Baixe em PDF Baixe em PDF

O Punho do Bêbado ou 醉拳 ( Zuì Quán – “punhos embriagados”) é um estilo de Kung Fuh [1] muito difundido pela China. Apesar do nome um pouco difícil de pronunciar, é um estilo de luta que tem movimentos intencionais e lembra as atitudes de um bêbado. Leia este artigo e aprenda mais sobre o assunto!

Método 1
Método 1 de 2:

O básico do punho do bêbado

Baixe em PDF
  1. Deixe o indicador na forma de gancho e posicione o polegar para que os dois dedos formem um “C”.
  2. Mesmo com o corpo desleixado, você usará o chamado ponto de impacto. Dito de outra forma, os movimentos dessa postura serão relaxados e desajeitados, mas na hora de bater, você vai endurecer o corpo e lançá-lo ferozmente para frente usando a força dos pés e do próprio corpo, focando a energia no membro que está golpeando. Um bom jeito de fazer isso é imaginar que seu corpo é uma mola: muito flexível e ao mesmo tempo inteira em forma, que se agita e ressalta. Aplique esses conceitos no seu corpo e você os compreenderá mais facilmente.
  3. Ela confunde o oponente e o faz deixar aberturas para você golpear. Também se pode usá-la para dar impulso nos golpes.
  4. Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Os estilos do punho do bêbado

Baixe em PDF
  1. Alguns dos deuses que você pode usar: o Deus Bêbado com força interna; o bêbado com ataque repentino de cintura; o Deus Bêbado com o poderoso bloqueio de garganta; o Deus Bêbado com chutes duplos; o Deus Bêbado segurando o grande barril; o Deus Bêbado com a flauta longa e a Deusa Bêbada Ho “exibindo o corpo”. Todas essas técnicas são eficazes dentro das próprias possibilidades e sempre terão importância, dependendo da situação no combate.
  2. Essa técnica usa muito do “cambalear”, o que deixa o oponente confuso, mas exige que você tropece muito também. Lembre-se de que ao usar este estilo, uma das pernas deve estar esticada, mas não o tempo todo. Combinando o cambalear, o tropeçar e a perna esticada, várias grandes aberturas podem surgir e isso possibilitará o momento certo para golpear.
  3. Trata-se de uma técnica que exige muita energia. Por quê? Bom, porque você tem que se movimentar o tempo todo. Ao usar esse estilo, é preciso sempre ver o que está golpeando, qual parte do corpo o golpe pretende atingir e bater no oponente quase sem parar, uma vez que é uma técnica onde os golpes sempre atingem o adversário à curta distância. Por envolver bastante movimentos, golpes e ataques circulares, tornou-se um estilo muito popular. Apesar de ser eficiente, cansa muito. Nesse caso, quando for treinar essas técnicas, deixe-a por último.
  4. É um estilo extremamente mortal. Como o nome já diz, os movimentos consistem em bloquear os músculos da garganta. Sabendo disso, pulsos e dedos fortes são necessários para usá-lo. Sendo um estio muito poderoso e ótimo para a defesa, ele ainda exige que você faça movimentos circulares com as mãos atrás das costas e lance-as para frente de uma forma não súbita – ou melhor, furtiva. Em termos, usa-se bastante os dedos nos movimentos – é por isso que os dedos têm que ser bem fortes.
  5. Este é um ótimo estilo para manter o oponente longe do seu corpo. Os chutes duplos geralmente vão confundir o oponente, fazendo com que ele recue — se ele não recuar, com certeza vai se machucar. Basicamente, o estilo tem vários chutes aéreos, exigindo do usuário pernas fortes e uma ótima base (nesse último caso, uma postura neutra antes do ataque). Além disso, também requer muita flexibilidade e equilíbrio, sendo este último muito importante. A falta de equilíbrio, de pernas fortes e de uma base forte faz com que se torne um aprendizado inviável.
  6. Trata-se de um estilo que valoriza os movimentos das pernas, mas uma de cada vez (uma perna sempre fica reta). É importante usá-lo como último recurso, pois tem muitas aberturas.
  7. Um estilo muito eficiente, diga-se um dos mais eficientes dos estilos de Punho do Bêbado, pois utiliza movimentos circulares amplos e rápidos para atacar. Nesse caso, o fator mais importante é manter os braços em forma de círculo na frente do se corpo.
  8. É o estilo mais comum e o favoritos dos lutadores, tudo porque é o que mais usa a força do pulso. Os ataques são mais poderosos dentre todos os estilos e o que mais usa o tropicão.
  9. Para quem olha esse estilo, pensará nele como incomum e esquisito, tanto para o usuário como para o adversário — e é isso que faz dele ume estilo mortal. Os movimentos parecem femininos, visto que lembram uma mulher lutando, mas são muito poderosos. Ele é eficiente porque contém movimentos que confundem o oponente ou porque as pessoas não dão muita bola para o estilo e acabam desconhecendo as técnicas.
  10. Um exemplo é o 八影拳 ( Bā yǐng quán - “Punho das Oito Sombras”), que traz um sistema diferente da linhagem tradicional do Punho de Bêbado, mas tem similaridades com as formas dos Deuses Bêbados.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de atacar nos momentos mais inesperados.
  • Não siga as demonstrações do Punho de Bêbado praticadas em animes. Haverá inconsistências que ensinarão os movimentos de uma forma errônea.
  • O Punho de Bêbado também coloca muito estresse na linha média e no baixo tronco do corpo. Faça alguns abdominais e levantamentos de perna todos os dias, junto com outros exercícios. Além disso, a força de núcleo e a resistência ajudaram com o equilíbrio e os ataques surpresa.
  • Você precisar ter uma força significativa para usar algumas dessas técnicas. As flexões com dedo são a melhor opção. Também há um exercício bom para isso chamado “caminhada de urso”: coloque as mãos e os pés no chão, como se fosse fazer uma flexão, e rasteje desse jeito usando os dedos. Esse exercício vai fortalecê-los e dar a eles resistência.
  • Você realmente precisará fortalecer a resistência da mão, mesmo na hora de dar um golpe neutro. Algo que vai ajudar é fazer flexões nos pulsos com alternação para o dorso do pulso, alternando a cada flexão (as flexões têm que ser feitas com a suspensão da parte frontal no ar, ou seja, saltando). Além disso, é bom treinar bastante a postura do cavalo para fortalecer as pernas. A força de uma praticante do Punho de Bêbado é muito importante, pois ele deve ser capaz de manter o equilíbrio e atacar de qualquer posição.
  • Aviso importante: não beba vinho ou qualquer bebida alcóolica quando estiver aprendendo esse estilo! Trata-se de uma forma que “imita” um bêbado e ficar embriagado por causar algum acidente ou mesmo levar à morte.
  • Alugue os filmes “O Mestre Invencível” e “O Mestre Invencível 2”, ambos estrelados por Jackie Chan, para ver um exemplo do Punho de Bêbado. Embora os filmes sejam coreografados, eles conseguem representar bem o estilo e também são ótimos filmes. Ademais, outros filmes que mostram o Punho de Bêbado: “Punho de Herói”, estrelado por Donnie Yen; “Batalha de Honra”, estrelado por Jet Li; “As Garras do Dragão”, estrelado por Jackie Chan; “Heróis do Leste”, estrelado por Gordon Liu; “Drunken Monkey – O Poder do Kung-Fu”, estrelado por Wu Jing, Lau Kar-Leung e Gordon Liu; “O Grande Mestre Beberrão”, estrelado por Cheng Pei‑pei e “Garras de Aço”, estrelado por Jet Li.
Publicidade

Avisos

  • Tente aquecer os músculos fazendo vários alongamentos antes de usar o Punho de Bêbado.
  • Caso tenha artrite ou ossos fracos, tente não fazer flexões de pulso, mas se ainda for fazê-los, vá devagar no começo. Caso esteja machucando muito, faça o exercício de joelhos.
  • Não tome bebida alcóolicas!
  • Como é um estilo difícil de aprender por completo, treine com seus amigos até aprender a fazê-lo sozinho.
Publicidade

Referências

  1. ttps://www.estudopratico.com.br/kung-fu-saiba-tudo/

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 25 835 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade