Baixe em PDF
Baixe em PDF
O Bloco de Notas [1] X Fonte Confiável Microsoft Support Ir à fonte é um programa de edição de textos bastante simples, que vem pré-instalado com o sistema operacional Windows. Ele é muito útil para quem quer redigir documentos curtos e salvá-los como textos sem formatação. O bloco tem algumas outras funções das quais você pode tirar proveito. No entanto, como ele é apenas um editor de textos, não suporta imagens. O programa é similar nas versões 7 e 8.1 do Windows; a única diferença é a maneira de abri-lo. Aprender as operações básicas dele é rápido e fácil!
Passos
-
Abra o Bloco de Notas. No Windows 7, abra o menu "Iniciar" e digite "bloco de notas" no campo de pesquisa. Clique no bloco para abri-lo. Também é possível ir à pasta "Acessórios" no Iniciar e escolher o programa na lista de aplicativos.
- No Windows 8.1, digite "bloco de notas" no campo de pesquisa do "Iniciar".
-
Explore a interface do Bloco de Notas. Quando o programa estiver aberto, você verá uma tela simples, com um conjunto limitado de opções de edição: "Arquivo", "Editar", "Formatar", "Exibir" e "Ajuda".
-
Abra o menu "Arquivo". Você verá uma lista suspensa com as opções "Novo", "Abrir", "Salvar", "Salvar como", "Configurar página" e "Imprimir" -- as opções básicas de edição. Clique em "Novo" para criar um documento.
- Sempre que você salvar um arquivo com "Salvar" ou "Salvar como", o Windows automaticamente guardará o documento no formato .txt. Quando você tentar abri-lo, o Bloco de Notas será usado.
- Colocando-se ".LOG" bem no início de um arquivo, cada vez que abri-lo, o Notepad posiciona o cursor no final do arquivo e coloca a data e hora. Útil para se fazer registros com timestamp (Log, ou diário de bordo).
- Você pode escolher salvar os documentos do Bloco de Notas em HTML clicando em "Salvar como" e em "Todos os arquivos" na lista de escolhas. Depois, salve o arquivo com as extensões .htm ou .html. Digite o código HTML diretamente no documento, como faria com um texto sem formatação.
- Para salvar um documento em HTML do modo correto, você precisará habilitar a opção "Quebra automática de linha". Esse aspecto será discutido mais à frente.
-
Formate a página. Clique em "Configurar página" no menu "Arquivo". Você verá algumas opções de formatação simples. Escolha o tamanho e a orientação do papel, bem como as definições de cabeçalho e rodapé.
-
Adicione um cabeçalho e um rodapé. O Bloco de Notas inclui ambos automaticamente; o cabeçalho traz o nome do documento e a data em que ele foi impresso; o rodapé, traz a numeração da página. É possível remover esses detalhes excluindo os códigos nos campos "Cabeçalho" e "Rodapé", no menu "Configurar página". No entanto, essa configuração não pode ser salva e deve ser feita manualmente a cada vez que você quiser imprimir um documento. Lembre-se: "Arquivo", "Configurar página", campos "Cabeçalho" e "Rodapé". Eis uma pequena lista de comandos úteis para essa parte do programa:
- &l - Alinha os caracteres seguintes à esquerda.
- &c - Centraliza os caracteres seguintes.
- &r - Alinha os caracteres seguintes à direita.
- &d - Imprime o documento com a data atual.
- &t - Imprime o documento com a hora atual.
- &f - Imprime o documento o nome do documento.
- &p - Imprime o documento o número da página.
- Deixar os campos de cabeçalho e rodapé vazios fará com que o documento impresso não tenha esses detalhes.
- É possível inserir palavras nos campos de cabeçalho e rodapé; elas serão impressas nas suas devidas posições. Letras após o sinal "&" não precisam ser maiúsculas.
- No Bloco de Notas, o cabeçalho ficará centralizado se os códigos de formatação -- não importa quais sejam -- não forem o primeiro item no campo "Cabeçalho". Por exemplo: para alinhar um título à esquerda da página, use "&ITítulo do texto".
Publicidade
-
Familiarize-se com a aba "Editar" no menu. "Desfazer" é o primeiro item da lista suspensa. Também é possível usar o atalho de teclado "Ctrl-Z" para usar essa função. Quando você desfizer algo, a opção "Refazer" surgirá.
- O resto do menu ("Recortar", "Copiar", "Colar", "Excluir", "Localizar", "Localizar próxima", "Substituir", "Ir para", "Selecionar tudo" e "Hora/data") são as mesmas em praticamente todos os programas do Windows que lidam com documentos redigidos.
- A opção "Ir para" só estará disponível se a opção "Quebra automática de linha" estiver desmarcada e se o documento tiver linhas numeradas. Essa opção é desmarcada automaticamente quando o bloco é aberto pela primeira vez.
-
Ative a opção "Quebra automática de linha". Caso contrário, todas as frases que você digitar formarão uma única linha interminável até que você pressione a tecla "Enter". Para evitar isso, vá à aba "Formatar". A "Quebra automática de linha" será a primeira opção. Basta clicar nela e o documento será ajustado.
-
Clique em "Fonte" na aba "Formatar" para fazer ajustes. Agora, você poderá escolher a fonte em uma lista de opções pré-carregadas, além de deixar o texto em negrito, itálico ou ambos. Você também poderá alterar o tamanho da letra.
- Mudar a fonte afeta o documento inteiro. Não é possível usar fontes diferentes para partes diferentes de um mesmo documento.
- A partir do menu suspenso de título "Script", que fica no menu de fontes, você poderá encontrar caracteres que não são usados em fontes ocidentais.
-
Use a aba "Exibir" no menu. A única opção nela é a chamada "Barra de status", que também só fica disponível quando a quebra automática de linha é desativada. Com isso, uma notificação será exibida no canto inferior do arquivo, mostrando onde o cursor está no documento..
-
Comece a digitar. É recomendável que você use a quebra automática de linha. Ajuste a fonte às suas preferências e lembre-se que só é possível usar um estilo no texto inteiro.
- Tenha em mente que a tecla "Tab" irá levar o cursor dez espaços à frente na linha -- ao contrário do Microsoft Word, que o desloca em cinco espaços.
-
Salve o documento. Quando você terminar, clique na opção "Salvar como", na aba "Arquivo". No Windows 7, o Bloco de Notas usa automaticamente a pasta "Meus Documentos"; no Windows 8.1, o diretório "OneDrive".
- Se você quiser salvar o arquivo em um local diferente, basta buscar a sua pasta de preferência na janela do "Salvar como". O Bloco de Notas passará a usar essa pasta no futuro.
- Lembre-se de que todos os documentos serão salvos com a extensão .txt.
-
Imprima o documento finalizado. Clique em "Arquivo" e, em seguida, em "Imprimir" na lista suspensa. Fazê-lo levará você a uma janela separada, onde será possível escolher a impressora e ajustar os detalhes. Por fim, clique em "Imprimir" novamente. Para alterar as definições que determinam a aparência do documento impresso, clique em "Arquivo" e em "Configurar página":
- Para alterar o tamanho do papel, escolha um tamanho na lista.
- Para alterar a fonte de papel, clique na lista suspensa "Fonte".
- Para imprimir o arquivo em sentido vertical, clique em "Retrato"; se quiser imprimi-lo horizontalmente, clique em "Paisagem".
- Para alterar as margens, digite uma largura nos campos de "Milímetros".
Publicidade
-
Use a tecla "Esc". Basicamente, ela atua como um botão "Cancelar" e pode ser usada como um modo rápido e fácil de fechar quaisquer janelas do Bloco de Notas. Costuma ficar localizada no canto superior esquerdo do teclado e, às vezes, pode ser acompanhada de uma pequena seta apontando para a esquerda.
-
2Vá a outra janela. Para isso, você pode usar "Ctrl-Tab" ou "Ctrl-F6". Mantenha essas teclas pressionadas para ativar o atalho. Dependendo das suas opções, fazê-lo irá navegar pelos documentos abertos do Windows ou exibir os programas sendo usados em uma janela semelhante ao Visual Studio.
- Você pode manter a tecla "Shift" pressionada com qualquer um desses comandos para navegar pelas janelas em direções opostas.
-
Examine a sua janela de saída. Pressione "F8" (na parte superior do teclado) e "Shift" (ao lado esquerdo do teclado) para passar pelas janelas de Saída disponíveis.
-
Descubra mais atalhos. Usá-los reduz o tempo gasto com pequenos ajustes quando você trabalha com um documento. O Bloco de Notas possui dezenas deles, indo desde ações simples a usos mais complexos. Eis alguns dos atalhos mais populares do programa:
- F2 - Próximo favorito.
- F3 - Localiza próximo.
- F8 - Vai à página de saída.
- Ctrl+W - Fecha a janela.
- Alt+F6 - Ir à página de projetos.
- Alt+F7 - Vai à janela de fragmentos de texto.
- Alt+F8 - Vai à janela que localiza resultados.
- Ctrl+Alt+C - Copia como RTF.
- Alt+F9 - Vai à janela de CTags.
- Ctrl+Shift+T - Copia linha.
- Alt+F10 - Vai à janela dos scripts.
- Alt+Enter - Mostra as propriedades do documento.
- Alt+G - Vai para (tags).
- Ctrl+F2 - Cria favorito.
- Ctrl+F4 - Fecha a janela.
- Ctrl+F6 - Próxima janela.
- Ctrl+Space - Autocompleta o texto.
- Ctrl+Tab - Próxima janela.
- Ctrl+Insert - Copia.
- Shift+F3 - Localiza anterior.
- Ctrl+/ - Localiza rapidamente.
- Ctrl+A - Seleciona todo o texto.
- Ctrl+C - Copia.
- Ctrl+D - Duplica linha.
- Ctrl+F - Encontra diálogo.
- Ctrl+N - Novo arquivo.
- Ctrl+H - Substitui diálogo.
- Ctrl+F6 - Próxima janela.
- Ctrl+L - Recorta linha.
- Ctrl+N - Novo arquivo.
- Ctrl+O - Abre arquivo.
- Ctrl+V - Cola.
- Ctrl+P - Imprime.
- Ctrl+R - Substitui texto.
- Ctrl+S - Salva.
- Ctrl+Y - Refaz.
- Ctrl+Z - Desfaz.
- Ctrl+Shift+S - Salva tudo.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 61 226 vezes.
Publicidade