Baixe em PDF Baixe em PDF

Coelhos são peritos em se cuidar sozinhos e raramente precisam de ajuda para ficar limpos. Na verdade, colocá-los debaixo d'água é perigoso, uma vez que pode levar à hipotermia ou ao estado de choque. Em vez do banho tradicional, aprenda a limpar o pelo e as glândulas de odor do coelho, além de eliminar pulgas — tudo isso sem mergulhá-lo na água.

Método 1
Método 1 de 3:

Cuidando do coelho

Baixe em PDF
  1. A escovação é adorada por muitos coelhos é uma ótima maneira de manter sua pelagem limpa. Compre uma escova específica para coelhos (de cerdas mais finas que as escovas de cães). Uma vez a cada poucos dias, segure delicadamente o coelhinho e escove seu pelo. Ao terminar, lave e seque a escova.
    • Manuseie o coelho com cuidado. Nem todos gostam de ser escovados — se o seu parecer agitado ou irritado durante a escovação, pare e tente outra vez mais tarde.
    • Coelhos de pelo longo requerem cuidados especiais. Para que os fios não embaracem, mantenha a pelagem aparada, sem nunca deixá-la ultrapassar os 2,5 cm. Isso ajuda a diminuir a queda dos pelos e os mantêm limpos.
  2. Se o coelho pular numa poça de lama, por exemplo, você pode ajudá-lo a se limpar cuidando apenas da área afetada. Por sorte, é possível fazer isso sem usar água — o que é muito recomendado, pois coelhos podem entrar em estado de choque ao se molhar. Despeje um pouco de maisena na área suja e escove a pelagem. Repita o processo até que o pelo esteja limpo.
    • Ainda que o coelho esteja totalmente coberto de lama, é melhor usar este método de lavagem a seco do que mergulhá-lo em água. Limpe o corpo dele parte por parte, sempre desfazendo os caroços de lama, escovando os pelos e usando a maisena para remover a poeira.
    • Se necessário, use água para limpar pequenas áreas. Coloque água morna num pano e use-o para umedecer partes da pelagem. Evite que a água atinja a pele do coelho. Quando terminar a remoção da sujeira, use um secador de cabelo na temperatura mínima para secar a área úmida. A temperatura normal do coelho varia entre 38 ºC e 39 ºC. Porque o animal é sensível ao calor e possui uma pele muito delicada, nunca use o secador de cabelo num ajuste maior do que "morno". Monitore a temperatura do coelho encostando os dedos no local onde está sendo feita a secagem.
  3. Quando o coelho tem nós no pelo, a melhor ferramenta para desfazê-los é um desembaraçador de nós. Ele desfaz os emaranhados sem ferir o coelho. Evite o uso de tesouras, já que o coelho é um animal muito agitado e poderia se ferir no processo. [1]
  4. Esta etapa é necessária para coelhos que passam a maior parte do tempo dentro de casa. Quando não pode cavar o solo, o coelho não desgasta as unhas, que ficam finas e compridas. Use um cortador de unhas de coelho para apará-las ou peça ao veterinário para fazer isso em seu lugar na próxima consulta.
    • Não faça onicotomia no coelho. Coelhos são extremamente vulneráveis a infecções, e a remoção das garras os deixa mais expostos a bactérias. [2]
    • O local habitado pelo coelho deve estar sempre limpo e seco para evitar que ele desenvolva problemas de saúde.
  5. Não custa repetir: quando submersos, coelhos podem desenvolver hipotermia ou entrar em choque — ambos quadros potencialmente fatais. Certas variedades de coelho podem ser molhadas sem problemas, e algumas até gostam de nadar! Mas, se o seu bichinho não demonstrou nenhuma afinidade com a água, não convém arriscar. Esse animalzinho é muito sensível — um único banho com água pode causar danos permanentes. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Limpando as glândulas de odor

Baixe em PDF
  1. Coelhos têm glândulas odoríferas perto do ânus. A secreção que produzem pode causar mau cheiro depois de certo tempo. Para limpar a área, mergulhe uma bola de algodão ou uma haste de algodão em água morna. Esfregue a área gentilmente para remover a secreção. Se fizer isso regularmente, nenhuma outra medida será necessária para manter o coelho limpo. [4]
    • O coelho pode ficar nervoso e apreensivo enquanto você limpa esse local. Peça a alguém para segurá-lo e afagá-lo enquanto você faz a limpeza.
    • Coelhos também têm glândulas odoríferas sob o queixo, mas estas não liberam mau cheiro e não precisam ser limpas.
  2. Eles são seguros para coelhos e são melhores que o sabonete comum.
  3. Se a secreção se acumulou por um longo tempo, pode ser que apenas a água não seja o bastante para removê-la. Encha uma tigela pequena com água morna e algumas gotas de xampu de bebê ou sabonete Castile. Mergulhe o algodão na solução e use-o para limpar as glândulas, tomando cuidado para molhar apenas a área que precisa de limpeza. Repita o processo até que as secreções desapareçam. [5]
    • Não deixe nenhum vestígio de sabão no coelho, que pode causar irritações na pele.
    • Jamais use água fria. A água deve ser morna, ou o roedor sofrerá tremores que podem conduzi-lo ao estado de choque.
  4. Deixar o coelho secar ao vento não é uma boa ideia, uma vez que, quanto mais tempo ele fica molhado, maiores as chances de alguma complicação surgir. Regule o secador na menor temperatura possível (exceto a fria) e use-o a uma certa distância do coelho. Continue até que a região esteja seca.
    • Seu coelhinho pode se assustar com o barulho do secador. Sempre tenha em mãos uma toalha boa e macia para poder reagir a essa possibilidade. Seque o coelhinho com a toalha se ele se assustar demais com o secador.
  5. Alguns coelhos sofrem de incontinência urinária, ou seja, a inabilidade de conter a urina. Esse problema atinge animais mais velhos ou com certos problemas médicos. A urina resseca e se acumula no pelo do coelho, produzindo um mau cheiro e deixando o animal desconfortável. Se isso acontece com seu coelho, siga estas dicas:
    • Limpe a área com um algodão embebido em água.
    • Coloque o secador de cabelos no morno e seque a área com cuidado.
      • Se o coelho se assustar com o barulho do aparelho, use uma toalha ou um cobertor para secá-lo.
    • Leve o coelho ao veterinário para buscar tratamento para os problemas relacionados à incontinência urinária.
  6. Pelagem longa em volta do ânus e na base do abdômen faz com que a umidade atinja a pele do animal. Manter o pelo dessas áreas aparado, além de ser higiênico, ajuda a pele a secar mais rapidamente. Pergunte ao veterinário como cuidar da pelagem do seu coelho com base nas características específicas da raça dele. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com pulgas

Baixe em PDF
  1. Se notar a presença de pulgas, converse com o veterinário sobre que soluções você pode usar. Advantage, Program e Revolution são alguns dos produtos fabricados para eliminar pulgas em coelhos sem danificar sua pele ou sua saúde. [7]
    • Não use produtos destinados a cães e gatos, ainda que a embalagem alegue que eles são seguros para coelhos. Usar uma fórmula específica para coelhos é mais seguro.
    • Jamais mergulhe o coelho em solução antipulgas, mesmo que a embalagem sugira isso.
  2. Siga as instruções do veterinário ou do rótulo para aplicar uma pequena quantidade do produto entre os ombros do seu animal de estimação. Esta é a área mais segura para a aplicação, haja vista que o coelho não pode coçá-la ou lambê-la.
    • Normalmente, soluções antipulgas devem ser aplicadas várias vezes ao longo de um mês.
    • Se você não está certo da quantidade que deve usar, fale com o veterinário antes de aplicar o produto.
  3. Se você prefere soluções naturais, o bom e velho pente antipulgas dá conta do recado. Para usar este Método, você deve ter um bom relacionamento com o coelho, já que ele é um pouco demorado. Peça a outra pessoa para segurar o animal enquanto você o penteia meticulosamente à procura de pulgas e lêndeas. Todo o corpo do coelho deve ser escovado.
    • Verifique a pelagem do coelho após alguns dias. Na maioria dos casos, será necessário repetir o processo duas ou três vezes para eliminar todas as pulgas. Depois de algumas semanas, o coelho deverá estar livre delas.
    • Entre cada sessão, esterilize o pente deixando-o em água fervente por 5 minutos.
  4. Se você encontrou pulgas no coelho, é provável que elas tenham infestado a casa dele (e a sua). Limpe bem a gaiola e troque o forro várias vezes durante o tratamento. Ferva as tigelas e os brinquedos do coelho por 5 minutos para eliminar qualquer vestígio das pulgas e lave os cobertores em água quente. Se as pulgas infestaram o carpete, siga estas instruções:
    • Cubra o carpete com uma camada de diatomito ou bicarbonato de sódio. Deixe o produto agir por oito horas ou de um dia para o outro. Isso deve ressecar as ovas das pulgas.
    • Passe aspirador de pó no carpete e descarte o filtro de papel.
    • Repita o processo a cada poucos dias até eliminar todos os sinais de pulgas.
    • Quando o coelho estiver preso da gaiola, você pode capturar pulgas com uma armadilha feita com luzes noturnas. Coloque uma tigela de água com sabão sob cada luz noturna, e as pulgas deverão saltar nelas. Retire as tigelas do chão antes de soltar o coelho.
  5. Coelhos são sensíveis a produtos químicos, inclusive aos pesticidas utilizados na fabricação de bombas de pulgas. Evite também o uso de outros tipos de veneno perto do coelho. Se você acha que a bomba de pulgas ou pesticida é a única maneira de reduzir a infestação, deixe o seu coelho num lugar seguro durante o processo. Após terminar, limpe o cômodo com água e vinagre de vinho branco antes de trazer o coelho de volta. [8]
    Publicidade

Dicas

  • Se, por alguma razão, a água chegar à pele do coelho, é importante secá-lo o mais rápido possível para evitar hipotermia. Você pode usar um secador de cabelo, desde que o deixe na temperatura mais fria e o mova constantemente para que nenhuma região fique demasiadamente exposta ao calor. Coloque a mão na frente da boca do secador para saber se ele está quente demais. Coelhos são tão sensíveis ao calor quanto são ao frio — deixá-los expostos ao ar quente por tempo demais pode levá-los à insolação ou à morte.
  • Enquanto estiver limpando o coelho, fale com ele numa voz calma e alegre.
  • Apenas dê banho no coelho quando for absolutamente necessário. Coelhos, assim como gatos, lambem a pelagem e engolem os fios soltos — desse modo, eles não precisam de cuidados tão frequentes.
Publicidade

Avisos

  • Por serem caçados na natureza, coelhos ficam nervosos ao serem apanhados ou manuseados. Escove-o o mais rápido possível para que ele possa se sentir livre e seguro novamente sem demora.
  • Porém se você criar seu coelho desde o nascimento, pode ser que ele não seja tão arisco ao ser apanhado ou manuseado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 441 327 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade