Baixe em PDF Baixe em PDF

O lulu da Pomerânia é uma raça do grupo dos "toys" conhecida por ser animada, inteligente e companheira, além de lembrar uma raposa. Outro traço fácil de reconhecer dessa raça adorável é o pelo, que parece pelúcia. O lulu tem uma camada dupla de pelos, com a camada inferior formada por uma pelagem grossa e macia que dá suporte à superior, de pelos retos e ásperos. [1] Quando se permite que a pelagem desse cachorrinho adorável cresça naturalmente, com cuidados mínimos, porém precisos, ela vai ficar bonita e dar ao lulu a aparência fofinha que é a marca registrada da raça. Os passos a seguir servem de guia para ajudar quem está aprendendo a tratar um lulu da Pomerânia.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Limpeza dos ouvidos e corte das unhas

Baixe em PDF
  1. Para começar, limpe as orelhas do animal com um cotonete embebido em uma solução para limpeza sem álcool. É só levantar a orelha do cachorro para expor a pele e limpar com cuidado.
    • Nunca coloque cotonetes ou chumaços de algodão no canal auditivo do cão. Se o animal se mover de repente, o cotonete pode penetrar no ouvido e prejudicar a audição.
    • A solução de limpeza não alcoólica não vai fazer as orelhas do cãozinho arderem.
  2. Com cuidado, levante as patas do cachorro por trás e deixe que a perna dele se dobre na junta. É mais fácil assim do que tentar puxar a pata pela frente. Procure identificar o sabugo (um pedaço do "dedo" do cachorro, por assim dizer) e deixe 4 a 5 mm de unha para protegê-lo. Se não conseguir ver o sabugo, corte um pedacinho de unha por vez com o cortador.
    • Use cortadores específicos para unhas de cachorros.
    • Deixe o pó hemostático por perto para estancar o sangramento se você cortar demais a unha por acidente.
  3. Depois de aparar as unhas do lulu, use uma lixa específica para unhas de cachorro e lixe as unhas dele até ficarem lisas. Não se esqueça de elogiar o cãozinho quando terminar para que ele seja mais cooperativo da próxima vez em que você cortar as unhas dele.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Dando banho no lulu

Baixe em PDF
  1. Dê banho no lulu antes de cortar as unhas dele para que as lâminas do cortador não fiquem cegas devido à oleosidade do pelo. Mas lembre-se de que parte dessa oleosidade é boa para a pelagem do animal. Por isso, só dê banho dele uma vez a cada três meses, a menos que seja necessário dar mais. [2]
  2. Coloque um tapete antiderrapante ou uma toalha na banheira ou em uma pia grande e encha de água morna. Abaixe o cachorro até a água, mas prepare-se para a reação dele. Alguns cães gostam de banho; outros, não. Por isso, é bom chamar alguém para ajudar.
    • Use um copo ou uma jarra para despejar a água no cachorro devagar, umedecendo toda a pelagem, mas tome cuidado para não deixar cair água no canal auditivo. Você pode colocar chumaços de algodão nos ouvidos do animal para ajudar, mas não os empurre muito para dentro.
    • Evite deixar a água cair nos olhos do cachorro.
  3. Passe o produto em todo o corpo do animal, massageando com cuidado. Vá da cabeça à cauda do cachorro com um produto feito especificamente para ele. Esfregue todas as partes do corpo, incluindo a cauda, a barriga, as patas etc. [3]
  4. É muito importante enxaguar bem o lulu da Pomerânia, já que o resíduo de shampoo não enxaguado pode causar irritação. Se possível, enxágue o animal com um chuveirinho para alcançar mais facilmente a pele e remover todo o sabão.
  5. Secar bem o cachorro vai facilitar o resto do processo. Você pode usar o secador ou deixar que o animal se seque naturalmente. Não se esqueça de secar bem as orelhas dele com uma toalha comum ou de papel. Se essa região não for bem seca, ela pode acumular parasitas, bactérias e fungos.
  6. Use escova de dentes e pasta específicas para cachorros e escove bem os dentes do animal. Alguns cães não gostam de ter os dentes escovados e podem resistir. Continue tentando durante cerca de cinco minutos por dia e, com o tempo, o animal vai se acostumar com a limpeza dos dentes, o que vai facilitar a escovação.
    • Não escove com muita força, pois as gengivas dos cachorros são sensíveis.
    • Escovar os dentes do cão pode ajudar a prevenir infecções bacterianas letais. [4]
  7. A aplicação mensal desse tipo de produto pode ajudar a manter seu melhor amigo saudável e bonito. Alguns shampoos já vêm com esse tratamento, enquanto outros produtos podem ser aplicados separadamente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Escovando o lulu da Pomerânia

Baixe em PDF
  1. Use uma escova de cerdas firmes ou uma rasqueadeira para escovar o pelo do animal. [5] O mais indicado é escovar todos os dias, mas o recomendado é no mínimo duas vezes por semana. Escove para fora a partir da pele, em vez de passar a escova ao longo do corpo. A escovação regular ajuda a manter o pelo do cãozinho desembaraçado.
  2. O mais recomendado é que você não escove o pelo do lulu da Pomerânia depois de seco, pois isso pode causar o acúmulo de estática e remover a camada protetora do fio, causando pontas duplas. Umedeça a pelagem do animal com um condicionador leave-in ou uma solução caseira formada por 10% de condicionador de boa qualidade misturado com 90% de água filtrada. [6]
    • Você também pode escovar o pelo do animal após o banho.
  3. Depois de escovar, penteie o pelo do cachorro com um pente de metal de dentes finos para encontrar nós. [7] Você pode aplicar o condicionador em spray para ver se consegue desembaraçar o nó, mas, se não funcionar, corte fora com a tesoura.
    • Use uma tesoura de segurança para cachorros e evite machucar o animal se ele fizer um movimento brusco quando você estiver cortando o pelo.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Escolhendo um estilo

Baixe em PDF
  1. Ela destaca a aparência de leão que essa raça de cachorro tem. Os ombros, a cara e o peito ficam com uma pelagem densa, enquanto o pelo do resto do corpo é aparado bem perto da pele com um tosquiador. A cauda fica com a ponta peluda para completar o visual de leão.
    • A "juba" precisa ser tratada com regularidade para não embaraçar.
    • Tome cuidado para não tosar o pelo próximo demais da pele do cachorro, o que pode causar feridas, pelos encravados ou queimaduras solares. [8]
  2. Ela também é chamada de "ursinho de pelúcia". Todo o pelo é aparado para ficar com 5 a 7,5 cm de comprimento, e a cara e as pernas ficam arredondadas. Isso deixa o cachorro com uma aparência uniforme, parecida com a de um ursinho de pelúcia ou filhote.
  3. Se a pelagem do cachorro ficar embaraçada, pode ser necessário raspar todo o pelo dele. Você também pode escolher deixá-lo assim se não tiver como escová-lo com regularidade. O lado ruim dessa tosa é que, quando voltar a crescer, talvez a pelagem não fique mais tão exuberante quanto antes. [9]
    • Não raspe o pelo até a pele do cachorro. Deixe uma camada curta para proteger o animal.
  4. Essa tosa é padronizada pelo kennel clube ao qual você pertence. Ela geralmente é feita para exibir a pelagem natural do animal, de modo que exige o mínimo de manutenção, embora seja permitida uma leve aparada para manter o formato. [10]
    • No geral, é permitido aparar o pelo de leve ao redor das patas, dos olhos e das áreas genitais.
    • Peça orientações específicas no kennel clube.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Tosando o pelo do lulu da Pomerânia

Baixe em PDF
  1. O exercício antes da tosa pode fazer com que o animal se movimente pouco durante o processo, o que é mais seguro. Pode ser também que o cão fique mais disposto a ficar parado, o que dará a você mais tempo para terminar.
  2. Ferramentas de boa qualidade para a tosa vão facilitar o trabalho para você e deixar o animal mais confortável. Tesouras e tosquiadores bons puxarão pouco o pelo do animal e farão cortes limpos e regulares. Use as lâminas corretas para o tosquiador que você tiver e compre os tamanhos adequados para a tosa que você pretende fazer.
  3. Ligue o aparelho perto do cachorro antes de usar para que o cão se acostume ao som. Fazer isso enquanto o animal é jovem ajuda a treiná-lo para ficar à vontade com o tosquiador mais tarde.
  4. Para facilitar, use um tosquiador elétrico. Apare também o pelo próximo às áreas genitais. Leia o manual de uso do tosquiador para ver se está usando o aparelho da maneira correta, o que inclui escolher a lâmina certa para cada área a ser tosada.
  5. É preciso aparar e modelar o pelo do animal para dar a ele aquele visual fofinho que é marca registrada da raça. Apare os pelos das patas, modele o traseiro e corte com a tesoura a parte de trás, inferior e do peito para chegar ao efeito desejado. Você também vai precisar acertar o formato dos pelos da cauda, das orelhas e da cabeça.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre que precisar dar um banho completo no lulu da Pomerânia, tome cuidado para não deixar a água cair nos olhos e nas orelhas do cachorro.
  • Comece a escovar e a tratar do lulu desde filhote. Assim, o animal já vai se acostumando com o processo. Caso contrário, ele pode ficar com medo.
  • Quando seguir as dicas de tratamento do lulu da Pomerânia, não se esqueça de falar com o cãozinho usando palavras gentis e de elogiá-lo durante o processo.
  • Trate dos lulus da Pomerânia uma vez por mês.
Publicidade

Avisos

  • Não dê banhos completos nessa raça com muita frequência. O banho elimina os óleos naturais da pele do animal e faz com que ela se torne seca e descasque.
  • Cuidado com o excesso de força ao tratar do lulu da Pomerânia. Essa raça inteligente sempre tenta agradar e não costuma dar trabalho para ser cuidada se você começar desde cedo e tiver paciência durante o processo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um lulu da Pomerânia;
  • Escova de cerdas firmes ou rasqueadeira;
  • Pente de metal de dentes finos;
  • Toalhinha;
  • Shampoo para cães;
  • Toalha;
  • Cortador de unha para cães;
  • Tosquiadeira elétrica para cães;
  • Tesouras de segurança para cães;
  • Produto para prevenir pulgas e carrapatos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 632 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade