Baixe em PDF
Baixe em PDF
As abóboras podem ser preparadas como pratos doces ou salgados; suas sementes são saudáveis e boas para serem assadas, além de servirem como belas decorações festivas. Cultivar abóboras é fácil e barato, uma vez que elas crescem em diferentes regiões do país. Leia o artigo a seguir para obter informações sobre como escolher uma variedade de abóboras para plantar, encontrando um ambiente que vai ajudar suas plantas a prosperarem. Você aprenderá, também, sobre como cultivar e colher suas abóboras.
Passos
-
Saiba quando plantar abóboras na sua região. As sementes de abóbora não germinam no solo frio, então elas precisam ser plantadas após o inverno ter passado. Planeje para plantar abóboras no final da primavera ou no início do verão para uma colheita de outono.
- Se você comemora o Halloween e gostaria de ter abóboras em tempo para esse feriado, plante-as após o inverno.
-
Escolha um local de plantio e prepare o solo. As abóboras crescem em videiras e precisam de uma boa quantidade de espaço para se desenvolverem. Escolha um lugar no seu quintal com as seguintes qualidades:
- Oito ou nove metros de espaço aberto. Seu pé de abóbora não tem que pegar todo o seu quintal. Você pode plantá-lo ao longo do lado de sua casa, ou ao longo da cerca em seu quintal.
- Sol em abundância. Não escolha um lugar debaixo de uma árvore ou na sombra de uma edificação. Todas as abóboras devem ter abundância de sol durante todo o dia.
- Solo com boa drenagem. Solos à base de argila não absorvem água rapidamente, e não são tão propícios para o cultivo de abóboras. Escolha um local que não tenha água parada após as fortes chuvas.
- Para dar às abóboras um impulso a mais, prepare o solo antecipadamente com compostagem. Cave buracos grandes onde você pretende plantar as abóboras e encha-os com uma mistura de composto poucos dias antes do plantio.
-
Escolha as sementes de abóbora. Vá ao seu mercado local ou encomende sementes de um catálogo para usar em sua horta de abóboras. Existem muitas variedades diferentes de abóboras, mas para fins de cultivo caseiro, elas se dividem em três categorias principais:
- Abóboras para tortas doces ou salgadas, que são apropriadas para consumo.
- Grandes abóboras decorativas, que podem ser esculpidas para fazer lanternas e enfeites. As sementes dessas abóboras são comestíveis, mas a polpa não é saborosa.
- Pequenas abóboras decorativas, muitas vezes chamadas de miniabóboras.
Publicidade
-
Plante suas sementes em montinhos de terra. Crie um montinho de terra e deixe a semente a até 5 centímetros de profundidade. O montinho melhora a drenagem do solo e permite que o sol o esquente mais rápido, acelerando a germinação.
- Plante duas ou três sementes a poucos centímetros uma da outra (no caso de alguma não brotar por algum motivo).
- Não importa qual extremidade das sementes fique para cima. Se as sementes são viáveis, eles vão crescer de qualquer maneira.
- Alguns pacotes de sementes aconselham plantar as sementes em "montes", ou montes espaçados em fileiras em seu local de plantio. Isso pode ajudar se o solo não receber uma boa drenagem natural, mas nas condições certas, é desnecessário.
-
Plante abóboras em fileiras bem separadas. Se sua variedade de abóbora crescer junto a vinhas, deixe cada montinho de terra a 4 metros de distância um dos outros na mesma fileira. As fileiras, por sua vez, devem ficar de 2 a 3 metros de distância umas das outras. Variedades que crescem em "arbustos", com vinhas menores, precisam de 3 metros de espaço em todas as direções.#
-
Cubra as sementes plantadas com adubo. Caso tenha feito a compostagem do solo antes do plantio, você pode pular esta Passo. Se não, adicione uma camada fina de adubo ou cobertura morta nas áreas onde você plantou sementes. O composto ajudará a secar as ervas daninhas e nutrir as sementes.
- Com os devidos cuidados, os pés de abóbora devem brotar dentro de aproximadamente uma semana.
Publicidade
-
Regue os pés de abóbora quando a umidade do solo estiver baixa. Pés de abóbora precisam de muita água, mas não devem ser molhados excessivamente. Crie o hábito de molhá-las quando o solo parecer um pouco seco em vez de adicionar mais água ao solo úmido.
- Quando você regar a planta, utilize uma grande quantidade de água e deixe-a mergulhar profundamente no solo. As raízes dos pés de abóbora ficam a vários centímetros para baixo, no solo, dependendo da fase de crescimento, e é importante que a água as alcance.
- Tente não deixar água sobre as folhas de abóbora. Isto encoraja o crescimento de um fungo chamado oídio, o qual pode levar as folhas dos pés a murcharem e a morrerem. Coloque água na parte da manhã, em vez de fazê-lo durante a noite, de modo que qualquer água que fique sobre as folhas tenha tempo para secar ao sol.
- Quando as abóboras começarem a crescer e virarem frutos, diminua a quantidade de água que você usa. Pare de regar totalmente cerca de uma semana antes da época de colher as abóboras.
-
Adube os pés de abóbora. Quando os pés começam a brotar, acrescentar adubo ajuda a manter o crescimento e incentiva o crescimento de um pé de abóbora saudável. Vá ao seu mercado de plantas local e peça um adubo que você possa adicionar ao seu plantio de abóboras.
-
Controle as ervas daninhas e pragas. Para que suas plantas produzam abóboras saudáveis, você tem de acompanhá-las durante todo o processo de crescimento.
- Acabe com as ervas daninhas frequentemente. Não deixe que o crescimento de ervas daninhas tome conta dos pés de abóbora ou absorva os nutrientes que elas precisam para se desenvolver. Planeje eliminar as ervas daninhas algumas vezes por semana.
- Verifique se há besouros nas folhas de abóbora e nas flores. Eles comem o tecido da planta e, finalmente, matam o pé de abóbora. Raspe-os fora dos pés de abóbora algumas vezes por semana.
- Os pulgões são pragas que ameaçam uma série de plantas de jardim. Eles podem ser encontrados na parte inferior das folhas, e se você não exterminá-los, eles vão matar as plantas rapidamente. Pulverize-os com água na parte da manhã para que as folhas tenham tempo de secar.
- Se necessário, use um pesticida orgânico para livrar suas plantas de pragas. Pergunte sobre produtos em seu mercado local.
Publicidade
-
Verifique se as abóboras estão maduras. As abóboras devem ter uma cor laranja brilhante e uma casca dura. Suas hastes devem estar começando a secar e murchar. Em alguns casos, a própria videira pode também estar começando a secar.
-
Não colha as abóboras que ainda estão macias. Eles não vão durar mais do que alguns dias antes de estragar se forem colhidas ainda macias.
-
Corte os caules das abóboras. Use uma tesoura para cortar a haste, deixando-o alguns centímetros de comprimento. Não quebre as hastes, pois isso fará com que as abóboras apodreçam.
-
Guarde as abóboras em um local ensolarado e seco. Mantenha-as longe da umidade e mofo. Elas não precisam de refrigeração. As abóboras se mantêm durante muitos meses depois de terem sido colhidas.Publicidade
Dicas
- Regue bastante, mas não sature, pois o caule fica propenso ao apodrecimento.
- Não há também muitos problemas com insetos e abóboras — geralmente elas são resistentes.
- Uma vez colhidas, as abóboras (que podem crescer muito) podem ser armazenadas ao ar livre por um longo tempo, ou em um porão, se você está em um clima muito frio. Em um clima temperado, deixe as abóboras em galpões, sob o telhado do galpão, sob sacos etc; em um clima muito frio, deixe no porão. Elas vão alimentá-lo durante todo o inverno.
- Se não quiser apenas cultivar abóboras, mas as maiores abóboras existentes, clique aqui.
Publicidade
Avisos
- Elas vão mesmo subir em árvores próximas ou nas paredes, se tiverem oportunidade.
- As abóboras crescem muito: elas tendem a assumir parte de seu jardim. Mantenha-as separadas de outras plantas para que elas tenham muito espaço para crescer. Onde quer que uma abóbora comece a crescer, as plantas de baixo serão esmagadas - mantenha o olho atento nas abóboras emergentes e mude-as com cuidado para um lugar um pouco diferente se elas estão esmagando outras plantas. Às vezes, elas vão mesmo esmagar umas às outras!
Publicidade
Materiais Necessários
- Abóbora.
- Sementes de abóbora.
- Pá de jardim, espátula, pá para escavar.
- Solo bom e uma grande área de espaço de jardim.
- Rega regular.
Publicidade