Baixe em PDF Baixe em PDF

Ah, a paixão. É tão gostoso se sentir atraído por alguém e sentir a paixão surgindo. O problema começa quando não sabemos o que fazer para transformar esse sentimento em algo real e é aí que surgem a dúvida e a insegurança. Se você não sabe o que fazer para transformar a paquera em namoro, leia esse artigo e aprenda a se aproximar de seu alvo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Formando uma conexão

Baixe em PDF
  1. Uma das maneiras mais fáceis de se aproximar é descobrir algo de que os dois gostem. Converse sobre esse assunto com ele e passe mais tempo praticando essas atividades. [1]
    • Pergunte coisas como “Você faz parte do time de futebol da escola, né? Eu também costumava jogar, como são os treinos?” ou “Eu vejo você desenhando durante a aula. O que você mais gosta de desenhar? Eu também faço uns rabiscos”.
    • Invista mais nessas atividades, mas cuidando para não dedicar todo o seu tempo a elas; dê atenção às coisas que o tornam um indivíduo também.
    • Observe as diferenças entre vocês. À medida em que se conhecerem, você verá que seus gostos podem ser os mesmos, mas a maneira como cada um os encara é diferente.
  2. É complicado tentar controlar a paixão, mas para saber se esse cara vale a pena, você terá que conhecê-lo melhor. Começar uma relação com um amigo é uma das melhores formas de assegurar isso. [2]
    • Pense bem; se a pessoa de quem você é a fim não seria uma boa amiga, como poderia ser uma boa namorada? Você se envolveria intimamente com alguém que não pode ser considerado um bom amigo?
    • O ideal é que a amizade se desenvolva e vire um romance e não o contrário. Não se apresse, tente se distrair e torne-se amigo da pessoa primeiro.
    • Chame seu paquera e os amigos dele para saírem com você e seus amigos no fim de semana. Comece com interações inofensivas e casuais, não tente descobrir se ele gosta de você ainda.
  3. Esforce-se para ser um bom ouvinte quanto estiverem juntos, tenha uma atitude positiva e sorria. Mostre que está prestando atenção e tente não se distrair durante a conversa. Além disso, faça seu melhor para não desviar o olhar por timidez.
    • Quando conseguir parar de pensar em como ela é linda e começar a escutar o que ela tem a dizer, será mais fácil distinguir que tipo de pessoa que ela é.
    • Responda o que ela disser com “Nossa, isso é muito legal” ou “Que interessante, eu não sabia disso”.
    • Faça perguntas. Escutar ativamente é o mesmo que prestar atenção ao que é dito. Peça detalhes de algumas coisas e não tenha medo de pedir para ela esclarecer algo que você não entendeu.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Desenvolvendo a autoconfiança

Baixe em PDF
  1. É fundamental ser honesta consigo mesma. Não finja ser algo que não é, ainda mais se isso vai contra seus valores pessoais. Pense no que é importante para você.
    • Vista-se e comporte-se da maneira mais natural e confortável que puder.
  2. Você é uma pessoa única e incrível. Dê-se o devido valor, tenha orgulho de ser quem é e das coisas que faz. Não tenha vergonha de si mesmo, mostre para os outros que confia no seu taco. [3]
    • Seja positivo e cerque-se de pessoas com a mesma energia que você.
  3. A gentileza abre muitas portas e ser amigável pode fazer sua paquera perceber que você existe. Talvez ela também tenha interesse, mas seja envergonhada ou sinta medo de você ser grosseiro e metido.
    • Se você é muito tímido, tente vencer esse obstáculo com uma conversa curta. Faça um elogio simples ou fale de algo que estão fazendo.
    • Diga algo como “Gostei da sua camisa” ou “Você toca guitarra muito bem”.
  4. Faça seu melhor para ficar apresentável. Isso não quer dizer que você precise usar roupas de festa todos os dias, mas cuidar da higiene pessoal e das roupas é um bom começo. Uma aparência agradável facilitará a aproximação.
    • Evite usar roupas provocantes demais. O problema não é tanto o seu paquera, mas a mensagem equivocada que você pode passar para as pessoas erradas.
    • Se você é uma garota, saiba que não precisa da última tendência em maquiagem ou de roupas de grife para ser atraente. O importante é ter uma aparência limpa e bem cuidada, talvez um perfume.
    • Já o rapazes podem fazer algo para não parecer que acabaram de acordar. Use roupas limpas; um perfume também se aplica.
  5. Como qualquer pessoa nova que conhecemos, ela pode se tornar uma amiga próxima ou não. Tente não idealizá-la, lembre-se de que ela é um ser humano comum, assim como você; não ache que ela é perfeita.
    • Relacionamentos sólidos, seja de natureza romântica ou platônica, demoram algum tempo para acontecer. Ela não se apaixonará por você de uma hora para a outra.
    • Perceba que sua paquera provavelmente não o ignora por querer. A escola ou o trabalho são lugares cheios de gente e é difícil reconhecer todo mundo sem um mínimo de interação pessoal. Converse com ela mais vezes e terá mais chances de ser bem-sucedido.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Demonstrando seu interesse

Baixe em PDF
  1. Tente criar uma situação em que só vocês dois estejam presentes. Eis algumas estratégias:
    • Caminhem juntos para casa.
    • Batam papo em algum lugar mais isolado da escola ou depois da aula, mesmo que seja por pouco tempo.
    • Estudem juntos.
    • Mostre que tem disponibilidade para ajudar com qualquer coisa.
  2. Existem várias maneiras de demonstrar interesse sem precisar falar diretamente. Faça contato visual, sorria, dê risada quando ele disser alguma coisa engraçada. Pouse sua mão no ombro dele, toque seus próprios lábios levemente enquanto conversam. Dê um abraço se ele parecer aborrecido com algo, seja sugestiva. [4]
    • Se vocês sentarem lado a lado no ônibus, deite sua cabeça no ombro dele.
    • Tudo isso deve servir para observar como ele reage. Ele responde bem e é receptivo ou se retrai quando você o toca?
    • Usar essa técnica é uma boa forma de entender as coisas que ele sente, mas não expressa.
  3. Talvez seja uma boa ideia flertar descaradamente. Faça um elogio sugestivo, fale de algo que admira nela. Não diga “Sou apaixonado por você” logo de cara, é possível flertar sem se declarar. Entregue um bilhete e use sua linguagem corporal para ela perceber que você tem interesse. [5]
    • Fale coisas como “Adoro conversar com você”. Isso é bem mais discreto e também passa a mensagem de que você quer se aproximar, mas sem ser direto demais.
    • Outras opções são “Seu cabelo é lindo”, “Gosto de passar tempo com você” ou “Você é muito bacana.”
    DICA DE ESPECIALISTA

    Joshua Pompey

    Coach de Namoro
    Joshua Pompey é Especialista em Relacionamento com mais de 10 anos de experiência em relações construídas no ambiente online. Joshua possui um negócio de assessoria em relacionamentos desde 2009, apresentando taxas de sucesso de quase 100%. Seu trabalho já foi destaque na CNBC, Good Morning America, Wired e Refinery29. Já foi considerado o maior especialista em namoro online do mundo.
    Joshua Pompey
    Coach de Namoro

    O nosso especialista concorda: para mostrar ao seu crush que você está interessado, tente mostrar-se feliz e animado sempre que estiver conversando com ele. Por exemplo, pode tocá-lo de leve vez ou outra enquanto mostra algo que seja interessante para fazerem juntos.

  4. Se vocês passam muito tempo juntos e ela não parecer à vontade, dê um tempo para não parecer grudento. O mesmo se aplica à sua família, amigos e qualquer um com quem você conviva. Demonstrar sua independência e autonomia o tornará definitivamente mais interessante.
    • Não passe todo seu tempo indo atrás da garota. Existem muitas pessoas e coisas legais no mundo, ela não deve ser a única coisa importante em sua vida.
    • Ficar um tempo longe a fará sentir sua falta e notá-lo; quem sabe, se ela perceber sua ausência, pode até desenvolver uma paixão por você também.
    Publicidade

Dicas

  • Faça amizade com os amigos dele. Fazer parte do mesmo círculo social a ajudará a se aproximar sem ser tão estranho.
Publicidade

Avisos

  • Não persiga a pessoa de quem gosta, não a pressione. Se ela pedir para você dar um tempo, respeite-a; lembre-se de que ela é um ser humano e, assim como você, também precisa de privacidade e espaço.
  • Não a coloque em um pedestal e tente conhecê-la o melhor que puder. O ideal é saber como a pessoa é e se comporta antes de se apaixonar perdidamente por ela.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 714 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade