Baixe em PDF Baixe em PDF

Se a ponta da chave de fenda está deslizando contra o parafuso, você precisa aumentar a fricção ou o torque. Há muitas maneiras simples de conseguir uma melhor fixação sobre o parafuso usando itens de casa. Você precisará de uma ferramenta especializada para os parafusos espanados de verdade, mas a maioria delas é bem barata e fácil de encontrar.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando uma chave de fenda

Baixe em PDF
  1. Se você ainda consegue pegar a cabeça do parafuso com uma chave de fenda, tente tirá-lo à mão uma última vez. Siga as instruções abaixo para aumentar suas chances:
    • Se o parafuso estiver preso a um metal, borrife óleo penetrante e deixe agir por pelo menos 15 minutos. [1]
    • Use a maior chave de fenda manual que couber no parafuso.
    • Se possível, pegue o cabo da chave com uma chave-inglesa para ter mais alavancagem.
  2. Se a chave fica saindo da fenda espanada, cubra-a com um pedacinho de material que dê mais aderência. Pressione esse material sobre a fenda usando a chave e tente de novo. Seguem algumas opções:
    • Um elástico largo cortado.
    • Um pedaço de palha de aço.
    • Um pedaço do abrasivo verde de uma esponja de cozinha.
    • Fita adesiva, com o lado adesivo contra a cabeça do parafuso.
  3. Para evitar quebrar a cabeça do parafuso, bata com cuidado. Pule este Passo se estiver trabalhando com um objeto frágil.
  4. Coloque a palma da mão contra a ponta da chave de fenda, com o braço bem atrás dela. Pressione diretamente o parafuso usando todo o antebraço enquanto gira a chave.
    • Se a ferramenta estiver escorregando, pare de usá-la imediatamente. A insistência só vai continuar desgastando a cabeça do parafuso e tornar a remoção mais difícil. Veja se você está girando o parafuso para o sentido certo, que é normalmente – mas nem sempre – o sentido anti-horário. Pressionar com firmeza enquanto você desaparafusa ajudará a prevenir os escorregões.
  5. Se puder, esquente o parafuso sem danificar o objeto ao qual ele está preso. Essa atitude muitas vezes solta as roscas. Aplique uma pistola de calor ou uma tocha de propano ao parafuso, movendo a fonte de calor constantemente para evitar o superaquecimento. Depois que ele estiver quente o bastante para ferver uma gota de água, deixe o parafuso esfriar e tente tirá-lo outra vez. [2]
    • Se o parafuso tiver sido fixado com um agente adesivo, tal Método pode funcionar ainda melhor.
  6. Se a chave de fenda ainda não conseguir se fixar, corte um entalhe na cabeça do parafuso, insira uma chave de fenda chata e tente girar. [3] Você pode combinar essa abordagem com qualquer uma das outras acima.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando uma chave de impacto

Baixe em PDF
  1. Trata-se de uma ferramenta manual que enfia uma chave de fenda mais profundamente no parafuso usando um peso e uma mola. Ela é apropriada para construções resistentes, mas pode danificar eletrônicos ou outros equipamentos sensíveis. Caso esteja preocupado com os danos, evite os modelos baratos com molas rígidas, pois eles exigem pancadas de martelo fortes para funcionar. [4]
    • Não se recomenda usar uma chave de impacto elétrica, pois o excesso de força pode danificar o material ao redor.
  2. Alguns modelos têm uma alavanca. Em outros, você define a direção girando o cabo.
  3. Encaixe uma broca do tamanho correto no final da chave, coloque-a no parafuso e segure a chave a um ângulo de 90°. Pegue a chave pelo ponto médio, deixando a mão longe da ponta.
    • As brocas que vieram com sua chave de impacto muitas vezes são extraduras, o que facilita o processo. [5]
  4. Bata com firmeza na ponta da chave usando uma marreta pesada. Uma ferramenta de borracha ajuda você a não arranhar a chave.
  5. Algumas chaves de impacto saem da posição depois de cada golpe. [6] Coloque a sua de volta no ponto certo se precisar.
  6. Depois que ele estiver solto, use uma chave de fenda regular para removê-lo do buraco.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando um extrator de parafusos

Baixe em PDF
  1. Se a cabeça do parafuso estiver gasta, porém intacta, compre essa ferramenta. Ela é basicamente uma ponta de chave de fenda feita de um metal mais duro e com roscas reversas na ponta. É uma das maneiras mais consistentes de se remover um parafuso espanado, mas exige cautela. Se o extrator se quebrar no parafuso, ele pode exigir um profissional para terminar o trabalho. Para diminuir as chances disso acontecer, escolha um extrator com menos de 75% do diâmetro do corpo do parafuso (não da cabeça). [7]
    • Para parafusos com cabeça de soquete ou Torx e um corpo cilíndrico exposto, use um extrator multirranhura. Ele se encaixa sobre a cabeça do parafuso e o envolve com dentes na superfície interna. Em vez de seguir as instruções abaixo, bata esse tipo de extrator gentilmente para encaixá-lo no lugar e gire com uma chave de soquete.
  2. Coloque um punção de centro no meio exato da cabeça do parafuso e bata na ponta com um martelo para fazer um entalhe para a broca.
    • Use óculos de segurança para se proteger das lascas de metal e fique com eles durante o processo.
  3. Use uma broca feita para metais rígidos. O extrator de parafusos deverá ter o tamanho da broca estampado em alguma parte da ferramenta. Perfure com cuidado e estabilize usando uma furadeira de bancada, se possível. Comece com um buraco de 3 a 6 mm de profundidade. Algo mais fundo pode quebrar o parafuso. [8] Comece o buraco com uma broca pequena para dar à broca maior um espaço onde se prender.
  4. O metal extraduro do extrator é frágil, portanto um martelo de ferro ou aço pode quebrá-lo. Bata nele até que o extrator esteja preso com firmeza nas paredes do buraco que você fez.
  5. Se o torque for muito forte ou desigual, a ferramenta pode se quebrar, deixando a sua situação pior do que antes. Uma alavanca de chopp que se encaixe bem sobre a cabeça do extrator é a maneira mais segura de remover a peça e o parafuso preso a ela. A perfuração terá soltado o parafuso, portanto você poderá removê-lo sem muita força. [9]
    • Alguns kits de extração vêm com uma porca que se encaixa sobre a cabeça do extrator. Pegue a porca com duas chaves-inglesas a cerca de 180° uma da outra, para um torque mais igual.
  6. Se o parafuso não ceder ou você estiver preocupado com a quebra do extrator, tire a ferramenta. Aqueça o parafuso com uma tocha e pingue parafina ou água sobre ele para lubrificar as roscas. Experimente usar o extrator novamente depois que o parafuso tiver esfriado. [10]
    • Cuidado para não danificar o material ao redor. Mesmo ao trabalhar com metal, é melhor usar apenas pistolas de calor ou tochas de propano. Mova a tocha ao redor do parafuso constantemente para evitar aquecer uma área por mais de um segundo por vez. [11]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Métodos adicionais

Baixe em PDF
  1. Encontre uma porca que se encaixe bem ao redor da cabeça do parafuso e junte as duas peças usando um epóxi para unir metais de duas partes. Espere o produto curar conforme as instruções da embalagem, pegue a porca usando uma chave de soquete e gire.
    • Se não tiver uma porca do tamanho certo, você pode colar uma menor na cabeça do parafuso, mas ela não vai fornecer tanta alavancagem.
  2. Quebrar a cabeça costuma liberar a pressão sobre o corpo do parafuso, tornando-o mais fácil de puxar. Mas, se não funcionar, você terá eliminado a maior parte das outras opções. Escolha uma broca um pouco mais larga do que o corpo do parafuso para que a cabeça dele se solte completamente quando você terminar de perfurar. Comece com um punção de centro para fazer um buraco na metade exata do parafuso, e procure perfurar diretamente pelo meio. [12] Depois que a cabeça do parafuso quebrar, pegue o corpo dele usando um alicate de pressão e gire no sentido anti-horário para remover.
    • Se a cabeça do parafuso não for plana, lixe-a ou esmerilhe-a usando uma microrretífica e um acessório de pedra pontudo para esmerilhar. Faça o furo central e perfure depois que tiver uma superfície plana sobre a qual trabalhar.
  3. Se todo o resto falhar, contrate uma oficina para remover o parafuso usando eletroerosão. [13] Tal pode ser sua melhor opção se o extrator se quebrar dentro do parafuso.
    Publicidade

Dicas

  • Se puder acessar o lado de trás do objeto, veja se o corpo do parafuso está saindo por ele. Se estiver, pegue a ponta com alicates ou uma chave allen e gire por baixo.
  • Veja se está girando na direção correta. O parafuso pode ter as roscas orientadas na direção reversa. Nesse caso, você precisará girá-lo no sentido horário para removê-lo.
  • Se o buraco que sobrar estiver espanado, há várias maneiras de repará-lo:
    • Deixe o buraco maior. Para aumentar a força depois de bater, aplique loctite ao buraco e instale uma inserção rosqueada.
    • Coloque um parafuso maior autotravante no buraco espanado.
    • Use uma porca e um parafuso em vez disso. Se estiver unindo objetos de metal, você pode soldar a porca ao metal para criar uma montagem rosqueada e parada.
Publicidade

Avisos

  • As rebarbas de metal dos parafusos empenados podem machucar ou causar falhas mecânicas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Chave de fenda
  • Extrator de parafusos, broca ou kit para extração
  • Chave de soquete
  • Furadeira
  • Broca para perfurar metal
  • Óculos de segurança
  • Luvas de trabalho
  • Martelo ou marreta
  • Chave de impacto
  • Extrator de parafusos
  • Alicate de pressão
  • Fita adesiva, elástico, palha de aço ou abrasivo de esponja de cozinha

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 694 014 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade