Baixe em PDF
Baixe em PDF
A boa notícia é que os dois únicos programas que serão necessários já estão instalados no seu computador: Prompt de Comando e Bloco de Notas — e são grátis. Para abrir o Bloco de Notas, clique no botão Iniciar do Windows, escolha a opção “Executar” e, dentro da caixa que aparecerá na tela, digite “notepad”. Agora, minimize o Bloco de Notas e abra o Prompt de Comando. Para isso, basta seguir o mesmo processo, mas digitar “cmd” na caixa “Executar”.
Passos
-
Entenda o que são o Bloco de Notas e o Prompt de Comando. Em primeiro lugar, embora pareça, o Bloco de Notas não é apenas um editor de textos que está meio fora de moda, ele é uma ótima ferramenta de edição e criação de arquivos dos mais variados tipos. Já o Prompt de Comando (ou CMD) é um interpretador de linhas de comando que se parece muito com o extinto DOS, mas que agrega muito mais ferramentas a cada nova atualização do Windows.
- Para facilitar um pouco a operação do Prompt de Comando, clique na barra de título (a barra azul) com o botão direito do mouse e selecione a opção “Propriedades”. Dentro da primeira aba da janela que se abrirá, cheque a caixinha “Modo de Edição Rápida”. Dê um OK . Caso apareça uma tela de confirmação, dê OK novamente.
-
Aprenda o que o Prompt de Comando pode fazer. Tem quem ache que ele é até capaz de estragar o computador, o que é a mais pura verdade. Portanto, não saia mexendo nele sem saber o que está fazendo. Comece pelo básico, aprendendo a alternar entre diretórios.
- Digite CD c:\ e dê um ↵ Enter . Perceba que o diretório exibido à esquerda do cursor deve ter mudado de algo extenso — como “c:\Usuários\NomeDoUsuário” — para apenas “c:\”, que é o diretório raiz do computador. Antes de seguir para qualquer outro diretório, é interessante aprender a listar todas as pastas contidas no atual diretório.
- Entre com o comando DIR
e dê ↵
Enter
. Observe a lista de diretórios e, eventualmente, arquivos que surgirá na tela. A última coluna da lista informa o nome da pasta ou do arquivo que se encontra dentro do diretório atual. Quando se tratar de uma pasta, a coluna à esquerda do nome indicará isso com a palavra
<DIR>
. No caso de um arquivo, essa coluna ficará em branco e o nome do arquivo estará acompanhado de sua extensão, à direita, por exemplo: NomeDoArquivo.txt, NomeDoArquivo.exe, NomeDoArquivo.docx.
-
Crie uma pasta para guardar os arquivos batch que serão criados. Digite MKDIR Arquivos_Batch . O comando MKDIR passa uma ordem para que o Windows crie uma nova pasta. Para ter certeza de que o diretório foi criado, digite DIR novamente e confira a lista resultante. Lembre-se de que o nome dele trará a palavra
<DIR>
à esquerda. -
Aprenda a utilizar o comando “ping”. Caso o seu computador esteja sem conexão à internet, pule esta parte. O objetivo desse comando é enviar um pacote de dados ping (pingue) para determinado IP e ficar aguardando o retorno (o pongue). Caso o pingue-pongue ocorra com sucesso, significa que o site ou o computador remoto, donos do IP, estão no ar (e que a internet está funcionando corretamente).
- Como exemplo, faça um teste utilizando o site do Facebook. Basta digitar PING facebook.com e dar ↵ Enter . Em resposta, o Prompt de Comando deverá mostrar algo parecido com “Resposta de 72.14.207.99: bytes=32 tempo=117ms TTL=234”. Repare que essa linha se repetirá quatro vezes. Surgindo alguma mensagem de insucesso na tela, entenda que o site está fora do ar ou a sua internet caiu. Confira o trecho que relata a quantidade de pacotes enviados e perdidos. Se nenhum foi perdido, o site está funcionado 100%.
-
Abra um programa que se encontra dentro da pasta System32 do diretório do Windows. Não é complicado, basta saber e digitar o nome do programa desejado, finalizando com um ↵ Enter ; por exemplo: mspaint.exe . Na verdade, você já fez isso quando abriu o Prompt de Comando e o Bloco de Notas. Todavia, abrir um programa que não pertença à pasta System32 é um pouco mais difícil.
- O processo para abrir um programa que se encontra dentro de uma pasta que não seja a System32 é o mesmo para se abrir qualquer outro tipo de arquivo. Para aprender, comece criando um arquivo. No Bloco de Notas, digite Olá Mundo . Para salvar, abra o menu “Arquivo”, escolha a opção “Salvar Como”, entre no diretório “Arquivos_Batch” (que você criou no “c:\”), dê o nome “Ola_Mundo.txt” para o arquivo e salve-o. Reabra o Prompt de Comando, digite cd c:\Arquivos_Batch , dê ↵ Enter e entre com o nome do arquivo Ola_Mundo.txt . Aliás, ter de reabrir o Prompt de Comando não é necessário, trata-se apenas de um exercício de fixação.
-
Crie um diretório chamado “Apague_Me” dentro do diretório “c: \”. Deletar uma pasta é um pouco diferente, é preciso usar o comando RMDIR. Por exemplo: RMDIR Apague_Me quer dizer “remova o diretório chamado Apague_Me”. Mas não se engane, o mesmo comando também apagará arquivos e subdiretórios.
- Para deixar o processo mais claro, sempre que quiser deletar uma pasta, navegue até o diretório onde ela se encontra e digite RMDIR nome_da_pasta . Para apagar a pasta “Apague_Me”, que está no diretório “c:\”, o usuário deverá navegar até o diretório “c:\” primeiro e depois digitar RMDIR Apague_Me . Para responder ao Prompt de Comando que tem certeza de que deseja remover a pasta, basta pressionar S e dar ↵ Enter . Com isso, a pasta será apagada em definitivo do computador.
-
Renomeie um arquivo ou uma pasta. Existem dois comandos que fazem exatamente esse serviço, da mesma forma, e você pode escolher qualquer um deles: REN e RENAME. Para testar, crie um diretório chamado “Renomeie_Me”. Em seguida, entre com o comando: REN Renomeie_Me Novo_Nome e dê ↵ Enter . Agora que a pasta foi renomeada, delete-a.
-
Aprenda a linguagem Batch e como usá-la no Bloco de Notas. Ninguém precisar gastar dinheiro com programas caros: existem opções gratuitas. Digite no Bloco de Notas:
- Observe que neste script existem três comandos “Echo”, que é usado para exibir mensagens na tela do Prompt de Comando. O comando @echo off, por sua vez, impede que o próprio comando inserido apareça na tela. Dessa forma, o seguinte é evitado:
Echo Olá! Olá!
- O comando “time /t” exibe a hora na tela! É o trecho “/t” do comando que informa ao Prompt que a intenção do usuário não é ajustar a hora, é apenas visualizá-la.
- Abra o menu “Arquivo”, escolha a opção “Salvar como” e salve o arquivo como “Horario.bat” dentro da pasta “Arquivos_Batch”. Antes de clicar no botão “Salvar”, mude o “Tipo” de arquivo para “Todos os Arquivos”. Para rodar o script, volte para o Prompt de Comando, entre na pasta “Arquivos_Batch”, digite “Horario.bat” e dê ↵ Enter . Cuidado para não confundir a terminação “.bat” com “.batch” (o segundo não funciona).
@echo off Echo Este é um arquivo batch Echo Eu sei que horas são Echo Que horas são? Time /t
Publicidade - Observe que neste script existem três comandos “Echo”, que é usado para exibir mensagens na tela do Prompt de Comando. O comando @echo off, por sua vez, impede que o próprio comando inserido apareça na tela. Dessa forma, o seguinte é evitado:
Dicas
- Além dos comandos citados, existem muitos outros. Para conhecê-los, digite “help”.
Publicidade
Avisos
- Há comandos aparentemente inofensivos que podem danificar o computador gravemente.
- O comando “del”, usado para apagar arquivos, é definitivo. Os arquivos removidos por ele não são enviados provisoriamente para a lixeira.
Publicidade
Publicidade