Baixe em PDF
Baixe em PDF
Provavelmente, você já se perguntou como abrir arquivos DAT; leia as instruções para saber como fazê-lo no Windows ou Mac. Basta abri-lo no programa que o criou, mas se não lembra em qual foi, será preciso pesquisar para determinar o app correto.. A maioria dos arquivos DAT contêm textos simples, podendo ser abertos em programas como Bloco de Notas, Notepad++ ou TextEditor. Saiba, no entanto, que alguns DATs, como os utilizados para armazenar códigos de idiomas, não podem ser abertos por nenhum programa mais comum; eles são utilizados pelo sistema do computador e não devem ser modificados.
Passos
-
Analise o programa que criou o arquivo DAT. Ao contrário da maioria dos tipos de itens, os DATs podem ser virtualmente criados por qualquer aplicativo, portanto, será preciso verificar qual deles o originou e utilizá-lo para abrir o DAT.
- Caso não saiba qual app foi utilizado para criá-lo, será necessário descobrir para acessá-lo.
-
Abra o programa em questão clicando duas vezes sobre o ícone dele.
-
Clique no menu Arquivo , que geralmente estará no canto esquerdo superior da janela do programa. Um menu suspenso surgirá.
-
Nesse menu suspenso, escolha Abrir… ; uma tela do Explorador de Arquivos será exibida.
- Ao utilizar o Microsoft Office, será preciso clicar duas vezes em “Este Computador”, no meio da página, após selecionar “Abrir” para que a janela do Explorador apareça.
-
Escolha a opção que mostre todos os arquivos no Explorador. Clique no menu suspenso “Tipo de Arquivo”, à direita de “Nome”, e clique em “Todos os Arquivos”. Agora, todas as extensões serão exibidas, incluindo o DAT.
-
Selecione o arquivo DAT acessando sua pasta e clicando sobre ele.
-
No canto direito inferior, clique em Abrir para que ele seja exibido no programa associado.
-
Confirme que deseja visualizar o DAT nesse aplicativo se necessário. Pode aparecer um aviso de que o conteúdo do arquivo não corresponde à sua extensão (ou algo parecido); nesse caso, clique em “Sim” ou “Abrir” para abri-lo.
- Por exemplo: ao abrir um DAT criado pelo Excel, um aviso de que o arquivo está corrompido poderá surgir. Clique em “Sim” para acessá-lo mesmo assim.
-
Veja se é preciso mudar a extensão do DAT. Para que não precise sempre arrastar esse arquivo ao programa correspondente quando quiser abri-lo, basta mudar sua extensão; lembre-se de que é necessário saber a extensão exata utilizada, já que a alteração (um vídeo MP4 para AVI, por exemplo) pode levar à corrupção do item:
- Clique com o botão direito no DAT e selecione “Renomear”.
- Destaque apenas a extensão dele (DAT).
- Substitua-a pela extensão desejada.
Publicidade
-
Encontre o programa que criou o DAT. Ao contrário da maioria dos tipos de arquivos, os DATs podem ser criados praticamente por qualquer aplicativo, portanto, será preciso saber de qual ele se originou para conseguir acessá-lo.
- Caso não saiba qual programa criou o DAT, descubra-o antes.
-
Abra o aplicativo clicando duas vezes sobre seu ícone.
-
Arraste o DAT até a janela do programa.
- Como o Mac não deverá interpretar o DAT como um arquivo legível pelo sistema, o usuário não conseguirá abrir o DAT através do menu “Arquivo” > “Abrir” no programa.
-
Arraste o DAT para tentar abri-lo no app.
-
Confirme que deseja visualizar o arquivo, se necessário. Às vezes, um aviso de que o conteúdo do arquivo não corresponde à extensão (ou algo parecido) surgirá; clique em “Sim” ou “Abrir”.
- Por exemplo: abrir um DAT criado no Excel poderá fazer com que um aviso de arquivo corrompido surja. Clique em “Sim” para continuar.
-
Altere a extensão do DAT, caso precise. Para não precisar arrastá-lo ao programa correspondente sempre que quiser abri-lo, basta mudar a extensão; não se esqueça de que é preciso saber exatamente qual a extensão utilizada. Alterá-la para um formato diferente (MP4 para AVI, por exemplo) pode levar à corrupção dele:
- Selecione o DAT.
- Clique em “Arquivo” e depois em “Obter Informações”, no menu suspenso.
- Ao lado da categoria “Nome e Extensão”, clique no triângulo.
- Desmarque a caixa de seleção “Ocultar extensão”, se precisar.
- Substitua a extensão dat pela do novo arquivo.
- Pressione ⏎ Return e clique em “Usar [.extensão]”. Para um documento XLSX, por exemplo, a mensagem será “Usar .xlsx”.
Publicidade
-
Leve em consideração o contexto do arquivo. Talvez você consiga descobrir qual o aplicativo correlacionado ao DAT de acordo com a localização dele ou pelo nome.
- Um exemplo: se o DAT estava dentro da pasta “Adobe”, muito provavelmente é um aplicativo dessa empresa que deverá abri-lo.
- Se o arquivo estiver dentro de uma pasta com outros itens do sistema, é melhor não mexer no DAT. Ele pode estar sendo utilizado por recursos ou programas embutidos do computador.
-
Pergunte ao criador do arquivo. Ao receber o DAT através de uma mensagem de e-mail ou ao baixá-lo em um site, entre em contato com a pessoa que o enviou a você ou o subiu ao site. Pergunte qual o programa que foi utilizado para criar o DAT.
- Não haverá muito resultado ao perguntar em um fórum bem movimentando ou em um site de compartilhamento, mas ao recebê-lo por e-mail de um amigo ou colega, pergunte.
-
Abra o arquivo DAT em um editor de texto, que podem conseguir exibir uma parte (ou todo) do conteúdo:
- Windows : abra o Bloco de Notas e arraste o DAT até a janela do editor.
- Mac : abra o Editor de Texto (pasta Aplicativos) e arraste o DAT até sua janela.
-
Procure por informações sobre o item. Dependendo do DAT, você poderá conseguir ver uma ou duas linhas de texto que indicarão o tipo de arquivo utilizado para abri-lo.
- Mesmo se nada sobre outro aplicativo aparecer, pode haver uma linha sinalizando o tipo de arquivo que o conteúdo do DAT possui (vídeo ou texto, por exemplo).
-
Experimente abri-lo em um programa geral. Há certos aplicativos, como o VLC, o iTunes, o Pré-Visualização e o Notepad++ que conseguem ler vários tipos de arquivos sem alterar o conteúdo dele.
- Por exemplo: o VLC Media Player consegue abrir a grande maioria de extensões de arquivo, enquanto o Notepad++ pode ser baixado ao Windows para ler praticamente qualquer texto.
-
Faça por tentativa e erro. Infelizmente, se não puder determinar o programa de origem do DAT, a única opção que sobrará será tentar abri-lo com os mais diversos programas em seu computador. Abra o software, arraste o DAT até a janela dele e solte-o lá; aguarde que ele seja aberto.
- Você saberá que encontrou o correto quando o DAT abrir em um formato reconhecido.
- Se forem exibidos vários caracteres aleatórios ou uma mensagem de que o item não pode ser lido, tente outro.
Publicidade
Dicas
- Os DATs encontrados em pastas do sistema (como qualquer uma em “Arquivos de Programas, no Windows, ou na pasta "~Biblioteca" do Mac) geralmente são utilizados automaticamente por aplicativos que os criaram, ou seja, não há necessidade em tentar abri-los.
- O BBEdit é um programa compatível com Mac e que serve como ao Notepad++; você pode utilizá-lo para abrir qualquer coisa, desde arquivos de texto como PHP. Ele facilita a tarefa de descobrir as associações dos arquivos DAT.
Publicidade
Avisos
- Se o programa que criou o DAT não for compatível com seu computador, será preciso utilizar outra máquina para abrir esse arquivo.
Publicidade
Publicidade