PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os ácaros podem causar erupções cutâneas com coceira e pequenas elevações na pele que não são nada legais. Eles preferem picar insetos e folhas de carvalho, mas também podem usar humanos como fonte de alimento quando as fontes mais comuns estiverem escassas. [1] Se tiver sido picado, cuide da pele em casa ou consulte um médico. Felizmente, você também pode evitar que isso aconteça novamente!

Método 1
Método 1 de 3:

Cuidando das picadas em casa

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Limpe as picadas com antisséptico. Passe álcool ou hamamélis com uma bola de algodão limpa para limpar as picadas gentilmente. Seque o local com uma toalha limpa e jogue fora o algodão.
  2. Infelizmente, as picadas dos ácaros podem coçar bastante. Você pode até mesmo ter uma erupção cutânea! No entanto, coçar pode causar um rompimento da pele, aumentando o risco de infecção bacteriana. [2]
    • Se machucar a pele, consulte um médico.
  3. A loção ajuda com a coceira, fornecendo alívio e limitando a vontade de coçar. [3] Lave a pele e as mãos e agite o frasco. Em seguida, passe uma pequena quantidade em um cotonete e passe nas picadas ou na erupção. Continue usando a loção até que a área toda fique coberta. Deixe secar antes de se vestir novamente. [4]
    • Consulte um médico antes de usar a loção de calamina em crianças com menos de 12 anos ou se estiver grávida ou amamentando.
    • Sigas as instruções do frasco, incluindo a dosagem. Você pode reutilizar a loção depois de algumas horas, se necessário. [5]
  4. Compre um produto sem receita de concentração de 1% para aliviar a coceira. [6] Lave as mãos e limpe a área afetada. Em seguida, passe uma pequena quantidade do creme nas picadas ou na erupção.
    • Use a menor dose possível e espere pelo menos quatro horas antes de reaplicar o produto. [7]
    • Se o creme não aliviar a coceira, pode ser necessário usar algo mais fonte. O médico pode receitar um tratamento mais eficaz.
    • Não use o creme em crianças menores de 12 anos sem consultar um médico.
    • Siga todas as instruções da bula.
  5. O remédio pode reduzir a reação do corpo às picadas, aliviando a coceira, a vermelhidão e uma possível erupção cutânea. Use uma opção sem receita, como difenidramina, ou algo que não cause sonolência, como cetirizina (Zyrtec) ou loratadina (Claritin). [8]
    • Siga as instruções de dosagem da embalagem, pois elas variam sempre. Por exemplo, alguns anti-histamínicos podem ser tomados a cada quatro horas, mas outros, uma vez por dia.
    • Consulte um médico antes de tomar o medicamento, principalmente se já estiver tomando outros.
  6. O banho pode aliviar a coceira na pele, deixando-o mais confortável. Encha a banheira com água morna e adicione uma xícara (85 g) de aveia moída ou coloidal comercial. Fique de molho por dez a 15 minutos para ver os resultados e enxágue o corpo depois do banho.
    • A melhor opção é tomar o banho uma vez por dia, pois a aveia pode ressecar a pele se você a usar no banho por muito tempo ou muita frequência. A pele seca só piora a coceira. [9]
    • A aveia coloidal é moída bem fina e é feita para o banho de banheira. Você pode encontrá-la na internet ou nas farmácias.
    • Outra opção é usar bicarbonato de sódio em vez de aveia. Polvilhe uma xícara (130 g) do produto na água morna. [10]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Obtendo cuidados médicos

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria das picadas de ácaro pode ser tratada em casa, mas a coceira intensa pode precisar de um remédio com receita. Além disso, também é importante ir ao médico se a pele ficar machucada, o que pode provocar uma infecção.
    • Se as picadas não melhorarem depois de uma semana, vá ao médico mesmo se a coceira for controlável. [11]
    • O profissional pode fornecer tratamentos que não estão disponíveis sem receita.
    • Os sinais de uma possível infecção incluem pele inflamada, quente ou com pus.
  2. Lave as mãos e limpe a área afetada. Em seguida, passe uma camada fina do creme sobre as picadas ou sobre a erupção cutânea. Use sabonete e água para lavar as mãos depois.
    • Siga as instruções do medicamento, incluindo a dosagem. Talvez você tenha que passar o creme novamente depois de algumas horas, mas siga as orientações do médico.
    • Se estiver grávida ou amamentando, o profissional pode decidir que os cremes esteroides não são uma boa opção para você.
    • Se o creme for para uma criança com menos de 12 anos, peça para o médico esclarecer a dosagem correta e a frequência do uso. Ele pode recomendar uma opção sem receita.
    • Use a menos quantidade possível. Além disso, não deixe pegar na pele ao redor das picadas. [12]
  3. As picadas de ácaro causam muita coceira, e a coceira frequente pode provocar uma infecção bacteriana. Se isso acontecer, o profissional receitará um antibiótico.
    • Finalize o frasco inteiro do medicamento, mesmo se já começar a se sentir melhor antes de terminar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Prevenindo picadas de ácaro

PDF download Baixe em PDF
  1. Os ácaros geralmente são mais problemáticos no final do verão ao início do outono, quando a população aumenta bastante. Mais ácaros significam mais encontros e maior demanda de alimentos. Como são transportados pelo vento, eles podem acabar facilmente na sua casa através de portas e janelas abertas.
    • Como eles são pequenos o suficiente para passarem pelas redes, fechar as janelas e a melhor forma de prevenir a entrada na sua casa. [13]
  2. Embora esteja quente, blusas de manga comprida, calças, luvas e um chapéu flexível podem limitar a sua exposição aos ácaros. Como o trabalho no jardim acaba mexendo com eles, a melhor opção é usar o máximo de roupas possível para prevenir o contato com a pele.
    • Varrer as folhas o coloca em maior risco de pegar ácaros na pele, pois eles são encontrados frequentemente em folhas de carvalho. [14]
    • As luvas de látex protegem melhor as mãos do que as de couro. [15]
  3. Muitos inseticidas não são eficazes contra ácaros, mas o DEET pode ser. Borrife o produto em si mesmo antes de sair. [16]
    • Como nem sempre é eficaz, e uma boa ideia usar o DEET além de outras medidas protetoras, como roupas extras.
    • Siga todas as instruções e sinais de advertência. Como todos os inseticidas, o DEET pode ser prejudicial se usado incorretamente.
  4. Isso removerá qualquer ácaro que estiver na sua pele ou no seu cabelo, mas não sarará as picadas que você já tiver recebido, apenas prevenirá que eles o piquem ainda mais. [17]
  5. Depois de passar um tempo trabalhando ou brincando do lado de fora, as roupas podem ter pego ácaros. Lave-as assim que chegar em casa para prevenir que eles fiquem lá grudados e o piquem. A melhor opção é usar a configuração de água quente para que eles não sobrevivam durante a lavagem. [18]
  6. Os pets também podem pegar ácaros e levá-los para a sua casa, principalmente se eles rolarem nas folhas que abrigam o inseto. Dê um banho no seu animalzinho com água morna, utilizando o shampoo adequado para o tipo de animal.
    • Sempre use um shampoo formulado para o animal específico. Não use shampoo de humanos, pois o produto pode ser prejudicial.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 320 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade