PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os calos nos pés e as rachaduras de ressecamento nos calcanhares são problemas que, além de não serem atraentes, podem acumular sujeira. O ideal é estar com os pés macios e saudáveis, principalmente no verão. Para manter a saúde e a aparência saudável dos pés, é recomendável utilizar uma lixa. O uso da mesma ajudará a eliminar calos e imperfeições. [1]

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para lixar os pés

PDF download Baixe em PDF
  1. Para deixar seus pés macios, pode ser uma boa ideia utilizar algum utensílio que seja menos áspero do que as lixas. Por outro lado, é necessário utilizar algo mais áspero na hora de remover calos grossos.
    • Utilize um creme esfoliante para os pés. Essa opção é a mais segura para os seus pés, pois não envolve risco de ferimentos causados por fricção. Existem vários cremes esfoliantes específicos para os pés disponíveis nas lojas. Basta esfregar o produto sobre os pés para eliminar a pele seca e morta.
    • Outra forma segura de deixar os pés macios e tratar a pele morta ou ressecada é utilizar pedras de cerâmica feitas para esfoliação. Essas pedras, assim como a lixa para os pés, geralmente possuem um lado mais áspero e um mais suave, no entanto, podem ser mais seguras do que a lixa comum, principalmente para diabéticos.
    • Utilize um removedor de calos. Os removedores de calos geralmente são feitos de aço inoxidável e servem para tratar calos gravemente ressecados e grossos. Eles lixam as camadas de pele para alcançar a pele saudável e macia. Esteja ciente de que o uso incorreto do removedor de calos pode machucar a pele, levando até mesmo a uma infecção. O removedor de calos pode ser encontrado na internet e em algumas farmácias, custando 60 reais em média
  2. Existem vários tipos de lixas para os pés disponíveis. Embora a maioria possua um cabo de plástico ou de madeira e uma lixa dos dois lados, algumas são feitas de barro, vidro, metal ou são até mesmo elétricas. Decida qual vai querer utilizar para cuidar dos seus lindos pés.
    • A maioria das lixas para os pés possuem um lado mais áspero, o qual serve para remover imperfeições e calos mais grossos. Você também pode utilizar o lado mais áspero primeiro e continuar o processo com o lado mais suave para massagear a pele.
    • As lixas ou removedores de calos elétricos funcionam da mesma forma que os aparelhos de microdermoabrasão comuns. É possível obter resultados de nível profissional utilizando esses aparelhos. Embora a lixa elétrica deixe seus pés macios de maneira rápida e eficiente, é necessário trocar algumas de suas peças regularmente; por exemplo, os discos de esmeril. Pode ser uma boa ideia reservar essas peças para substituição.
    • Você também pode utilizar uma lixa de vidro, a qual é fácil de limpar e esterilizar e pode ser usada para lixar a pele grossa dos pés. Ela pode ser colocada na água fervente ou mergulhada em líquido desinfetante para garantir a limpeza da superfície não porosa. Adquira uma lixa de vidro grossa para que ela não quebre facilmente.
    • A lixa de barro é mais segura e é menos agressiva contra a pele do que os outros tipos de lixa. Ela é tradicionalmente utilizada em países asiáticos..
  3. Algumas pessoas gostam de lixar o pé com uma pedra-pomes após os procedimentos descritos acima, com o propósito de deixar os pés ainda mais macios. Caso deseje utilizar a pedra, procure por uma que possua um cabo de plástico ou madeira, o que facilitará o manuseio. Você também pode utilizar a pedra em seu estado natural se preferir.
  4. Qualquer recipiente serve, contanto que os pés possam ser mergulhados no mesmo. Não é necessário utilizar uma banheira de hidromassagem para os pés, embora esta seja a opção mais agradável. A água deve estar em uma temperatura quente, mas não o suficiente para queimar a pele.
    • Molhar os pés amolecerá calos e pedaços de pele mais grossa, tornando mais fácil a remoção desses elementos com a lixa.
  5. A água a ser utilizada para hidratar os pés pode ser personalizada para melhor satisfazer às suas necessidades. Você pode adicionar um shampoo ou sabonete específico para formar espuma ou escolher algum produto com o cheiro que preferir. Algumas pessoas utilizam produtos feitos especificamente para os pés, contendo vitamina A, E ou D.
    • Adicione sal mineral ou de Epsom à água. O sal de Epsom é particularmente eficaz para tratar rachaduras na pele e dor nos pés.
    • Adicione alguns óleos à água para hidratar ainda mais a pele. Algumas opções recomendadas são azeite de oliva e óleos aromáticos ou essenciais, como camomila ou lavanda. Adicione uma colher de chá desses óleos à água e prepare-se para ficar com os pés super macios.
    • Você também pode adicionar plantas ricas em minerais como algas marinhas ou mentol.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Lixando os pés

PDF download Baixe em PDF
  1. . O banho de água morna está pronto, portanto, mergulhe seus pés e aproveite. Deixe-os na água por pelo menos cinco minutos, mas idealmente por 15 minutos para deixar a pele ainda mais macia. O objetivo é deixar seus pés bastante macios, até mesmo a ponto de enrugarem, antes de utilizar a lixa. Isso evitará sangramentos.
  2. Forre uma toalha perto da bacia de água. Após terminar o banho nos pés, tire-os da bacia e coloque-os sobre a toalha, secando-os delicadamente. Seque-os apenas o suficiente para poder utilizar a lixa na pele, mas deixe-os úmidos o bastante para que permaneçam macios.
  3. Após o banho, procure por calos na pele. Passe as mãos sobre os pés, prestando atenção às partes onde a pele costuma engrossar, como a bola do pé, o calcanhar, a parte de cima dos dedos e as laterais dos pés. Após determinar quais áreas estão afetadas, comece a utilizar a lixa.
  4. Levante um pé e posicione-o sobre o joelho da outra perna. Essa é uma boa posição para utilizar a lixa. Flexione o pé, esticando-o de forma que a bola do pé se sobressaia. Apoie a lixa contra o pé e faça movimentos para baixo para raspar as partes grossas da pele. Continue lixando a pele até que todas as áreas do pé estejam lisas.
    • Use movimentos leves — é melhor remover pele áspera gradualmente do que aplicar força e se machucar.
    • Utilize a lixa nas áreas mais ásperas da pele. Evite áreas sensíveis e macias.
    • Às vezes a lixa raspará apenas um pouco de pele. Isso pode ocorrer pelo fato de não haver muita pele grossa no local. No entanto, se perceber que ainda há pele grossa na área lixada, tente utilizar o outro lado da lixa, ou utilize um removedor de calos.
    • Repita o processo no outro pé, posicionando-o sobre o outro joelho.
  5. A pedra-pomes é um mineral vulcânico leve e de consistência bastante porosa, o qual é útil para esfoliar a pele. Após utilizar a lixa, a pedra-pomes pode ser a solução para remover os resíduos de células mortas. Aplique loção ou óleo ao pé ou à pedra para facilitar o deslize sobre a pele. Lixe toda a superfície do pé em movimentos circulares.
    • A pedra-pomes é áspera e pode ser agressiva contra peles sensíveis. Caso isso se aplique à sua pele, não pressione a pedra-pomes com muita força. Faça-o levemente.
    • Repita o processo no outro pé.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Finalizando o tratamento dos pés

PDF download Baixe em PDF
  1. Passe as mãos sobre a pele dos pés e verifique se a pele está lisa. Verifique principalmente as áreas que estavam mais afetadas antes do tratamento com a lixa. Caso ainda sinta algumas partes ásperas na pele, utilize a lixa e a pedra-pomes novamente. A diferença deve ser perceptível após o tratamento.
    • Não exagere. Lixar demais a pele pode causar irritação, vermelhidão e cortes.
  2. Após o tratamento com a lixa, é importante utilizar um produto para manter os pés hidratados. Preste atenção principalmente às áreas mais afetadas antes do tratamento com a lixa. Você pode utilizar um óleo, uma loção ou um creme aromatizado — contato que o produto em questão hidrate a pele de forma eficaz.
  3. A massagem fará muito bem aos seus pés e à pele recentemente exposta. Ela aumentará o fluxo sanguíneo, relaxará os músculos e aliviará a dor. Massageie cada pé por pelo menos um minuto. [2]
    • Segure o pé com as duas mãos. Utilize as duas mãos para apertar a área próxima aos dedos do pé. Continue massageando outras áreas, gradualmente movendo as mãos até a região do tornozelo.
    • Utilize as duas mãos para levemente torcer o pé em direções opostas. Comece pelos dedos e continue massageando até a região do tornozelo.
    • Esfregue os dedos de ambas as mãos sobre o pé em movimentos circulares. Sinta os sulcos entre os ossos e as articulações. Pressione e esfregue essas áreas.
    • Você também pode usar o punho na sola do pé. A massagem com os punhos proporciona bastante pressão e é bastante agradável.
    Publicidade

Avisos

  • Não lixe os pés em um salão de pedicure. Você corre o risco de contrair infecções bacterianas ou fúngicas da água contaminada ou de utensílios não higienizados. [3]
  • Caso sofra de diabetes, evite lixar os pés. Uma ferida aberta no pé pode se tornar um problema grave. Utilize uma pedra cerâmica ou um creme esfoliante em vez de uma lixa. [4]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Bacia com água morna.
  • Sal de Epsom ou outros sais de banho.
  • Óleos.
  • Hidratante.
  • Lixa para os pés.
  • Pedra-pomes.
  • Sabonete líquido.
  • Jornal ou toalha (no chão, para coletar os resíduos de pele).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 127 238 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade