PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Furar as orelhas em casa pode ser um pouco arriscado. Mas se por um motivo ou outro você quiser se aventurar, aqui vão dicas de como fazer esse procedimento da forma mais segura possível.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando o piercing

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de furar, espere a orelha secar. [1]
    • Na falta de álcool isopropílico, álcool líquido ou água oxigenada servem.
  2. É importante planejar onde será o furo para que ele não fique torto, baixo ou alto demais. Com uma canetinha, marque os locais dos furos e confira no espelho se as marcas estão na mesma altura e no lugar certo.
    • Se você já tem um furo e está fazendo o seu segundo ou terceiro furo, deixe um espaço entre os furos para poder usar os brincos tipo barbell sem que eles fiquem amontoados. Por outro lado, furos distantes demais também ficam esquisitos.
  3. Não use agulhas de outras pessoas para evitar infecções. Agulhas para perfurações são ocas por dentro, o que facilita a tarefa de passar o brinco pela orelha após fazer o furo. Elas são baratas e podem ser encontradas em várias lojas on-line e estúdios de piercing.
    • Use uma agulha que seja um número maior do que o brinco que você pretende pôr.
    • Você pode comprar um kit de piercing em algum website. Siga as instruções do kit para esterilizar as agulhas antes de usar.
  4. Para o primeiro furo, o melhor são os brincos tipo barbell. Um par de brincos de 10 mm de comprimento cada é uma boa opção, já que os lóbulos costumam dobrar de espessura por incharem com o furo.
    • No site do Mercado Livre, você encontra brincos para o primeiro furo.
    • Procure comprar brincos feitos de um material de qualidade superior como ouro maciço, prata ou titânio. Assim você evita infecções e alergias. Os folheados a ouro podem causar alergia em pessoas sensíveis.
  5. Use somente agulhas novas. Segure a agulha sobre uma chama até que a ponta fique incandescente. Use luvas de borracha esterilizadas para que as bactérias das mãos não passem para a agulha. Remova quaisquer resíduos que ficarem na agulha. Passe um pouco de álcool ou água oxigenada na agulha já depois que tiver esfriado. Esteja ciente de que este método é uma esterilização apenas parcial; para matar todos os micróbios, seria preciso usar uma autoclave. [2]
    • Você também pode usar água fervente para esterilizar a agulha. Depois que a água começar a ferver, deixe a agulha de molho na água fervente por cinco a dez minutos. Retire da água com uma pinça grande e, com luvas de látex esterilizadas, passe álcool ou água oxigenada na agulha. [3]
  6. Isso diminuirá as chances de contrair uma infecção. Coloque luvas de látex depois de lavar as mãos.
  7. Isso é para evitar que um fio fique preso entre a orelha e o brinco ou que acabe passando pelo furo no lóbulo. Procure prender o cabelo para que não fiquem fios soltos perto das orelhas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo os furos

PDF download Baixe em PDF
  1. É preciso colocar algo firme para apoiar a orelha enquanto você empurra a agulha sem acertar o pescoço sem querer. Uma barra de sabonete nova ou uma rolha limpa são boas opções. Evite usar batatas, maçãs ou qualquer outro alimento, já que eles podem conter bactérias que contaminam suas orelhas. [4]
    • Se puder, peça a um amigo ou alguém de confiança para ajudar a fazer o furo. A pessoa pode segurar a rolha atrás da orelha ou fazer o furo (se você confia o suficiente nela). O processo de furar as orelhas fica muito mais fácil com alguém por perto para ajudar.
  2. Ela deve estar perpendicular à sua orelha. Ou seja, ela deve formar um ângulo de mais ou menos 90 graus com a marca que você fez na orelha. Essa posição vai facilitar na hora de passar a agulha pelo lóbulo da orelha.
  3. Você deve furar onde está marcado. Talvez você escute um barulho de algo estourando ao passar a agulha pela sua pele: não entre em pânico! Dê uma mexidinha na agulha e então deixe-a inclinada. Se você está usando uma agulha própria para piercings, essa é a hora de encaixar o brinco no meio da agulha. [5]
  4. Depois de furar as orelhas e enquanto a agulha ainda está no buraco, passe a ponta do brinco pela parte oca da agulha e empurre através da orelha. Assim, o brinco ficará bem encaixado no furo.
  5. Tire a agulha devagar, tomando o cuidado para não tirar o brinco do lugar. Apesar de doer para tirar a agulha, não faça isso rápido, senão o brinco pode cair no chão e, a não ser que você tenha um par de reserva, você terá que esterilizar correndo!
    • Esteja ciente de que o furo que você acabou de fazer pode fechar em questão de minutos se não deixar o brinco lá. Se o brinco cair, esterilize novamente o mais rápido que puder e tente passá-lo pelo buraco de novo. Se ele não passar pelo furo, você terá que furar de novo as orelhas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando dos furos das orelhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Durante esse período, não tire o brinco para nada. Passado esse tempo, você pode trocar de brincos, mas não deixe as orelhas sem brincos. Os furos levam em média 6 meses a 1 ano para se adaptarem ao furo e pararem de fechar toda hora. [6]
  2. Use uma solução de água morna e sal para lavar as orelhas. O sal limpa e evita infecções. Siga este ritual por 6 semanas, até os furos sararem completamente. Não passe álcool nas orelhas depois que os furos já foram feitos. [7]
    • Uma alternativa prática para limpar as orelhas é usar uma xícara e enchê-la com água e sal. Deite-se no sofá e mergulhe a orelha devagar na xícara. Deixe de molho por cinco minutos e repita com a outra orelha.
    • Ou você pode mergulhar um cotonete na solução de água e sal e passar ao redor dos furos e nos brincos.
    • Você pode usar também povidine, à base de iodo. Ele é muito usado em centros cirúrgicos sobre a pele que vai ser cortada. Embeba o cotonete nele e passe ao redor dos furos uma vez ao dia.
  3. Segure a parte dos brincos que fica na frente da orelha e gire. Assim você evita que o furo cicatrize apertado demais ao redor do brinco. [8]
  4. Faça isso depois de 6 semanas. Coloque os brincos novos imediatamente depois de tirar os antigos e limpar os furos.
    • Para evitar infecções, use brincos feitos 100% de alumínio cirúrgico, titânio ou nióbio.
    Publicidade

Dicas

  • Tome Advil ou outro remédio a base de paracetamol para aliviar a dor depois. É uma boa ideia tomar um cerca de meia hora antes de perfuração, pois já estará fazendo efeito. Mas nada é perfeito: algumas pessoas acreditam que tomar esse tipo de analgésico antes de fazer um piercing vai atrapalhar a cicatrização.
  • Procure usar um travesseiro e fronha sem partes soltas ou que possam enroscar no brinco. Já pensou rasgar a orelha durante o sono? Ninguém merece!
Publicidade

Avisos

  • Não deixe infeccionar! Se acontecer, não tire os brincos, senão você sela a infecção dentro do lóbulo, o que pode causar muitos problemas. Em vez disso, continue lavando as orelhas com água e sal. Se a infecção não melhorar, consulte um médico.
  • Ir a um estúdio e ter as orelhas furadas por um profissional é muito menos trabalhoso do que fazer sozinho.
  • Não use pistola para piercing, alfinete ou brincos velhos para furar a orelha. Alfinetes não são do material correto para perfurações. Já as pistolas podem não ser completamente esterilizadas e a joia é inserida no lóbulo utilizando força bruta, o que pode necrosar a pele.
  • Se não tiver certeza do que está fazendo, procure um profissional!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 643 581 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade