PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quem o ensinou a manter-se sempre limpo? Com tantos livros a respeito de como limpar praticamente tudo, por que nenhum deles fala sobre o nosso corpo? Você pode aprender as técnicas adequadas ao banho e acerca de como escolher produtos de higiene para eliminar as impurezas e impedir seu retorno. Mantenha-se limpo tanto por dentro como por fora.

Método 1
Método 1 de 2:

Tomando um banho adequado

PDF download Baixe em PDF
  1. Limpar-se verdadeiramente envolve, em primeiro lugar, entender com o que estamos lidando. Há os mais variados tipos de solventes, sabões, agentes limpadores e buchas destinados a quase qualquer substância que entre em contato com o seu corpo, mas, uma vez que essa substância tenha sido removida, é preciso voltar ao princípio. Há três itens básicos de que precisamos cuidar em uma limpeza profunda, cada parte exigindo um diferente método de tratamento.
    • Em primeiro lugar, o pó e a sujeira que se apegam à pele e surgem sabe-se lá de onde. Até mesmo sentar-se em um cômodo limpo nos deixará sujos.
    • Em segundo lugar, as células mortas que se soltam constantemente de nossa pele.
    • Em terceiro lugar, os óleos produzidos abaixo da pele, e não apenas na superfície.
  2. O pó, a sujeira e as impurezas que estão presentes na superfície da pele tendem a apegar-se a nós por duas razões. Essas partículas geralmente têm um poder coesivo próprio e, ainda, se misturam com os óleos de nossa pele, que estão sempre em constante secreção para nos proteger do ambiente externo. É por isso que até mesmo o pó que se apega à pele acabará parecendo uma lama gordurosa.
    • Nós temos dois tipos de secreções corporais: óleo e água (suor). Elas e as partículas que se misturam a elas são melhor tratadas com um composto capaz de quebrar os óleos e torná-los mais solúveis, permitindo que sejam lavados facilmente. Esta é a função dos sabões.
    • Independentemente dos agentes responsáveis por cheiro, textura ou cor, o objetivo é quebrar os óleos e removê-los do corpo. Isso é tudo o que passa pela mente das pessoas quando falamos em limpeza, mas esse é um pensamento errado. Continue lendo!
  3. Com que frequência você realmente precisa de um banho? Não mais de três a quatro vezes por semana. Embora estudos recentes tenham revelado que quase 60% das pessoas tomam banho diariamente, há algumas evidências indicando que lavar-se com menor frequência pode ajudar o seu corpo a aprimorar os seus mecanismos naturais de autolimpeza mais profundamente. [1] Quanto maior a eficácia de limpeza de seu próprio corpo, mais saudável e limpo você estará, por dentro e por fora.
    • Quanto mais você faz uso de xampus, mais você destitui os fios capilares de seus óleos naturais e mais frequentemente o corpo terá que produzi-los para compensar essa falta. Se você fizer uma pausa, poderá descobrir que os fios se tornarão menos gordurosos, oleosos ou com odor forte entre as lavagens.
    • Algumas pessoas precisarão tomar banho mais regularmente do que outras. Se você sua com frequência ou tem uma pele excessivamente oleosa, por exemplo, talvez precise tomar banho até mesmo duas vezes por dia, fazendo uso de um bom umidificador. Cada corpo é diferente. [2]
  4. De qual tipo? Nessa escolha, há basicamente três pontos a se observar. Um bom sabonete deve ser capaz de remover as impurezas, quebrar as partículas de óleo e gordura e, ainda, lavar sem deixar uma película de resíduos. Muitos produtos diferentes servem a essa finalidade, do Dove ou sabão de barra mais básico aos produtos orgânicos e artesanais.
    • Alguns produtos deixam um pouco de resíduo na pele. Um bom teste é conseguir um painel de vidro limpo e claro (ou copo, taça, prato etc., desde que transparente e limpo) e passar uma pequena quantidade de gordura fria (de bacon, gordura, azeite, etc.) sobre sua área. Lave-o com água fria, usando o sabonete com firmeza para remover o acúmulo de sujeira e deixando-o secar sozinho. Observe o vidro e compare a gordura não lavada com a seção limpa. Um sabonete de baixa qualidade tornará o vidro embaçado próximo à sujeira, enquanto um bom produto o deixará perfeitamente limpo. O que resta no vidro depois da lavagem também ficará impregnado em sua pele.
    • Às vezes, xampus e sabonetes com função médica são recomendados para pessoas com pele seca ou escamosa. Outras pessoas poderão optar por ingredientes orgânicos e naturais.
  5. As células mortas da pele são a causa principal da maioria dos odores. Mesmo com a publicidade promovendo os agentes antibacterianos que existem em seus produtos, apenas a boa higiene é capaz de fazer maravilhas. Pense no vestiário da academia que você frequentava. Você se lembra do odor característico que pairava pelo ar? Ele surge da pele e dos óleos fermentados e apodrecidos que existem nas roupas deixadas nos guarda-volumes. Um ambiente úmido com matéria morta (células da pele) é o meio perfeito no qual as bactérias crescem e apodrecem.
    • Considere usar um esfoliante ou uma bucha vegetal. Produtos esfoliantes geralmente contêm elementos como casca-de-noz, açúcar ou outros ingredientes granulados que podem ser usados na remoção de pele morta em seu corpo. Eles estão geralmente disponíveis em forma de loção corporal ou sabonete. As buchas vegetais são como panos texturizados para esfregar o corpo e remover células mortas. Além disso, elas são capazes de aprisionar as bactérias, sendo importante lavá-las profundamente e trocá-las com regularidade, caso você queira experimentá-las. [3]
    • Você pode também aprender a fazer uma esfoliação facial ou, ainda, a preparar um esfoliante de açúcar . Há diversos tipos de receitas diferentes, mas uma versão básica envolve misturar duas colheres de açúcar com azeite de oliva e mel até conseguir uma textura similar à de uma pasta de dente.
  6. Para uma limpeza profunda, prefira um chuveiro ou uma banheira quente, já que a água fria não interferirá muito com o óleo existente debaixo da pele. Você precisa fazer com que os poros se abram e expulsem (secretem) seu conteúdo para limpá-los. Muitas bactérias podem crescer dentro dos poros, e o acúmulo de óleos pode causar diversos problemas, da acne à morte ocasionada por doenças dermatológicas. A forma mais simples de abrir os seus poros é fazer uso do calor. Exercícios físicos também podem fazê-lo, uma vez que afetarão tanto às glândulas sudoríparas quantos os poros oleosos, mas o mero calor já será de grande ajuda. Relaxar em uma banheira quente é ideal, mas um curto banho de chuveiro quente também pode servir. A temperatura deve fazê-lo suar e abrir os seus poros, permitindo a eles secretar seus conteúdos.
    • Tome cuidado ao tomar banhos muito quentes, principalmente se você tiver uma pele seca. [4] Qual é a melhor temperatura para se tomar um banho? Ela pode estar um pouco abaixo do que você pensa. A água excessivamente quente, com temperaturas superiores a 50 °C, ressecará a sua pele e causará problemas dermatológicos em longo prazo. Em vez de usá-la, experimente tomar banho com uma água em temperatura igual ou inferior à sua temperatura corporal.
    • Termine o banho com um rápido jato de água fria. Isso ajuda a contrair a pele e fechar os poros novamente, o que os impedirá de acumular pó e outras impurezas que foram lavadas no chuveiro.
  7. Esfregue uma esponja áspera ou um tecido rugoso sobre a pele para ajudar a remover todas as células mortas e em processo de decomposição. Esfregue todos os lugares duas vezes, uma na lavagem com sabão e outra, ao enxaguar o corpo. Dê especial atenção às axilas, às regiões atrás das orelhas, abaixo da mandíbula, o queixo, por detrás dos joelhos e entre os dedos. As maiores culturas de bactérias que causam odores crescem nessas regiões. Isso acontece por causa do suor que é aprisionado nessas camadas da pele. Lave essas partes do corpo sempre que tomar um banho.
    • Igualmente, enxágue bem as nádegas e a virilha, lavando-as bem. O sabão aprisionado nessas áreas pode causar irritações.
    • Outra consideração é secar-se completamente até o ponto em que você não mais esteja secretando (suando) por causa da lavagem quente. Se você houver feito uma limpeza profunda e adequada, a umidade que as roupas absorverão se secará com pouco ou nenhum cheiro. Você está constantemente liberando células mortas, mas, depois de se lavar, elas estarão muito menos propensas ao acúmulo nas roupas (o que geralmente causa situações sociais vergonhosas).
  8. Algumas pessoas gostam de vaporizações desintoxicantes e, por essa razão, tomam banhos muito quentes. Esta pode ser uma excelente forma de abrir os poros e estimular o fluxo de suor para fora do corpo. Ainda assim, trate tal procedimento como um ritual à parte do banho geral.
    • Comece a sua rotina dando um banho de vapor no rosto com uma toalha quente contendo uma ou duas gotas de óleos essenciais de hortelã-pimenta ou árvore-do-chá. Este pode ser um modo bastante útil de abrir os poros e liberar toxinas, sem causar danos à pele no chuveiro.
  9. Molhe os cabelos profundamente e coloque uma gota de xampu do tamanho de uma moeda sobre a mão. Esfregue as mãos ao longo de toda a extensão dos fios, espumando o xampu e massageando-o sobre o crânio durante um a dois minutos. Passe-o nos fios que estão por detrás das orelhas, uma vez que eles são responsáveis pela maior produção de óleos. A seguir, passe o xampu de baixo para cima nos fios traseiros da cabeça, junto às pontas. [5]
    • Enxágue o xampu meticulosamente, passando os dedos ao longo de toda a extensão dos fios. Se eles ainda estiverem escorregadios, é um sinal de que o xampu ainda não foi removido completamente e, por isso, os fios ficarão oleosos nas próximas 24 horas. Repita o processo com o condicionador para fortalecer os cabelos, e enxágue-o completamente.
  10. Depois do banho, seque o corpo com uma toalha limpa e seca. A água que permanece na pele pode causar atrito e irritações. Tente secar-se o mais rapidamente possível após o banho.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Mantendo-se limpo e saudável

PDF download Baixe em PDF
  1. Lembra-se daquela toalha que você sempre usa depois do banho? Quantas vezes ela foi usada antes de ficar malcheirosa? A toalha acumula as células mortas e os óleos que ficaram na pele depois de uma limpeza inadequada. Lidar com esse problema exige o bom uso de uma esponja áspera, tecido, pincel ou outro item similar. Desse modo, a chave é soltar o maior número possível de células mortas antes de usar a toalha.
    • Para manter o corpo o mais limpo possível, é importante lavar a toalha regularmente e armazená-la de modo a permitir uma secagem adequada. Lave a sua toalha após tê-la usado duas ou três vezes. [6]
    • Jamais deixe uma toalha molhada jogada no chão do banheiro, ou ela ficará mofada e suja muito rapidamente. É importante pendurá-la adequadamente, possibilitando sua secagem plena.
  2. O desodorante de pedra de sal orgânico mata as bactérias responsáveis pelo odor e ainda ajuda a limpar os nódulos linfáticos. Quando você começa a usar um desodorante mineral, é possível que perceba um forte odor durante uma ou duas semanas, mas não desista: isso significa que o produto está desintoxicando a região de todas as bactérias acumuladas com o uso do desodorante convencional.
    • Para manter o cheiro sob controle enquanto o corpo libera as toxinas, adquira alguns óleos essenciais terapêuticos de lavanda, rosa, limão ou de uma mistura de ervas, dentre outras opções. Aplique-os diretamente nas axilas para reduzir o odor.
    • Fique longe de antiperspirantes. Embora a nossa sociedade tenha criado a moda de que suar é nojento e desagradável, forçar as axilas a não suar está propositalmente entupindo o sistema linfático de seu corpo. O organismo possui nódulos linfáticos ao longo de todo o nosso sistema que ajudam de diversos modos, inclusive mantendo o nosso sistema imune sempre forte e capaz de eliminar toxinas e o mau cheiro.
  3. . Depois de cada banho, você pode aplicar um umidificador ou creme hidratante sobre a pele para mantê-la saudável. Mesmo que você tenha uma pele oleosa, é preciso fazer uso de um agente umidificador para mantê-la hidratada. Produtos comerciais geralmente contêm combinações de lipídios naturais e outros compostos gerados naturalmente pelo corpo. Procure por hidratantes à base de água. [7]
    • Identifique regiões problemáticas, como os calcanhares dos pés, os cotovelos e os joelhos, e passe hidratante nesses locais toda noite antes de dormir. Fazê-lo pode ajudar a amaciar a pele e a melhorar sua saúde de um modo geral.
  4. Experimente máscaras faciais . Tratamentos faciais, como máscaras, podem ser usados regularmente ao longo da semana, para limpar e esticar a pele facial. Há uma grande variedade de remédios naturais e ingredientes que podem ser usados em uma boa máscara facial. Experimente o seguinte:
    • Use mel puro, limão, leite, farinha de grão-de-bico, chá-verde e frutas frescas, como mamões, mangas, laranjas e limas doces.
    • Você pode também adquirir uma máscara facial em uma loja. Para fazer a sua mistura por conta própria, leia os ingredientes para saber o que está sendo usado.
  5. Loções corporais, xampus, condicionadores, limpadores faciais, desodorantes e até mesmo maquiagens e sprays para cabelo podem ajudar nos cuidados de um corpo saudável. Quando você aplica em si mesmo produtos repletos de toxinas e agentes químicos fortes, isso afeta a sua saúde e a capacidade de seu corpo de se autorregular.
    • Evite xampus, condicionadores ou loções corporais com propilenoglicol ou sulfato laurel de sódio. Esses compostos podem resultar na perda de cabelo, fios capilares ressecados, obstruções, coceiras, sequidão da pele e, às vezes, em reações alérgicas.
    • Considere o uso de alternativas caseiras. Para algumas pessoas, uma limpeza profunda significa evitar por completo os produtos comerciais e concentrar-se na limpeza de seu corpo com remédios caseiros mais suaves. No lugar do xampu, você pode usar bicarbonato de sódio, vinagre de maçã e água morna. Se você tem interesse em aprender mais a respeito de remédios caseiros, leia os seguintes artigos:
  6. É importante comer bem e manter-se hidratado se você deseja estar limpo tanto em seu interior quanto no exterior. A sua dieta tem um impacto direto sobre a saúde da pele e dos cabelos e, por essa razão, a boa nutrição é parte integrante de um bom regime de limpeza.
    • Quando você faz dietas para perder peso, é possível até mesmo perder alguns dos nutrientes mais importantes. Por isso, não passe fome ou elimine completamente carboidratos e lipídios.
    • Tente aumentar o número de antioxidantes presentes em sua dieta, beba chá-verde e coma tomates diariamente. A cada manhã, lembre-se de comer folhas de manjericão ou sementes de feno-grego em jejum, que são usados como um popular e natural remédio desintoxicante.
    Publicidade

Dicas

  • Esfoliar a pele uma ou duas vezes por semana também elimina células mortas e reduz a oleosidade.
  • É uma boa ideia usar a água quente, em vez da fria, para limpar o corpo. Ainda assim, opte pela água fria na lavagem dos cabelos, pois ela é capaz de fazer com que as cutículas capilares permaneçam fechadas, dando a eles uma aparência sedosa e brilhante.
  • Observe como tem sido a sua evolução. Quantos dias são necessários para que a toalha comece a exalar odores fortes? Caso sejam poucos, você pode melhorar. Se você pode passar um mês sem se preocupar, está indo bem. Geralmente, é normal usá-la de três a quatro vezes por semana durante duas a três semanas antes que se note qualquer odor acentuado.
  • Use produtos medicamentosos para lidar com problemas dermatológicos. Nem todos serão apropriados a todos os tipos de pele. As pessoas com pele mais sensível podem não responder bem a todos os sabões naturais de hortelã-pimenta e, por outro lado, aquelas com pele excessivamente seca talvez lidem melhor com loções corporais à base de aveia, capaz de acalmar a pele. Consulte um dermatologista com respeito a produtos e métodos em particular que possam ser usados na cura de seus problemas específicos.
Publicidade

Avisos

  • Esfregar uma cicatriz recente ou outros ferimentos e lesões pode ser problemático. Ainda assim, é importante limpar ao redor da ferida. [8] A própria casca é uma combinação de fluidos coagulantes protetores do corpo e células dermatológicas frágeis. Você não deve remover a casca a menos que a ferida esteja praticamente curada. Limpá-la através de pressionar e retirar a esponja sobre o local é mais eficaz em remover as partículas soltas e permitir a permanência das células mais frágeis da pele. Consulte o seu médico em caso de dúvidas. Em todo caso, de modo geral, usar um sabão suave com contato leve e cuidadoso é um método seguro e suficiente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 318 822 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade