PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As estátuas vivas têm uma longa história na tradição do teatro de rua europeu. Em muitas metrópoles atuais, é possível encontrá-las posando em troca de dinheiro e esbanjando paciência e controle corporal. Para se tornar uma estátua viva, você precisa escolher um tema e fazer uma fantasia, e depois praticar a capacidade de ficar parado em uma praça ou rua.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Criando um personagem e uma fantasia

PDF download Baixe em PDF
  1. Ele pode ser inspirado em pessoas de verdade ou em personagens literários ou mitológicos famosos, ou ainda criado com o uso de temas comuns. Algumas ideias bastante usadas incluem robôs, astronautas, esculturas como O Pensador e mímicos. [1]
    • Para se inspirar e ter algumas ideias, procure por fotos de estátuas vivas na Internet ou vá para uma área de uma cidade próxima onde esses artistas costumam se apresentar.
  2. Para começar, entre em lojas de fantasias ou variedades para encontrar as perucas e peças de roupa necessárias para o traje. Caso queira fazer algo personalizado, visite uma loja de tecidos para comprar algo no estilo e na cor apropriados e costure a própria fantasia. [2]
    • Se tiver a opção, escolha um tecido de algodão para a roupa. Esse material não desbota fácil, mesmo que você se apresente na chuva.
  3. Para dar mais vida a sua estátua, você pode escolher acessórios para usar e segurar durante a apresentação. [3] Procure itens que combinem com o tema escolhido: para um robô, um computador de brinquedo; para uma estátua, um livro para ler; para um pirata, uma espada e um gancho de plástico.
    • Às vezes, ir às compras será suficiente para dar inspiração para a fantasia, o personagem e as ações que você vai fazer. As vendas de garagem, os brechós e as lojas de antiguidades são os melhores lugares para garimpar. Você com certeza vai encontrar algum objeto estranho que vai servir de inspiração.
    • Outros lugares úteis para encontrar acessórios são as lojas de artigos para reforma, se você estiver procurando objetos mecânicos, e as lojas tipo armarinho ou de produtos para artesanato. Os itens encontrados nesses locais podem despertar sua criatividade e dar a você ideias de como colocar acessórios no personagem.
  4. Muitas estátuas vivas cobrem o corpo inteiro com maquiagem para ficarem com a aparência de uma estátua, um robô ou outro personagem não humano. Dependendo do seu tom de pele natural, a maquiagem branca ficará melhor. O bronze e o prata também são outras cores populares. [4] A maquiagem artística pode ser comprada em lojas de fantasias ou produtos para artesanato, ou ainda em varejistas on-line.
    • Para usar branco ou outra cor não metálica, aplique pancake à base de água em vez de à base de óleo. Caso prefira usar o produto à base de óleo, passe um pouco de pó compacto por cima dele para que não borre.
    • Se quiser chamar a atenção para os olhos, use delineador comum preto ou marrom. [5]
    • Talvez você precise usar mais maquiagem, como batom ou blush por cima da base sólida, mas aplique apenas o mínimo, a não ser que a maquiagem seja essencial para a fantasia.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Ficando em pé como uma estátua viva

PDF download Baixe em PDF
  1. Como você vai ficar parado de pé na maior parte do tempo, precisa encontrar uma pose fácil, pelo menos no começo. Gaste apenas uma pequena quantidade de energia usando os ossos para se manter de pé, em vez dos músculos para ficar em uma posição contorcida. Deixe os braços abaixados e próximos ao corpo, os pés separados na largura dos ombros, e evite torcer o tronco. [6]
    • Não force seu corpo a se equilibrar em uma posição desconfortável. Quem estiver começando pode até incluir uma cadeira ou a parede de uma construção nas poses para ajudar a sustentar o próprio peso.
    • Conforme você se acostumar a trabalhar como estátua viva, vai desenvolver a paciência e aprender a ignorar as pequenas distrações do corpo, como coceiras ou a vontade de espirrar.
  2. Ainda que uma estátua viva experiente possa ficar na mesma posição por mais de duas horas, as iniciantes terão dificuldade para manter a postura por 15 minutos. Para trocar de pose, você pode se mover de maneira gradual: levante ou abaixe os braços, dobre o tronco, endireite as costas ou experimente posições inovadoras sozinho. [7] A mudança frequente da pose vai evitar que você fique com cãibra ou caia.
    • Por outro lado, mover-se de maneira dramática e repentina pode surpreender e impressionar o público. Se intercalar movimentos teatrais dos braços e do tronco à sua apresentação como estátua viva, você criará oportunidades para se movimentar e envolver ainda mais os espectadores.
  3. Controle a respiração quando estiver tentando ficar na mesma pose por um longo período. Respire fundo e devagar usando primeiro o abdômen e depois o peito. A respiração lenta vai dar a ilusão de imobilidade total e impressionar a plateia. [8]
    • Para algumas estátuas vivas, a experiência de ficar totalmente parado e respirar devagar pode começar a se parecer com uma meditação. Nesse estado de consciência, o tempo pode passar rápido. Por isso, não se esqueça de olhar para o relógio de vez em quando.
  4. Quando uma estátua viva "acorda", é comum que o artista faça algo ou entregue alguma coisa. [9] O item entregado não precisa ser tangível. Pode ser algo simples, como um olhar ou gesto. Mas a ação ou o gesto precisam ter significado. Esse é o momento em que você se conecta com a pessoa na sua frente e olha nos olhos dela.
    • Se você tiver algum talento, use-o. Por exemplo, você pode atrair espectadores e surpreender a plateia com bolhas de sabão, origami, truques com moedas ou um instrumento musical.
    • Se alguém deixar dinheiro, você pode surpreender a pessoa com uma ação: mande um beijo, toque na aba do chapéu ou faça uma reverência exagerada.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Interagindo com o público

PDF download Baixe em PDF
  1. Se quiser ser visto pelo máximo de passantes possível e, consequentemente, receber o máximo de gorjetas possível, você precisa escolher um ponto com bastante fluxo de pedestres. Os artistas de rua costumam ficar ao longo de ruas de comércio populares, calçadas largas e esquinas ou em parques e jardins públicos. Evite locais com placas ou indicações que proíbam as apresentações de rua. [10]
    • Você também vai precisar confirmar sua autorização legal para se apresentar e pedir dinheiro no local escolhido. Geralmente, em propriedades públicas, esse tipo de performance é permitido. A maioria das metrópoles tem diretrizes para apresentações de rua disponíveis na Internet. Consulte essas orientações ou converse com outros artistas de rua para saber onde você pode ou não se apresentar. [11]
  2. As estátuas vivas costumam trabalhar como artistas de rua e depender da apresentação para complementar a renda. Os pedestres que passarem pelo local e gostarem do seu talento e da sua fantasia muitas vezes vão ficar e se juntar a outras pessoas para observar sua atuação completa. Se você deixar um chapéu, balde ou pote por perto, aqueles que gostarem da apresentação vão deixar dinheiro. [12]
    • Se você pretende se apresentar apenas como hobby e não quer transformar esse trabalho em uma fonte de renda, não precisa colocar um recipiente para receber gorjetas.
  3. Resista à tentação de pular na direção das crianças e assustá-las. A ideia de uma enorme estátua cinza ganhando vida e assustando uma criança pode fazer com que ela tenha pesadelos. Se você tratar o público, principalmente as crianças, com hostilidade, logo vai parar de receber dinheiro.
    • Algumas pessoas não gostam de ficar perto de estátuas vivas e acham que o realismo desse tipo de performance é assustador. Se alguém reclamar, diga apenas que está fazendo isso como parte de uma atuação e que não está tentando deixar ninguém incomodado.
  4. Infelizmente, algumas pessoas acham divertido incomodar, importunar ou agredir estátuas vivas. Existem várias maneiras de desencorajar vândalos e se proteger dessas pessoas. [13] Tente usar várias técnicas e encontrar aquela que funciona para você e sua fantasia.
    • Por exemplo, ao lidar com adolescentes e adultos, pular e assustá-los pode ser uma forma de defesa que permite a você se manter no personagem. Isso serve para qualquer um que tentar encostar em você ou maltratá-lo de alguma forma.
  5. Se você já tiver tentado desencorajá-los sem sair do personagem, talvez precise sair e falar com aqueles que não desistirem. Ainda que os artistas tentem se manter no personagem pelo máximo de tempo possível, vale a pena sair dele para proteger seu espaço pessoal e evitar possíveis agressões. [14]
    • Se alguém continuar tentando encostar em você ou incomodá-lo de alguma forma, tente dizer algo como: "Isso não tem graça e está me deixando incomodado. Por favor, pare de me importunar".
    Publicidade

Dicas

  • Cubra a cabeça para aumentar o realismo da fantasia. O melhor para isso é usar chapéus e perucas. O cabelo natural pode estragar a aparência de uma estátua viva e enfraquecer a ilusão que você está tentando criar. Geralmente, enrolar algo na cabeça, como no caso de uma estátua greco-romana, fica bom. [15]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 33 876 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade