Baixe em PDF Baixe em PDF

A mudança é algo positivo, principalmente quando é para sua segurança! Às vezes, ela inclui trocar as fechaduras das portas. A tarefa é simples e só leva alguns minutos, mas dará a você muita tranquilidade. Este artigo lhe ensinará como trocar fechaduras normais e de segurança, e as informações são relacionadas às fechaduras de embutir.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Removendo a fechadura da porta

Baixe em PDF
  1. Essa informação costuma estar impressa na testa (cobertura frontal da fechadura que é presa à lateral da porta), mas também pode ser encontrada na chave, caso a peça tenha sido pintada ou tiver sido o que sobrou de uma maçaneta antiga. Você não precisará de uma substituta exata da peça antiga, mas saber a marca, o tipo, o recuo e as características dela vai ajudar a garantir que a nova fechadura se encaixe e funcione adequadamente. [1]
    • Ao trocar a fechadura por outra da mesma marca e estilo básico, é possível evitar ter de fazer modificações à porta em si.
  2. É comum que os conjuntos para portas de entrada sejam maiores do que os de portas internas, e saber o tamanho necessário com antecedência vai poupar uma boa dor de cabeça.
    • Meça da saída do trinco, na lateral da porta, até a metade da maçaneta ou da fechadura de segurança. A maioria dos miolos ou máquinas de fechadura modernos mede 6 ou 6,5 cm de diâmetro.
    • A tranca na maior parte dos miolos novos pode ser ajustada para os dois tamanhos, mas pergunte antes de sair da loja para não precisar voltar e trocar.
    • As máquinas mais velhas podem variar no tamanho, mas costumam ser menores e exigirem mais trabalho com a madeira. Procure por um modelo "novo" nas lojas de antiguidades caso tenha esse tipo de fechadura.
  3. Solte os parafusos que prendem a peça no lugar e ela deverá sair facilmente, deixando apenas a cobertura decorativa, chamada de espelho. [2] Caso não consiga acessar os parafusos antes de tirar o espelho, remova-o primeiro e depois tire a maçaneta.
  4. O parafuso dele podem ou não ficar visível depois que você remover a maçaneta. Se ficar, é só tirá-los e deixá-lo de lado. Caso não fique visível, procure por um buraco na borda onde às vezes há um parafuso sextavado escondido. Se não houver nenhum buraco ou parafuso oculto, a placa está apenas encaixada no lugar. Use uma chave de fenda para retirá-la, expondo o mecanismo da trava. [3]
  5. Retire os parafusos que prendem a parte de dentro da fechadura à metade externa. Eles ficam na metade interna da maçaneta. Após tirar os dois parafusos, puxe cada metade da maçaneta para fora da porta. [4]
    • Não deixe a porta fechar. Caso contrário, você precisará recolocar a metade mais longa da maçaneta ou usar uma chave de fenda ou faca de manteiga para abri-la.
  6. Tire os dois parafusos da testa, na lateral da porta. Remova também a contra testa no batente.
    • Se a nova fechadura for da mesma marca e modelo da antiga, é possível usar ou ficar com as placas existentes. Segure as novas contra as antigas e compare: se forem iguais, é melhor deixar as mais velhas, se possível. Remover e substituir parafusos tende a enfraquecê-los.
    • Caso não consiga fazer os parafusos novos se prenderem, enfie uma lasca ou duas de madeira no buraco deles e cortá-las na altura da borda da porta. Use palitos de dente para isso.
    • Uma alternativa é comprar parafusos mais longos, mas veja se as cabeças deles são idênticas às dos que foram fornecidas pelo fabricante, ou eles podem não se encaixar direito e causar problemas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Instalando a fechadura nova

Baixe em PDF
  1. Remova os recessos desnecessários dela usando um cinzel para que se encaixe direito e coloque a peça nova no recesso. Se ela ficar bem encaixada no espaço, não se preocupe em colocar os parafusos até que as partes restantes tenham sido instaladas. [5]
    • Caso a nova tranca não se encaixe bem no espaço, coloque os parafusos nela e aperte-os.
  2. Deslize as partes externas dele para dentro do buraco, passando pela máquina. Mantendo-as paralelas ao chão, insira o conjunto interno, deslizando-o para dentro do espelho da parte externa da fechadura. Ponha os parafusos e aperte-os. [6]
    • Veja se a contra testa se alinha com a nova fechadura. Em caso negativo, é melhor trocar a contra testa.
  3. Faça-o com a porta aberta para que você não fique trancado para fora de casa se algo der errado.
  4. A nova fechadura deve se abrir e fechar com facilidade.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Removendo uma fechadura de segurança

Baixe em PDF
  1. Assim, você poderá acessar a parte interna da fechadura.
  2. Alguns giros rápidos de uma chave sextavada (Allen ou Torx) soltarão o mecanismo de dentro. Tire os cilindros interno e externo.
    • Se a sua fechadura tiver coberturas decorativas sobre os parafusos, use um punção e um martelo para tirá-los e pegue-os com um alicate. Em seguida, use a chave sextavada para soltar os suportes.
  3. Esta não é a melhor opção e exige uma broca forte, mas vai ajudar a tirar a peça. [7]
    • A partir do lado de fora, perfure o cilindro no meio da fechadura, onde estão as tranquetas, e tire-as.
    • Como alternativa, perfure os dois lados da fechadura na metade até que o espelho saia.
    • Insira uma chave de fenda na tranca e gire a maçaneta.
  4. Remova-a e limpe os detritos ou a poeira que ficar no espaço.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Instalando uma nova fechadura de segurança

Baixe em PDF
  1. Veja se a parte de cima dela está voltada para a direção certa. Depois de alinhá-la, coloque-a no lugar e prenda-a na lateral da porta usando dois parafusos Philips. Cuidado para não apertar demais.
    • Depois de instalar a fechadura na lateral da porta, use uma chave de fenda para testar o funcionamento dela.
  2. As linguetas dos dois cilindros são planas de um lado e curvas do outro. Encaixe-as de modo que os lados planos se toquem. Para facilitar a instalação, coloque um cilindro primeiro e depois o outro, pois encaixar os dois ao mesmo tempo pode ser difícil. [8]
  3. Aperte-os bem, mas não a ponto de tirar a fechadura do lugar. [9]
  4. Coloque a chave na fechadura e gire. Veja se o movimento é fluido e se a peça está centralizada. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Use lubrificante de grafite nas fechaduras para não precisar trocá-las com tanta frequência. Aplique o produto dentro da fechadura e no local onde você insere a chave. Uma maneira fácil de passar o grafite é riscando a chave com um lápis. [11]
  • O preço de uma fechadura nova varia bastante, entre R$ 60,00 e R$ 350,00 dependendo do local de instalação, do tipo de fechadura, do material e da marca.
  • Você também pode alternar entre uma fechadura de passagem (sem função de tranca), uma fechadura tubular com botão (que só funciona de dentro e se abre quando a maçaneta interna é girada), e uma fechadura tubular com chave.
  • Uma fechadura com ferrolho pode ser trocada por uma com entradas para a chave dos dois lados. Embora o ferrolho possa parecer mais conveniente, se tiver uma janela grande na porta, você pode querer ter espaço para a chave dos dois lados.
  • Aprenda a trocar a chave da fechadura. Isto evita que você jogue fora várias fechaduras boas que ainda podem ser consertadas, e assim você também tem a opção de usar uma chave para todas as portas de entrada. Alguns fabricantes de trancas oferecem conjuntos, o que torna o processo mais fácil do que fazer sozinho.
Publicidade

Avisos

  • Se tiver uma fechadura de segurança com chave por dentro e por fora, deixe uma chave à mão em caso de emergência. Ela deve ser fácil de achar em caso de incêndio, e todos os moradores da casa precisam saber onde ela fica. Você pode colá-la a um extintor de incêndio ou a uma lanterna de emergência. Não tire essa chave de casa em nenhuma circunstância.
  • Essa chave também deve ser original, não uma cópia. Quantas vezes você já teve de remexer uma cópia malfeita para conseguir abrir a fechadura? Agora imagine essa mesma situação em um incêndio? Mantenha uma chave separada para cada porta desse tipo, mesmo que elas usem a mesma chave.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 115 028 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade