Baixe em PDF
Baixe em PDF
Aprender como fazer embaixadinhas com uma bola de futebol é uma excelente maneira de impressionar seus companheiros de time, obter maior equilíbrio e aprimorar o controle de bola durante um jogo. No começo, pode parecer uma tarefa árdua, mas para ter sucesso, basta treinar sempre. Siga os Passos a seguir para aprender como fazer embaixadinhas com os pés, com as coxas, a cabeça e ombros – em breve, você estará fazendo-as como um profissional!
Passos
-
Segure a bola bem na frente do corpo, mais ou menos na altura do peito. Deixe-a cair e pingar no chão; enquanto ela estiver descendo após esse quique, impulsione-a para cima com o pé (de preferência, o “dominante”) com força suficiente para ela atingir a altura do peito. O chute deve ser feito com o pé em um ângulo um pouco para cima e com a bola atingindo a parte dos cadarços da chuteira.
- Não dê dois nós nos cadarços, já que isso pode atrapalhar a trajetória da bola; ela pode acabar indo para uma direção inesperada se o nó for grande demais.
- Deixar a bola um pouquinho mais murcha ajuda a reduzir a intensidade do quique dela, facilitando o controle e evitando que ela ganhe muita altura sempre que errar a embaixadinha. [1] X Fonte de pesquisa Depois que aperfeiçoar a habilidade, encha a bola totalmente.
- Mantenha o tornozelo firme, com ângulo e força adequados para fazer a embaixadinha; deixá-lo mole fará com que a embaixadinha não ganhe altura suficiente.
-
Os joelhos devem ficar levemente dobrados. Isso ajudará o indivíduo a ter maior controle sobre a bola. Não os deixe imóveis; mantenha o pé de apoio plantado firmemente no chão. [2] X Fonte de pesquisa
- É importante ter equilíbrio ao fazer embaixadinhas. Entre cada toque na bola, é muito útil – apesar de arriscado – tentar se reequilibrar para manter o controle da forma em que você faz contato com a bola em cada embaixadinha. Tente sempre ficar equilibrado com os dedos do pé e pronto para realizar movimentos rápidos. Para manter a estabilidade, o mais importante é deixar os joelhos levemente dobrados e ficar sempre de olho na bola.
-
Treine até que consiga tocar na bola na altura de sua barriga. Evite ter que se inclinar ou esticar o pé para alcançar a bola e faça o mesmo com o outro pé; lembre-se de que fazer embaixadinhas com o pé “ruim” será complicado. Não desista!
-
Aumente o número de embaixadinhas. Em vez de deixar a bola quicar no chão, faça contato com mais força para que ela ganhe altura, fazendo embaixadinhas consecutivas sem que a bola caia no chão. Tente mantê-la sobre controle e concentre-se em fazer embaixadinhas com um pé até sentir-se mais confiante para trocar de pé. Treine até que consiga fazer embaixadinhas com os dois pés.
- É possível parar a bola no peito do pé após muito treino. Levante um pouco a ponta do pé quando a bola estiver caindo, amortecendo o impacto e segurando-a entre a canela e o pé.
Publicidade
-
Solte a bola e deixe-a quicar. Dê impulsão a ela com o pé direito e a mantenha controlada, de forma que a trajetória seja reta e para cima, mas sem passar da cintura.
-
Solte a bola e deixe-a quicar. Dê impulsão a ela com o pé esquerdo, e novamente não exagere na força ao fazer as embaixadinhas para que ela não passe da altura da cintura. Assim, será possível controlá-la mais facilmente ao aprender a alternar os pés. Esteja preparado para se movimentar bastante durante o treino.
-
Pegue a bola após chutá-la uma vez com cada pé. Reequilibre-se após movimentar-se e solte a bola novamente e agarre-a após conseguir duas embaixadinhas com ambos os pés. Vá aumentando o número de embaixadinhas com cada pé: três vezes com cada um, interrompendo e tentando quatro vezes com cada pé, interrompendo, e assim por diante (sempre aumentando a quantidade). Quando conseguir ficar imóvel, bem estabilizado e realizar embaixadinhas com ambos os pés sem parar, você terá aprendido e aperfeiçoado a técnica.Publicidade
-
Coloque a bola ao lado dos pés e posicione a sola do pé “dominante” sobre ela. Em um movimento rápido, puxe a bola e coloque o peito do pé embaixo dela, dando efeito suficiente para que ela comece a girar um pouco; posicione os dedos do pé sob a bola e deixe-a “subir” nele. Imediatamente, chute-a para cima, como se fosse pegá-la com as mãos.
-
Posicione-se da forma certa para conseguir fazer embaixadinhas também com o outro pé. Faça isso quando a bola estiver caindo. Alterne os pés e continue fazendo o exercício como aprendido na seção anterior. Sempre que a bola escapar, não pegue-a com as mãos; use o pé para impulsioná-la e começar de novo.
-
Mantenha o pé perto do chão. Elevar demais a perna durante as embaixadinhas fará com que o controle de bola seja menor; a força aplicada à bola vem do pé e não da perna.Publicidade
-
Erga um dos joelhos, deixando-o perpendicular ao corpo. Isso mantém a coxa reta, facilitando as embaixadinhas já que não haverá nenhuma irregularidade na superfície.
- Experimente fazer as embaixadinhas apenas com as coxas após realizá-las facilmente com os pés para que a técnica seja mais versátil, além de aprender a manter a bola sob controle com muito mais facilidade.
-
A bola deve sempre tocar e ficar acima da coxa. Deixe-a quicar mais ou menos no meio da coxa; se ela bater no joelho, será muito complicado mantê-la sobre controle. [3] X Fonte de pesquisa
-
Faça embaixadinhas com a coxa exatamente da mesma forma do que com os pés. Comece fazendo com que a bola quique nela e segure-a com as mãos. Repita até que consiga controlar a direção e a altura da bola. Faça embaixadinhas também com a outra coxa, realizando o processo novamente.
-
Alterne entre a coxa das duas pernas. Quando estiver mais confiante, faça as embaixadinhas utilizando ambas as coxas.
-
Alterne entre coxas e pés. Tente fazer embaixadinhas utilizando os dois pés e depois as duas coxas; quando conseguir fazer isso sem deixar a bola cair, dê dois toques seguidos com cada pé e coxa e assim por diante (três toques consecutivos com pés e coxas, depois quatro, etc). [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Use a cabeça para fazer embaixadinhas. Leve a bola até a cabeça (é preciso bastante habilidade) ou jogue-a com as mãos, fazendo as embaixadinhas com a testa virada para cima. O rosto deve ser posicionado em um ângulo que permita que a bola toque na parte de cima da testa. Mantenha o pescoço relaxado e dobre os joelhos para ter estabilidade enquanto se concentra na bola. [5] X Fonte de pesquisa
- Se preferir, use a parte de cima da cabeça para fazer as embaixadinhas, mas o controle de bolsa será bem menor. Além disso, é incômodo controlá-la com essa região; evite essa embaixadinha, se puder.
-
Use os ombros. Apesar de ser complicado fazer embaixadinhas com os ombros – eles não são planos –, o jogador pode usá-los para dar direção à bola; ao levar a bola até os ombros, mova-os para cima e na direção que deseja que a bole tome. Por exemplo: comece a realizar embaixadinhas com o pé direito e depois com o ombro do mesmo lado, fazendo com que ele forme um arco sobre o corpo e a bola caia à esquerda, permitindo que o indivíduo continue as embaixadinhas com o pé esquerdo.
- Use apenas os ombros e não o antebraço. Isso é considerado uma infração no futebol (mão na bola).
-
Treine usando a cabeça, os ombros e peito. Mantenha o “padrão” pé, coxa, ombro e cabeça e repita-o até ficar à vontade em usar a cabeça e os ombros para fazer embaixadinhas.
- Treine essas técnicas com um amigo para criar vários “cenários” de jogo.
- Ao aperfeiçoar a técnica, mude a ordem do “padrão”; comece fazendo embaixadinhas com a cabeça, depois o peito, os pés, os ombros e coxas, por exemplo.
Publicidade
Dicas
- Não fique tenso; mantenha-se relaxado e tranquilo.
- Tente não fazer embaixadinhas apenas com o pé “bom” por muito tempo; pode até ser mais fácil, mas é importante treinar ambos os pés e tornozelos.
- Ao iniciar as embaixadinhas com os pés (e não soltando a bola sobre eles), é necessário dar um pouco de efeito para a bola ir para trás.
- Não adianta nada chutar a bola com força durante as embaixadinhas.
- Lembre-se de que é permitido usar qualquer parte do corpo ao jogar futebol, com exceção dos braços ou mãos (ao menos, é claro, que você seja o goleiro ou esteja repondo a bola em jogo através de uma cobrança de lateral).
- Treine sempre. É impossível aprender a fazer várias embaixadinhas em um dia só.
Publicidade
Referências
- ↑ http://howto.yellow.co.nz/sports-and-fitness/footballsoccer/how-to-juggle-a-soccer-ball/
- ↑ http://www.atsc-va.org/Teams/98g_forza_rosso/280778.html
- ↑ http://howto.yellow.co.nz/sports-and-fitness/footballsoccer/how-to-juggle-a-soccer-ball/
- ↑ http://www.soccerplayingguide.com/juggling-a-soccer-ball.html
- ↑ http://www.soccer-training-guide.com/juggling-a-soccer-ball.html#.UjdGUH8jaKo
Publicidade