PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muitos portadores de cabelos lisos olham com inveja para cabelos afro. Embora pareça complicado, é perfeitamente possível transformar seu cabelo liso num afro incrivelmente volumoso fazendo um permanente. O mesmo efeito pode ser obtido em casa, trançando os cabelos. O permanente cria um afro de cachos fechados, ao passo que o método das tranças cria um visual mais ondulado. [1] Assim sendo, o tipo de afro que você deseja é o melhor critério para escolher que técnica vai utilizar.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Decidido o estilo, é preciso escolher um meio de se chegar até ele. Agora é o momento de avaliar se você precisa cortar o cabelo ou deixá-lo crescer. Neste último caso, cortá-lo antecipadamente deixará você com menos cabelo para tratar, facilitando o processo.
  2. Criar um afro será mais fácil se o seu cabelo tiver pelo menos 10 a 15 cm de tamanho. [2] Para que possa ser trançado ou moldado pelo babyliss, o cabelo precisa ter um certo comprimento. Se ele ultrapassa os 30 cm e o seu objetivo é ter um afro que não caia para os lados, pode ser interessante cortá-lo.
  3. Enxágue minuciosamente. É importante começar com o cabelo limpo, desprovido de oleosidade natural. Ademais, cabelo limpo pode ser trançado ou colocado em bobes com mais facilidade.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Técnica do permanente

PDF download Baixe em PDF
  1. Observe quais são as técnicas empregadas pelo cabeleireiro, como ele põe os bobes em seu cabelo e por quanto tempo deixa os produtos químicos agirem. Com essas informações, você poderá comprar um kit de permanente numa loja de produtos de beleza e reproduzir o permanente em casa.
  2. Seu cabeleireiro usará bobes de plástico para fazer o permanente. Quanto menores eles forem, mais fechados serão os cachos — se forem muito grandes, por outro lado, o permanente apenas ondulará seu cabelo em vez de produzir o efeito afro, como se espera.
  3. Não lave ou penteie o cabelo um ou dois dias após o tratamento. Deixá-lo acomodar-se fará com que os efeitos do permanente sejam mais duradouros e com que seus cabelos fiquem mais sadios.
  4. O objetivo é defini-los apenas o suficiente para desfiar o cabelo.
    • Você também pode usar os dedos para separar os cachos delicadamente.
  5. Isso separará os cachos ainda mais, dando a eles aquele aspecto volumoso dos penteados afro. [3]
    • Com os dedos, estique uma pequena mecha de cabelo. Quanto menores as mechas, maior o volume — contudo, todo o processo levará muito mais tempo.
    • Usando um pente fino, penteie os cabelos gentilmente, das pontas em direção à raiz. A pressão deve ser apenas suficiente para encrespar o cabelo, não para parti-lo.
    • Repita até que o volume da mecha esteja a seu contento.
  6. Livre-se do pente! Molde o afro com as mãos ou, no máximo, com um pente largo. Use spray apenas para sustentar o penteado, se necessário. Como o cabelo enrolado tende a ficar ressecado, você pode usar manteiga de karité ou de coco regularmente para mantê-lo umidificado e brilhoso. [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Técnica das tranças embutidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Use um pente para desenhar limites regulares entre elas. Trabalhar com o cabelo ligeiramente úmido pode ser mais fácil. Depois de separadas as mechas, você poderá segurá-las com laços ou presilhas.
  2. Se for difícil trançar o próprio cabelo, peça ajuda. Dois pares de mãos acelerarão consideravelmente o processo e, dependendo do número de mechas em que você tiver separado o cabelo, essa etapa levará várias horas. Portanto, a ajuda e a companhia seriam ainda mais bem-vindas.
    • Se a espessura de cada trança for maior do que 1,3 cm, será preciso dividir o cabelo em mechas menores. Com tranças largas demais, só será possível ondular os cabelos. Diminua o tamanho delas para criar o afro mais volumoso possível.
  3. Um mousse de volume ou uma loção fixadora criarão cachos firmes e duradouros.
    • Para simplificar esse passo, umedeça as tranças com uma solução de 20% de gel ou loção fixadora e 80% de água. [5]
    • Se deixar o cabelo molhado ou úmido antes de dormir, você poderá finalizar seu afro ao acordar pela manhã.
    • Quem não quiser esperar pode usar um secador de cabelo para acelerar o processo.
  4. Antes de fazê-lo, veja se elas estão completamente secas. Se o cabelo estiver embaraçado, use algum hidratante como manteiga de karité ou coco nas tranças restantes para desfazê-las com maior facilidade.
  5. Quem tem cabelo comprido pode simplesmente inclinar-se para a frente e deixar que o peso dos fios e a gravidade se encarreguem do processo. Feito isso, seu cabelo ficará bem mais cacheado do que antes.
  6. Faça isso em uma mecha de cada vez. Trabalhar em feixes menores de cabelo ajuda a criar mais volume.
  7. Usando um pente fino, escove o cabelo das pontas em direção à raiz para separar os fios. Isso encrespará o cabelo, criando mais volume. Repita até obter o volume desejado.
    • Não desfie o cabelo com muita força para não arrebentá-lo.
  8. Um pouco de spray fixador é só o que você precisa para sustentar o afro. Tenha consigo um pente largo para desembaraçar o afro e mantê-lo fabuloso ao longo do dia, aonde quer que você vá!
    Publicidade

Dicas

  • Caso você vá usar algum produto, tente limitar-se a alternativas naturais, que não danifiquem seu cabelo.
  • Para fazer cornrows , você precisará dividir o cabelo em mechas menores e fazer tranças embutidas em cada uma delas.
  • Se seu cabelo for grosso ou muito ressecado, espalhe nele algumas gotas de óleo de jojoba ou azeite de oliva para conservar a maciez.
  • Para prolongar a vida útil de seu permanente, evite shampoos à base de silicone. Priorize xampus e condicionadores específicos para cabelos tratados quimicamente. [6]
  • Durma com o cabelo solto e não o penteie por alguns dias. Outra possibilidade é deixar o cabelo preso por uma semana em cornrows nem apertadas nem frouxas demais.
Publicidade

Avisos

  • Não faça experimentos com produtos cujo resultado você desconheça.
  • Fazer permanentes e desfiar os cabelos pode deixá-los muito danificados.
  • Evite usar cornrows por longos períodos (embora fazê-lo de um dia para o outro não ofereça nenhum risco). Como esse penteado dificulta a produção de oleosidade natural do couro cabeludo, você terá de compensá-la com algum tipo de óleo (como o de jojoba) para não correr nenhum risco! Sem a oleosidade, as tranças podem se contrair na piscina, na chuva ou durante o banho, o que pode causar irritações cutâneas graves e, em casos mais raros, lacerações no couro cabeludo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pente largo
  • Bobes pequenos
  • Loção fixadora ou mousse de volume
  • Elásticos ou presilhas

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 532 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade