Baixe em PDF Baixe em PDF

E a moleza chega ao fim! Depois de várias semanas de férias, o início de mais um ano letivo pode ser emocionante e intimidador ao mesmo tempo. Independentemente de ter passado as férias relaxando, curtindo ou trabalhando, voltar para a rotina escolar é um verdadeiro desafio para alguns. Quer se preparar para a volta às aulas munido de confiança? Você só precisar regular alguns hábitos, fazer uma preparação mental e organizar seus materiais.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando-se mentalmente

Baixe em PDF
  1. Ninguém está dizendo que tem que passar as férias estudando, basta dar uma olhada rápida no conteúdo do ano passado e na lista dos livros que leu. Essa rápida revisão vai servir para deixar sua memória mais fresca e facilitar o aprendizado do novo conteúdo para continuar progredindo.
    • Releia suas anotações. As anotações feitas em sala de aula também vão servir como um lembrete do assunto abordado pelos professores. Não se preocupe se não lembrar de tudo instantaneamente, a revisão e as lembranças do conteúdo fazem parte do processo de aprendizagem.
    • Faça uma lista do que aprendeu. Caso não tenha feito anotações ou não as tenha guardado, tente fazer uma lista do conteúdo estudado dividindo por disciplinas e listando a ideia central abordada em cada uma. Você provavelmente não vai lembrar de tudo, mas o simples ato de forçar a memória já ajuda.
  2. Dê uma olhada no conteúdo das disciplinas do novo ano letivo para ter uma ideia do que vai estudar. Não precisa estudar com antecedência, é apenas para ter uma noção do que vai aprender e tentar se preparar.
    • As escolas geralmente fornecem uma grade curricular e a lista dos livros. Caso não as receba, peça diretamente ao professor de cada disciplina. Se alguém se recusar a conceder, agradeça educadamente pela atenção.
  3. Você quer tirar 10 em todas as matérias? Crie uma rotina de organização dos estudos com tempo determinado para cada disciplina. Se houver alguma que você precise dar mais atenção, dedique um tempo extra. Caso sua intenção para o ano letivo seja fazer amigos, explore as atividades extracurriculares. Você não precisa se dedicar exclusivamente a nada, mas é importante ter uma lista de prioridades.
  4. O que é um bom local de estudo para uns pode não ser para outros. Sugestões não faltam para que você encontre o lugar mais eficaz aos seus propósitos. [1] Para estudar uma matéria complicada, por exemplo, talvez o mais adequado seja usar a biblioteca para ter acesso a outros livros. Se o propósito for fazer amigos, estude em um café.
  5. A primeira coisa a fazer é identificar o que desvia sua atenção e tentar manter a distância dessas distrações. É difícil ignorar a TV? Escolha um local onde não tenha nenhuma. Se o barulho o incomodar, encontre um local mais isolado na biblioteca ou compre fones de ouvido que abafam os sons externos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Organizando o material escolar

Baixe em PDF
  1. As escolas costumam fornecer uma lista dos materiais que vão ser utilizados ao longo do ano. Faça uma consulta online em busca dos melhores preços ou busque a livraria ou papelaria de sua preferência.
    • Planeje com antecedência. Muitas lojas fazem promoções de volta às aulas, mas algumas colocam alguns itens em oferta em períodos de baixa demanda. Para os materiais que são utilizados sempre, como cadernos, lápis e canetas, você pode comprar em uma promoção fora de temporada. [2]
    • Veja se há descontos para estudantes. Tenha sempre sua carteirinha de estudante em mãos na hora de fazer as compras e aproveite os descontos.
  2. Coloque os materiais na mochila com antecedência e verifique se todos estão devidamente organizados. É importante utilizar uma bolsa cujo tamanho seja grande o suficiente para levar todos os materiais de uso diário. Use as divisórias para colocar os itens menores e encontrá-los com facilidade.
    • Use pastas de plástico para colocar papéis soltos e evitar perder ou rasurar algum papel importante.
    • Tenha unidades extras dos itens mais usados. É muito fácil perder uma caneta antes de uma prova, daí a necessidade de ter mais de uma espalhada pela mochila.
  3. Leve uma nécessaire ou coloque em um dos compartimentos da mochila alguns itens emergenciais, como um pacote de lenços, caso esteja com o nariz escorrendo, e curativos para pequenos cortes. Produtos em tamanho menor são os ideais para não tomar muito espaço na bolsa.
    • Outros produtos para colocar no seu kit de emergência são chiclete ou spray bucal, protetor labial, curativos, gel antibacteriano, lenços removedores de oleosidade, espelho compacto, maquiagem, pinça e absorventes.
    • Não divulgue sobre seu kit para todo mundo, porque as pessoas vão tentar tirar vantagem e você pode acabar sem nada. Se alguém pedir um chiclete, avise que o que está na sua boca era o último.
    • Mantenha esses itens separados do material escolar para ninguém mexer.
  4. As coisas mais importantes e de uso diário, como telefone, fones de ouvido, passes de ônibus e chaves, devem ficar nos seus bolsos por questões de segurança e praticidade. Se estiver de casaco, calça com bolso ou tiver compartimentos frontais na mochila, use-os para colocar os itens pequenos que podem se perder com facilidade em um compartimento maior.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Criando uma rotina

Baixe em PDF
  1. Para dar conta de tudo com energia, você precisa estar alerta e descansado nos primeiros dias do ano letivo. É normal ficar com o horário do sono desregulado durante as férias, mas isso pode dificultar o ajuste à rotina escolar. A quantidade e a qualidade do sono influenciam bastante no sucesso acadêmico, [3] por isso é importante começar os ajustes antes do início das aulas.
    • Uma rotina equilibrada garante uma maior qualidade do sono. Tente seguir corretamente os horários para ter um melhor rendimento, tanto na escola como nas demais atividades. [4]
  2. Crie um cronograma de estudos e tente seguir os horários para otimizar o tempo. Nos dias que não tiver tarefa de casa e nem provas a caminho, mantenha a rotina de estudos revisando o conteúdo, praticando alguma atividade ou lendo mais sobre algum assunto do seu interesse.
    • Nem sempre é possível seguir o mesmo cronograma todos os dias, principalmente quando se está envolvido em outras atividades, como esportes, clubes ou trabalho. Mesmo que não consiga estudar rigorosamente no mesmo horário, tente criar uma rotina consistente. Um exemplo é reservar um dia na semana para estudar mais cedo e outro dia reservar um horário mais tarde para cumprir suas obrigações.
  3. As manhãs costumam ser caóticas para as pessoas que não conseguem acordar cedo e se preparar para chegar a tempo na escola. Antes do ano letivo começar, observe o tempo necessário para se organizar de manhã e acorde cedo para poder fazer tudo com calma.
    • Separe a roupa na noite anterior. Se suas manhãs são corridas ou estressantes, deixe a roupa separada com antecedência para otimizar o tempo e aliviar a tensão.
  4. Quando as aulas começarem, seu tempo vai ficar bem mais escasso durante alguns meses. Antes do início do ano letivo, marque todas as consultas médicas, vá ao dentista e aproveite para ir ao salão fazer um novo corte de cabelo. Ainda que não consiga fazer tudo, você já pode deixar algumas dessas coisas agendadas.
    Publicidade

Dicas

  • Organize a mochila com antecedência para não perder tempo, principalmente se já estiver atrasado.
  • Deixe seu celular no silencioso ou desligado quando estiver na escola. Um dos maiores motivos de vergonha e distração em sala de aula é ter um telefone tocando.
  • Siga as regras do colégio quanto às roupas que você pode usar. Não faz sentido ser chamado à diretoria por estar usando peças inapropriadas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 018 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade