PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os comandos (também conhecidos como trapaças) permitem que os jogadores mudem todos os aspectos do mundo de Minecraft [1] , mesmo com outros jogadores presentes nele. Cada bloco de comando é um item de dentro do game com um comando específico; sempre que ele é ativado, o comando também é utilizado. Isso permite que o jogador construa ferramentas convenientes, brinquedos divertidos ou até mesmo mapas de aventura customizados, com elementos complexos e cheios de eventos que podem ser ativados.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Acessando os blocos de comando

PDF download Baixe em PDF
  1. Apenas a edição de computador do Minecraft possui blocos de comando. Eles ainda não podem ser acessados na edição de consoles ou na Pocket Edition.
  2. Os blocos de comando são itens de dentro do game que dão acesso ao console do Minecraft. São ferramentas poderosas que permitem redefinir o jogo inteiro; porém, devido a isso, estão disponíveis em apenas certas circunstâncias:
    • Em um servidor multiplayer, apenas os operadores do servidor podem utilizar os blocos de comando. É necessário pedir para que um operador promova o jogador ou você terá que criar um servidor próprio .
    • No mundo de um jogador (singleplayer), é necessário habilitar as trapaças se elas não foram ativadas durante a criação do mundo. Abra o menu e clique em Abrir em LAN ou “Open to Lan”, marque a opção “Permitir Trapaças” e selecione em Abrir mundo em LAN . Isso durará apenas uma sessão de jogo, mas o processo pode ser repetido sempre que desejar adicionar mais blocos de comando.
  3. Agora que o acesso ao console foi desbloqueado, o jogador pode entrar no "Modo Criativo", o único que permite a colocação e programação de blocos de comando. Use o seguinte comando para conseguir realizar isso:
    • Pressione “T” para abrir o console (a barra de chat) ou pressione “/” para abrir e inserir “/” automaticamente na linha que está sendo digitada.
    • Digite /gamemode c e pressione “Enter” para acessar o "Modo Criativo".
    • Depois de configurar os blocos de comando, insira /gamemode s para entrar no "Modo de Sobrevivência" ou /gamemode a para o "Modo Aventura".
  4. Abra o console mais uma vez (pressione “T”) e digite o seguinte comando: /give (nome de usuário) minecraft:command_block 64 . No lugar de (nome de usuário), digite o seu nome de usuário completo no Minecraft, sem parêntesis.
    • O nome de usuário deve ser digitado com distinção entre maiúsculas e minúsculas.
    • Se nada acontecer, pode ser necessário atualizar o Minecraft ao menos para a versão 1.4. Atualize até a versão mais recente para obter acesso a todos os comandos.
    • O "64" pode ser substituído por qualquer número, fazendo com que o jogador receba tal número de blocos. 64 é o conjunto completo de blocos de comando.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Usando os blocos de comando

PDF download Baixe em PDF
  1. Verifique o inventário e procure por blocos de comando recém-criados [2] . O ícone dele é uma caixa marrom modelada com painéis de controle cinzas em cada um dos lados. Mova os blocos de comando para a barra de itens rápidos e coloque um deles no chão, como seria feito com qualquer item.
  2. Vá até ele e clique com o botão direito para abri-lo como seria feito com um baú. Uma janela com uma caixa de texto deverá aparecer.
    • Se nada acontecer, os blocos de comando podem estar desabilitados nesse servidor multiplayer. Alguém com acesso ao arquivo “server.properties” precisará abri-lo e definir o comando enable-command-block para "true" e op-permission-level em "2" ou qualquer valor maior.
  3. É possível inserir praticamente qualquer comando na caixa de texto do bloco. Selecione Concluído para salvá-lo no bloco. Há uma longa lista de comandos incluídos abaixo, mas experimente o summon Sheep como o primeiro teste.
    • Para aprender mais comandos, abra o console normal (não o do bloco de comando) e digite /help .
    • Diferentemente do console normal, a caixa de texto do bloco de comando não precisa começar com uma barra (“/”).
  4. Ative o bloco com redstone [3] . Faça uma trilha de pó de redstone e conecte-a ao bloco de comando, colocando uma placa de pressão sobre a redstone. Fique sobre a placa para ativar a redstone e uma ovelha deverá aparecer ao lado do bloco. Isso acontecerá sempre que um jogador ou inimigo ativar a redstone.
    • Isso funciona como uma ativação normal de redstone. Substitua a placa de pressão por um botão, alavanca ou qualquer outro método de ativação que escolher. Se quiser, você pode até colocar o botão diretamente no bloco de comando.
    • Qualquer jogador pode usar o bloco de comando depois que ele for configurado, mas apenas os que possuem as permissões certas podem modificar o comando.
  5. Na maior parte dos casos, o texto dos blocos de comando funciona da mesma maneira que no console normal. Caso ainda não tenha familiaridade com o console, veja as seções de exemplo a seguir para começar; do contrário, eles serão apenas termos extras que deverão ser aprendidos:
    • @p seleciona o jogador mais próximo ao bloco de comando, independentemente da distância dele.
    • @r seleciona um jogador aleatório em qualquer lugar do servidor.
    • @a seleciona todos os jogadores do servidor, incluindo a si próprio.
    • @e permitirá que todas as “entidades” do servidor sejam selecionadas. Nesse comando, está incluso praticamente tudo que não é um bloco, como jogadores, objetos, inimigos e animais. Cuidado ao utilizá-lo.
    • Esses termos são válidos em qualquer lugar onde o nome de um jogador ou entidade seria inserido (apesar de tais termos ainda funcionarem normalmente).
  6. É possível criar comandos mais específicos adicionando modificadores após “@p”, “@r”, “@a” ou “@e”. Eles usam o comando [(argument)=(value)] . São vários os argumentos e valores disponíveis. A lista deles é facilmente encontrada após uma pesquisa online, mas veja a seguir alguns exemplos para começar:
    • Um comando com @r[type=Sheep] afetará uma ovelha aleatória.
    • O @e[m=c] afeta todos no "Modo Criativo". O argumento “m” significa “Modo”, enquanto o “c” representa “Criativo”.
    • Use o ponto de exclamação (“!”) para criar o valor oposto. Em @a[team=!Commando] , por exemplo, todos os jogadores que não estão na equipe “Commando” serão afetados. Times estão disponíveis apenas em mapas especiais e criados por jogadores.
  7. Caso saiba um comando, mas não tem certeza para que ele serve, pressione "Tab" e o game dará as instruções. Pressione a tecla uma segunda vez para navegar por uma lista de opções.
    • Volte, por exemplo, ao bloco que está invocando ovelhas e delete a palavra "Sheep". Pressione "Tab" para navegar por uma lista de entidades possíveis de se invocar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Exemplo de blocos de comando

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça uma caixa de teletransporte [4] . Salve o comando tp @p x y z em um bloco de comando. Em vez de “x”, “y” e “z”, insira as coordenadas x-, y- e z- da localização para onde deseja se transportar (por exemplo, /tp @p 0 64 0 ). Quando alguém ativar esse bloco, o jogador mais perto dele sumirá e reaparecerá nessas coordenadas.
    • Pressione "F3" para mostrar as coordenadas.
    • Assim como qualquer comando, o "@p" pode ser substituído por outro termo. Ao digitar o próprio nome de usuário, você sempre será transportado, mesmo se outra pessoa ativar o bloco. Ao inserir “@r”, um jogador aleatório do servidor será teletransportado.
  2. Caso esteja rodando a versão 1.7 ou superior do Minecraft, é possível criar blocos de comando para invocar qualquer entidade ou bloco. Veja alguns exemplos:
    • Um bloco de comando com as palavras summon Boat invocará um novo barco ao lado do bloco sempre que for ativado. Os jogadores do servidor nunca mais precisarão esperar pela balsa de novo!
    • Para que um bloco apareça, e não uma entidade, use o comando setblock em vez do de invocação (“summon”). O setblock minecraft:water 50 70 100 transforma o bloco nas coordenadas 50-70-100 em água. Se já havia um bloco no local, ele desaparecerá.
  3. O comando “kill” (matar) destruirá permanentemente uma entidade. É um comando muito perigoso, já que basta uma letra equivocadamente para destruir a entidade errada (ou até o mundo inteiro, se utilizar o “@e”). O kill @r[type=Painting,r=50] , por exemplo, destrói uma pintura aleatória em um raio de 50 blocos do bloco de comando ativado.
  4. Os comandos time set day ou time set 0 definirão o nível de luz do sol até a quantidade especificada. Experimente valores diferentes no lugar do zero para controlar dia e noite. Depois de cansar de controlar se os céus devem ficar escuros ou claros, faça um bloco com toggle downfall ou weather rain para invocar a chuva.
  5. Existem centenas de outros comandos que podem ser utilizados; eles são encontrados ao digitar /help ou ao pesquisar por sites do Minecraft. Veja alguns outros comandos que podem ser explorados. Entre parênteses, digite o que estiver indicado:
    • say (mensagem).
    • give (jogador) (item) (número do item).
    • effect (jogador) (efeito da poção).
    • gamerule .
    • testforblock .
    Publicidade

Dicas

  • No console normal, digite /help para obter uma lista de comandos. Tecle /help (nome do comando) para saber mais sobre um comando específico. Além disso, é possível encontrar mais informações nas “Wikis” do Minecraft e sites da comunidade.
  • Para desligar as notificações de chat para um comando bem-sucedido, abra o console normal e digite /gamerule commandBlockOutput false .
  • Nada acontece quando o sinal a um bloco de comando é desligado. O bloco será novamente ativado quando o sinal retornar.
  • Mesmo se o bloco de comando não estiver diretamente conectado à redstone, ele será ativado se um bloco sólido adjacente possuir “força de sinal” de dois ou mais.
Publicidade

Avisos

  • O sinal de redstone deve ser aumentado por um repetidor de redstone se ele chegar a mais de 15 blocos de distância.
  • É preciso clicar em “Concluído” para salvar um bloco de comando. Fechar a janela pressionando "ESC" não salvará o comando.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 141 781 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade