Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitas pessoas já abriram um saco de farinha e encontraram muitos insetos, os chamados “bichos da farinha”, infestando-o. Essas pragas são pequenas, semelhantes aos besouros e possuem uma coloração marrom avermelhada (alguns conseguem voar). Como eles podem depositar alguns ovos por dia durante meses, é possível que seja preciso combatê-los por um bom tempo; limpe totalmente a despensa e armazene a farinha em recipientes resistentes e hermeticamente fechados. É preciso paciência para remover todos os ovos dos carunchos, mas melhorar a forma de armazenamento na despensa evitará a piora da contaminação.

  1. Os carunchos gostam de ficar perto de farinha (o nome é sugestivo, né?), mas podem contaminar cereais, grãos, biscoitos, macarrão e até chocolate. Jogue qualquer alimento infestado por bichos-de-farinha assim que puder.
    • Comer alimentos contaminados por carunchos vivos pode fazer mal. Faça a limpeza assim que puder. É melhor jogar a comida contaminada fora do que guardá-la.
    • Se você usar farinha contaminada para assar alimentos, não há problema em consumi-los, já que os insetos morrerão.
  2. 2
    Congele alimentos que gostaria de manter. Não quer descartar aquele pacote de farinha novinho ou o seu cereal matinal predileto? Coloque o alimento em um saco plástico que vá ao freezer e deixe no congelador por 4 a 7 dias. Isso matará os carunchos e seus ovos.
    • O congelamento mata os carunchos, mas é você quem deve retirar os corpos deles da comida. Use uma peneira para separar a farinha dos bichinhos.
  3. Retire todos os itens e alimentos das prateleiras e utilize um aspirador a vácuo para remover pedaços de comida ou farinha. Pegue um pano, embeba-o em água com sabão e limpe todas as prateleiras, bem como as partes onde a comida caiu; caso tenha encontrado as pragas em outras partes da casa, passe o aspirador. [1]
    • Esvazie imediatamente o reservatório do aspirador no lixo e fora de casa, evitando que os insetos fiquem dentro do lixo da cozinha;
  4. Depois de limpar bem as prateleiras, higienize-as com um líquido desagradável aos bichos da farinha. Você pode usar uma mistura de metade água e metade vinagre branco, ou ainda óleo de eucalipto (dilua-o em um pouco de água e borrife nas prateleiras). [2]
    • Outras opções são os óleos de neem, melaleuca ou de pinho para afastar as pragas da despensa.
  5. Os bichos da farinha conseguem comer sacolas ou caixas de papelão, ou seja, é fundamental usar recipientes de plástico duro ou hermeticamente fechados. Ao comprar bolo ou muffins, verifique se há carunchos neles e transfira-os para recipientes, que devem ser rotulados de acordo, permitindo que você saiba o que está dentro deles. [3]
    • Se quiser, corte instruções para cozinhar dos pacotes de papelão e deixe-os em um organizador da cozinha.
    Publicidade
Método 1
Método 1 de 1:

Evitando futuras infestações

Baixe em PDF
  1. 1
    Olhe bem os alimentos antes de comprar. Os carunchos quase sempre pegam carona nos alimentos que você traz do mercado. Ao voltar das compras, dê uma boa olhada na comida. Se vir insetos meio castanhos andando pelo alimento, jogue fora.
    • Ou melhor: confira os alimentos antes de trazer para casa. Se vir carunchos, fale com um funcionário e mostre onde as pragas estão para que o mercado faça alguma coisa.
  2. Quando não utilizar muita farinha, é uma boa ideia adquirir quantidades menores por vez; se ficar guardada na despensa, a chance de “incentivar” os insetos a depositarem ovos nela aumenta. Quanto mais rápido usar a farinha, mais fresca ela ficará e menores serão as chances de infestação.
  3. Logo que comprar a farinha, sele-a dentro de uma sacola para congeladores e deixe no freezer por ao menos 1 semana; todos os ovos ou tenébrios que já estão lá morrerão. Depois, retire-a e coloque-a na despensa, em um recipiente resistente e hermeticamente fechado, ou deixe no congelador até a hora que precisar utilizá-la. [4]
    • Essa é uma excelente ideia no verão, quando os bichos-de-farinha estão mais ativos.
  4. Pegue-as e ponha uma em cada sacola ou recipiente de farinha guardada; algumas pessoas acreditam que elas evitam infestações por carunchos. É preciso trocar a folha de louro após alguns meses ou quando não conseguir mais sentir o cheiro delas.
    • Você pode colocar as folhas de louro na despensa.
    • Você também pode usar cravo, já que os carunchos também detestam esse cheiro.
  5. Uma alternativa é comprar pacotinhos de “armadilhas” que atraem os insetos através de feromônios; há um compartimento pegajoso que prende as pestes. Espalhe-as pela despensa e troque-as quando estiverem cheias de bichos da farinha. [5]
    • Quando a infestação for muito grande (uma quantidade enorme por todas as paredes e até no chão), a melhor alternativa é chamar uma empresa de dedetização ou controle de pestes.
  6. A cada um ou dois meses, dê uma olhada no local para saber os insetos não retornaram; isso é importante, já que a maioria dos carunchos adultos podem sobreviver por até um ano. Não esqueça de limpar bem as partes mais difíceis de se alcançar da despensa, onde eles poderão se desenvolver. [6]
    • Essa é uma boa oportunidade de higienizar bem as prateleiras da despensa, evitando que os bichos da farinha voltem a infestar os alimentos.
    Publicidade

Dicas

  • Não descarte alimentos contaminados na cozinha. Coloque-os no lixo de fora de casa para que os bichos da farinha não infestem a despensa outra vez.
  • Caso tenha acabado de comprar a farinha em que encontrou os insetos, sele-a em um recipiente hermeticamente fechado e devolva para o mercado onde a adquiriu.
  • Se possuir revestimento de papel contact nos armários, retire-o antes de limpar o local. Os carunchos podem se esconder embaixo dele.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Recipientes resistente e hermeticamente fechados;
  • Aspirador a vácuo;
  • Panos;
  • Detergente;
  • Vinagre ou óleo de eucalipto;
  • Sacolas de plástico para freezer;
  • Folhas de louro.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 279 805 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade