas.
  10. Após aprender os movimentos básicos e mostrá-los para os seus colegas, o próximo passo é entrar em uma competição. Não importa se vai ganhar ou terminar em último. O importante é que se dedicou para conquistar os seus sonhos. Só isso já o torna vitorioso. [5]
  11. Você até pode dançar quatro horas por dia, mas é muito importante que você mantenha uma agenda organizada. Afinal, você precisa de tempo para fazer o dever de casa e sair com os seus amigos de fora da dança. A dança pode vir a se tornar uma grande parte da sua vida, mas lembre-se de que você também precisa investir em outros aspectos da sua personalidade. Além disso, a não ser que queira se tornar um profissional, você não precisa passar tanto tempo assim dançando.
  12. Caso não entenda algum passo, peça ajuda. Você não vai aprender nada se só ficar observando os outros do cantinho. Converse com o seu professor sempre que tiver alguma dificuldade.
  13. Aprenda a diferenciar a dor boa da ruim. Dançar não é fácil, mas também não deve ser sempre doloroso. Você também precisa se divertir! Caso comece a ficar angustiado ou queria se dedicar a alguma outra atividade, deixe-a de lado. Não vale a pena continuar fazendo uma coisa que não lhe dá prazer.
  14. Deixe a música entrar no seu coração e dance de corpo e alma. Caso a batida seja mais animadinha, sorria e faça movimentos amplos e rápidos. Já se a música for triste ou mais emotiva, mova-se lentamente e use a sua expressão facial como guia para o seu corpo. Isso vai deixar a sua performance bem melhor.
  15. Imagine-se como um grande dançarino. Você consegue!
    DICA DE ESPECIALISTA

    Val Cunningham

    Instrutora de Dança e Yoga
    Val Cunningham é Coreógrafa, Instrutora de Dança e de Yoga na The Dance Loft, um estúdio de dança em San Francisco, California. Val tem mais de 23 anos de experiência em aulas de dança, perfomance e coreografia. É especializada em dança latina, para bailes e dança swing. Também é treinada em dança moderna, house, hip-hop, jazz e balé. É certificada em Zumba e pela ISTD (Imperial Society of Teachers of Dancing) e ProDVIDA (Professional Dance Vision International Dance Association). É membra do National Dance Council of America.
    Val Cunningham
    Instrutora de Dança e Yoga

    Orgulhe-se do quão longe você chegou. Caso comece a ficar nervoso, volte a atenção para o seu corpo. Deixe-se sentir tudo o que precisa sentir. Depois, liberte os seus sentimentos. Concentre-se, por exemplo, em relaxar músculos tensos e em pensar no quanto você se dedicou à dança desde que começou.

  16. Os maiores dançarinos do mundo não são bons apenas porque dançam bem. Eles também são apaixonados pelo que fazem. Por isso optaram por se dedicar, trabalhar duro e encarar a dor de frente para se tornarem os melhores. Caso esteja realmente decidido a ser um dançarino, dedique-se de corpo e alma.
  17. Isso é muito importante. Caso sempre tenha sonhado em ser um dançarino de hip-hop, mas não seja exatamente o rei do gingado, se jogue! Pode ser que a dança mude a sua vida.
    Publicidade

Dicas

  • Ouça a sua música preferida, sinta a batida tomando conta do seu corpo e dance!
  • Não é obrigatório fazer uma aula de dança. Você também pode se tornar um grande dançarino sem fazer aula nenhuma.
  • Dance do seu jeito. Observe outros dançarinos para buscar inspiração, mas jamais os copie. A originalidade é essencial.
  • Não se sinta intimidado por dançarinos mais velhos e experientes. Você vai acabar perdendo o foco se ficar se preocupando com o que os outros acham de você.
  • Caso ainda esteja em idade escolar, veja se o seu colégio oferece alguma dança como atividade extracurricular. Conforme for pegando o jeito, comece a procurar aulas por fora.
  • Socialize com os outros alunos da sua escola de dança. Isso vai deixar as danças em pares bem menos desconfortáveis. Além disso, as competições e recitais vão ser muito mais divertidas se você tiver amigos para torcer por você e conversar nos intervalos.
  • Caso não se sinta confortável com o seu figurino, pergunte ao diretor se você pode usar alguma outra coisa. Você não precisa usar nada que lhe pareça inapropriado. Porém, caso a roupa seja feia ou apenas não combine com você, o melhor é deixar para lá.
  • Preste bastante atenção nos comentários do seu professor. Ele está lá para ajudar você a melhorar.
  • Preste atenção no seu corpo. Dançar é difícil, mas não deve ser tão complicado ao ponto de causar ferimentos.
  • Assista a vídeos de dança ou a tutoriais. Copie os movimentos e, quando começar a pegar o jeito, tente repeti-los por conta própria.
Publicidade

Avisos

  • Caso a sua agenda seja muito cheia, você pode acabar ficando sem tempo para a escola e outras atividades. Leve isso em consideração antes de se matricular em uma aula de dança.
  • Não se esforce em excesso. Do contrário, você pode acabar prejudicando a sua saúde. Use o seu tempo para se exercitar de maneira lenta e gradual.
  • A pressão e a própria dança podem causar problemas com o tempo. É muito comum dançarinos sofrerem de bolhas, dores nos pés, ossos quebrados e distúrbios alimentares, entre outras coisas. Mantenha-se saudável e não desista!
Publicidade

Materiais Necessários

  • Música.
  • Vontade de aprender a dançar.
  • Roupas confortáveis.
  • Sapatos confortáveis.
  • Uma câmera de vídeo (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 102 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade