PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A decisão de ter um bebê é uma coisa maravilhosa e empolgante para um casal. Se você está pronta para isso, mas o seu marido não, a ideia pode causar problemas no casamento. Antes de começar a culpar ou pressionar o seu marido, saiba como convencê-lo a ter um bebê evitando conflitos.

Método 1
Método 1 de 3:

Negociando com o marido

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma coisa a se pensar antes de falar com o seu marido sobre ter um bebê é nas conversas que vocês já tiveram sobre o assunto. Pode ser que nesses diálogos exista alguma informação que possa ser usada a seu favor.
    • Antes de vocês se casarem, ele dizia que queria ter filhos? Ele alguma vez disse que não queria? Se seu marido falou que queria, você pode discutir o assunto com ele. Se ele disse que não queria, você pode argumentar que acreditou que ele mudaria de ideia após o casamento.
  2. Durante o processo de convencimento, reserve um tempo a cada semana para discutir a possibilidade de vocês terem um bebê. Esse momento contempla coisas diferentes para cada um de vocês.
    • Ambos podem pensar sobre o assunto antes de conversarem novamente. Você pode, inclusive, anotar alguns pontos para discutir com ele, fazer alguma contraproposta ou arranjar novos motivos para convencê-lo.
    • Ter um tempo para pensar dá aos dois a chance de controlar as emoções e a raiva. Esse controle emocional pode ajudá-la a pensar logicamente e tentar convencer o marido com calma, em vez de ficar emocionalmente abalada e acabar afastando cada vez mais a ideia da cabeça dele.
    • Falar sobre o assunto em momentos determinados também pode ajudá-la a conter a ansiedade de importunar o seu marido. Se você ficar insistindo no assunto todos os dias e a todo instante, ele pode acabar se convencendo definitivamente a não ter um bebê.
  3. Se o seu marido estiver hesitante em ter outro filho, discutam juntos o assunto. Procure sabe o motivo da hesitação. Os receios dele podem ser válidos, como a instabilidade financeira. Converse com ele para saber quais são as preocupações dele. [1]
    • Preste atenção ao que ele disser. Mesmo que você queira ter um filho, os desejos do seu marido são tão importantes quanto os seus. Não menospreze os sentimentos dele.
    • Se você acredita que vocês podem ter um bebê, apesar dos medos dele, discutam o assunto. Pense em algumas alternativas para fazer a ideia dar certo.
  4. Durante a discussão, ouça o que ele tem a dizer. Apesar de ser difícil de ouvir uma ideia contrária à sua, vocês são parceiros. Ele é a outra metade do casamento e precisa ser ouvido também. [2]
    • Pergunte o motivo de ele não querer ter um filho. Não brigue, apenas ouça as explicações sem interrompê-lo.
    • Sejam educados ao ouvir os sentimentos e desejos do outro. Seja respeitosa e não julgue as opiniões do seu marido.
    • Pode ser difícil conseguir manter a calma ao conversar sobre um assunto que mexe com as suas emoções. Se você ficar muito chateada e começar a chorar, não tem problema. Respire fundo algumas vezes antes de falar. Se for preciso, levante-se e caminhe um pouco pela casa para dispersar a raiva.
  5. Fale sobre as suas preocupações no que diz respeito a ter um bebê. Mesmo que você queira um filho, as preocupações são inevitáveis. Falar sobre os seus próprios sentimentos pode ajudar o seu marido a perceber que ele não está sozinho. [3]
    • Fale sobre as preocupações com a mudança na dinâmica da família, como a chegada de um novo membro pode afetar seus outros filhos ou como a chegada do bebê pode afetar as finanças.
    • Mencione as outras mudanças que podem ocorrer no casamento, como o próprio relacionamento de vocês.
  6. Você precisa mostrar ao seu marido que vocês podem arcar com as despesas de ter um bebê. Uma coisa que impede as pessoas de expandirem a família é o lado financeiro. Quando tocar no assunto, mostre evidências de que vocês têm condições financeiras para sustentar uma criança.
    • Diga a ele que já analisou suas economias e a sua receita, e que já organizou as despesas para se preparar para a chegada do novo membro.
    • Fale sobre as carreiras. Mencione os bons cargos que ambos possuem. Explique que o bebê não vai interferir no trabalho de vocês.
  7. Ao contrário dos homens, as mulheres têm menos tempo para ter filhos. Para algumas mulheres o tempo é mais longo do que para outras. Explique ao seu marido que o tempo é um fator importante para a decisão de ter um bebê.
    • Diga o que sente sobre a sua idade e o seu relógio biológico. Você acha que está velha demais? Você acha que existe um limite de anos que restam para você conseguir engravidar?
    • Discuta as dificuldades para engravidar, ou o pouco tempo que você tem para tentar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Amaciando o marido sobre a ideia de ter um filho

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos homens sonha com a ideia de ensinar o esporte favorito ao filho. Outros sonham em levar o filho para caçar, pescar ou mexer em carros juntos. Seja qual for o interesse do seu marido, tire vantagem. Fale sobre o assunto quando ele estiver participando de alguma atividade que gosta para fazê-lo pensar na ideia de ensinar à criança. [4]
    • Por exemplo, se ele gosta de futebol, assista um jogo com ele. Durante a partida, diga como seria ótimo ensinar o seu filho a jogar futebol, vesti-lo com o uniforme do time e levá-lo aos jogos.
  2. Se quiser um bebê, comece a discutir com o seu marido as expectativas para o futuro. Fale sobre seus anseios a respeito do bebê. Comente suas ideias de como acha que a sua família e o seu filho vão ser. [5]
    • Pergunte como ele acha que vai se sentir ao ensinar o filho a dirigir ou ao ver o bebê andar pela primeira vez.
    • Fale como acha que vai ser quando o bebê disser “pa-pa” pela primeira vez. Mencione como deve ser o sentimento de passar o nome da família para um filho ou filha.
  3. Dê tempo para ele digerir a ideia de ter um bebê, caso ele esteja relutante. Ter um filho é uma decisão muito importante, mesmo que vocês já tenham outros. As pessoas encaram decisões importantes em ritmos diferentes. Seja solidária e compreensiva ao falar sobre o assunto com ele. [6]
    • Se você ama o seu marido, diga a ele, independentemente de ele querer ter filhos ou não.
    • Se quiser dar um ultimato a ele com o argumento de não querer ficar junto se não for para ter filhos, faça terapia de casal.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando a pressão

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo querendo ter um bebê, independentemente dos desejos dele, você não deve deixar de tomar o anticoncepcional para engravidar “acidentalmente”. Esse tipo de comportamento pode levar a muitos problemas no relacionamento e o seu marido acabar tomando a decisão de não ter o bebê.
    • Mentir sobre o anticoncepcional ou manipular o seu marido podem levar à falta de confiança no relacionamento. A gravidez pode não compensar o risco de ter problemas na relação.
  2. Se quiser ter um filho, você precisa discutir o assunto com o seu marido, mas não o tempo todo. Esse tipo de pressão pode acabar o afastando ainda mais da ideia.
    • Se ele estiver resistente quanto ao assunto, deixe a questão de lado por um tempo e retome depois.
  3. Pressionar o seu marido para ter um bebê não vai deixar ninguém feliz. A insistência em ter um filho, mesmo sem o seu marido querer, pode criar uma atmosfera de ressentimento e fazê-lo tomar a decisão de nunca ter filhos. Em vez de pressioná-lo, desfrute da família que tem no momento. [7]
    • Ter uma família feliz pode convencê-lo a querer expandi-la no futuro.
    • Se vocês já tiverem um filho, aproveitem. Deixe o seu marido curtir o tempo com a criança. Eventualmente, pode ser que ele queira aumentar a linhagem.
    • Se vocês ainda não tiverem filhos, manter um casamento estável e feliz pode fazer com que o seu marido queira aumentar a família.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 51 204 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade