PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As manchas de tinta são um saco, pois são feias e acabam reduzindo o valor do seu carro. Por sorte, existem diversos tratamentos caseiros que podem ajudá-lo a acabar com as manchas do seu estofado e manter o interior do carro bonito e limpo, independentemente dos materiais utilizados.

Método 1
Método 1 de 2:

Removendo a tinta de tecidos e de PVC

PDF download Baixe em PDF
  1. Se deixar a mancha assentar, o processo de limpeza vai ser muito mais difícil, portanto, foque em sugar o excesso do produto com toalhas de papel ou panos de chão. [1]
    • Dê batidinhas leves sobre a área, sem pressionar muito. A ideia é sempre trabalhar das bordas para o centro, evitando que a tinta se espalhe mais.
    • Não esfregue o local, ou você pode acabar espalhando a mancha e afundando-a nas fibras do tecido. Dê batidinhas de leve para remover o máximo possível da tinta antes que ela se fixe na área.
  2. Esse produto normalmente é bastante eficaz na remoção da tinta de diversos tipos de tecido. Dê preferência para uma concentração de 90%, mas tudo bem se encontrar apenas a versão de 70%.
    • Faça um teste em uma área escondida do estofado do carro para garantir que o álcool não vá danificar o tecido. [2]
    • Aplique o álcool com um paninho branco, sempre dando batidinhas leves. Não esfregue o pano e não jogue o álcool diretamente sobre o estofado, ou você corre o risco de espalhar mais a mancha de tinta. Repita até que o pano não esteja mais absorvendo tinta.
    • Não use o álcool sobre superfícies de acetato, raiom ou triacetato, pois ele pode manchar esses tecidos.
  3. As propriedades ácidas do vinagre o tornam um excelente produto para a remoção de manchas. Além do mais, ele é seguro, não faz mal para a pele e nem prejudica o meio ambiente.
    • Misture uma colher de sopa de detergente líquido e duas colheres de chá de vinagre branco em uma xícara de água. Em seguida, aplique sobre a mancha com um paninho macio.
    • Deixe assentar por dez minutos e enxágue com água fria, também usando um paninho. Repita até eliminar toda a solução de vinagre.
  4. O spray fixador não deve se limitar a ser usado no cabelo, pois ele é um solvente bastante volátil que pode agir como removedor de tintas, desde que usado em pequenas quantidades. Assim que notar a mancha, borrife um pouco de laquê e limpe com um paninho seco. Repita até remover toda a tinta.
    • Segundo relatos, os laquês mais fortes costumam remover melhor as manchas, mas não existem estudos que comprovem essas alegações. Use o laquê que tiver em casa, junto de outros produtos de limpeza.
  5. Se estiver disposto a ir até um supermercado, suas opções aumentam bastante. Existem muitos produtos disponíveis que podem ajudar a deixar o estofado do seu carro como novo. Se não quiser usar um remédio caseiro, experimente alguns dos seguintes produtos:
    • OxiClean.
    • Vanish.
    • Solventes de limpeza a seco.
    • Removedores de mancha no geral.
  6. Após o uso do produto de sua escolha, finalize com água limpa. Umedeça um paninho e dê batidinhas no local, umedecendo-o suavemente. Repita quantas vezes forem necessárias para se livrar dos resíduos do produto.
    • Seque o local colocando um pano seco sobre a área úmida. Pressione o tecido de leve para absorver a água.
  7. Deixe o local secar e confira a mancha após algumas horas. Se o problema persistir, repita os passos acima, utilizando outro produto de limpeza. Dependendo do caso, podem ser necessários alguns tratamentos diferentes para acabar com a mancha. Insista um pouco e não desista fácil.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Removendo a tinta de um estofado de couro

PDF download Baixe em PDF
  1. Se permitir que a tinta assente no couro, vai ser muito difícil removê-la no futuro, pois a superfície do tecido é porosa e bastante delicada. Seja muito cuidadoso e use uma pequena quantidade dos produtos de limpeza. Seja bem ágil e não deixe que a mancha seque. [3]
    • Use um pano limpo para dar batidinhas ao redor da mancha, seguindo para o centro. Puxe o máximo possível da tinta antes de utilizar qualquer produto de limpeza. Tome cuidado para não acabar penetrando mais a mancha no tecido.
  2. Se a mancha ainda não tiver secado, misture meia colher de chá de detergente líquido com uma pequena quantidade de água morna. Mexa até fazer espuma.
    • Mergulhe um paninho macio na água com sabão e dê batidinhas sobre a mancha de tinta, assentando a espuma no estofado. Tome cuidado para não esfregar, para não espalhar a tinta. Use uma pressão leve para que o tecido absorva o máximo possível do sabão.
  3. O álcool pode ser bastante útil, principalmente ao lidar com manchas frescas. Se a tinta já tiver secado, pode ser preciso repetir o processo de limpeza algumas vezes para se ter bons resultados.
    • Faça um teste. Aplique o álcool em um pedaço escondido do estofado para ver como o couro responderá ao produto. Umedeça um paninho branco no líquido e esfregue sobre uma parte do tecido que possa ser manchada sem grandes problemas. Deixe secar e veja se o álcool não vai manchar o couro.
    • Dê batidinhas com o álcool, para que ele comece a puxar a tinta. Não esfregue , ou você vai piorar a situação. Repita até remover toda a tinta; vá limpando o pano quando ele ficar muito sujo, ou você vai acabar manchando o estofado novamente.
    • Não derrame o álcool direto sobre o tecido. Use-o com parcimônia.
  4. Acredite se quiser, mas essa combinação costuma ser bem-sucedida na limpeza de estofados automotivos. Borrife um limpador de vidro sobre a mancha, umedecendo o tecido. Em seguida, aplique uma colher de chá de pasta de amendoim e deixe assentar por alguns minutos. Limpe tudo com um paninho e enxágue.
  5. Não importa qual método utilizou, é importante remover os resíduos de produtos e de umidade do couro. Limpe bem o local com um paninho levemente úmido e finalize com um pano seco.
  6. . Assim, você vai evitar manchas no futuro e ainda vai prender a umidade no couro, mantendo-o livre de rachaduras. Trate os assentos de couro sempre que fizer uma limpeza.
    • Use um paninho limpo, macio e de algodão para aplicar o produto sobre o local afetado.
    Publicidade

Dicas

  • Para lidar com manchas muito teimosas, use produtos mais pesados, mas saiba que é possível que eles danifiquem o estofado. Tome cuidado e, na dúvida, procure um profissional de limpeza.
  • O laquê pode substituir o álcool na remoção de manchas. Faça o teste!
Publicidade

Materiais Necessários

  • Panos de chão ou toalhas de limpeza.
  • Paninhos macios.
  • Álcool isopropílico.
  • Vinagre.
  • Detergente.
  • Limpador de couro.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 011 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade