Baixe em PDF Baixe em PDF

As peças de estanho são feitas com uma liga de metais que proporciona uma aparência única a joias, louças e decorações. Além disso, elas também são encontradas com os mais diversos tipos de acabamentos: o polido tem uma cor cinza-clara brilhante e não contém chumbo na composição, o fosco tem um acabamento texturizado sem brilho e o oxidado é mais escuro, pois tem chumbo na composição ou é tratado para parecer antigo. Com o tempo, o estanho começa a acumular manchas e desenvolver uma descoloração chamada pátina. O modo certo de tratá-lo consiste em primeiro limpar a peça com água e detergente e, em seguida, aplicar uma pasta polidora para evitar a oxidação, manter o brilho e a durabilidade.

Método 1
Método 1 de 3:

Lavando a peça com água e detergente

Baixe em PDF
  1. Trabalhe com um espanador ou um pano de microfibra macio até remover todo o pó da superfície. Se possível, faça isso sempre que puder, pois é uma ótima maneira de conservar o acabamento da peça.
  2. Além disso, também é possível encher uma pia ou usar água corrente da torneira.
  3. Evite usar qualquer produto abrasivo, pois ele poderá desgastar ou arranhar o acabamento de estanho. [1]
    • O xampu de bebê também é um detergente não abrasivo que poderá ser usado para limpar estanho.
  4. Mergulhe uma esponja na solução de água com detergente, esprema o excesso de água e, em seguida, use-a para limpar as peças de estanho. Além disso, também é possível usar um pano macio para aplicar o detergente e tentar remover as manchas.
  5. Objetos menores, como louças e talheres, poderão ser enxaguados diretamente sob a água corrente de uma torneira. Além disso, também é possível remover o excesso de sujeira com um pano macio e limpo, o que preservará o estanho por muito mais tempo.
  6. Procure trabalhar até remover toda água e espuma da peça, de modo que não reste mais nenhuma sujeira nessa etapa da limpeza.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Limpando uma peça de estanho não oxidado

Baixe em PDF
  1. Despeje uma xícara de vinagre branco e meia xícara de farinha branca. Em seguida, misture esses ingredientes até formar uma pasta que poderá ser usada para polir o estanho. [2]
    • Também é possível usar uma pasta polidora comercial. Compre uma que seja pouco abrasiva e desenvolvida para usar em estanho, em vez de metais.
  2. O estanho fosco tem uma aparência texturizada quando comparada ao polido. Adicione uma colher de chá de sal ao recipiente com a pasta e misture para fazer um produto mais abrasivo. [3]
  3. Em seguida, espalhe com movimentos circulares e deixe a mistura fazer efeito por meia hora.
    • Nunca utilize a pasta polidora em estanho oxidado antigo, pois ele é produzido para ser mais escuro e o polimento danificará o acabamento, afetando o valor da peça.
    • Procure polir delicadamente a peça de estanho. Não se esqueça que esse material não brilha e nem reflete tão bem quanto metal.
  4. Você poderá usá-la para aplicar a pasta polidora ou para polir a peça enquanto o produto ainda estiver molhado. No entanto, procure trabalhar de forma muito delicada, movendo a lã de aço na direção da textura, pois pressioná-la com muita força poderá deixar arranhões na superfície trabalhada. Dessa forma, será possível deixar o estanho parecendo novo. [4]
    • Use a lã de aço em estanho polido somente para consertar arranhões na superfície da peça, caso contrário, procure usá-la apenas em estanho fosco.
    • O polimento com a lã de aço deverá ser feito no máximo uma vez por ano.
  5. Coloque o objeto sob uma torneira de água corrente ou use um pano macio e úmido. Trabalhe de modo a remover todo o produto para que ele não danifique o estanho.
  6. Procure movê-lo sobre a superfície do objeto até remover toda a água. Também é possível deixar a peça secar ao ar livre, mas usar um pano contribuirá para remover toda a pasta.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Polindo a peça de estanho

Baixe em PDF
  1. Coloque-o em uma panela no fogão e deixe-o até ficar quente o suficiente para ser misturado e formar uma pasta. Esta pasta funcionará como um produto de limpeza mais potente na remoção das manchas. [5]
  2. Será necessário usar uma pequena quantidade do produto, apenas o suficiente para espalhar ao longo da superfície de estanho.
    • A pasta é ótima para acabamentos opacos e foscos, mas nunca deverá ser usada em estanho oxidado.
  3. Será necessário aguardar até que seja possível manuseá-la sem se queimar ou danificar o estanho com calor.
  4. Em seguida, faça movimentos circulares até espalhá-la por toda a superfície do objeto.
  5. Procure movê-la sob uma torneira de água morna até que não haja mais nenhum vestígio da pasta polidora. Além disso, essa limpeza também poderá ser feita com um pano macio umedecido em água morna. Será necessário remover toda a pasta para evitar que ela danifique o estanho.
  6. Procure esfregá-lo por toda a superfície do estanho de modo a remover qualquer vestígio de água. Dessa forma, é possível garantir que a água e o produto sejam removidos e não causem nenhum dano ao objeto.
    Publicidade

Dicas

  • Lave imediatamente qualquer resquício de alimentos da superfície da peça, principalmente se eles forem cítricos como tomate.
  • Evite usar peças de estanho com substâncias ácidas. O bicarbonato de sódio, por exemplo, é extremamente ácido e danifica o estanho com facilidade.
Publicidade

Avisos

  • O estanho derrete em temperaturas relativamente baixas e nunca deve ser exposto ao calor extremo.
  • O estanho arranha com muita facilidade. Portanto, evite usar detergentes muito fortes. Além disso, use a lã de aço com moderação, apenas em estanho fosco para recuperar a condição original.
  • O estanho oxidado ou antigo é feito para ser mais escuro e qualquer tentativa de polir a pátina irá danificá-la. Procure lavá-lo apenas com sabão e água morna.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 86 593 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade