Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você quer chutar uma bola de futebol sem passar vergonha? Ou melhor, deseja chutar como os melhores, como Pelé, Messi ou Roberto Carlos? Existem várias formas de chutar uma bola e cada técnica têm o seu próprio conjunto de regras. Comece com o básico e então prossiga para as técnicas mais avançadas.
Passos
-
Trave o tornozelo. Travar o tornozelo garantirá que o seu pé não fique instável e que ele não irá se mover ao entrar em contato com a bola. É necessário que ele controle o movimento da bola. Para fazer um passe com o lado de dentro do pé, os dedões devem apontar para cima para travar o tornozelo. Entretanto, para travá-lo na hora de um chute, os dedões devem apontar para baixo. [1] X Fonte de pesquisa
- A única forma de conseguir um chute sem rotação é travando o tornozelo. Se ele não estiver firme, a bola irá fazer movimentos inconsistentes.
-
Passe a bola usando o lado interno da chuteira, nunca com o dedão. Os jogadores usam o lado de dentro do pé porque ele garante uma superfície de contato maior, melhorando a precisão do chute.
- O lado ruim dessa técnica é que você não consegue colocar o máximo de força na bola. Ainda assim, é a melhor maneira realizar passes.
-
Posicione o pé de apoio. Gire o pé de apoio (o que você não usará para chutar) de forma que o lado interno da chuteira fique de frente para a bola. Lembre-se, tal pé irá apontar para a direção de destino da bola, então se você quer dar um passe para a frente, o seu pé também deve estar virado para a mesma direção. [2] X Fonte de pesquisa
-
Realize um passe rasteiro. Continue o movimento sempre deixando o pé que irá realizar o chute próximo ao chão. O movimento da perna não precisa ser longo no caso de passes curtos e rasteiros: um deslocamento mais curto será suficiente. Lembre-se também que nesse caso também não é necessário erguer muito o pé. [3] X Fonte de pesquisa
- Observe o giro da bola. Um passe com o lado interno do pé deve fazer com que a bola rotacione somente sobre ela mesma. Se ocorrerem giros laterais, será necessário que você melhore o travamento do tornozelo ou a precisão do direcionamento da sua perna de chute.
-
Faça um passe aéreo. Incline o corpo para trás e traga o pé do chute para o ar. Dessa vez, será necessário puxar o pé o máximo possível; depois, é só continuar com o movimento e chutar a bola, finalizando com o pé posicionado vários centímetros acima do chão. [4] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se de verificar a rotação da bola. Assim como um passe rasteiro, um passe aéreo deve fazer a bola girar sobre ela mesma. Se ocorrer algum giro lateral, trave o tornozelo e tome cuidado com o direcionamento da perna que irá realizar o passe.
Publicidade
-
Dê alguns passos para trás. Você já viu os jogadores profissionais cobrarem um pênalti ou escanteio? Eles ficam apenas alguns poucos passos atrás da bola. Não é necessário ficar muito distante para chutar bem. Na verdade, tomar muita distância e correr para bola poderá até fazer você chutar de forma errada. [5] X Fonte de pesquisa
-
Trave o tornozelo. Isso irá manter o seu pé estável, fazendo com que ele não se mova ao tocar a bola. O pé precisa controlar a bola e o contato não deve movê-lo. Se você estiver tentado realizar um chute sem rotação, será necessário travar o tornozelo. Se o pé estiver instável, a bola também irá ficar instável e realizará movimentos inconsistentes. [6] X Fonte de pesquisa
-
Chute a bola usando a parte superior do pé, onde fica o cadarço. Nunca use o dedão para chutar a bola. Fazer isso torna impossível a tarefa de controlar a direção dela, e a precisão é o mais importante ao chutar.
-
Posicione o pé de apoio. Este é o que você não estará usando para chutar. Ele deve ser posicionado perto da bola e ficar virado para a direção do chute. Você deve puxar o pé e chutar com o dedão apontado para baixo. O local ideal para o contato com a bola é no centro dá área onde fica o cadarço, na metade da chuteira. Você deve tentar usar esse local para realizar o contato com a bola ao chutar sempre que possível.
- Não tente chutar a bola com força demais. Lembre-se também de olhar para a bola o tempo todo.
-
Continue com o chute. O seu dedão deve estar virado para o chão. A potência do chute pode fazer com que os seus dois pés saiam do chão. Para ganhar aumentar a velocidade e a potência do chute, puxe a perna para trás antes de realizar o movimento.
- Se você deseja realizar um chute de longa distância, pule no final do movimento (ao entrar em contato com a bola). Isso dará ainda mais força ao seu chute.
-
Entenda como a inclinação do seu corpo afeta o chute. Lembre-se de que quanto mais se você se inclinar para trás na hora do chute, mais alta irá a bola. Por outro lado, se o seu corpo estiver na vertical, a bola sairá rasteira ou à meia altura.
- Se a técnica for realizada corretamente, a bola não deverá rotacionar após o chute. Caso ela faça algum movimento lateral, você pode ter posicionado a perna do chute de forma errada ou pode não ter travado o tornozelo.
-
Aterrisse usando o pé que realizou o chute. Você deve pular em direção a bola na hora do contato. Mantenha a cabeça baixa. Além disso, mantenha os joelhos acima da bola e os quadris apontados na direção do destino desejado para o chute. [7] X Fonte de pesquisa
- A técnica descrita neste passo tem como objetivo aumentar a potência do chute.
Publicidade
-
Curva com o lado interno do pé. Para colocar curva na bola usando o lado de dentro da chuteira, acerte a bola com o lado interno do pé, girando ele um pouco para frente na hora do contato. O pé deve ficar em um ângulo de 45 graus nesse chute. [8] X Fonte de pesquisa
-
Curva com o lado externo (três dedos). Para realizar um chute de três dedos, acerte a bola usando o lado de fora da chuteira, fazendo o seu pé se afastar um pouco da bola na hora do contato. Dessa vez, durante o movimento, o pé também deve ficar em um ângulo de 45 graus, mas agora para o lado interno.
-
Chute por cobertura. Para realizar um chute por cobertura, posicione o pé por baixo da bola na hora do chute, projetando-o um pouco para a frente (ou até mesmo sem projetá-lo de forma alguma) após o impacto. O ideal é que você acerte a bola usando a pontinha da chuteira. [9] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Chute a bola sentado. Chute a bola levemente com a parte superior de um dos pés após jogá-la com as mãos. Lembre-se de travar os tornozelos. Quando o seu pé entrar em contato com a bola, ela deve tocar a parte onde fica o cadarço ou onde ele estaria se você estivesse de chuteiras, caso você não esteja usando uma no momento. A bola deve subir apenas alguns centímetros, apresentando pouca ou nenhuma rotação.
- Tente realizar o movimento com o seu pé dominante primeiro, só então alterne para o outro. Os jogadores mais habilidosos podem chutar a bola com a mesma desenvoltura com ambos os pés.
-
Treine o controle de bola em pé. Agora que você praticou o controle de bola sentado, é hora de fazer o mesmo em pé. Da mesma forma de antes, tente fazer a bola subir apenas alguns centímetros, sem provocar muita rotação.
- Levante-se e faça a mesma coisa. Solte a bola sobre os seus pés e chute-a para cima levemente, praticando a coordenação.
- Assim como antes, verifique se a bola não está rotacionando após o chute.
Publicidade
Dicas
- Se você quiser fazer um passe ou chute pelo alto, tente posicionar o seu pé mais por baixo da bola e inclinar o corpo para trás ao chutar.
- Encha a bola e deixe-a no ponto certo. Uma bola muito cheia ou muito seca é mais difícil de ser controlada.
- Faça contato com a bola usando a parte do seu pé onde fica o cadarço da chuteira. Chutar com o dedão prejudica bastante a precisão e a aplicação correta da força.
- Após praticar, tente dar chutes e passes pelo alto. Logo você conseguirá fazer cruzamentos e chutes certeiros.
- Não tente chutes muito distantes do gol nas primeiras tentativas. Comece próximo à rede e vá se afastando dela à medida em que se sente confortável.
- Durante os movimentos, impulsione sempre o quadril para trás, não o joelho. Basicamente, o seu quadril deve sempre fazer o movimento de rotação antes de tocar a bola.
- Nunca chute com o dedão. Você poderá machucar o pé e ainda errar o chute.
Publicidade
Avisos
- Nunca chute com o dedão. Dificultará tanto o passe quanto o chute (além de poder causar a já citada lesão no pé).
- Use chuteiras para ter uma tração melhor. Isso prevenirá que você escorregue após chutar a bola.
Publicidade
Materiais necessários
- Bola de futebol
- Calçados, de preferência chuteiras
- Área ampla, como um campo ou parque
Referências
- ↑ http://www.soccer-training-methods.com/soccer-shooting.html
- ↑ http://www.soccer-training-methods.com/soccer-shooting.html
- ↑ http://soccer.epicsports.com/howto-kick-soccer-ball.html
- ↑ http://soccer.epicsports.com/howto-kick-soccer-ball.html
- ↑ http://soccer.epicsports.com/howto-kick-soccer-ball.html
- ↑ http://www.soccer-training-methods.com/soccer-shooting.html
- ↑ http://www.soccer-training-info.com/strike_the_soccer_ball.asp
- ↑ https://www.gaa.ie/content/documents/publications/coaching_and_games/football_skills/Hook_Kick_skillcard_09_aw_100219130424.pdf
- ↑ http://soccer.epicsports.com/howto-kick-soccer-ball.html
Publicidade