Baixe em PDF Baixe em PDF

Está sofrendo com uma infestação de gralhas no jardim da casa ou em um campo de sua fazenda? Então você já sabe como eles podem incomodar não apenas você, mas aos outros pássaros que “moram” ali. Se estiver procurando uma forma de manter esses pássaros inconvenientes afastados de sua propriedade, você veio ao artigo certo! Veja abaixo uma lista de soluções eficazes para se livrar das gralhas e “restaurar a ordem” no jardim e ao disponibilizar alimento para as outras aves.

O que você precisa saber

  • Use comedouros voltados para pássaros menores. Opte por aqueles com poleiros curtos ; se possível, opte por aqueles que também tenham “grades”, ou seja, com aberturas pequenas para as sementes.
  • Transforme o jardim da casa em um local inóspito para as gralhas usando produtos que as assustam ou as confundem. Tente colocar "predadores falsos" , um repelente sonoro ou ainda fitas refletivas .
  • Aplique géis e sprays repelentes; com isso, as pestes serão espantadas antes mesmo de tentarem pousar no jardim.
1

Instale comedouros que sejam “resistentes” às gralhas.

Baixe em PDF
  1. Se você colocar qualquer tipo de obstáculo à obtenção de comida por parte dos pássaros, eles vão procurar outro lugar para se alimentar. Como são de tamanho médio, [1] use comedouros voltados para pássaros menores, limitando o acesso às sementes. [2] Será impossível que elas consigam entrar, enquanto as avezinhas menores continuarão tendo acesso.
    • Comedouros com proteção, como este , que tenham aberturas pequenas, são ótimos para evitar que as aves maiores “roubem” o alimento. Se nada der certo, você pode instalar uma grade em volta, como a exposta neste anúncio .
    • As gralhas não gostam de ficar de ponta-cabeça. Comprar um comedouro deste tipo será ótimo para mantê-las longe das sementinhas.
    Publicidade
2

Assuste as aves usando barulhos desagradáveis.

Baixe em PDF
  1. Repelentes sonoros são um método humano e eficaz para manter essas pestes longe de sua casa. Escolha um produto que imite um predador natural das gralhas, como um gavião ou uma coruja. [3] O som desses animais vai mostrar às gralhas que elas devem ficar longe da sua residência.
    • Você também pode usar qualquer coisa que simule uma gralha sob ataque ou em confronto com um predador. Elas reconhecem o barulho de sofrimento e evitarão a área.
    • Coloque o repelente sonoro em locais onde há mais chance de que elas se instalem.
    • Uma desvantagem desse método é que os passarinhos agradáveis e inofensivos também serão assustados. Os repelentes sonoros são mais voltados para campos grandes, com o objetivo de proteger a colheita.
3

Coloque um “predador falso” no jardim.

Baixe em PDF
  1. Elas logo sairão dali porque sabem que estão sob perigo de serem atacadas por um gavião, uma águia ou coruja. Simplesmente colocar uma estátua de uma coruja ou águia , por exemplo, transformará o local de aterrisagem em ponto muito assustador para elas. A vantagem é que essa é uma opção simples e prática, que não exige muita manutenção. [4]
    • Aos poucos, coloque os “espantalhos” dos predadores em outros locais da propriedade para dar a ilusão de que estão se movimentando, assustando ainda mais as gralhas. [5]
    • Lembre-se de que esse método também poderá, por acidente, afastar pássaros bonitos e ordeiros do seu quintal.
    Publicidade
4

Diminua o tamanho dos poleiros com os comedouros.

Baixe em PDF
  1. Instale comedouros com poleiros bem pequenos, que impossibilitam a aterrissagem desses pássaros, que não gostam de comer enquanto voam e precisam de um poleiro mais grosso. [6] Sem um lugar para pousarem, elas vão preferir outro lugar para se alimentarem.
    • Muitos comedouros disponíveis em pet shops têm poleiros que podem ser removidos. Pássaros pequenos costumam “planar” ao lado dos comedouros, evitando que se sintam repelidos pela falta dos poleiros (ao contrário das gralhas.
    • Você também pode ajustar o tamanho do poleiro “aparando-o” para acomodar apenas os pássaros de menor porte. Martele-o para dentro do comedouro ou use uma pequena ferramenta elétrica rotativa para deixar o poleiro com 1 a 2,2 cm, que dificulta o pouso das gralhas. [7]
5

Troque o alimento.

Baixe em PDF
  1. A “dieta” preferida delas é uma mistura de pão, milho, trigo, painço, frutas e sementes de girassol, mas saiba que comem quase de tudo. No entanto, as gralhas não gostam de sementes de cártamo, de níger e de cardo. [8]
    • Por outro lado, essas três sementes vão atrair pássaros pequenos, como os tentilhões.
    • Como as gralhas gostam de praticamente todo alimento, não se surpreenda se encontrá-las “atacando” o comedouro mesmo que tenha colocado as sementes acima. [9] Faça tentativas com diversas misturas para pássaros e veja quais funcionam melhor contra as gralhas.
    • As sementes de cártamo são mais duras, ou seja, alguns pássaros, como os pardais, terão dificuldade em abrir e comê-las. Leve isso em consideração se desejar atrair essas aves.
    Publicidade
6

Use géis repelentes de pássaros para tornar a aterrisagem inóspita.

Baixe em PDF
  1. Feitos especialmente para transformar a aterrisagem em uma experiência desconfortável, os géis repelentes de pássaros também funcionarão como um método humano para espantar essas pestinhas. Aplique-os em uma superfície limpa e sólida que as gralhas costumam pousar, como em uma cerca ou viga; logo, eles vão perceber que há algo desagradável em suas patas e vão evitar o local. [10]
    • Algumas marcas e tipos de géis podem funcionar mais do que outros, então você pode cair em um processo de tentativa e erro até achar o melhor de acordo com sua situação.
    • Como não há um gel específico para afastar gralhas, lembre-se de que outros pássaros maiores, como pardais e estorninhos, também podem se sentir compelidos a não retornarem ao seu jardim.
7

Faça pipas com os “predadores falsos”.

Baixe em PDF
  1. No Brasil, não há lojas que vendam as pipas com imagens desses predadores, mas é possível fazê-las por conta própria ; é uma forma barata e divertida para evitar que esses pássaros façam um ninho em sua casa. Deixe a pipa flutuando em uma área da propriedade em que há muita movimentação de pássaros. [11]
    • As “pipas espantalho” podem ser mudadas de lugar no jardim para simular uma movimentação. As gralhas serão surpreendidas pelos “predadores” e se sentirão ameaçadas, de forma que evitem ir até o seu jardim.
    • Esse pode não ser o melhor método se você mora em um local com fortes ventos.
    Publicidade
8

Dificulte com que as gralhas tenham locais para fazer ninho.

Baixe em PDF
  1. Elas preferem ficar em áreas com maior cobertura para que possam proteger os pássaros pequenos dos predadores naturais. [12] Tente minimizar o quanto possível as áreas que considera atrativas para que os pássaros não se aninhem. Sempre retire carvalhos ou arbustos indesejados.
    • Caso não queira tirar os arbustos do local, você pode tentar cortá-los um pouco, pelo menos
    • As gralhas podem transformar quaisquer locais frescos e cobertos em um ninho. Fique atento a grelhas, cabanas e galpões. Todos devem ficar bem fechados e selados.
    • Frestas no telhado e nos tapumes da casa também podem ser muito atraentes para que as gralhas se instalem. Conserte danos ou troque peças fora de sua casa para que as aves não decidam compartilhar a residência com você (sem pagar aluguel!).
9

Use aparelhos ultrassônicos para repelir pássaros.

Baixe em PDF
  1. Muitos pássaros ouvem em frequência diferentes do que outros, mas os repelentes ultrassônicos poderão ajudar bastante e até permitir que você afaste outras pragas, como camundongos. [13] Coloque esses aparelhos em vários pontos da sua casa em que há acesso a uma tomada.
    • A maioria dos repelentes ultrassônicos contra pássaros custa por volta de R$ 200 ou mais e podem ser customizados para atender suas necessidades. Além disso, não são tão “escandalosos” e não vão enfeiar o seu jardim.
    • Dependendo do modelo do repelente ultrassônico, o item poderá ser equipado com um repelente visual, que trabalha junto ao aparelho ultrassônico, para que as gralhas se assustem ao se verem no espelho
    Publicidade
10

Utilize repelentes refletivos.

Baixe em PDF
  1. Pendure espelhos, fitas refletivas contra pássaros , CDs ou até mesmo fitas metálicas nas áreas em que as aves mais frequentam do quintal para que elas não se sintam confortáveis ali. [14]
    • Coloque repelentes refletivos em pontos nos quais as gralhas fazem seus ninhos, como em arbustos, árvores e cantos da casa.
    • A fita refletiva contra pássaros é adesiva e pode ser aplicada em qualquer lugar de sua propriedade a fim de manter as gralhas e outros pássaros afastados.
    • Repelentes refletivos funcionam melhor sob a luz do sol e durante o dia, portanto, não terão tanta eficácia quando o tempo estiver nublado ou em pontos com muita sombra.
11

Borrife um repelente líquido contra pássaros.

Baixe em PDF
  1. Geralmente esses sprays usam um componente químico, o antranilato de metila (metil antranilato), que é amargo e irritante a vários pássaros, inclusive as gralhas. Passe o produto químico, que é inofensivo, para evitar que o pássaro fique sobrevoando sua propriedade ou volte a ela no futuro. [15]
    • O repelente contra pássaros é uma opção versátil. Aplique-o nas áreas em que as gralhas mais frequentam, como no telhado, nos tapumes da casa, nas árvores e em arbustos.
    • Caso o clima esteja muito chuvoso, talvez seja necessário reaplicar esse produto com bastante frequência.
    Publicidade
12

Mude o horário em que você costuma trocar o comedouro dos pássaros.

Baixe em PDF
  1. Esses pássaros comem quando podem, mas vão se adaptar a uma rotina. [16] Se as gralhas “atacam” o comedouro constantemente, troque-o em horários diferentes. Isso pode atrapalhá-las e fazer com que procurem alimento em outro lugar.
    • Você pode mudar totalmente sua rotina ou até transformar o hábito de colocar comida para pássaros em algo menos frequente. O ideal é que você seja “imprevisível”; como não sabem em que horário você deixará o comedouro cheio, as gralhas procurarão uma fonte de alimento mais estável.
    • Um “efeito colateral” de mudar a rotina é a possibilidade de assustar pássaros inofensivos, o que nenhum amante desses animaizinhos vai gostar.
13

Contrate um profissional.

Baixe em PDF
  1. Se nenhuma das opções resolveu os contratempos com esses pássaros, é melhor procurar alguém que entende do assunto. O profissional pode espantar tanto as gralhas quanto outras aves inconvenientes, que acabam com jardins, com a colheita e até que atacam pássaros. [17]
    • Contratar um especialista pode ser caro, de início, mas a longo prazo, você perceberá que vai economizar dinheiro se as gralhas continuarem empesteando sua propriedade e você perder o controle do problema.
    • Os profissionais podem ajudá-lo a decidir de que forma você deverá agir para proteger sua propriedade e evitar que as gralhas retornem.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 940 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade