PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você tiver bolhas dolorosas na parte de trás dos calcanhares ao caminhar, isso provavelmente é causado pela elevação do calcanhar em suas botas. Quando o calcanhar se levanta da sola, mesmo que ligeiramente, ele cria atrito contra a parte traseira rígida da bota. Isso tende a acontecer com mais frequência quando você sobe uma colina. Entretanto, há várias coisas que você pode fazer para minimizar ou eliminar esse problema. Isso inclui comprar botas que se ajustem corretamente aos seus pés, amarrar as botas corretamente e usar truques e truques para fazer com que suas botas parem de roçar contra seu pé.

Método 1
Método 1 de 4:

Como encontrar as botas certas

PDF download Baixe em PDF
  1. Há muito mais em relação ao tamanho de seus pés do que um simples número de tamanho. Vá a uma loja de calçados e peça que você meça seus pés com precisão para todos os seguintes itens:
    • Comprimento: obtenha uma medida exata do comprimento de ambos os pés. Obter uma medida exata ajudará você a encontrar as botas certas, pois o tamanho exato pode variar. Além disso, em alguns casos, seus pés podem ter dois comprimentos diferentes e você precisará se ajustar a isso ao comprar botas.
    • Largura: a largura entra em jogo ao redor da sola dos pés. Se suas botas forem muito largas, você provavelmente já sofreu com a fricção nas laterais dos calcanhares. Muitas pessoas que ficam com bolhas têm calcanhares estreitos porque a bota fica frouxa e roça contra essa parte do corpo continuamente.
    • Volume: o volume do seu pé pode ser alto, médio ou baixo. Essa medida descreve o quanto seus pés são volumosos ou finos. Duas pessoas podem ter exatamente o mesmo tamanho e largura de calçados e, ainda assim, ter um ajuste totalmente diferente no mesmo par de botas. Ter pés com pouco volume pode contribuir para a formação de bolhas no calcanhar, pois o pé deslizará para cima no espaço extra da bota e deixará o calcanhar levantado da sola.
  2. Alguns fabricantes tendem a fabricar botas que atendem a determinados critérios. Por exemplo, se você tem pés estreitos, procure marcas que atendam a pés estreitos. [1]
    • Converse com um vendedor em uma loja de calçados local especializada em botas de caminhada. Diga a ele quais são suas necessidades e peça sugestões de marcas e estilos.
    • Pesquise na Internet as especificidades de seus pés. Tente fazer buscas como: "marcas de botas de caminhada com salto estreito e dedos largos", "melhores botas de caminhada para pés com pouco volume", "botas de caminhada com salto estreito para pés".
  3. Você pode conseguir uma boa oferta de botas on-line, mas não pode garantir que elas se ajustarão corretamente aos seus pés. É muito importante saber como a bota se ajusta a você em cada parte do pé antes de se comprometer a usá-la.
    • Use as meias que você usará durante a caminhada quando experimentar as botas. Dessa forma, você saberá como se sente antes de ir para a trilha.
    • Se você precisar comprar botas on-line, compre-as de um varejista com uma política de devolução flexível. Experimente-as usando-as em sua casa e, se não servirem bem, devolva-as.
  4. As pessoas tendem a comprar calçados que são muito pequenos para elas, em vez de muito grandes. No entanto, os pés incham ao longo do dia e mais ainda durante uma caminhada, portanto, você precisa de um pouco mais de espaço nas botas para levar isso em conta. [2]
    • Considere experimentar as botas de caminhada à noite, pois seus pés estarão mais inchados do que pela manhã.
  5. Não seja muito ambicioso e saia para uma caminhada com suas botas novas logo de cara. Dê a elas a chance de se adaptarem aos seus pés e aos seus pés de se adaptarem às botas. Comece usando-as em casa. Depois, use-as para fazer tarefas e viagens curtas pela sua cidade. Quando você tiver feito isso por uma semana ou mais, use-as em uma caminhada fácil e curta. [3]
    • Seja paciente e caminhe em pequenos incrementos, aumentando gradualmente a distância e o ganho de elevação.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando técnicas adequadas de amarração

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você apertar os cadarços, certifique-se de que a bota esteja especialmente ajustada na parte superior do pé, pois o movimento nessa área é uma das principais causas da elevação do calcanhar. Se essa área da bota estiver bem ajustada, não haverá espaço para o calcanhar sair da parte inferior da bota. [4]
    • Aperte os cadarços de modo que fiquem justos, mas não tanto que a pressão machuque ou interrompa a circulação.
  2. Essa técnica é ótima para conciliar conforto e firmeza. Comece amarrando frouxamente a parte superior do pé e, em seguida, use um nó de cirurgião, também conhecido como nó duplo, para permitir que você amarre mais firmemente o restante do caminho. Para fazer um nó de cirurgião: [5]
    • Cruze os dois cadarços sobre a parte superior do pé.
    • Passe um cadarço por cima e por baixo do outro cadarço. Esse é o nó simples que todos fazem quando começam a amarrar os sapatos.
    • Passe o mesmo cadarço por cima e por baixo do outro cadarço novamente. Esse laço extra cria um atrito a mais que fixa a tensão.
    • Aperte puxando os cadarços para fora.
  3. Amarre seus calçados normalmente pelos orifícios inferiores do cadarço. Pare antes de você chegar aos ganchos. Normalmente, há dois ganchos em cada lado de uma bota de caminhada, na altura do tornozelo. Em vez de cruzar os cadarços na diagonal, faça com que eles subam diretamente até os ganchos. A partir dos ganchos, cruze os cadarços e traga cada um para baixo da seção oposta do cadarço que foi direto do orifício de amarração para o gancho de amarração. Em seguida, junte os cadarços novamente e amarre-os com firmeza. [6]
    • Essa técnica criará um sistema de roldanas que prenderá o calcanhar no lugar.
  4. Amarre a bota normalmente até você chegar ao ponto central, onde a bota passa de ilhós para ganchos. Nesse ponto, cruze cada cadarço sobre o pé e passe um por baixo do outro para prender a bota na parte superior do pé. Em seguida, cruze o pé novamente com os dois cadarços, mas puxe-os para cima e prenda-os no gancho superior em ambos os lados da bota. Por fim, amarre-os para baixo até que voltem à parte superior do pé. [7]
    • Essa técnica permitirá que você tenha uma forte cinta na parte superior do pé, onde o pé se flexiona e pode ocorrer deslizamento do calcanhar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Preenchendo o espaço extra em suas botas

PDF download Baixe em PDF
  1. Se seus pés se movimentam um pouco durante a caminhada, outra camada de meias pode preencher o espaço vazio que permite que você se mova. As meias extras também darão mais amortecimento aos seus pés enquanto você caminha. [8]
    • No entanto, as meias duplas podem deixar seus pés mais quentes, o que pode fazer com que eles transpirem mais.
  2. Se os seus pés tiverem pouco volume e não conseguirem encher as botas, os calcanhares se levantarão e se abaixarão facilmente enquanto você caminha. No entanto, há muitas palmilhas feitas especificamente para caminhadas que elevam os pés e reduzem a capacidade de fricção deles contra a bota.
    • Vá a uma loja local de artigos para atividades ao ar livre ou a uma loja especializada em calçados e converse com eles sobre quais palmilhas podem ser adequadas para você. [9]

    Dica: As palmilhas podem aumentar o conforto e a estabilidade durante a caminhada, além de preencher as botas, portanto, são um ótimo investimento para a maioria dos caminhantes.

  3. Trata-se de um pedaço de espuma que fica entre o pé e a lingueta da bota, ou entre a lingueta e o cadarço, para preencher o espaço extra que não pode ser reduzido durante o ajuste do cadarço. Compre um pedaço de espuma com cerca de 0,5 centímetro de espessura em um varejista on-line ou em uma loja de artesanato local. Com uma tesoura, corte dois pedaços que se ajustem ao espaço que precisa ser preenchido embaixo ou em cima da língua da bota.
    • Isso é mais útil se você tiver pés com pouco volume que empurram a área da língua para cima e deixam o calcanhar subir à medida que você anda.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Prevenção de bolhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Os bálsamos feitos para reduzir o atrito no corpo podem funcionar muito bem se você estiver lidando com a elevação do calcanhar. Basta esfregar o produto em todos os calcanhares antes de calçar as meias para proteger os calcanhares de atrito e bolhas. [10]
    • Escolha um produto que seja um bálsamo, semelhante à consistência de um desodorante em bastão, e não um creme ou gel. Um creme ou gel será absorvido pelas meias e não será tão eficaz.
    • Siga as instruções da embalagem, inclusive como aplicar o produto e com que frequência você deve aplicá-lo.
    • Existe uma variedade de produtos disponíveis em farmácias e grandes lojas que são feitos para reduzir o atrito.
  2. Coloque um par de meias finas de fibra natural por baixo das meias grossas de caminhada para que seus pés não se friccionem tanto. A ideia é que, quando seus pés se movimentarem dentro das botas, a meia de forro permanecerá no lugar e absorverá o atrito. [11]
    • Isso também pode ser muito útil para pessoas com pés estreitos que precisam preencher o espaço em suas botas.

    Dica: Há uma variedade de meias feitas especificamente para essa finalidade. Procure-as em lojas de artigos para atividades ao ar livre, tanto on-line quanto pessoalmente.

  3. As meias de lã controlam melhor a umidade sob as botas de caminhada porque afastam a umidade dos pés em vez de retê-la, como fazem as meias de algodão. As meias de lã estão disponíveis em uma grande variedade de varejistas, tanto pessoalmente quanto on-line. [12]
    • Se você tiver pés estreitos, as meias grossas de lã também podem ajudar a preencher os pés das botas de caminhada. Se você tiver pés largos, há meias finas de lã que não adicionam volume desnecessário.
    • As lojas de artigos para atividades ao ar livre costumam ter uma grande variedade de meias de lã, incluindo estilos finos e grossos.
  4. Se, apesar dos métodos de prevenção, você ainda sentir o surgimento de uma bolha, cuide dela o mais rápido possível. Cubra-a com uma camada protetora para protegê-la de mais atrito. [13]
    • O melhor produto para você usar é o moleskin, pois ele é feito especificamente para amortecer os calcanhares dessa forma.
    • É uma boa ideia que você sempre leve um desses produtos quando for fazer uma longa caminhada. Eles podem salvar você de uma longa caminhada dolorosa.
  5. Quando você fizer intervalos na caminhada, tire os sapatos e deixe os pés respirarem por alguns minutos. Isso reduzirá a quantidade de umidade em suas botas, o que reduzirá o atrito e a chance de formação de bolhas nos calcanhares. [14]
    • Melhor ainda, troque suas meias por um par novo e seco, se você as tiver.
    Publicidade

Dicas

  • Considere comprar tênis de trilha em vez de botas de caminhada se você estiver lidando com a elevação do calcanhar. As "botas certas" podem não ser botas de fato. Muitas pessoas que sofreram com bolhas no calcanhar encontraram um bom alívio ao caminhar com calçados mais leves que não envolvem o tornozelo e não pesam o pé.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 087 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade