Baixe em PDF
Baixe em PDF
A língua de boi é uma opção excelente e nutritiva de carne que pode render um almoço bom e barato. Além disso, o fato de a língua ser barata não significa que ela seja de má qualidade. Na verdade, seu sabor intenso fez com que virasse um item de luxo em tempos de paladares menos enjoados. [1] X Fonte de pesquisa Ao aprender a prepará-la da maneira adequada, a língua pode até se tornar um ponto forte de sua culinária.
Ingredientes
Língua de boi simples :
- Uma língua de boi pequena (de aproximadamente 1,5 kg);
- Pimenta em grãos;
- Folha de louro (ou outras ervas);
- Cebola e cenoura (ou outros vegetais);
- Opcional: farinha de trigo ou um pacote de sopa de cebola para engrossar o molho.
Tacos de Língua :
- Uma língua de boi pequena (de aproximadamente 1,5 kg);
- Cebola, cenoura, ervas aromáticas de sua preferência;
- Banha de porco ou óleo;
- Molho verde;
- Tortilhas de milho.
Língua com molho de passas :
- Uma língua de boi (de aproximadamente 1,8 kg);
- Duas cebolas;
- Duas cenouras fatiadas;
- Um talo de aipo (com as folhas) fatiado;
- Um dente de alho esmagado;
- Duas colheres de sopa (30 ml) de manteiga;
- 1/3 de xícara (80 ml) de passas;
- Três colheres de sopa (45 ml) de amêndoas picadas;
- 1/3 de xícara (80 ml) de vinagre de vinho branco;
- Uma colher de sopa de extrato de tomate;
- 1/3 de xícara de vinho madeira;
- 2/3 de xícara de caldo da língua do boi cozida;
- Sal e pimenta a gosto.
Passos
-
Compre a língua. As maiores podem levar muito tempo para cozinhar, então escolha a menor que encontrar, que pese por volta de 1,5 kg de preferência. A língua tem um prazo de validade curto, então compre uma bem fresca ou congelada em um açougue de confiança (se for congelada, descongele-a na geladeira para não ter perigo de estragar).
- Algumas línguas também vêm com as amídalas e a gordura do começo do órgão. Esta parte é comestível depois de cozida, mas nem todos gostam de sua textura macia e gordurosa. [2] X Fonte de pesquisa Você pode retirar esta parte em casa (antes ou depois de cozida), ou procurar uma língua pré-cortada "à moda suíça". [3] X Fonte de pesquisa
- A língua curada em salmoura dá um paladar apurado e pode ser preparada do mesmo jeito que a língua fresca.
-
Limpe a língua. Coloque-a na pia limpa e esfregue-a bem sob a água corrente. Limpe até que a superfície dela fique sem nenhum sangue ou sujeira.
- Várias receitas recomendam deixar a língua imersa em água fria por uma ou duas horas, trocando a água caso ela fique turva. Geralmente, a língua já é vendida limpa e é possível pular esta etapa, mas esta técnica pode deixar o gosto mais fresco. [4] X Fonte de pesquisa
-
Prepare o caldo. Encha uma panela grande com caldo de galinha ou de carne, ou então com água levemente salgada. Adicione legumes e ervas a gosto. Uma ou duas cebolas, duas folhas de louro, pimenta em grãos e cenoura formam uma base boa e simples. Sinta-se à vontade para colocar outros ingredientes, como orégano, alecrim, alho ou pimentão. Deixe ferver em fogo alto.
- Use uma panela de pressão para acelerar o processo.
- Se você quiser fazer um molho mais grosso para servir com a língua, adicione quatro pacotes de sopa de cebola francesa.
-
Coloque a língua. Ponha a língua no caldo e tampe a panela. Deixe ferver novamente e então abaixe para fogo brando.
- Deixe a língua completamente submersa no caldo. Talvez seja necessário colocar mais água ou colocar um cesto de cozimento a vapor para pesar sobre ela.
-
Cozinhe até ficar macia. A língua estará pronta quando ficar branca e quando a sua parte mais grossa puder ser facilmente perfurada com uma faca. No geral, leva entre 50 e 60 minutos para cada 450 gramas de carne. [5] X Fonte de pesquisa
- A língua que for cozida rapidamente ou cozida menos do que o necessário fica com um gosto desagradável. Se você tiver tempo, é melhor pecar por excesso de cuidado: deixe-a em fogo brando por mais uma ou duas horas.
- Caso utilize panela de pressão, aqueça até começar a soltar vapor. Reduza para fogo médio e cozinhe por mais 10 ou 15 minutos para cada 450 gramas de carne. Deixe esfriar até a pressão sair por conta própria.
-
Tire a pele da língua enquanto ela estiver quente. Passe-a para um prato com o auxílio de um pegador. Espere ela esfriar até que seja possível tocá-la e, então, corte a camada esbranquiçada com uma faca afiada. Retire a camada com os dedos, usando a faca quando for necessário (esta camada é tecnicamente comestível, mas tem um sabor e textura desagradáveis). [6] X Fonte de pesquisa
- É muito mais difícil retirar a pele depois que a língua esfriar. Porém, se ela já estiver na temperatura ambiente, pode ser bom mergulhá-la na água gelada.
- Reserve o caldo para fazer uma sopa ou um molho saboroso.
-
Corte a carne em fatias de aproximadamente 0,5 cm. Corte as fatias na diagonal com uma faca afiada e as sirva com molho verde, em um sanduíche com mostarda marrom e folhas verdes, ou cozida por mais meia hora com batatas assadas. Há muita carne na língua, então considere a ideia de reservar alguns pedaços pra grelhar ou experimentar nas receitas abaixo.
- Se a carne estiver dura, é porque foi mal cozida. Devolva a língua ao caldo e continue a cozinhar.
- Você pode modificar o caldo da carne com facilidade acrescentando farinha de trigo.
-
Guarde as sobras na geladeira. A língua cozida pode ser conservada em um recipiente com tampa na geladeira por mais cinco dias. [7] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Limpe e cozinhe a língua. Ela precisa de um longo e demorado processo de cozimento para ficar macia. Consulte acima a maneira certa de limpar a língua para, em seguida, cozinhá-la em água salgada por pelo menos uma hora para cada 450 gramas de carne.
- Para um realce no sabor, coloque cebolas, cenouras, alho, folhas de louro e/ou sua pimenta favorita.
- Verifique a língua a cada uma hora mais ou menos. Pode ser necessário colocar mais água para deixá-la sempre coberta.
-
Faça ou compre um molho verde . Você tem muito tempo para preparar o seu próprio molho enquanto a carne cozinha. Basta juntar tomatinhos com pimenta serrana, cebola picada, alho, coentro, limão e sal. Mexa até que o molho fique homogêneo e um pouco espesso (para saber as quantidades e detalhes adicionais, consulte a receita do link).
-
Retire a pele e corte a língua. Assim que der para furar a parte mais grossa com uma faca afiada, retire-a da água com um pegador. Quando ela tiver esfriado e der para manuseá-la (mas ainda estiver relativamente quente), corte a camada branca externa e remova-a com os dedos. Fatie-a em pedaços de cerca de 1,25 cm para fazer os tacos.
-
Frite as tiras ou grelhe-as até ficarem crocantes. A carne da língua é gordurosa e fica deliciosa com uma casquinha crocante por fora. Adicione uma quantidade generosa de óleo ou de banha de porco numa panela, aproximadamente 3 colheres de sopa (45 ml) para cada seis fatias, e aqueça até estalar. Ponha as fatias de língua e frite-as até ficarem douradas e crocantes de todos os lados, virando-as volta e meia. [8] X Fonte de pesquisa
- Se estiver usando uma grelha, passe os pedaços numa quantia generosa de azeite de oliva e aqueça-os a uma temperatura de 220ºC na grelha por 10 a 15 minutos, virando uma vez.
- Caso prefira uma opção mais saudável, apenas doure as fatias em uma pequena quantidade de óleo e então as cozinhe no molho verde por alguns minutos. [9] X Fonte de pesquisa
-
Sirva com tortilhas de milho. Monte uma travessa com as fatias de língua de boi, tortilhas e molho verde para seus convidados montarem os próprios tacos. Também é possível acrescentar as suas coberturas favoritas para taco, como a limão e coentro.Publicidade
-
Limpe e cozinhe a língua de boi. Limpe-a conforme descrito na receita simples. Coloque a língua numa panela com água quente junto com uma cebola, duas cenouras, um talo de aipo e um dente de alho. Ferva a língua por cerca de uma hora para cada 450 gramas até que consiga espetar a parte mais grossa dela com uma faca.
- Pique todos os legumes em fatias grossas, retire as folhas do aipo e esmague o dente de alho.
- Este preparo é semelhante ao preparo da receita básica acima, que é como todas as receitas de língua de boi começam. Consulte aquele método caso tenha qualquer dúvida.
-
Retire a pele da língua. Retire a língua da fervura com um pegador. Remova a pele branca assim que a língua estiver numa temperatura boa para o manuseio. Enquanto estiver quente, esta pele deve sair com facilidade, com algumas poucas incisões de uma faca afiada.
-
Salteie as passas, as amêndoas e a cebola restante. Derreta 2 colheres de sopa (30 ml) de manteiga numa panela. Pique e adicione a outra cebola junto com 1/3 de xícara (80 ml) de passas e 3 colheres de sopa (45 ml) de amêndoas picadas. Mexa de vez em quando durante o aquecimento.
-
Coloque o resto dos ingredientes nesta panela. Assim que as amêndoas estiverem douradas, misture 1/3 de xícara (80 ml) de vinagre de vinho branco e 1 colher de sopa (15 ml) de extrato de tomate. Adicione 1/3 de xícara (80 ml) de vinho madeira e 2/3 de xícara (160ml) do caldo da panela da língua. Ferva por uns três minutos para reduzir um pouco.
-
Corte a língua de boi em fatias e sirva com o molho. Corte-a em fatias finas e despeje o molho de passas sobre elas. Tempere com sal e pimenta a gosto.
-
Terminado.Publicidade
Dicas
- As fatias da parte traseira da língua são mais nutritivas e mais gordurosas do que as da ponta. [10] X Fonte de pesquisa
- Se você comprar a língua em um açougue confiável, todas as suas partes podem ser consumidas. Sinta-se à vontade para retirar qualquer cartilagem ou substância pegajosa que perceber, mas tenha cuidado para não tirar muita carne boa para consumo.
- O caldo pode acabar ficando com um sabor mais forte do que de costume por causa da natureza nutritiva e gordurosa da língua. Adicione-o às porções com moderação. [11] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Muitas pessoas não gostam da ideia de comer língua de boi. Fatie-a na cozinha em vez de servi-la inteira na sua "forma original".
Publicidade
Materiais Necessários
- Escova de cozinha;
- Faca ou tesoura de cozinha;
- Panela com tampa ou panela de pressão com um bom tamanho para todos os ingredientes;
- Pegadores de cozinha.
Referências
- ↑ http://www.cooksinfo.com/tongue
- ↑ http://just-making-noise.com/beef-tongue-part-2-how-to-cook-tongue-in-5-easy-steps/
- ↑ https://books.google.com/books?id=eYq0zyWFI0wC
- ↑ http://www.americantable.org/2012/11/recipe-beef-tongue-sandwiches-1893/
- ↑ http://whatscookingamerica.net/CynthiaPineda/Lengua/Lengua.htm
- ↑ http://www.seriouseats.com/recipes/2009/07/the-nasty-bits-tongue-lengua-en-salsa-verde.html
- ↑ http://www.seriouseats.com/recipes/2012/04/tacos-de-lengua-recipe.html
- ↑ http://www.seriouseats.com/2012/05/the-nasty-bits-very-crispy-tongue.html
- ↑ http://www.seriouseats.com/recipes/2009/07/the-nasty-bits-tongue-lengua-en-salsa-verde.html
- ↑ http://edibleseattle.com/recipe/salads-sides-recipe/grilled-beef-tongue-with-arugula-salad-quick-pickled-shallots-and-fennel-and-a-soft-boiled-egg
- ↑ http://thecuriouscoconut.com/blog/how-to-cook-beef-tongue
- Receita do molho de passas adaptada do New York Times – em inglês.
Publicidade