Baixe em PDF
Baixe em PDF
O controle do seu Xbox One está com um problema de drift? Esse tipo de coisa acontece quando um dos direcionais analógicos do joystick começa a se mexer sozinho. Se ele não é resolvido, depois de um tempo fica impossível aproveitar os jogos — já que a câmera ou os personagens fazem movimentos instáveis e imprevisíveis. Fique tranquilo! Você não precisa comprar um controle novo: é só seguir as dicas deste artigo para descobrir possíveis soluções.
Passos
-
Empurre e puxe os analógicos do controle. Quando você notar o problema de drift, mexa os analógicos em direções diferentes e aperte-os algumas vezes. Tente também apertar a base desses direcionais. Se isso não der certo, puxe as peças e clicar nelas em seguida.
-
Reinicie o controle. Para isso, pressione o botão Xbox no centro do controle por alguns segundos até ele desligar. Espere um tempinho e pressione-o de novo para religar.
-
Reinicie o Xbox One. Reiniciar o console pode ajudar a resolver problemas que surgiram recentemente. Faça o seguinte:
- Pressione o botão Xbox, no centro do controle, para abrir o Painel.
- Acesse a aba Perfil e sistema .
- Selecione Ligar/desligar .
- Selecione Desligar console .
- Espere cinco minutos.
- Pressione o botão Xbox novamente.
- Veja se o problema persiste.
-
Troque as pilhas do controle. Em alguns casos, pilhas fracas podem causar problemas no controle. Troque-as e veja se isso resolve a situação.
-
Sincronize o controle novamente. Caso haja algum problema de conexão com o controle, você pode refazer a sincronização para restabelecer essa conexão e ver se isso ajuda. Faça o seguinte: [1] X Fonte de pesquisa
- Pressone o botão de conexão no lado esquerdo do console.
- Pressione o botão de conexão no lado superior direito do controle por alguns segundos.
- Continue pressionando o botão até que o botão Xbox pisque.
-
Atualize o controle do Xbox. Atualizar o firmware do controle pode resolver certos problemas. Faça o seguinte: [2] X Fonte de pesquisa
- Conecte o controle ao Xbox usando um cabo USB.
- Pressione o botão Xbox no controle para abrir o Painel.
- Acesse a aba Perfil e sistema .
- Selecione Configurações .
- Selecione Dispositivos e conexões .
- Selecione Acessórios .
- Selecione ... .
- Selecione Versão do firmware .
- Selecione Continuar .
-
Limpe os analógicos com ar comprimido. Comece tirando as pilhas do controle. Pressione o analógico em uma direção e borrife ar na base dele, mas do lado oposto, com jatos fortes e curtos. Mude-o de rumo e repita esse processo no lado oposto da base. Em seguida, deixe o controle de lado por um tempo antes de colocar as pilhas de volta. Veja se o problema persiste. [3] X Fonte de pesquisa
- Segure a lata de ar comprimido na mesma altura que o controle para não borrifar umidade nele sem querer.
-
Limpe o analógico com álcool. Mais uma vez, comece tirando as pilhas do controle. Umedeça um cotonete com álcool isopropílico e passe-o na base do analógico. Pressione a peça em todas as direções para expor mais da base e conseguir fazer uma limpeza completa. Depois disso, espere o álcool terminar de secar antes de reinserir as pilhas e voltar a jogar. [4] X Fonte de pesquisa
-
Aumente a zona morta do controle. A zona morta é a área em que dá para mexer o analógico sem gerar movimentos reais dentro do jogo. Se você estiver tendo leves problemas de drift com o analógico, vale a pena tentar expandir essa zona morta para evitar ações erradas na hora de jogar. Faça o seguinte: [5] X Fonte de pesquisa
- Pressione o botão Xbox no controle para abrir o Painel.
- Acesse a aba Perfil e sistema .
- Selecione Configurações .
- Selecione Dispositivos e conexões .
- Selecione Acessórios .
- Selecione seu controle e pressione o botão de menu.
- Selecione Ajustes .
- Use a barrinha deslizante debaixo de "Zona morta" para aumentar a área.
Publicidade
-
Descubra se a garantia do controle já expirou. Se os passos acima não resolverem o problema de drift, você vai ter que desmontar o controle e tentar fazer um reparo físico — o que anula a garantia. Caso o joystick tenha menos de um ano, entre em contato com a Microsoft e veja se dá tempo de pedir uma troca. [6] X Fonte de pesquisa
- Caso você tenha direito de trocar o controle, peça um que tenha módulos de analógico mais novos e duradouros.
- Se você prefere não fazer o reparo sozinho, leve o controle à assistência técnica.
-
Tire as pilhas do controle. Você precisa tirar as pilhas do controle para acessar um dos parafusos que o mantêm montado.
-
Tire as tampas de plástico das partes laterais traseiras do controle. Você pode usar uma chave de fenda comum ou até suas unhas para soltar as tampas de plástico dos lados direito e esquerdo do controle. Elas ficam debaixo dos gatilhos.
- Tome cuidado para não exagerar na força e acabar quebrando as tampas de plástico.
-
Tire os parafusos de trás do controle usando uma chave de fenda Torx. O controle do Xbox tem dois parafusos de cada lado — por baixo de onde ficavam as tampas de plástico — e um no meio do compartimento das pilhas. Tire todos com uma chave Torx.
- Na falta de uma Torx, você pode usar uma chave de fenda comum. Nesse caso, basta colocá-la angulada em cima de um dos lados de cada parafuso.
- Talvez você precise tirar o adesivo da garantia de dentro do compartimento das pilhas para acessar o parafuso.
-
Tire a faceplate do controle. Depois que você tirar os parafusos de trás, vire o controle e desmonte a faceplate. Ela deve sair sem resistência. Caso não saia, force-a com as unhas ou uma chave de fenda comum.
-
Remova os analógicos. Os analógicos de borracha ficam encaixados em cima dos módulos do joystick. Você só precisa puxá-los para expor essas peças.
-
Tire a peça de plástico que fica à esquerda de cada módulo. A função dessa peça é prender o módulo. Depois que a faceplate está no lugar, ela não é mais necessária — e, muitas vezes, acaba se soltando e começando a subir dentro do controle. Pode ser que isso esteja causando o drift. Portanto, tire a peça e veja se consegue resolver o problema.
- Não cole a peça de plástico! Se a cola entrar em contato com o módulo, o controle inteiro vai estragar.
-
Limpe os módulos do joystick. Use ar comprimido para remover as partículas de sujeira grudadas nos módulos do joystick. Se você preferir, faça a limpeza usando um cotonete umedecido de leve com álcool isopropílico. Só não se esqueça de esperar o álcool secar antes de remontar o controle.
- Segure a lata de ar comprimido na altura do controle para não molhar os módulos sem querer.
-
Teste o controle. Coloque os analógicos de volta nos módulos e ponha a faceplate no lugar. Depois, ponha também as pilhas no compartimento e teste o controle. Se ele voltar a funcionar, parafuse-o de novo. Se não voltar, desmonte o joystick outra vez e continue lendo os próximos passos.
-
Desmonte o controle e tire a parte traseira. Caso o controle continue apresentando problemas, tire a faceplate e os analógicos de borracha dos módulos. Em seguida, pegue os motores na esquerda e separe os circuitos do joystick da parte traseira. Talvez você precise forçar essa parte com as unhas ou uma chave de fenda comum.
-
Prenda os motores com fita adesiva. Por enquanto, os motores estão soltos. Para evitar que eles se mexam, é melhor você aplicar uma fita adesiva que não seja muito grudenta na área. Seu objetivo aqui é conseguir virar o controle sem que essas peças caiam.
-
Vire o controle e tire os parafusos por trás dos motores. São eles que mantém a placa-mãe no lugar. Você vai ter que usar uma chave de fenda Torx um pouco menor que a de antes, de quando tirou os parafusos por trás da faceplate.
-
Suba a placa-mãe até ela se apoiar nos gatilhos. A placa-mãe é o circuito maior. Tome cuidado para não encostar em nenhuma peça de metal. Coloque o indicador em cima da placa e o polegar na base dela e mexa tudo com calma até sair do lugar. Em seguida, apoie-a nos gatilhos mais ou menos inclinada na sua direção.
-
Gire a peça preta que fica ao lado do módulo do joystick. Use uma chave de fenda comum para girar a peça preta à esquerda do módulo que está apresentando problemas. Se o analógico estiver com drift para cima, gire-a em sentido anti-horário. Se estiver com drift para baixo, gire-a em sentido horário. Complete o ciclo duas ou três vezes e mexa o analógico dentro do módulo enquanto repete o giro mais um pouco.
- Aproveite que o controle está desmontado e veja se precisa limpar o interior dele. Se precisar, use ar comprimido.
-
Teste o controle. Remonte o joystick. Primeiro, coloque a placa-mãe no lugar e reinstale a parte traseira. Ponha os analógicos de borracha em cima dos respectivos módulos e encaixe a faceplate. Não reinstale os cinco parafusos por trás enquanto você não confirmar que o controle está funcionando. Faça um teste: se não estiver, desmonte-o outra vez e gire a peça preta ao lado do módulo mais um pouco. Repita esse processo até ver resultados.
- Se nada resolver o problema de drift, talvez precise trocar os módulos do joystick. Dá para comprar essas peças pela internet, mas só faça a troca por conta própria caso você tenha experiência com soldagem. No fim das contas, é melhor recorrer à assistência técnica. [7] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.technobezz.com/xbox-one-controller-joystick-drift-fix/
- ↑ https://www.technobezz.com/xbox-one-controller-joystick-drift-fix/
- ↑ https://techrt.com/how-to-fix-xbox-one-controller-drift/
- ↑ https://www.wepc.com/tips/how-to-fix-xbox-controller-drift/
- ↑ https://deletingsolutions.com/how-to-set-deadzone-on-xbox-one-controller/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=XfGpdQ3bS4I
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=Uoxz0oHX9TE&t=409s
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 81 113 vezes.
Publicidade