Baixe em PDF Baixe em PDF

Os pendrives são ótimos para armazenar arquivos usados com frequência para acessá-los em qualquer computador com uma porta USB. Esses incríveis dispositivos, mesmo sendo menores do que 5 cm, podem até mesmo armazenar um terabyte de informação, embora eles sejam mais comuns (e mais baratos) em capacidades menores. Copiar arquivos para um pendrive é extremamente simples, mesmo sendo a sua primeira vez.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando o Windows

Baixe em PDF
  1. Abra o "Windows Explorer" (também conhecido como "Explorador de arquivos") pressionando as teclas Win + E . Navegue pela lista de unidades e pastas do lado esquerdo até encontrar o local onde os arquivos desejados estão armazenados.
    • Arquivos pessoais geralmente são salvos na pasta "Documentos" (muitas vezes chamadas de "Meus documentos" ou "Documentos do Leonardo", caso este seja seu nome).
    • Se estiver procurando fotos ou músicas salvas no computador, procure nas pastas "Imagens" e "Música".
  2. [1] As portas USB são localizadas em locais diferentes, dependendo do computador. Nos computadores desktop, essas portas geralmente são encontradas no painel frontal, mas também pode estar na parte traseira do monitor. Já em notebooks, as portas USB estão localizadas em ambas as laterais do dispositivo.
  3. Você pode copiar arquivos para qualquer pasta dentro dele.
    • Provavelmente, uma caixa de diálogo aparecerá logo após conectar o pendrive no computador. Uma das opções dela deverá ser "Abrir pasta para visualizar os arquivos". Clique no link que vai aparecer na raiz (pasta principal) do pendrive. Os arquivos podem ser copiados diretamente para essa pasta ou qualquer outra opção existente.
    • Se nenhuma janela aparecer, pressione as teclas Win + E para abrir o "Windows Explorer" e dê um clique duplo sobre o nome do pendrive no lado esquerdo da tela. Ele deverá aparecer intitulado como "Drive USB", "Armazenamento removível" ou ainda com o nome do fabricante, como "Sandisk".
    • Criar uma pasta nova com um nome memorável ajuda a mantê-lo organizado. Para criar uma pasta nova no pendrive, pressione as teclas Ctrl + Shift + N e digite o nome desejado (como "Pessoal" ou "Fotos"). Pressione a tecla Enter . Dê um clique duplo sobre a pasta para abri-la.
  4. Com ambas as janelas do "Windows Explorer" (uma para o computador e a outra para o pendrive) abertas, arraste um arquivo de um local para outro. Arrastar um arquivo para um pendrive criará uma cópia dele sem excluir a versão original.
    • Para copiar múltiplos arquivos de uma só vez, pressione a tecla Ctrl e clique em cada um deles. Após realçar os arquivos corretos, clique em qualquer um deles e arraste o grupo formado para o pendrive.
    • Você também pode copiar pastas inteiras do computador arrastando-as da mesma forma.
  5. Caso tenha um arquivo aberto no Microsoft Word ou Photoshop, você pode salvá-lo diretamente no pendrive sem precisar arrastá-los entre janelas. Clique em "Arquivo", depois em "Salvar como" e selecione um local para salvá-lo no pendrive.
  6. Para garantir que nenhum dado seja corrompido no pendrive, será preciso ejetá-lo com segurança.
    • No canto inferior direito da tela ao lado do relógio, clique no ícone do USB (dependendo da versão do Windows, ele pode ter uma marca de verificação verde em cima). Clique com o botão direito sobre o ícone e depois selecione "Ejetar com segurança".
    • Após ver a confirmação "Seu dispositivo já pode ser removido com segurança", você pode remover o pendrive da porta USB.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando um computador Mac

Baixe em PDF
  1. Caso esteja usando um notebook, as portas USB são localizadas nas laterais do dispositivo. No Mac, elas geralmente estão localizadas na parte traseira do monitor. O pendrive será montado automaticamente no computador, e um novo ícone (que se parece com um disco rígido pequeno na cor branca) será exibido na área de trabalho.
  2. Dê um clique duplo sobre o novo ícone do pendrive na área de trabalho. O conteúdo dele será exibido em uma janela nova. É possível copiar arquivos diretamente para a raiz (pasta principal) ou para qualquer outra pasta que aparecer no painel do lado direito.
    • A quantidade de espaço de armazenamento do pendrive também aparece na parte inferior da janela.
    • Você também pode acessar o pendrive abrindo o "Finder" e selecionando o pendrive na área "Dispositivos" do lado esquerdo da tela.
  3. Criar uma pasta nova no pendrive para copiar os arquivos pode ajudar, mas não é obrigatório. Ter pastas com nomes apropriados para os tipos de arquivos que elas contêm pode ajudar a manter a organização.
    • Com a janela do pendrive aberta, pressione as teclas Shift + Command + N para criar uma pasta nova.
    • Digite o nome para a pasta e pressione a tecla Return .
  4. Abra o "Finder" e navegue até a pasta que contém os arquivos que você deseja copiar para o pendrive.
  5. Para copiar um arquivo sem apagá-lo do computador, arraste-o para a pasta aberta do pendrive.
    • Caso tenha criado uma pasta nova para salvar os arquivos, arraste-os para ela.
    • Para selecionar mais do que um arquivo por vez, pressione a tecla Control ao clicar em cada um deles e arraste-os para o local novo.
  6. [2] Lembre-se de "ejetar" o pendrive antes de removê-lo da porta USB do computador. Essa prática ajuda a evitar a corrupção de dados. Vá até a área de trabalho e arraste o ícone do pendrive para a "Lixeira" (o ícone mudará para a palavra "ejetar" ao fazê-lo). Em seguida, você pode remover o pendrive com segurança.
    Publicidade

Dicas

  • Caso não consiga localizar o pendrive no explorador de arquivos do seu computador após conectá-lo na porta USB, tente removê-lo e conectá-lo novamente.
  • Verifique se o pendrive tem espaço o suficiente antes de salvar os arquivos. Uma unidade de 2 GB deverá bastar para salvar documentos de escola ou transferir documentos. Caso pretenda salvar fotos e músicas, considere comprar um dispositivo de 64 GB ou 128 GB.
  • De acordo com especialistas, metade dos pendrive que as pessoas perdem ou esquecem em algum local são conectados em computadores, geralmente por pessoas inescrupulosas. [3] Considere criptografar seu pendrive para proteger seus dados ou sua identidade.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 167 889 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade