PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter consideração significa pensar em como os outros se sentem. Para ter consideração verdadeiramente, você tem que saber como se colocar no lugar da outra pessoa, ser sensível, gentil e gracioso. Às vezes, nós nos preocupamos demais com nossas próprias necessidades e desejos e acabamos esquecendo que já outras pessoas que podem se machucar ou se ofender com nossas ações. Tomar a decisão de ter consideração nos ajuda a ter consciência das pessoas ao nosso redor enquanto ainda lidamos com nossas necessidades. Se você quiser aprender a ter mais consideração pelas pessoas, veja o Passo 1 para começar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tendo Consideração na Perspectiva

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de falar com seu amigo, colega de trabalho, vizinho ou professor, pergunte a si mesmo como essa pessoa pode estar se sentindo. Talvez você esteja com raiva do seu colega de apartamento e quer dizer a ele que ele é muito bagunceiro, ou você quer pedir para o seu melhor amigo para de ligar muito para você. Bem, antes de ter uma conversa sobre como você se sente, você precisa pensar em como a pessoa reagiria, e colocar-se na mesma mentalidade. Você não deve mudar o que você quer dizer apenas para se encaixar às necessidades da outra pessoa, mas pensar na situação pela perspectiva dela pode ajudar a articular melhor o que você quer dizer enquanto ainda minimiza alguma ofensa.
    • Talvez o seu colega de apartamento pode ser realmente bagunceiro, mas ele também é aquele que sempre faz as compras. Você pode encontrar uma forma de elogiar as boas qualidades dele assim como as ruins, para que ele não fique na defensiva ou sinta que você não o aprecia como colega de apartamento.
    • Talvez seu melhor amigo está ligando muito para você porque está se sentindo solitário desde que a namorada terminou com ele. Você ainda pode dizer o que quer dizer, mas leve os sentimentos dele em consideração e pense na situação à partir da perspectiva dele antes de proceder.
  2. Parte de ter consideração é saber o que as pessoas vão precisar antes que elas mesmas percebam. Se você for sair para almoçar com seus colegas de trabalho, coloque guardanapos suficientes para todo mundo. Se você for à praia com algumas amigas, leve um guarda-sol extra para elas. Se você sabe que o seu marido vai chegar tarde do trabalho, deixe o jantar esperando por ele na geladeira. Fique de olho no que as pessoas precisam, mesmo antes que elas mesmas percebam, para verdadeiramente consideração pelas pessoas.
    • As pessoas ficarão muito gratas e impressionadas com sua consideração.
    • Você não deve fazer isso porque quer algo em troca, mas porque você genuinamente quer ajudar as pessoas.
  3. Muitas pessoas tendem a não pensar no que está ao seu redor quando estão em público. Da próxima vez que você sair, pensem em como o que você está fazendo será visto pelas pessoas e como elas vão reagir. Você pode pensar que falar alto no celular com sua amiga em uma cafeteria onde todo mundo está estudando é inofensivo, quando na realidade, você pode estar deixando as pessoas loucas. Aqui estão algumas outras formas para se certificar de que você está tendo consideração pelos outros em público:
    • Tente manter sua voz em um nível normal, seja se você está no telefone ou falando com as amigas.
    • Evite ocupar muito espaço.
    • Se você estiver na aula, evite desempacotar alguma coisa de forma barulhenta, pois você pode causar distrações.
    • Olhe para onde você está indo em vez de andar mexendo no celular.
  4. Antes de sugerir alguma coisa que envolva dinheiro para seus amigos ou pessoas que você conhece, você deve considerar a situação financeira deles o máximo que puder. Se o seu amigo estiver duro, não sugira sair para jantar no lugar mais chique da cidade – a não ser que seja por sua conta. Você pode não pensar nisso se suas finanças estiverem estáveis, mas você não quer colocar outras pessoas em uma situação desconfortável porque elas não podem pagar por algo. Aqui estão algumas formas de se certificar de que você está tendo consideração pela situação financeira das outras pessoas:
    • Se você estiver dando uma festa de casamento, pense nos seus convidados. As suas madrinhas podem pagar por vestidos caros ou por uma viagem de despedida de solteiro no Taiti? Seus convidados podem pagar para viajar para o outro lado do país para celebrar com você? Claro, isso tem que ser a sua festa, mas você deve se certificar de que as pessoas envolvidas não sequem a conta bancária para participar.
    • Se você estiver saindo com pessoas que não têm muito dinheiro, encontre coisas mais baratas para fazer, como ir para um happy hour ou para um bar mais informal, ou assistir a um filme engraçado em vez de ir a uma boate ou ao teatro. Não envergonhe as pessoas fazendo-as admitir que não podem pagar para fazer as coisas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tendo Consideração em Conversas

PDF download Baixe em PDF
  1. Parte de ter consideração é saber o melhor momento de falar algo. Os comentários mais inócuos podem acabar sendo ofensivos se você os fizer no momento errado. Certifique-se de que as pessoas com quem você está conversando estejam com a mesma mentalidade de serem receptivas ao seu comentário, e que você não está interrompendo nada ou causando complicações com o que você estiver dizendo. Aqui estão algumas ideias para escolher os melhores momentos:
    • Por exemplo, talvez você tenha novidades para compartilhar, como que você acabou de noivar. Essa novidade pode ser perfeita para um almoço com as amigas, mas se a sua colega de trabalho estiver falando sobre o funeral da mãe dela, então você deve absolutamente adiar o momento de contar a sua novidade.
    • Por outro lado, se você tiver más notícias para contar, certifique-se de que a pessoa esteja na mentalidade certa também. Se sua amiga estiver super animada com a gravidez dela, não é hora de falar sobre como você foi abandonada pelo seu namorado.
    • Se você tiver que dar um feedback negativo a um colega de trabalho, certifique-se de fazer isso quando a pessoa estiver preparada. Estabeleça um momento para falar com a pessoa em vez de dar um feedback negativo casualmente, quando a pessoa menos esperar.
  2. Se você quiser ter consideração, então você tem que as palavras que você usar são tão importantes quanto a mensagem que você está tentando enviar. Se você quer que as pessoas sejam receptivas e que não se sintam mal, então você deve pensar cuidadosamente nas palavras que você vai usar ao falar. Seja se você está tentando encontrar uma forma delicada de dar um feedback negativo ou até mesmo tentando encontrar a forma certa de elogiar alguém, é importante se lembrar de que as palavras importam sim. Aqui estão algumas coisas para considerar ao escolher suas palavras:
    • Mesmo se você estiver dando um feedback negativo, você pode encontrar uma forma delicada de fazer isso. Você pode dizer a um colega de trabalho que ele "poderia ser mais eficiente" em vez de dizer que ele é "lento", ou você pode dizer para sua amiga pegajosa que você está se sentindo "esgotada" por causa dela em vez de dizer que ela é "pegajosa" ou "necessitada".
    • Você também pode fazer sua mensagem parecer menos ofensiva se você não usar diretamente a palavra "você" o tempo todo. Por exemplo, em vez de dizer ao seu namorado "Você é paranóico", você pode dizer "Eu me preocupo com os problemas de confiança no nosso relacionamento." Isso ainda transmite a mensagem ao seu namorado sem parecer que você está o julgando.
  3. Outra coisa que as pessoas fazem sem consideração com as outras é falar e falar e falar sem perceber que as outras pessoas não estão interessadas. Uma coisa é você ter uma boa história para contar, mas se você sempre for a pessoa que está falando sem parar e não deixa ninguém mais falar nada, então você definitivamente não está tendo consideração. Da próxima vez que você falar em grupo ou individualmente, tenha consciência do quanto você fala em comparação às outras pessoas. Certifique-se de dar aos outros a chance de falar, pergunte como eles estão e como estão se sentindo. Isso é ter consideração.
    • Se você tiver uma conversa bem rápida com uma amiga no corredor ou no almoço, certifique-se de que vocês duas tenham tempo para dizer o que precisam. Se você apenas disser à sua amiga tudo sobre o seu dia e o que você vai fazer no próximo final de semana e depois disser tchau, isso não é ter consideração.
    • Você também deve ter consideração quando pensar no assunto que você está discutindo. Os seus colegas de trabalho realmente querem ouvir sobre o drama com sua melhor amiga que eles nunca conheceram? Ou a sua melhor amiga quer mesmo ouvir uma longa discussão sobre a reunião que você teve no trabalho?
  4. Também é ter consideração agradecer as pessoas verdadeira e honestamente por algo que elas tenham feito por você. Pode ser por algo grande, como deixar você se hospedar com ela por três semanas enquanto você procurava um apartamento, ou por algo menor, como pegar um café para você. Não importa o quanto o feito seja pequeno, é importante agradecer as pessoas para que elas saibam que você as aprecia e entendam que você não apenas espera que as pessoas façam coisas boas para você. Faça contato visual e dê à pessoa 100% da sua atenção quando disser obrigado, para mostrar que você realmente está grata.
    • Se você foi uma hóspede por muito tempo na casa de uma amiga, ou se uma amiga ou pessoa fez algo algo muito legal para você, mande ou dê a ela uma garrafa de vinho ou uma cesta de presentes para mostrar que você realmente se importa. Às vezes, apenas dizer "Obrigada!" não é suficiente.
    • Obtenha o hábito de escrever cartões de agradecimento para mostrar sua gratidão. Esse é um gesto legal e muitas vezes esquecido.
    • Você também pode ir além de um "obrigado" e explicar o quanto a ação da pessoa significou para você. Por exemplo, você pode dizer algo como "Jaque, muito obrigada por fazer um jantar para mim naquela noite. Eu estava tão estressada com o trabalho naquele dia, e você realmente ajudou a me acalmar."
  5. Mesmo pessoas que têm consideração podem ter defeitos. Se você cometeu um erro, seja se você machucou alguém ou acidentalmente esbarrou em alguém, você deve se certificar de pedir desculpa por suas ações. Não diga apenas "Desculpa" e olhe para os lados como se não se importasse; faça contato visual, diga à pessoa o quanto você se importa, mencionando que isso não acontecerá novamente. Tomar a responsabilidade por algo é ter muito mais consideração do que varrer para debaixo do tapete porque você espera que isso vai passar logo. Embora pedir desculpas possa ser desagradável, a outra pessoa irá gostar disso.
    • Pessoas que têm consideração sabem quando pedir desculpas porque elas sabem quando machucam os sentimentos de alguém, mesmo se elas não tiveram a intenção se fazer isso. Se você machucou alguém, não diga algo como "Sinto muito por você ter se sentido mal quando eu... ". Esse tipo de linguagem na verdade culpa a outra pessoa e evita a responsabilidade.
  6. Ser sensível é uma parte importante em ter consideração. Isso significa saber como se expressar sem ofender as pessoas ao seu redor; não significa que você tem que mentir para se expressar. Para ser sensível, você tem que saber como dar um feedback ou uma crítica de uma forma gentil e cortês que expresse a mensagem sem causar sentimentos feridos. Você também precisa ouvir ativamente e ter consciência das pessoas que estão ao seu redor, para que você se certifique de que elas reajam de forma favorável.
    • Se você acabar ofendendo as pessoas, então elas serão muito menos receptivas à sua crítica. Dar uma informação de uma forma mais gentil fará as pessoas se sentirem melhor "e" os deixará mais dispostos a mudar; é uma situação em que os dois lados saem ganhando.
    • Por exemplo, se você quiser dizer ao seu colega de trabalho que ele tem trabalhado muito lentamente, você pode dizer algo como, "Eu acho que os seus projetos são sempre bem detalhados e completos. Mas eu estava pensando se há alguma forma de você manter a qualidade do seu trabalho enquanto levanta um pouco sua eficiência."
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Tendo Consideração ao Agir

PDF download Baixe em PDF
  1. Ter consideração significa reconhecer quando alguém precisaria da sua ajuda antes mesmo que elas peçam. Isso pode ser qualquer coisa, de abrir a porta para uma pessoa com muletas a pegar o almoço para a sua melhor amiga que está tendo um dia estressante, estudando para uma prova. Contanto que você não ajude pessoas que realmente não querer, você estará agindo com consideração. Fique de olho nessas situações, grandes ou pequenas, quando você poderia realmente ajudar uma pessoa. Sempre observe para ser se alguém precisa de algo, mesmo se a pessoa não quiser pedir. Aqui estão alguns exemplos de formas de agir com consideração:
    • Segure a porta aberta para as pessoas
    • Puxe a cadeira para as pessoas
    • Dê espaço para as pessoas sentarem perto de você
    • Dê o seu lugar para uma pessoa idosa sentar no metrô ou no ônibus
    • Pegue um café para um colega de trabalho se você estiver perto
    • Ajude seus pais fazendo mais tarefas domésticas quando eles estiverem muito ocupados
    • Faça compras para o seu parceiro ou colega de apartamento
  2. Outra parte de ter consideração é demonstrando boas maneiras. Se você quiser ter consideração pelos outros, então você não pode ser grosseira, barulhenta ou irritante em situações sociais. Você não ter que ser uma princesa, mas você deve ter as boas maneiras básicas para que as pessoas ao seu redor se sintam confortáveis. Seja se você estiver saindo com suas amigas ou se estiver na festa de aniversário de 80 anos da sua avó, você deve demonstrar boas maneiras, mesmo se o significado de "boas maneiras" mudar levemente dependendo do público. Aqui estão algumas formas de ter boas maneiras:
    • Evite falar palavrões e ser muito vulgar
    • Se você arrotar, peça desculpas
    • Coloque um guardanapo no seu colo ao comer e evite se lambuzar todo
    • Não dê goles barulhentos ao tomar sua bebida
    • Dê espaço para as pessoas na calçada
    • Evite assuntos nojentos ou inadequados na frente do público errado
  3. Outra forma de ter consideração é compartilhando com os outros. Talvez você trouxe uma caixa de biscoitos deliciosos da sua mãe para o almoço e quer logo devorá-los, mas você deve perguntar aos seus colegas de trabalho se eles querem também. Talvez você tenha trazido algumas figurinhas para a escola e quer usá-las para decorar seu caderno. Bem, pergunte às suas amigas se elas querem se divertir com você também! Você também pode compartilhar suas roupas, seu espaço ou alguma outra coisa que significa algo para você com as pessoas ao seu redor. Lembre-se de que, se você estiver compartilhando algo com que você pouco se importa, então isso não é compartilhar.
    • Compartilhar não é apenas para crianças ou irmãos. É uma qualidade importante de uma pessoa de qualquer idade que tenha consideração pelos outros.
  4. Uma das coisas mais sem consideração que você pode fazer é agir como se o seu tempo fosse mais importante do que o das outras pessoas. Você pode não estar fazendo isso intencionalmente, mas se você se atrasar – principalmente se você tiver o hábito de fazer isso – então isso está mandando para as pessoas a mensagem deque você realmente não se importa com o horário deles. Seja se você aparecer cinco minutos atrasado para a aula, meia hora atrasado para o trabalho, ou se aparecer quarenta e cinco minutos atrasado para um encontro com um amigo para almoçar, isso definitivamente deixará a pessoa irritada e ela se sentirá como se você não se importasse com o horário dela.
    • Claro, se você estiver indo a uma festa ou a um evento com muitas pessoas, então aparecer exatamente na hora marcada pode não ser tão importante – de fato, chegar a uma festa no momento em que ela começar pode até ser um pouco estranho. Mas se você estiver fazendo uma pessoa esperar, então isso é realmente falta de consideração.
    • Se você sabe que vai se atrasar, não minta sobre onde você está ("Estou bem perto!") porque você acha que isso vai melhorar as coisas. Seja honesto com o fato deque você chegará 10 ou 15 minutos atrasado.
  5. Essa é outra parte de ter consideração. Em vez de ter consideração apenas pelas pessoas que você conhece e ama, você também pode ter consideração por estranhos, principalmente aqueles que precisam de um pouco mais de atenção. Você pode segurar a porta para as pessoas, colocar um dinheiro na jarra das gorjetas na cafeteria, elogiar uma pessoa que passar por você na rua, dar o seu ticket do estacionamento com uma hora restante para uma pessoa que acabou de entrar no estacionamento, ou ajudar a carregar as sacolas de compras de uma senhora até o carro.
    • Ter o hábito de procurar oportunidades para ajudar as pessoas lhe fará ter mais consideração pelas pessoas.
    • Claro, você tem que se certificar de que a pessoa quer receber essa ação aleatória de bondade. Você não quer assustar alguém que quer ficar sozinho.
  6. É importante manter seu espaço limpo, seja se você quiser ser um convidado, colega de quarto ou familiar que tenha consideração, ou se você só quer ser um humano educado. Se você morar sozinho, então é uma boa ideia manter seu espaço limpo de qualquer jeito, mas você ter consideração principalmente com as pessoas ao seu redor. Arrume sua cama, jogue o seu lixo fora, lave suas louças e não deixe para as outras pessoas fazerem por você. Essa é uma parte importante em ter consideração tendo qualquer idade.
    • Pessoas que não têm consideração pelas pessoas esperam que o mundo gire ao redor delas, e esperam que as pessoas limpem a bagunça delas. Isso mostra que elas acham que são mais importantes que outras pessoas e esperam que os outros ajam de acordo com isso. Você não quer ser esse tipo de pessoa.
    Publicidade

Dicas

  • Esforce-se para fazer coisas legais para as pessoas.
  • Seja paciente ao tentar aprender essa nova característica!
  • A prática leva à (quase) perfeição!
  • Outra forma de praticar a consideração com as pessoas é ser voluntário trabalhando com crianças; apenas se certifique se agir como se acreditasse nas coisas que elas disserem mesmo se você não acreditar.
Publicidade

Avisos

  • É bom ter consideração, mas não seja cego e nem seja uma isca! Se você achar que alguém está tirando vantagem da sua consideração ou estiver dizendo algo que parece perigoso, embaraçoso ou ilegal, pare imediatamente diga para alguém que você confia!


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 19 741 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade