PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pode ser difícil deixar a timidez de lado quando se está em um novo relacionamento, mas saiba que isso é natural e a timidez tende a desaparecer ao longo do tempo, à medida em que o relacionamento evolui e você fica cada vez mais à vontade com o seu parceiro. Como o início de um relacionamento pode ser estressante, este artigo listou algumas dicas para você aprender a superar essa timidez e aproveitar o relacionamento ao máximo.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Superando a timidez

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Muitas pessoas tímidas são muito bem-resolvidas em relação a elas mesmas e felizes com a maneira que são, sendo, portanto, autoconfiantes. Não pense que há algo de errado com você só por ser tímido, afinal, seu parceiro o escolheu porque gosta da sua personalidade, e a timidez faz parte disso. Mesmo que seja algo que você deseja trabalhar para o seu próprio bem na relação, nunca se esqueça de que é possível ser confiante e bem-resolvido mesmo sendo tímido.
    • Nunca se desculpe por ser tímido. Explique por que está agindo dessa forma ou diga que está trabalhando nisso porque deseja melhorar, mas nunca dê a entender que ser extrovertido deve ser uma obrigação sua.
  2. Estudos têm demonstrado que discutir a sua ansiedade relacionada à timidez pode diminuir os efeitos dela, [2] além de especialistas sugerirem que mostrar a vulnerabilidade é realmente uma boa maneira de aumentar a confiança e a intimidade entre os parceiros. [3] Principalmente em novos relacionamentos, é muito importante falar sobre a sua timidez no início para que as conversas se tornem mais fáceis ao longo do namoro, ajudando a tornar o relacionamento mais duradouro. Lembre-se de que não há nada com o que se envergonhar, então seja aberto e honesto sobre como você está se sentindo.
    • Não reprima sua ansiedade para lidar com ela mais tarde.
    • Diga ao seu parceiro como você está se sentindo no momento.
    • Não se deixe sucumbir pela timidez. Fale sobre isso e depois mude de assunto quando a ansiedade diminuir.
    • Deixe seu parceiro tentar confortar você.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Maria Avgitidis

    Especialista em Namoro
    Maria Avgitidis é CEO e Casamenteira da Agape Match, um serviço de cupido em Nova Iorque. Por mais de uma década, ela aliou quatro gerações de tradição casamenteira à psicologia moderna e às novas técnicas de busca para garantir que seus clientes encontrem o melhor par possível. Maria e a Agape Match já foram destaque em The New York Times, The Financial Times, Fast Company, CNN, Esquire, Elle, Reuters, Vice e Thrillist.
    Maria Avgitidis
    Especialista em Namoro

    A nossa especialista concorda: A comunicação é essencial em um relacionamento saudável. Caso seja tímida perto do seu parceiro, fale com ele sobre isso. Os diálogos farão com que ambos fiquem mais confortáveis na companhia um do outro.

  3. [4] Por você saber que luta contra a timidez, pode acabar colocando uma pressão extra sobre si mesmo para fazer um relacionamento funcionar imediatamente , mas as relações não funcionam assim nem para as pessoas mais extrovertidas. Em vez de tentar "fazer dar certo" o tempo todo, tenha tempo suficiente para si mesmo e para seus amigos e familiares, pois assim você se manterá feliz e, quando se está feliz, o relacionamento tem mais chances de dar certo.
  4. Muitos tímidos acham muito mais fácil se comunicar por mensagens de texto ou através da internet do que pessoalmente. [5] Como atualmente a maioria dos casais jovens não passa todo o tempo juntos, manter o contato através de mensagens de texto, das redes sociais e de outros meios de comunicação é uma maneira de conhecer um ao outro sem toda a ansiedade de encontrar com a pessoa pessoalmente.
  5. [6] Se você fica tímido quando está em um encontro com seu novo namorado ou namorada, tente passar pelas etapas de um encontro sem a pressão de estar perto de alguém que faça você ficar nervoso.
    • Chame um amigo ou parente com quem você se sinta à vontade para ir a um "encontro" com você.
    • Simule todas as etapas: arrume-se, busque-o ou esteja pronto para quando ele for buscá-lo, vá a um restaurante e tenham uma conversa agradável.
    • Familiarize-se com o contexto e tente se lembrar de que é tudo a mesma coisa quando se está em um encontro de verdade com o seu parceiro.
  6. [7] Ao conhecer alguém, às vezes você precisa ter conversas muito pessoais que podem ser difíceis, como falar sobre suas expectativas, sonhos, medos e vergonhas e como se sente em relação ao seu parceiro. Planeje essas conversas mais importantes antecipadamente, criando uma espécie de roteiro em sua cabeça, de modo que esteja preparado para quando elas surgirem.
    • Liste seus medos, suas expectativas e outros sentimentos importantes para você.
    • Caso precise justificar algo, descreva as razões por trás da sua opinião e tente antecipar o que seu parceiro possa dizer. Quanto melhor preparado estiver para todas as rotas possíveis da conversa, melhor você conseguirá se comunicar de maneira efetiva.
  7. 7
    Deixe seu parceiro falar à vontade. Se ele quiser falar, deixe-o falar e apenas ouça. Isso permitirá que você aprenda mais sobre o outro, estreitando os laços entre vocês, além de aliviar um pouco a pressão de você ter que pensar no que falar.
  8. Caso ache difícil pensar em algo para dizer ao seu parceiro, esforce-se um pouco quando estiver sozinho para preparar-se para essa situação. Veja as notícias, leia livros e revistas e mantenha-se atualizado com o que acontece no mundo, além de se inteirar das coisas que vocês têm em comum - seja o gosto musical, por filmes ou novelas - para garantir que sempre tenham assunto quando estiverem juntos.
  9. [8] A sua primeira resposta para qualquer programa pode ser "não". Não porque você não queira fazer alguma coisa com o seu parceiro, mas porque precisa de alguns minutos para se sentir à vontade o suficiente para dizer "sim". Essa dificuldade pode estar em algo tão corriqueiro como atender uma ligação imediatamente em vez de esperar ele ligue mais tarde ou que você retorne o telefonema quando estiver mais preparado.
    • Esforce-se para encarar situações que o tirem da sua zona de conforto.
    • Não se apresse! Comece devagar e vá se desafiando lentamente até topar uma viagem romântica, por exemplo.
  10. Se um ambiente romântico, como um jantar em um restaurante elegante, o deixa nervoso, então comece indo a um lugar no qual vocês possam se divertir juntos em um ambiente mais público, mas sem a exigência formal de um contato cara a cara. Dependendo de quais os seus interesses, vocês podem ir a:
    • Um jogo de futebol, onde estarão entre uma multidão;
    • Um museu, onde podem falar sobre as exposições em vez de assuntos pessoais;
    • Um cinema ou teatro, onde vocês podem passar o tempo juntos sem precisar conversar.
  11. [9] A timidez geralmente aparece com a ansiedade por estar em situações sociais e, como em um relacionamento, é esperado que você seja aberto e íntimo com o seu parceiro, isso pode gerar bastante ansiedade se você for tímido. Caso se sinta tenso perto do outro, faça um exercício de relaxamento simples para se acalmar e ficar em um melhor estado de espírito.
    • Respire fundo e segure a inspiração por quatro segundos, em seguida, expire, controlando a respiração ao soltá-la.
    • Repita até se sentir mais calmo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Mostre-se à vontade usando a linguagem corporal

PDF download Baixe em PDF
  1. [10] As pessoas tímidas tendem a evitar o contato visual, e, embora isso seja perfeitamente aceitável e talvez até mesmo desejável se você tiver um parceiro tímido, um parceiro extrovertido provavelmente vai pensar que você está sendo indiferente ou distante.
    • Os olhos são uma ferramenta importante para a comunicação, mas forçar muito o contato visual pode ser estressante.
    • Comece devagar, mas pratique fazer contato visual cada vez mais frequentemente e por longos períodos de tempo.
    • Pratique com fotos e imagens na TV ou com seus pais se você se sentir muito intimidado de olhar nos olhos do seu parceiro no início do relacionamento.
    • Olhar para qualquer lugar nas proximidades dos olhos do seu parceiro já será reconfortante para ele, mesmo se você não estiver fazendo contato visual direto.
    • É mais fácil fazer contato visual quando você está ouvindo do que quando está falando, então comece com a parte mais fácil.
  2. [11] Quando se cruza os braços sobre o peito ou se cruza as pernas, o corpo está comunicando que você está tentando ficar mais retraído e evitar a conversa. Sendo assim, busque se manter aberto à comunicação conscientemente.
    • Deixe as mãos descansando do lado do corpo.
    • Empurre os ombros para trás e o peito para a frente.
  3. Mesmo que você não seja um bom conversador devido à timidez, isso não significa que seu parceiro deva se sentir sozinho quando estiver falando com você. É possível se envolver em uma conversa não verbal simplesmente demonstrando as mesmas emoções que ele estiver expressando em determinados momentos.
    • Quando ele sorrir ou rir, faça o mesmo.
    • Se ele estiver discutindo algo preocupante, demonstre preocupação franzindo a testa.
    • Dessa maneira, você mostrará ao seu parceiro que está interessado na conversa.
  4. [12] Ainda que você não seja muito verbal, há muitas maneiras não verbais de interagir com o seu parceiro que dão a ele a impressão de que você está participando mais do que realmente está na conversa. Algumas posturas não verbais simples e úteis são [13] :
    • Sorrir ou rir em momentos apropriados;
    • Manter o contato visual;
    • Balançar a cabeça concordando.
  5. [14] As pessoas tímidas geralmente buscam criar mais espaço físico entre si e os outros, mas em um relacionamento, seu parceiro pode sentir como se você estivesse sendo indiferente a ele. Sendo assim, ao se inclinar para frente e diminuir a distância entre vocês, é possível criar um clima mais intimista e de confiança no relacionamento.
    Publicidade

Dicas

  • Nunca sinta como se precisasse fazer alguma coisa. Relaxe!
  • Caso esteja em um momento tenso, não coloque pressão sobre você ou seu parceiro.
  • Confie em si mesmo, porque seu parceiro deve amar você por quem você é! Ame-se em primeiro lugar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 79 845 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade