Baixe em PDF Baixe em PDF

A pistola de cola quente é a ferramenta perfeita para projetos de artesanato e pequenos reparos em casa, mas a cola em si não deixa de ser perigosa! Se você sofrer algum acidente, trate o quadro como uma queimadura de primeiro ou segundo grau: molhe ou mergulhe a área em água fria por pelo menos dez minutos antes de começar a remover os resíduos do produto da sua pele; na sequência, limpe a região e aplique um curativo. Por fim, vá ao pronto-socorro se o caso for mais grave ou parecer que está piorando.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Resfriando a queimadura com água

Baixe em PDF
  1. Pode ser que a sua primeira reação seja tentar tirar a cola da sua pele. Não faça nada do tipo: você só vai acabar queimando os dedos ou até arrancando a pele sem querer.
    • Qualquer tentativa de tirar a cola da sua pele só vai piorar a queimadura, retardar a recuperação e aumentar o risco de infecção.
    • Siga os passos deste artigo mesmo se você se distrair e tentar tirar a cola por instinto. De todo modo, parte dela provavelmente vai continuar grudada na sua pele.
  2. O ideal é usar água fria corrente, mas na falta de uma torneira você pode usar um balde ou uma vasilha com o líquido. [1]
    • Use água fria , não gelada! Quanto mais baixa for a temperatura, maior vai ser o estrago na sua pele. E jamais aplique gelo diretamente no local, pois ele pode ficar grudado.
    • Se a água da pia estiver muito fria, abra a torneira quente de leve. O importante é que o líquido fique abaixo da temperatura do seu corpo (ou, se possível, da temperatura ambiente).
  3. Os dedos são as áreas da pele que mais costumam sofrer queimaduras de cola quente. Se você passar por um acidente em um dedo que tenha algum anel, tire o acessório enquanto a sua mão estiver debaixo da torneira ou dentro da água. [2]
    • Pule este passo se o anel ou outro acessório estiver apertado demais ou criar qualquer atrito com a cola.
    • A pele costuma inchar algumas horas ou alguns dias após a queimadura. Se a situação ficar grave, vá ao pronto-socorro assim que possível para a equipe médica tirar os acessórios e regular a sua circulação.
  4. Mesmo que a queimadura pare de doer tanto, é melhor você continuar resfriando o local por um mínimo de dez minutos. Caso as coisas não melhorem nem depois desse tempo, aguarde mais cinco a dez minutos. [3]
    • A cola quente costuma causar queimaduras de primeiro ou segundo grau, o que dá para tratar em casa. No entanto, vá ao pronto-socorro se:
      • A dor continuar muito forte mesmo após 20 minutos do banho de água fria.
      • A área queimada tiver mais de 5 cm de diâmetro.
      • A sua pele formar bolhas em pouco tempo. Algumas bolhas podem surgir, o que indica uma queimadura de segundo grau, mas qualquer coisa mais grave exige atendimento imediato.
      • A sua pele ficar pálida ou escura. Isso indica uma queimadura de terceiro grau (o que, por sorte, é mais raro em acidentes com cola quente).
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tirando a cola da sua pele

Baixe em PDF
  1. Você só precisa se preocupar em tirar a cola na sua pele depois de deixar a região debaixo d'água por pelo menos dez minutos — seja com a torneira ou em uma vasilha. Após esse tempo, esfregue o material de leve com a ponta do indicador ou polegar da outra mão. A cola vai começar a soltar camadas aos poucos.
    • Se lascas da sua pele começarem a sair junto da cola, pare imediatamente e vá ao pronto-socorro.
  2. Tire a sua pele da água depois de remover boa parte da cola. Em seguida, sature um chumaço de algodão com azeite de oliva e passe na região de um lado para outro. Se necessário, molhe o material outra vez. Os resíduos da cola vão se soltar gradualmente. [4]
    • Dá para usar outros óleos de cozinha, mas o azeite é ainda mais eficaz.
  3. Depois de remover todos os resíduos de cola, molhe a região queimada de novo (debaixo da torneira ou dentro da vasilha) para enxaguar o azeite. Enquanto isso, esfregue a pele com um dedo ou um pano macio e sem fiapos. Não deixe nada do azeite para trás, ou ele pode até piorar a queimadura. [5]
    • Ao contrário do que muitos pensam, produtos como óleo, manteiga e vaselina não ajudam a minimizar os efeitos de queimaduras. O que eles fazem é reter o calor da substância na pele, acentuando o estrago.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando da ferida

Baixe em PDF
  1. Não esfregue nada na pele. É melhor você dar batidinhas leves com um pano limpo até a área ficar quase seca. Caso o pano grude no local, volte a molhar tudo com água fria. Separe os materiais com cuidado e espere a região secar sozinha. [6]
  2. Se possível, aplique uma camada leve de spray antisséptico na pele. Não passe nenhum antibiótico na forma de gel ou pomada, pois ele só vai reter o calor da cola quente. [7]
    • Na falta de um spray antisséptico, sature um chumaço de algodão em vinagre branco e passe na pele dando batidinhas. Depois, deixe o produto secar sozinho.
  3. Você não precisa aplicar nenhum curativo na pele — a menos que ela esteja vermelha, cheia de bolhas ou em atrito constante com as suas roupas. Se for preciso, pelo menos coloque o curativo a 1,5 cm de distância do ferimento em si. [8]
    • Se você usar um curativo adesivo, compre um produto que seja bem maior que a área queimada. Outra opção é usar um material não adesivo e aplicar fita médica na quantidade certa.
  4. Tire o curativo (se você tiver aplicado) e veja como está a situação. Caso a queimadura pareça igual ou melhor que antes, lave a região com calma usando água fria e um sabonete neutro. Enxague bem, seque com batidinhas de uma toalha limpa e aplique um novo curativo se for preciso. [9]
    • Vá ao pronto-socorro se você notar que a sua pele está mais vermelha, inchada ou com bolhas, bem como se houver algum corrimento ou cheiro desagradável saindo do ferimento.
  5. Analgésicos de venda livre também ajudam a reduzir a desconforto da pele queimada. [10] Tome algo como ibuprofeno e paracetamol de acordo com a bula, sem passar da dosagem recomendada e prestando atenção aos possíveis efeitos colaterais. Por fim, consulte um médico ou farmacêutico em caso de dúvidas. [11]
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Água fria e limpa.
  • Chumaços de algodão.
  • Azeite de oliva para tirar a cola (enxague tudo depois de terminar).
  • Panos limpos.
  • Spray antisséptico ou vinagre branco.
  • Sabonete neutro.
  • Curativo (opcional).
  • Gel de aloe vera (opcional).
  • Analgésico de venda livre (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 26 345 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade