Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se a região de algum de seus piercings estiver vermelha ou inchada, ela provavelmente está infeccionada. A Infecção é comum após fazer um piercing caseiro, mas qualquer piercing pode causar uma infecção desagradável durante vários dias se não for tratado corretamente. Ao manter o piercing limpo e umedecido durante as primeiras semanas, é possível evitar possíveis problemas, mas as infecções geralmente ocorrem independentemente do cuidado tomado.
Passos
-
Conheça os sintomas de um piercing infectado. As infecções ocorrem com mais frequência após a realização de piercings caseiros ou de erros cometidos durante o procedimento. Ao sentir qualquer um dos sintomas a seguir, você pode estar com uma infecção:
- Dor ou sensibilidade.
- Vermelhidão em excesso.
- Inchaço.
- Pus, sangue ou outra secreção. [1] X Fonte de pesquisa
DICA DE ESPECIALISTAEspecialista em PiercingJef Saunders aplica piercings profissionalmente há mais de 20 anos. É Coordenador de Relações Públicas da Association of Professional Piercers (APP), organização sem fins lucrativos internacional que visa educar o público sobre saúde e segurança no trato com o piercing. Ensina a fazer piercing na Fakir Intensives. Em 2014, Jef foi eleito para liderar a Comissão de Direção da Association of Professional Piercers. Em 2015, recebeu o APP President's Award de Brian Skellie.Sinais de infecções incluem dor aguda, inchaço e pus. O pus pode vir ou não acompanhado de sangue. Talvez também apresente linfonodos inchados. Caso tenha alguns desses sintomas, procure um médico.
-
Não espere para dar início ao tratamento. As infecções podem progredir rapidamente quando não são tratadas, e a maioria delas pode ser eliminada por meio de uma limpeza adequada. Se tiver qualquer pergunta, entre em contato com o estabelecimento onde você colocou o piercing. Na dúvida, sempre o limpe com água e sabão.
-
Enxágue o local do piercing com água salgada. Embora você possa comprar uma solução salina no estabelecimento onde fez o piercing, é possível fazê-la em casa com apenas dois ingredientes. Misture 1/8 de colher de sopa de sal marinho não iodado em um copo de água destilada e mexa até dissolver. Submerja o piercing na água salgada ou introduza um cotonete limpo na água e aplique-o sobre o local durante 20 minutos duas vezes ao dia.
-
Aplique um antibiótico na área infeccionada. Use cremes de venda sem receita, como o sulfato de polimixina b (Polysporin) ou bacitracina, para combater as bactérias da infecção. Aplique a pomada gentilmente sobre a ferida com um cotonete ou bola de algodão duas vezes ao dia.
- Caso isso cause uma erupção cutânea ou coceira, pare de usar a pomada. A erupção cutânea pode ser uma reação alérgica.
-
Aplique uma compressa fria para reduzir o inchaço ou a contusão. Uma compressa fria vai reduzir o inchaço ao redor do piercing, o que pode ajudar a combater a infecção. Nunca aplique gelo diretamente sobre a pele, pois isso pode causar danos ao tecido. Cubra a pele com uma camada de pano ou toalha antes de aplicar a compressa.
-
Visite ou ligue para o local onde você fez o piercing. Eles podem dar conselhos de acordo com o local em questão ou sintomas. Frequentemente, eles vão repetir o processo de limpeza após a inserção do piercing, o que pode combater rapidamente uma infecção.
- Para infecções simples, a pessoa provavelmente vai recomendar algo para o tratamento.
- Para infecções mais graves, você provavelmente deverá entrar em contato com um médico para receber instruções detalhadas sobre a ferida e possíveis soluções.
-
Consulte um médico caso tenha uma infecção que dure mais de 48 horas ou esteja com febre. É provável que ele prescreva algo para tratar a infecção, geralmente um antibiótico oral. Se não houver melhoras ou se os sintomas piorarem após o tratamento da infecção na sua casa, consulte um médico imediatamente. Fique atento aos seguintes sintomas:
- Dor muscular ou na junta.
- Febre.
- Calafrios.
- Náusea ou vômito. [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Limpe o piercing frequentemente. Use um pano com água morna e sabão para lavá-lo cuidadosamente. Manter sujeiras e bactérias longe do furo pode ser o suficiente para evitar a infecção.
- Lembre-se de limpar o piercing sempre após realizar exercícios, retornar à casa, limpar ou cozinhar.
- O álcool, embora seja capaz de matar as bactérias, seca a pele e pode causar uma infecção.
-
Enxágue o piercing com água salgada duas vezes ao dia. Embora seja possível comprar uma solução salina no local onde fez o piercing, você pode fazê-la em casa com apenas dois ingredientes. Misture 1/8 de colher de sopa de sal marinho não iodado em um copo de água destilada e mexa até dissolver. Submerja o piercing na água salgada ou introduza um cotonete limpo na água e aplique-o sobre o piercing durante 20 minutos duas vezes ao dia.
-
Mantenha as mãos limpas. Manter as mãos sujas é a principal causa das infecções, por isso é importante sempre lavá-las antes de tocar ou tratar o piercing.
-
Evite usar roupas muito justas na região do piercing. Se tiver um piercing que se esfrega constantemente contra sua roupa, use roupas mais largas. Isso vale principalmente para as regiões do umbigo, genitálias, mamilo e outros.
-
Evite piscinas, banheiras ou academia dois a três dias após colocar o piercing. Esses locais são pontos de acesso de umidade e bactérias, e ambos geralmente levam à infecção. O piercing se encontra em uma ferida aberta e absorve bactérias muito mais rápido do que uma pele saudável.
-
Saiba que todos os piercings novos se inflamam durante diversos dias. Não se assuste caso se depare com vermelhidão ou dores durante os primeiros dias, pois estas são reações normais do corpo. A inflamação é comum e pode ser tratada facilmente com uma compressa fria e ibuprofeno. Porém, se ela durar mais do que três a cinco dias, você pode estar desenvolvendo uma infecção.
-
Remova o piercing se estiver preocupado com a infecção. Caso haja pus, dor ou inchaço no local, remova o piercing e limpe a área infectada som água e sabão. No entanto, não o remova a menos que você tenha uma infecção. Caso contrário, você pode não conseguir colocá-lo de volta sem marcar outra consulta. [3] X Fonte de pesquisa
- Limpe a joia em água quente com sabão e ponha-a de volta caso você esteja somente com vermelhidão e inchaço. Isso pode prevenir a formação da infecção.
Publicidade
Dicas
- Faça o tratamento com a água salgada pelo menos uma vez ao dia. Se fizer mais do que duas vezes, a ferida pode secar.
- Não remova a joia no caso de uma infecção. Ao fazer isso, a cicatrização com a infecção ainda sobre a pele vai dificultar ainda mais o tratamento.
- Para os piercings superficiais, como no mamilo, misture sal marinho com água quente em um copo quente e aplique-o sobe o piercing, deixando-o de molho por cinco a dez minutos.
- Sempre lave bem as mãos antes de tocar no piercing.
- Aplique uma compressa quente por intervalos de 20 minutos para ajudar a aliviar o inchaço e a drenar a infecção.
- Mesmo se você não estiver preocupado com uma infecção, limpar a área do piercing com frequência vai ajudá-lo a cicatrizar corretamente.
- No caso de uma infecção, aja de forma rápida, pois ela pode se espalhar rapidamente.
- Use piercings de ouro ou prata. Qualquer outro tipo (aço cirúrgico, por exemplo) pode ser a causa do problema.
Publicidade
Avisos
- Não tire o piercing.
- Consulte um médico ao sentir dor extrema ou apesentar febre, provavelmente você vai precisar de um medicamente para combater a infecção.
- Consulte um médico imediatamente.
Publicidade
Materiais Necessários
- Sal.
- 1 xícara de água.
- Piercing.
- Spray ou limpador dado pela pessoa que fez o piercing. Não o use em excesso.
Referências
Publicidade